Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta dez 19, 2018 3:19 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 147 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Legisla√ß√£o
MensagemEnviado: quinta set 20, 2012 11:51 am 

Registado: segunda dez 28, 2009 7:29 pm
Faca do fórum Nr: 8
Canal/Tom PMR 446: 1682
Faca preferida:: faca do forum
Supostamente e hipoteticamente (pq n fui ler a legisla√ß√£o toda), o legislador enquadrou as exep√ß√Ķes √°s actividades escutistas, mas concerteza que se estiver um grupo de escuteiros mesmo n enquadrados numa actividade escutista, ou mesmo um grupo de individuos em que 3 ou 4 s√£o escuteiros e os outros n√£o o s√£o, podem facilmente dissimular a situa√ß√£o. Partindo da analogia, a legisla√ß√£o √© um pouco omissa no que respeitam √°s actividades escutistas. Mesmo no periodo critico, as fogueiras teram que ser feitas em locais apropriadas para o efeito.

MensagemEnviado: domingo set 23, 2012 11:18 am 

Registado: quinta set 13, 2012 8:29 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Machete
penso que a Rita disse que iam começar a levar lenços para se passarem por escuteiros.....isso nao faz sentido, se se é escuteiro para alem do uniforme tem-se um cartao que assim o prova, eu pelo menos tenho o meu e levo-o quando vou dar umas voltas da sempre jeito. com isto das fogueiras tbm ja sabia e acho bem porque o nosso lema é deixar o local mais limpo do que estava, para quem nao tem cartao do grupo e axar que o lenço serve ... boa sorte a tentar provalo a alguem.

MensagemEnviado: quarta jan 23, 2013 2:35 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caros Camaradas
Penso que nunca se pode considerar uma lei fechada, não só na sua interpretação, como na sua eventual alteração para outra, mais de acordo com a realidade.
Se é verdade que em relação ao cumprimento das facas não existe uma limitação rígida do seu tamanho, pois este só limita o uso quando este não é justificado(embora aqui exista de facto um problema de compreensão pelas autoridades policiais ou judiciais(em momento posterior) no que concerne ao fogo este(pela interpretação da lei) só é limitado nos períodos críticos (não afastando nunca a responsabilidade pelo risco promovido)mas tirando os cuidados necessários os fogos são permitidos para todos nos períodos fora dos considerados como críticos pela lei.
√Č verdade que todos n√≥s, somos os primeiros a defender os cuidados que a lei tenta prevenir, mas sem d√ļvida que existem sempre situa√ß√Ķes que n√£o podem ficar de fora da permiss√£o ou da compreens√£o...
Um exemplo, n√£o podem ser exclusivamente as actividades escutistas(pelo maior apre√ßo que tenho por elas a serem abrangidos, penso que organiza√ß√Ķes como a nossa, desde que devidamente identificadas e responsabilizadas devem ser inclu√≠das nas excep√ß√Ķes √† lei...
Por outro lado penso que é de todo o interesse que a nossa organização e outras, possam ser interlocutores válidos a serem ouvidos na criação ou alteração das leis respectivas.
Sauda√ß√Ķes a todos

MensagemEnviado: domingo fev 16, 2014 2:31 pm 

Registado: segunda fev 03, 2014 6:25 pm
Bom dia,

uma navalha deste género é considerada de abertura rápida e, dessa forma, ilegal?

Obrigado.

MensagemEnviado: domingo fev 16, 2014 3:38 pm 

Registado: s√°bado jan 16, 2010 2:01 pm
Faca preferida:: Fallkniven F1
Não, ilegais são por exemplo as de abertura automática, como as ponta-e-mola. As navalhas do género dessa kershaw são legais cá, mas não noutros países da U.E.

