Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quinta mar 23, 2017 1:10 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Algumas quest√Ķes
MensagemEnviado: segunda jan 09, 2017 5:33 pm 

Registado: segunda jan 09, 2017 4:56 pm
Faca do fórum Nr: 0
Boas pessoal , o meu nome √© Rui, sou novo no f√≥rum, descobri isto atrav√©s de um video de buscraft e fiquei entusiasmado com tanta gente que faz bushcraft neste pa√≠s, apesar de ainda serem poucos. Bem, este t√≥pico servir√° para esclarecer algumas quest√Ķes sobre o bushcraft, nem sei se o que eu quero fazer se denomina de bushcraft mas sendo que irei aplicar tecnicas de bushcraft decidi pedir a vossa opini√£o. O que eu quero fazer √© ir para o sitio mais remoto que encontrar, no meio da Natureza e ficar l√° durante um m√™s, com o devido equipamento, num sitio que me permita recolher agua, pescar, ca√ßar etc...
Como já tive a experiencia de ser apanhado pela policia a acampar no mato, posso dizer que as multas não são nada baratas mas o policia viu o tipo de pessoa que eu sou e permitiu ficar mais uma noite, sem pagar nada, sabendo que não iria prejudicar o ambiente. Apesar de eu compreender o porque de essas leis existirem, também compreendo o porquê de eu as quebrar e sim, considero-me mais do que os outros e vou quebrar todas essas leis sem problemas de consciencia porque sei que sou um gajo que não vai queimar florestas, não vou poluir, não vou extinguir especies do que quer que seja, etc. pondero ir acampar novamente no mato, mas deste vez para um sitio mais longe da civilização (a ultima vez foi na serra da arrábida) e durante um mês, desde criança que na natureza é o unico sitio onde me sinto bem, odeio a vida na civilização, sinto-me um escravo da sociedade e só na natureza e que me sinto bem porque trabalho só para mim e tiro apenas aquilo que preciso para sobreviver. Agora a minha questão é se algum de vocês sabe algum sitio, estou a pensar algures na margem do rio Zezere mas não sei se essa agua é boa para beber. Algum de vocês sente o mesmo que eu, ou já fez aquilo que estou a pensar fazer, sem problemas? Se eu encontrar um sitio mesmo bastante longe, no meio do nada, que não pertença a ninguém, é também proibido?
Obrigado,
Cumprimentos,
Rui

Assunto da Mensagem: Re: Algumas quest√Ķes
MensagemEnviado: segunda jan 09, 2017 6:22 pm 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca preferida:: Mora 2000
Ol√° Rui infelizmente n√£o h√° uma resposta simples para a tua duvida.

Dá uma viste de olhos nestes tópicos ....

viewtopic.php?f=3&t=4716
http://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=22&t=6067
http://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=31&t=6279

MensagemEnviado: segunda jan 09, 2017 8:51 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
√Č habitual no f√≥rum fazer-se a apresenta√ß√£o em t√≥pico pr√≥prio:
viewforum.php?f=5

Rui, é problemático permanecer muito tempo acampado no mesmo sítio, pois as pessoas que ali te observam, podem achar tal estranho e comunicar isso às autoridades.
Se fizeres algo itinerante, é mais soft em todos os sentidos, inclusive o impacto ambiental da duma presença prolongada em determinado local.
O Z√™zere oferece muitos locais rec√īnditos, acess√≠veis de caiaque
viewtopic.php?f=30&t=6628#p93432

