Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta nov 14, 2018 12:26 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Nossos filhos no Bushcraft
MensagemEnviado: terça dez 05, 2017 10:57 am 

Registado: segunda nov 27, 2017 12:13 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Bravo 1
Pessoal, desde criança eu sempre tive muito contato com o mato, fui criado em fazenda (quinta) e desde muito novo sempre andava com uma faca na cintura e gostava muito do contato com a natureza e os animais.

Estou tentando levar o meu filho para o mesmo caminho, eu sei que hoje é muito complicado, eles só querem saber de videogame e telemóvel (internet, facebook, etc...) mas sempre que posso levo ele para o mato e sempre nos divertimos bastante.

Existe uma polêmica sobre o uso de facas para menores de idade mas acho que se for bem supervisionado não tem problema nenhum, eu sempre disse pra ele usar duas regras básicas:

1 - O fio da faca sempre voltado para fora, nunca no sentido do corpo;
2 - Quanto mais afiada for uma faca, mais segura ela é.

Não estou conseguindo postar as fotos aqui no fórum, já li o tutorial e não funciona, então vou colocar um link aqui em baixo com algumas fotos do Vitor, meu filho, brincando de bushcraft...

O que vocês acham dessa ideia, tem mais gente por aqui levando os filhos pro mato?

Abs!

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Editado pela última vez por betodebem em terça dez 26, 2017 3:48 am, num total de 6 vezes.

Assunto da Mensagem: Re: Nossos filhos no Bushcraft
MensagemEnviado: terça dez 05, 2017 11:10 am 

Já ia me esquecendo, a minha filha mais nova, Sophia, também está indo para o mesmo caminho... :)

Imagem
image upload

Editado pela última vez por betodebem em terça dez 26, 2017 3:50 am, num total de 2 vezes.

MensagemEnviado: terça dez 05, 2017 12:05 pm 
Lápis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Excelente. Eu comecei a trabalhar com canivetes quando tinha 4 anos. Com meia dúzia de regras, por vezes mais fáceis de ensinar a crianças do que a adultos, considero uma actividade completamente segura.

MensagemEnviado: terça dez 05, 2017 1:28 pm 

Registado: quarta fev 08, 2017 11:05 am
Faca preferida:: Mora heavy duty
Viva betodebem nessa questão não estás sozinho pois eu e mais uns quantos membros aqui do forum, também temos filhos menores e tentamos passar aquele "bichinho" que temos do mato. Em relação ao tema, este ano fizemos um encontro entre Pais e Filhos e pensamos em fazer esse mesmo encontro para o ano( será colocado aqui no forum claro).
Eu sempre que posso levo a criançada para a natureza pois é sempre bom tanto para eles como para nos próprios.
Faço desde já o convite que quando eu for com as crianças para o mato eu aviso para ir também com eles se quiser......
Quanto à faca e instrumentos de corte acho que vai também da criança pois algumas têm mais "tino" que outras e aí umas podem se adaptar com mais segurança do que outras mais "cabeça no ar".
Agora a segurança e a responsabilidade também parte do que nós pais o que lhes ensinamos e transmitimos. Alias eu ainda estou a ganhar coragem para colocar uma faca nas mãos do meu filho e começar a ensinar lhe segurança, técnicas e etc.

cumprimentos

MensagemEnviado: terça dez 05, 2017 6:42 pm 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: a que estiver comigo
Eu já levei os meus 3 filhos diversas vezes a eventos bushcraft, fora outras vezes que vou acampar sozinhos com eles.
A minha filhota mais nova tem 3 anos e adora andar no Mato...
O meu primogênito de 6 anos, ele já se habituou a andar com uma Mora Companion é algumas regras de segurança.
Estão desejosos de haver outro evento país e filhos para poderem conviver com outras crianças...

É juntar o ir ao agradável...

Fernando Pessoa

MensagemEnviado: quarta dez 20, 2017 2:27 pm 

Registado: quarta dez 07, 2016 2:29 pm
Faca preferida:: Mora Robust
Boas,

Fotos muito fixes, espero poder participar no encontro Pais e Filhos.
Quanto a facas, ainda não tive a coragem de por uma nas mãos do meu. No entanto acho que quanto mais cedo lhes apresentarmos as situações, mais cedo tomam consciência. Exemplo disso é a percepção que o meu filho tem do fogo que acho de adquiriu por me ajudar a acender fogareiro desde da primeira vez que foi acampar, com 3 anos. Já os amiguinhos dele não me parece que tenham a mesma.
Agora com 5 já lhe disse que se vir que tem juízo com as facas, para o ano já leva a faca dele.
Vamos ver...