‚ÄúThe mountains are calling and I must go.‚ÄĚ ‚Äē John Muir

MensagemEnviado: domingo fev 16, 2014 4:10 pm 
* em branco *

Registado: quarta ago 12, 2009 10:39 am
Faca do fórum Nr: 18
Canal/Tom PMR 446: PMR2281
Poderá depender da interpretação que se dá à lei. Da minha interpretação são legais e suporto-me no facto de noutros países facas de abertura automáticas serem aquelas que são accionadas por botão (seja ele de clicar ou de deslizar), além disso uma flipper pode ser aberta de forma lenta com o polegar (pelo menos algumas delas).

O problema das facas de abertura autom√°tica coloca-se sobretudo naquelas em que a l√Ęmina sai de dentro do cabo e n√£o da lateral, algumas delas com for√ßa capaz de furar na pr√≥pria abertura.

Neste momento até há cada vez menos fabricantes com modelos de facas de abertura automática, a Benchmade acaba por fugir à regra tendo até bastantes modelos.

Faca de abertura autom√°tica:
Imagem

MensagemEnviado: segunda fev 17, 2014 12:02 am 

obrigado a ambos. VOu encomendar uma Kershaw.

MensagemEnviado: ter√ßa fev 18, 2014 12:26 am 
* em branco *

Depois mostra umas fotos ;)

MensagemEnviado: quarta fev 19, 2014 4:24 pm 

Sim,

estou a pensar na Cryo II.

MensagemEnviado: segunda jun 16, 2014 2:01 am 

Registado: sexta ago 30, 2013 10:18 pm
Trabalho do nosso amigo neox: http://www.bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=312&start=45
‚ÄúArtigo 89.¬ļ
Deten√ß√£o de armas e outros dispositivos, produtos ou subst√Ęncias em locais proibidos
Quem, sem estar especificamente autorizado por leg√≠timo motivo de servi√ßo ou pela autoridade legalmente competente, transportar, detiver, usar, distribuir ou for portador, em recintos desportivos ou religiosos, em zona de exclus√£o, em estabelecimentos ou locais onde decorra manifesta√ß√£o c√≠vica ou pol√≠tica, bem como em estabelecimentos ou locais de divers√£o, feiras e mercados, qualquer das armas previstas no n.¬ļ 1 do artigo 2.¬ļ, bem como quaisquer muni√ß√Ķes, engenhos, instrumentos, mecanismos, produtos ou subst√Ęncias referidos no artigo 86.¬ļ, √© punido com pena de pris√£o at√© 5 anos ou com pena de multa at√© 600 dias, se pena mais grave lhe n√£o couber por for√ßa de outra disposi√ß√£o legal‚Ķ
Artigo 2.¬ļ
Defini√ß√Ķes legais
Para efeitos do disposto na presente lei e sua regulamentação e com vista a uma uniformização conceptual, entende-se por:
1 - Tipos de armas:‚Ķl) ¬ęArma branca¬Ľ todo o objecto ou instrumento port√°til dotado de uma l√Ęmina ou outra
superfície cortante ou perfurante de comprimento igual ou superior a 10 cm ou com parte
corto-contundente, bem como destinado a lan√ßar l√Ęminas, flechas ou virot√Ķes,
independentemente das suas dimens√Ķes; [img][/img]

Arte-¬ļ 86, d) Arma da classe E, arma branca dissimulada sob a
forma de outro objecto, faca de abertura automática, estilete, faca de borboleta, faca de arremesso, estrela de lançar,
boxers, outras armas brancas ou engenhos ou instrumentos
sem aplicação definida que possam ser usados como arma
de agress√£o e o seu portador n√£o justifique a sua posse,‚ÄĚ

_________________________________________ / / __________________________________
Mas o nosso amigo Jan: http://www.bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=312&start=45
‚ÄúA problem√°tica das facas est√° legislada no regime jur√≠dico das armas e muni√ß√Ķes (Lei n¬ļ 5/2006 de 23 de Fevereiro).