MensagemEnviado: ter√ßa jan 10, 2017 12:50 am 

√Č pena a Natureza ter "dono" nos dias de hoje, li todos os t√≥picos recomendados, e o que eu estava a pensar era mesmo ir para longe de qualquer pessoa e poder acampar l√° o tempo que me apetecer sem que ningu√©m me veja, n√£o tenciono deixar qualquer impacto ambiental, vou fazer sab√£o natural, j√° me informei de como fazer tamb√©m pasta de dentes natural, n√£o vou deixar qualquer tipo de substancia a poluir o ambiente. Contudo, no meu acampamento, a unica coisa que possa causar impacto seria talvez a madeira utilizada para constru√ß√Ķes e fogueiras, para construir iria procurar por arvores recentemente derrubadas por efeitos naturais, se n√£o houvesse iria abater algumas √°rvores talvez, e eventualmente a madeira que est√° morta (que uso para fogueiras) iria acabar e sim iria haver impacto se continuasse a abater √°rvores... Obvio que n√£o iria abater esp√©cies protegidas ou com mais importancia mas ainda assim...Talvez nos animais que iria ca√ßar/pescar, num sitio remoto onde este tipo de atividade n√£o √© habitual talvez podesse causar impacto em acampamento prolongado... portanto, e depois de ter visto o t√≥pico da barragem no z√™zere, estou a pensar em comprar um caiaque e experimentar aquilo que sugeres, as imagens s√£o magnificas. Duas quest√Ķes, pode se beber a √°gua dessa barragem? S√≥ tive na barragem de montargil, e era verde porque s√£o √°guas paradas... √Č possivel filtrar com areia, algod√£o, carv√£o etc, ferver e beber sem problemas? A segunda quest√£o √© se √© necess√°rio licen√ßa? Pelo que consegui perceber na internet, s√≥ se for pescar mesmo no caiaque √© que √© necess√°rio. De resto penso que √© possivel andar a passear de caiaque onde me apetecer sem qualquer problema, certo?

MensagemEnviado: ter√ßa jan 10, 2017 2:59 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Ol√° Rui tamb√©m j√° fui abordado pela GNR e fizeram-me abandonar o local! Depois disso comecei a tratar de uma quinta que era do meu av√ī e √© l√° que pratico as minhas aventuras em contacto com a natureza, se quiseres participar no evento que criei aqui no F√≥rum "Peneda do Inferno" dia 18 e 19 de Fevereiro, podes conhecer esse lugar! Outra coisa ando a fazer a Rota do Z√™zere por etapas e este m√™s vou fazer 50 km em autonomia dia 21 e 22 entre Tortozendo e Janeiro de Baixo alinhas? De momento s√£o estes os dois eventos que se v√£o realizar! Agora estar aqui a explicar o que podemos fazer no mato, o melhor √© apareceres e logo se ver√° como √©.... podes seguir o meu canal no you tube, procura pelo meu nome!! O meu m√°ximo de dias acampado foram 38 dias :D

MensagemEnviado: ter√ßa jan 10, 2017 9:11 am 

Registado: terça set 02, 2014 9:09 am
Faca preferida:: Schrade F46
RuiMiguel2 Escreveu:
.... A segunda questão é se é necessário licença? Pelo que consegui perceber na internet, só se for pescar mesmo no caiaque é que é necessário. De resto penso que é possivel andar a passear de caiaque onde me apetecer sem qualquer problema, certo?

Precisas de licença de pesca para pescar da margem.
Pesca l√ļdica s√≥ pode ser praticada em embarca√ß√Ķes devidamente registadas.

artigo 7¬ļ , Portaria n.¬ļ 14/2014, de 23 de janeiro

Having a sense of total freedom is having the freedom to die if you screw up.
George Michaud - trapper

MensagemEnviado: ter√ßa jan 10, 2017 11:10 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
RuiMiguel2 Escreveu:
(...) o que eu estava a pensar era mesmo ir para longe de qualquer pessoa e poder acampar lá o tempo que me apetecer sem que ninguém me veja, (...)

Esta tua inten√ß√£o √© vi√°vel, se encontrares um s√≠tio rec√īndito onde tenhas acesso a √°gua.
A questão do impacto ambiental coloca-se sempre, pois a nossa presença em qualquer lugar tem sempre impacto. O grau de sustentabilidade desse impacto, já é outra questão. Com os cuidados que referes, o mesmo será sustentável na proporção da tua autonomia de recursos e prolongamento da estadia.
Quanto a uma autonomia, no que concerne à alimentação, ser sustentada apenas nos recursos naturais existentes no local, realisticamente no espaço do território português, é complicado a longo prazo, retirar da natureza circundante o sustento necessário.
Claro que nos vendem essa utopia, mas h√° que fazer a distin√ß√£o entre as situa√ß√Ķes. Estas podem ir desde uma situa√ß√£o real de sobreviv√™ncia, (pouco prov√°vel no territ√≥rio portugu√™s), a pr√°tica de campismo selvagem, em modo bushcraft, (normalmente de curto prazo e com alimenta√ß√£o) e a vida isolada no campo, (que para ser vi√°vel passa por ter uma propriedade, fazer artesanato, agricultura de subsist√™ncia, ...)