MensagemEnviado: quinta dez 21, 2017 2:54 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Olá, gostei do tema!
O meu filho desde os 6 anos me acompanha nos acampamentos e prova disso são os vídeos que tenho no You Tube! É claro que na hora de pegar numa faca a gente fica com receio, pois basta um descuido para ter um acidente, mas sei que é importante o treinamento!
Eu continuo a achar que é melhor a gente dizer que a faca é perigosa e eles ficarem fora do perímetro dela, do que pegarem na faca julgarem que dominam a técnica e depois temos um desgosto!

Há um tempo para tudo e na hora certa os nossos filhos começam a usar as facas! Gosto de ver crianças a praticar Bushcraft mas não é necessário começarem logo a pegar em facas, pois desta forma prevenimos acidentes tanto para eles como para quem está ao lado deles!

Vou partilhar uma foto do Meeting que organizei na Malhada do Rei em 2016 onde estiveram várias crianças e todas elas se divertiram sem uso da faca!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =3&theater

MensagemEnviado: quinta dez 21, 2017 3:01 pm 
Man of Titanium

Registado: segunda set 28, 2009 12:23 pm
Faca preferida:: ESEE3
O meu filho ainda só tem 7 meses, por isso está a questões ainda não são para agora, mas o que acham de começarem primeiro com a serra e depois a faça?

MensagemEnviado: quinta dez 21, 2017 3:51 pm 

tonijedi Escreveu:
mas o que acham de começarem primeiro com a serra e depois a faça?

Durante todo o ano passado, com todas as minhas saídas para o mato eu só cortei a mão duas vezes e as duas foram com a serra, foram cortes pequenos mas a serra também requer muita atenção...

Eu acho que faca e criança sempre com supervisão e muita atenção, se cuidar bem não vejo problema. :)

MensagemEnviado: sexta dez 22, 2017 3:56 am 

Se um adulto com todo o cuidado tem acidentes, quanto mais uma criança sem experiência que facilmente se pode magoar! Sei que uma criança não exerce tanta força na faca mas se tiver o azar de ir com o fio à mão é golpe certo! Até arrepia só de pensar mas cada um é que sabe, eu não posso meter uma faca nas mãos do meu filho e ficar o tempo todo a olhar para ela a ver o que está fazendo, um simples descuido basta para se cortar! O melhor a fazer é mesmo alertar para esses perigos e ir ensinando! Não acho bonito uma criança andar com facas no cinto porque, além do perigo de acidente, correm o risco de perder o material ou alguém tentar roubar! O serrote para mim então está fora de questão, quando corta a pele deixa os tecidos em mau estado pois o corte não é certo e normalmente a lâmina do serrote está mais suja que a lâmina de uma faca podendo provocar mais infeções!

MensagemEnviado: sexta dez 22, 2017 6:04 am 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: a que estiver comigo
Cá para mim preferia discutir este assunto com vocês à frente de uma fogueira...

Fernando Pessoa

MensagemEnviado: sexta dez 22, 2017 3:00 pm 

Olá Bruno o Fórum é para discutir assuntos enquanto não estamos no mato! Eu curo aqui muitas "ressacas" ... se não estou no mato, estou aqui no Fórum.... já deves ter reparado nisso... (risos) :D
Quando quiseres combinar alguma coisa já sabes... apita!!! Se for dentro da minha área de intervenção (Zona Centro) estou disponível!

Boas fogueiras... "bolas" queria dizer: BOAS FESTAS!

MensagemEnviado: sexta dez 22, 2017 3:28 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
A todos.
Eu compreendo as duas posições em relação a crianças versos material cortante, no meu caso não estou à vontade para meter um canivete nas mãos do meu filho de 9 anos ,mas entendo que ele se calhar não é exemplo, eu de facto mais novo já usava canivetes, mas por muitos motivos a geração actual (e nós estamos mais cuidadosos que os nossos pais)é diferente.
Boas festas a todos

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008