Em termos legais, genericamente, armas são todos os objetos que servem para ferir ou matar, logo se agredires alguém com uma pedra, esta é considerada a arma do crime. Se agredires alguém com um pequeno canivete, idem…

Quanto à posse
A lei elenca uma série de objetos, que são consideradas armas proibidas, mas genericamente exclui a ilicitude, se o portador justificar a sua posse.
Concluindo: Se tiverem na vossa posse, os objetos que a lei considera armas, mas que s√£o igualmente ‚Äúferramentas‚ÄĚ de trabalho, de lazer ou desportivas, o contexto tem que justificar a sua posse, (mesmo que o portador esteja ‚Äúlicenciado‚ÄĚ).
O seja, se tais armas/ferramentas, estiverem na vossa posse em circunst√Ęncias n√£o enquadr√°veis na sua utilidade como ferramenta, existe uma conduta il√≠cita e eventualmente pun√≠vel.‚ÄĚ
__________________________________________ / / ________________________________
O nosso amigo RGRider: http://www.bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=312&start=60
“Boas tardes srs, estive na conversa com um chefe da psp e fiz-lhe uma simples pergunta, posso ou não posso transportar por exemplo uma Mora de 10,5cm comigo sendo praticante de uma actividade que eventualmente necessite de ter uma faca, e ele só me perguntou o seguinte: "praticas alguma actividade que necessite de tal faca e/ou tens como comprovar essa actividade com algum cartão ou um registo?" ... e eu na minha inocência e "cara de pau" perguntei logo se uma catana é um instrumento agriculta ou arma, e simplesmente a resposta foi: "se fores agricultor é um instrumento, se apareceres com uma catana num motim ou briga com ela é uma arma!" ....que lei mais ambígua!
Por isso, os senhores se forem praticar bushcraft têm algum documento de identificação?
Eu inscrevi-me no

http://bushcraft-pt.org/Associacao_Port ... encia.html

na inscrição para sócio, mas até hoje não obti nenhuma informação, se paga-se cotas, se temos direito alguma identificação, se a associação é registada, etc.

Alguém me pode responder a estas perguntas, a meu ver pertinentes?
Bom resto de fds‚ÄĚ
_____________________________________ / / ___________________________________
Esta encontrei aqui:
http://www.forum-numismatica.com/viewtopic.php?f=17&t=51807
Caros Senhores
Este tipo de faca de mato, começou por ser distribuído aos militares mobilizados para as Campanhas do Ultramar, como dotação normal, isto é, fazia parte do equipamento individual, mas com um certo tipo de punção.
Após algum tempo, e não sei porque razão, deixou de ser da dotação do soldado, estes começaram a compra-los no mercado civil, podem ver fotos da época de militares com este mesmo tipo de faca de mato.
Após o fim das C. do Ultramar, continuaram a ser vendidos no mercado, inclusivamente os escuteiros, todos tem o seu e, são todos iguais.