RuiMiguel2 Escreveu:
(...) depois de ter visto o t√≥pico da barragem no z√™zere, estou a pensar em comprar um caiaque e experimentar aquilo que sugeres, as imagens s√£o magnificas. Duas quest√Ķes, pode se beber a √°gua dessa barragem? (...)

A água do rio Zêzere tem bastante qualidade, pelo que serve perfeitamente. Se não quiseres de todo correr riscos, filtrar e purificar, … é a solução.

MensagemEnviado: ter√ßa jan 10, 2017 5:43 pm 

joao carmo Escreveu:
Ol√° Rui tamb√©m j√° fui abordado pela GNR e fizeram-me abandonar o local! Depois disso comecei a tratar de uma quinta que era do meu av√ī e √© l√° que pratico as minhas aventuras em contacto com a natureza, se quiseres participar no evento que criei aqui no F√≥rum "Peneda do Inferno" dia 18 e 19 de Fevereiro, podes conhecer esse lugar! Outra coisa ando a fazer a Rota do Z√™zere por etapas e este m√™s vou fazer 50 km em autonomia dia 21 e 22 entre Tortozendo e Janeiro de Baixo alinhas? De momento s√£o estes os dois eventos que se v√£o realizar! Agora estar aqui a explicar o que podemos fazer no mato, o melhor √© apareceres e logo se ver√° como √©.... podes seguir o meu canal no you tube, procura pelo meu nome!! O meu m√°ximo de dias acampado foram 38 dias :D

Infelizmente n√£o vou poder ir ao de Janeiro mas talvez o de Fevereiro dependendo das minhas folgas, mais proximo da altura eu digo qualquer coisa

Obrigado pelas dicas pessoal, quanto à licença eu tenho a de pesca em margem, de caçador não tenho, embora só tenha um arco e flechas para caça a licença ainda assim é cara...

Citar:
Quanto a uma autonomia, no que concerne à alimentação, ser sustentada apenas nos recursos naturais existentes no local, realisticamente no espaço do território português, é complicado a longo prazo, retirar da natureza circundante o sustento necessário.
Claro que nos vendem essa utopia

Pois infelizmente não é tão facil como em outros paises, veremos como corre, estou a pensar ir em Março porque ainda me falta comprar algumas coisas e como tenho contas para pagar não dá para ir já em Fevereiro, também acaba o meu contrato em Março e assim tenho mais tempo disponível, embora já tenha o basico quero adquirir algumas outras coisas para maior facilidade e conforto. Quero ir bem preparado para minimizar também o meu impacto no local.

O que eu gostava mesmo era de ter uma quinta ou algo do género como já foi referido e ter lá a minha liberdade mas como isso não é possível vou arriscar faze-lo na Natureza, bem falado e explicado, dependendo da capacidade de compreensão do agente da autoridade que me abordar, é possível não pagar multa nenhuma e simplesmente abandonar o local.

Quanto ao sitio, encontrei um muito fixe junto à margem do rio Guadiana (via google maps), mas pelo que percebi na internet, esse rio está bastante poluido e não convem beber essa agua... No entanto encontrei outro junto à margem do rio Zêzere, só não sabia se a agua era de qualidade, mas assim fico bastante feliz por saber que é :D o meu sitio preferido seria a Serra da Estrela mesmo mas é dificil encontrar lá um sitio bastante longe da civilização onde tenha peixes etc...

Nunca fiz isto antes, só acampei no mato quando era miudo nos escoteiros... mas iamos totalmente preparados, bem como em parques de campismo... acampei uma vez na arrábida foi excelente embora com muito lixo o que é triste, e também o policia que me mandou embora lol mas quando saí dali não fui logo para casa, fui acampar na lagoa de albufeira mas também tinha um café a 100m por isso não foi assim nada de especial , foi quase como acampar no quintal...
Agora quero fazer algo mesmo a serio no meio do nada, pescar, caçar , recolher e desinfetar agua... sou pescador, mas nunca cacei na vida, nunca tive oportunidade... tenho alguns conhecimentos sobre plantas selvagens e de árvores... nada de especial mas devo me safar :D

MensagemEnviado: ter√ßa jan 10, 2017 6:21 pm 

O Z√™zere √© bom para pesca d√° para apanhar uns peixinhos... os barbos √© que arrebentam com tudo, porque para se pescar escalo (conhecido tamb√©m por bordalo) tem que ser com linha muito fina, isto √©.... do parque de campismo de Valhelhas at√© √† Barragem do Cabril em Cambas, porque depois nas barragens para jusante ( Bou√ßa e Castelo de Bode) √© mais do mesmo, pesca ao fundo para carpa e corrico ao achig√Ę com amostras, pode-se tamb√©m pescar √† b√≥ia, mas s√≥ saem bogas e peixe mi√ļdo! De Valhelhas para montante at√© √° nascente √© melhor esquecer porque s√≥ h√° truta e tens que ter licen√ßa especial do pr√≥prio dia! Portanto acho que consegui fazer um resumo do que √© a pesca no Z√™zere ;)

MensagemEnviado: ter√ßa jan 10, 2017 11:41 pm 

joao carmo Escreveu:
O Z√™zere √© bom para pesca d√° para apanhar uns peixinhos... os barbos √© que arrebentam com tudo, porque para se pescar escalo (conhecido tamb√©m por bordalo) tem que ser com linha muito fina, isto √©.... do parque de campismo de Valhelhas at√© √† Barragem do Cabril em Cambas, porque depois nas barragens para jusante ( Bou√ßa e Castelo de Bode) √© mais do mesmo, pesca ao fundo para carpa e corrico ao achig√Ę com amostras, pode-se tamb√©m pescar √† b√≥ia, mas s√≥ saem bogas e peixe mi√ļdo! De Valhelhas para montante at√© √° nascente √© melhor esquecer porque s√≥ h√° truta e tens que ter licen√ßa especial do pr√≥prio dia! Portanto acho que consegui fazer um resumo do que √© a pesca no Z√™zere ;)

Obrigado pelas dicas!
√Č pena, ia com a esperan√ßa de provar umas trutas... n√£o fazia ideia que era necess√°rio outra licen√ßa mas, por outro lado tenho alguma experiencia na pesca ao bordalo, carpas, achig√£, o que √© bom :) assim j√° sei que tipo de isco levar comigo hehe uma latinha de milho √© o suficiente para muitos peixes. para o bordalo s√≥ costumo apanhar com asticot, isso n√£o vou levar porque s√≥ dura 1 dia fora do frigorifico... talvez moscas ou outros insetos fa√ßam o mesmo efeito. Barbos nunca vi nem apanhei portanto vai ser uma nova experiencia :) at√© admira √© n√£o haver pimp√Ķes e peixe-gato, esses est√£o em todo o lado!
o sitio para onde vou fica mais ou menos perto de castelo de bode vou ficar ai inicialmente e depois vou explorar alguns outros sitios se conseguir arranjar um caiaque baratinho

MensagemEnviado: quarta jan 11, 2017 2:09 am 

Pimp√£o s√≥ na Barragem da Marateca e tamb√©m tem l√ļcio-perca! Ainda bem que n√£o h√° por aqui peixe gato isso acaba com as outras esp√©cies! Todas as ribeiras aqui na regi√£o t√™m truta mas est√° tudo sobre concess√£o, s√≥ com licen√ßa de dia e tens que consultar o edital de cada zona para saberes quantos exemplares podes pescar! Deixo alguns exemplos, Z√™zere deste a nascente at√© Valhelhas, ribeira da Meimoa, ribeira do Paul, ribeira de Unhais-o-Velho, ribeira de Quadrazais ou rio C√īa! Todas estas ribeiras t√™m truta gra√ßas aos viveiros que ainda existem que fazem com que haja reprodu√ß√£o. Pesca √† mosca √© a mais utilizada pelos pescadores de truta, mas a minha pesca favorita √© corricar ao achig√Ę :) Na barragem de Santa Luzia tem truta porque est√° ligada com a barragem do alto do Ceira e est√° a uma altitude acima dos 600 mt o que faz com que estas √°guas sejam puras e limpas, as caracter√≠sticas da barragem tamb√©m favorecem o desenvolvimento da truta pois √© muito funda e a √°gua n√£o chega a aquecer como noutras barragens em zonas mais planas. √Č s√≥ combinar um dia e fazemos uma pescaria! Na Serra da Estrela todas as barragens est√£o sobre concess√£o e em algumas s√≥ se pratica pesca sem morte. O regulamento √© muito complexo pois cada lagos tem as suas datas de abertura e fecho, j√° corri muitos trilhos na serra e aquilo realmente √© um para√≠so :D