______________________________________ / / ___________________________________
O paranóico, fez a sua pergunta mostrando o vídeo: http://www.bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=312&start=105
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iSiJNdX3lEs
https://www.youtube.com/watch?v=iSiJNdX3lEs
___________________________________ / / ____________________________________
Vou responder assim:
m) ¬ęArma branca¬Ľ todo o objecto ou instrumento port√°til
dotado de uma l√Ęmina ou outra superf√≠cie cortante,
perfurante, ou corto -contundente, de comprimento igual
ou superior a 10 cm e, independentemente das suas dimens√Ķes,
as facas borboleta, as facas de abertura autom√°tica ou
de ponta e mola, as facas de arremesso, os estiletes com
l√Ęmina ou haste e todos os objectos destinados a lan√ßar
l√Ęminas, flechas ou virot√Ķes;
http://www.psp.pt/Lists/AE_ArmasMunicoes/Attachments/19/Lei%2012-2011%20de%2027%20Abril%20-%20Nova%20Lei%20das%20Armas.pdf
Di√°rio da Rep√ļblica, 1.¬™ s√©rie ‚ÄĒ N.¬ļ 81 ‚ÄĒ 27 de Abril de 2011
A CLB Kerambit, um canivete extrovertido e inovador √© uma das cria√ß√Ķes de Chad Los Banos, um designer Haitiano ao servi√ßo da B√∂ker. Na realidade este modelo pertence √† divis√£o B√∂ker Plus, que re√ļne os modelos orientados para a componente t√°ctica ao mesmo tempo que sugere novas tend√™ncias e conceitos em cutelaria funcional.
A Kerambit da B√∂ker remete de imediato para um tipo de faca em particular: a Karambit. Estas facas distinguem-se pela sua forma curvil√≠nea, l√Ęmina em formato bico-de-falc√£o (hawkbill) e um anel na ponta do cabo que possibilita a execu√ß√£o de movimentos de ataque e auto-defesa presentes um ramos de disciplinas de artes marciais com inspira√ß√£o Filipina ou Indon√©sia. Na realidade, uma Kerambit √©, na sua origem, derivada das comuns foices de agricultor.
Esta Karambit difere das mais comuns por n√£o ter dois gumes na l√Ęmina (apenas tem o gume interior). E isto deve-se ao facto deste exemplar ser do tipo canivete e permitir assim que a l√Ęmina possa ser rebatida para o interior do cabo. O anel para al√©m da funcionalidade j√° mencionada, √© um pr√°tico mosquet√£o que possibilita prender a faca a uma presilha, por exemplo. Mas √© o design que realmente salta √† vista e faz desta pe√ßa verdadeiramente extraordin√°ria e diferente. Saber mais
‚ÄĘ Karambit in Wikipedia
‚ÄĘ [Video] Karambit Raw Fighting
‚ÄĘ [Video] Karambit Smack & Slash

√Č aqui que digo, que a Lei, tamb√©m ela se transforma e se adapta ao desenvolvimento social.
Quero com isto dizer que por vez existe o chamado vazio na Lei, mas que n√£o quer dizer que a mesma actue. Neste ultimo exemplo de faca (Karambit), ela n√£o tem os 10 cm proibidos, por lei, como o nosso amigo Neox, nos mostrou por A + B, mas depois n√£o se esque√ßam de que a Lei s√£o muitos artigos; Decretos de Lei e mais legisla√ß√Ķes. Esta faca, s√≥ tem fim defensivos militares, para a justificar como, (Quem, sem estar especificamente autorizado por leg√≠timo motivo de servi√ßo ou pela autoridade legalmente competente), Art. 89., vai ser complicado, o que n√£o quer dizer que n√£o te cruzes com elementos das for√ßas de seguran√ßa, que nada fa√ßam, ‚ÄúBoas...
Venho só aqui contar um episódio bem recente dentro deste assunto...
A semana passada fui a Rio Maior, sexta feira dia 18, fui á Universidade de Desporto assistir a uma palestra do João Garcia no contexto da semana de desporto na montanha...quando lá cheguei qual foi o meu espanto ao ver que estavam lá uma brigada da policia que mais tarde descobri serem a brigada da Covilhã de resgate na montanha, com as armas á cintura, coisa que eu achei fora do contexto visto que se estava dentro de uma universidade...ao entrar eu com um colega meu veio um deles conhecido do meu colega cumprimentar e eu logo ali aproveitei e saquei da minha Spiderco e perguntei-lhe se havia problema de a ter ali naquele sitio??? Ele só me respondeu que um homem que é homem anda sempre com a navalha no bolso pra comer a chouriça com pão
Abra√ßos‚ÄĚ.
Pois se achavas estranho que uma brigada da Policia, com armas √† cintura, sendo estes elementos devidamente identificadas e com os seu acess√≥rias de trabalho e que a palestra at√© tinha a ver com os senhores Policias de resgate na montanha, mais que prov√°vel que convidados para ali estarem. Porque trazias tu uma arma branca, ‚ÄúSpiderco‚ÄĚ, o art.¬ļ 89, diz bem: ‚Ķbem como em estabelecimentos ‚Ķ, s√≥ os descreveu, como tal s√£o todos.
A Lei escrita, √© uma coisa, mas por vezes n√£o nos conv√©m e ent√£o s√≥ porque fa√ßo bom uso, ou sou de bom censo moral acontecesse. Mas n√£o estou para dar serm√Ķes, mas sim tentar ajudar a fazer o bom uso das armas brancas.
Faz-me lembrar o Airsoft, quando come√ßaram a dar mais nas vistas √© que a Lei se viu na obriga√ß√£o de Legislar nesse sentido, mas pistolas de pl√°stico e que atiravam com a ajuda de uma mola, bolinhas amarelas, j√° havia na minha inf√Ęncia, nas feiras.
E agora as bolinhas amarelas s√£o chamadas de (bb`s), seja como for a Lei no in√≠cio que as catalogou na classe G, obrigou a uma s√©rie de altera√ß√Ķes, das que deixou os aficionados do Airsoft, mais danados foi terem de pintar as r√©plicas nas extremidades com cores florescentes. Mas nos dias de hoje j√° podem jogar, dentro dos locais para esse efeito com as cores camufladas.
Tudo tem o seu lugar e tempo. A catana é um instrumento de corte agrícola, assim como a foice entre outras ferramentas.
O que o nosso amigo JAN √© mesmo assim, pois (arma) √© o nome gen√©rico de qualquer instrumento ofensivo ou defensivo, porque depois tem ene designa√ß√Ķes de armas.
Por muito que queira-mos, temos de nos tornar coesos, organizarmo-nos, filiarmo-nos e levar as propostas a quem de direito, ou como já alguém aqui referiu, assediar deputados que queiram votos.
Eu até posso ter um canivete, de 5cm, na minha posse, mas se por algum motivo, houver uma intervenção das forças policiais, como rusga, local suspeito entra outas que a Lei confere, não quer dizer que esta não possa ser apreendida, ou aprendida cautelarem.
√Č obvio que tudo tem um porqu√™; o talheiro tem facas e facalh√Ķes e n√£o √© por isso que a Pol√≠cia vai l√° apreende-las. Mas se o senhor por algum motivo vier para a via p√ļblica com elas para serem limadas no ferrador, ter√° de fazer o seu transporte devidamente acondicionadas, como qualquer outro que devidamente autorizado, mas que no transporte de para, tem de ser nas formas correctas.
Outro exemplo, o xis-ato escolar ou o profissional…

MensagemEnviado: segunda jun 16, 2014 11:18 pm 

Ok, o problema deve ser meu, mas n√£o consegui afixar as fotos que vos queria mostrar com o texto, assim fica aqui este link:

https://www.dropbox.com/s/5s1af8654xt62 ... ?n=4483078

MensagemEnviado: ter√ßa jun 17, 2014 7:56 pm 
* em branco *

A minha interpreta√ß√£o da lei √© apenas isso mesmo, a minha interpreta√ß√£o, as pessoas s√£o respons√°veis pelas suas decis√Ķes e op√ß√Ķes.

Hawk, n√£o sei at√© que ponto uma karambit pode ser considerada arma, √© um objecto com um cabo e uma l√Ęmina mas se tiver menos de 10cm de l√Ęmina do meu ponto de vista n√£o pode ser considerada arma se n√£o for usada como tal. Podes perfeitamente usar para cortar corda por ser mais dif√≠cil a corda "fugir" da l√Ęmina, quem j√° cortou cordas bem grossas sabe o dif√≠cil que √© a l√Ęmina n√£o fugir.

A lei portuguesa não exige que o transporte de facas tenha algum acondicionamento especial, claro que nos devemos reger pelo bom senso, mas se fores a um hipermercado comprar uma faca para presunto, ela pouco ou nada vem embalada, se a podes trazer na mão e à vista, podes, não o deves é fazer mas a lei não diz que tens de ter um estojo especial com cadeado de 7 chaves, no entanto o bom senso diz que ela deve vir num saco e se possível com a ponta da faca tapada com um folheto/jornal.

Quanto a talhantes no meio da rua com facas, para mim n√£o √© assim t√£o estranho, numa m√£o o fuzil, na outra, a faca e enquanto se passa a faca pelo fuzil p√Ķem-se a conversa em dia com o vizinho da loja ao lado.