MensagemEnviado: quarta jan 11, 2017 9:15 am 

Registado: terça set 02, 2014 9:09 am
Faca preferida:: Schrade F46
RuiMiguel2 Escreveu:
Obrigado pelas dicas!
√Č pena, ia com a esperan√ßa de provar umas trutas... n√£o fazia ideia que era necess√°rio outra licen√ßa mas, por outro lado tenho alguma experiencia na pesca ao bordalo, carpas, achig√£, o que √© bom :) assim j√° sei que tipo de isco levar comigo hehe uma latinha de milho √© o suficiente para muitos peixes. para o bordalo s√≥ costumo apanhar com asticot, isso n√£o vou levar porque s√≥ dura 1 dia fora do frigorifico...

na minha opinião, o isco mais duradouro e polivalente para água doce é a minhoca da terra.
N√£o h√° peixe que n√£o lhe pegue, at√© l√ļcios pequenos j√° apanhei com minhoca! E dura o tempo que quiseres numa caixa com terra e papel h√ļmido. Se acabar.... podes sempre cavar e procurar mais! ;)

Having a sense of total freedom is having the freedom to die if you screw up.
George Michaud - trapper

MensagemEnviado: quarta jan 11, 2017 4:12 pm 

√Č verdade, j√° nem me lembrava das minhocas da terra, s√£o muito boas d√° para quase tudo e reproduzem-se bastante r√°pido, basta uma caixa com alguns furos, terra e restos de comida... e elas v√£o se reproduzindo mesmo que as grandes acabem, com a devida alimeta√ß√£o e humidade, as pequenas voltam a reproduzir-se bastante rapido e n√£o requer frio basta n√£o apanhar sol que elas sobrevivem, pensando melhor vou mesmo √© levar uma caixinha de minhocas eheh, s√≥ deixei de pescar com minhoca porque o que mais vem √† minhoca pelo menos onde costumo pescar (montargil), √© o peixe-gato e j√° ouvi dizer que esse n√£o se come... por isso deixei de usar minhoca, l√° as carpas e os pimp√Ķes v√£o mais ao milho

MensagemEnviado: s√°bado jan 21, 2017 3:48 pm 

Registado: quarta jan 18, 2017 4:01 pm
Boas. Eu estava a pensar fazer algo como o Rui. Mas espero que nao me tentem dissuadir a nao o fazer porque nao irão ser regras sobre território nao habitado e pela logica livre para toda a gente que me vai impedir de partir nesta aventura. Aliás, se morrer nao se preocupem que o meu objectivo nao e ter um futuro mas sim uma vida. Por isso eu gostaria, se pudessem, que me mandassem dicas sobre o que levariam indispensavelmente para viver para sempre, no mato.
Desde já obrigado pela atenção :)

MensagemEnviado: s√°bado jan 21, 2017 8:28 pm 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: A que estiver comigo
Uma boa faca do mato, apesar de haver pessoal que consegue criar facas através de pedras como o sílex, poupas muito tempo se já tiveres uma. A Pederneira também é importante a menos que queiras estar sempre a fazer FOGOO!!!!!! por fricção ou manter sempre brasas. O Tarp evita que, mesmo que tenhas feito um abrigo de detritos, chova no teu abrigo ou em áreas de deserto apanhes com muito sol... de resto creio que depende muito do sítio para aonde vais

Fernando Pessoa

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 15 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008