Quanto a alterar a lei das armas em rela√ß√£o aos objectos cortantes, acho que est√° bem como est√°, poderia ser mais expl√≠cita num ou noutro ponto mas sinceramente n√£o lhe faria grandes altera√ß√Ķes. J√° agora que altera√ß√Ķes propunhas?

MensagemEnviado: ter√ßa jun 17, 2014 11:25 pm 

As armas e neste especifico caso, armas brancas, o que devo fazer para cumprir a Lei, já sei. Quando falei no Airsoft, foi para dizer que como os, adeptos da modalidade e digo modalidade, porque em Portugal ainda não é reconhecido como desporto, se organizaram e foram até quem de direito e conseguiram, que se fizesse a alteração que na altura os mais incomodava, as pinturas fluorescentes.
Para se conduzir, viaturas tira-se a carta de condução; para ser caçador tira-se a carta de caçador, para praticar tiro, faz-se exame na FPT e por ai adiante.
Facas h√°-as aos montes para todo o tipo de atividade ou profiss√£o. No nosso caso, teria-mos de designar as ferramentas que nos s√£o necess√°rias, demonstra o porqu√™, criar associa√ß√£o que seja reconhecida e isso quer dizer que teremos de nos organizar muito, para poder fazer uma proposta de Lei. Se bem, pelo pouco tempo que por aqui ando, existe muito potencial e v√°rias pessoas que est√£o bem informadas. Por isso as altera√ß√Ķes √†s lei existe por necessidades, mas para isso, no nosso pa√≠s, isso quer dizer muito trabalho.
Dou uma ideia. Os caçadores são titulares das respectivas licenças de caça e mesmo assim, têm as regras de transporte das armas desde as suas residências até à respectiva zona ou área de caça; devem ser transportadas devidamente acondicionadas; abertas ou sem a respectiva peça de disparo e/ou cadeado, no caso do Airsofte, as réplicas devem ter as zonas florescentes pintadas, sem as respectivas baterias colocadas e também devidamente acondicionadas.
Isso pode muito bem ser uma aberta, para n√≥s solicitar-mos e fazer ver, que o transporte das nossas ferramentas para o Bushcraft, tamb√©m poderia ser feito algo do g√©nero. Isto requer muita conversa, cara-a-cara. E deste forum, que √© muito √ļtil, uns encontros menos formais, mais para nos conhecermos-nos melhor, seria bom. Eu resido na Quinta do Texugo, Charneca de Caparica, zonas verdes √© o que n√£o falta com mesas e bancos, os que n√£o danificam.

MensagemEnviado: ter√ßa jun 17, 2014 11:47 pm 

---N√£o sei o que j√° foi feito com a ICNF, mas poderia ser um ponto de partida: http://www.icnf.pt/portal/agir

---As C√Ęmaras, podem ser aliadas: http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xp ... u=17092949

---Nunca esquecendo que ajudar-nos-√† muito se Formos Associados de Associa√ß√Ķes de interesse p√ļblico sem fins lucrativos.
E estou-me a lembrar do mapa das áreas protegidas: http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias ... protegidas, seria um começo, acho é claro, para criar-mos todo o resto, até quem sabe, no futuros auxiliares vigilantes da preservação da natureza, devidamente documentados e licenciados pelas respectivas entidades competentes. Ok, agora foi um sonho e rápido que me deu. Hora de ir para a cama.

MensagemEnviado: quarta jun 18, 2014 10:58 am 
* em branco *

Associação, já existe, chama-se Associação Portuguesa de Bushcraft e Sobrevivência (APBTS) e sim, a associação está registada.

Alterar a lei por causa do transporte de facas? Qual √© a utilidade pr√°tica disso para n√≥s e para os restantes utilizadores de facas? J√° falei no uso do bom senso, que facilita 99% das situa√ß√Ķes, o restante 1% n√£o pode ser evitado, nem que sejam transportadas em cofres.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 147 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal