Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta nov 13, 2019 6:19 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 147 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Legisla√ß√£o
MensagemEnviado: quinta ago 30, 2012 12:49 pm 
Man of Titanium

Registado: segunda set 28, 2009 12:23 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: ESEE3
Amigos, como sabem eu sou um apaixonado por cutelaria, e também concordo com a lei tal como está. Só não entendo o porque da limitação de certos tipos de laminas quando na realidade, na prática, isso pouco importa. Mas adiante, nem quero discutir isso.
O que me faz escrever neste momento é só uma coisa: se até concordamos com a Lei das Armas, se calhar não concordamos com outras, nomeadamente dos acampamentos, que era o que vinha a ser discutido. Só para dizer que não devemos começar a ver aquilo que nos separa, mas aquilo que nos une.
Cumprimentos especiais para todos e um beijinho po Indigo.

MensagemEnviado: quinta ago 30, 2012 1:48 pm 

Registado: quinta jul 08, 2010 6:17 pm
Bem, s√≥ para n√£o haver d√ļvidas, em termos de l√Ęminas tamb√©m acho que h√° pouco ou nada a mudar.
Eu na altura referia-me à legislação referente ao acampamento.
(mas logicamente acho que uma abertura completa, no tipo de povo que temos, poderá criar mais problemas do que realmente solucionar, nomeadamente pelo respeito, ou melhor, a falta dele, que muitos têm pela natureza e pelo que é dos outros)

MensagemEnviado: segunda set 03, 2012 11:19 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
!ndigo Escreveu:
Até ao momento nunca me vi legalmente impedido de usar fosse o que fosse que precisasse.

Subescrevo

MensagemEnviado: ter√ßa set 04, 2012 2:32 pm 
Ariete

Registado: quinta ago 11, 2011 1:43 pm
Canal/Tom PMR 446: CT
Faca preferida:: mine
Indigo, estou certo que ainda ningu√©m intrep√īs uma providencia cautelar aos encontros no montejunto, estou certo que uma analise cuidada dos devaneios daria pano para mangas em termos de ac√ß√£o legal... claro que n√£o 'precisam' de se reunir no montejunto, podem sempre reunir-se em espanha... ou ao largo da costa em aguas internacionais... LOL

mega_neo Escreveu:
mas logicamente acho que uma abertura completa, no tipo de povo que temos, poderá criar mais problemas do que realmente solucionar, nomeadamente pelo respeito, ou melhor, a falta dele, que muitos têm pela natureza e pelo que é dos outros

Pois eu creio que é esse tipo de mentalidade que nos mantém na idiossincrasia extrema em vez de se legislar de uma forma util e efectiva, em que existe uma proximidade entre a legislação o legislador, o povo e a realidade.

Todos acampam ilegalmente, todos fazem fogo, todos transportam laminas, etc etc etc etc... até aposto que a maior parte circula habitualmente em excesso de velocidade...

mas o tonijedi disse algo muito importante:
"Só para dizer que não devemos começar a ver aquilo que nos separa, mas aquilo que nos une."

[b]De minha parte[\b] que já há algum, talvez mesmo bastante, tempo deixei de acreditar no sistema e portanto continuo a encarar a legislação como um conjunto de linhas mestras e não de regras estanques pelo que deixo essas iniciativas de correcção para quem ainda tem paciencia no seu organismo para lidar com maquinas burocraticas dessa magnitude.
Tento sim explorar os limites e omiss√Ķes de certas regras e claro que fico sujeito √† intemp√©rie, mas isso por defini√ß√£o faz parte de ser Portugu√™s.

Na vertente associativa, a minha associação escotista tem passado entre os seus membros que essa situação dos acampamentos está para ser revista, mas aguardamos pacientemente até porque nesse ambito convém que se cumpram todos os preceitos legislativos...

MensagemEnviado: ter√ßa set 04, 2012 6:45 pm 

Registado: sexta jun 08, 2012 11:47 pm
BlackRam Escreveu:
[b]De minha parte[\b] que já há algum, talvez mesmo bastante, tempo deixei de acreditar no sistema e portanto continuo a encarar a legislação como um conjunto de linhas mestras e não de regras estanques pelo que deixo essas iniciativas de correcção para quem ainda tem paciencia no seu organismo para lidar com maquinas burocraticas dessa magnitude.
Tento sim explorar os limites e omiss√Ķes de certas regras e claro que fico sujeito √† intemp√©rie, mas isso por defini√ß√£o faz parte de ser Portugu√™s.

Concordo...
Em tempos ouvi a seguinte frase, que n√£o deixa de ter a sua piada:

"Os REGULAMENTOS servem para regular, se fossem para cumprir teriam de se chamar CUMPRIMENTOS"

MensagemEnviado: ter√ßa set 04, 2012 6:49 pm 
* em branco *

Registado: quarta ago 12, 2009 10:39 am
Faca do fórum Nr: 18
Canal/Tom PMR 446: PMR2281
pmxgomes Escreveu:
"Os REGULAMENTOS servem para regular, se fossem para cumprir teriam de se chamar CUMPRIMENTOS"

Decorado ;)

MensagemEnviado: ter√ßa set 18, 2012 11:45 pm 

Registado: terça jul 03, 2012 8:51 pm
Farrobeira Escreveu:
Pergunta ao mesmo senhor se existe cart√£o de agricultor.

Que bem respondido...

MensagemEnviado: quarta set 19, 2012 11:35 am 
* em branco *

Registado: quarta ago 12, 2009 10:39 am
Faca do fórum Nr: 18
Canal/Tom PMR 446: PMR2281
Imagem

MensagemEnviado: quarta set 19, 2012 2:25 pm 

Registado: segunda dez 28, 2009 7:29 pm
Faca do fórum Nr: 8
Canal/Tom PMR 446: 1682
Faca preferida:: faca do forum
BlackRam Escreveu:
Indigo, estou certo que ainda ningu√©m intrep√īs uma providencia cautelar aos encontros no montejunto, estou certo que uma analise cuidada dos devaneios daria pano para mangas em termos de ac√ß√£o legal... claro que n√£o 'precisam' de se reunir no montejunto, podem sempre reunir-se em espanha... ou ao largo da costa em aguas internacionais... LOL

mega_neo Escreveu:
mas logicamente acho que uma abertura completa, no tipo de povo que temos, poderá criar mais problemas do que realmente solucionar, nomeadamente pelo respeito, ou melhor, a falta dele, que muitos têm pela natureza e pelo que é dos outros

Pois eu creio que é esse tipo de mentalidade que nos mantém na idiossincrasia extrema em vez de se legislar de uma forma util e efectiva, em que existe uma proximidade entre a legislação o legislador, o povo e a realidade.

Todos acampam ilegalmente, todos fazem fogo, todos transportam laminas, etc etc etc etc... até aposto que a maior parte circula habitualmente em excesso de velocidade...

mas o tonijedi disse algo muito importante:
"Só para dizer que não devemos começar a ver aquilo que nos separa, mas aquilo que nos une."

Na vertente associativa, a minha associação escotista tem passado entre os seus membros que essa situação dos acampamentos está para ser revista, mas aguardamos pacientemente até porque nesse ambito convém que se cumpram todos os preceitos legislativos...

Relativamente ao campismo selvagem, ainda n√£o h√° nada a fazer, mas no que respeita √†s fogueiras a lei do Ambiente estabelece exep√ß√Ķes com altera√ß√Ķes que antes nao estavam previstas, √†s Organiza√ß√Ķes que preencham os requisitos na lei 23/2006.

Aqui ficam as excep√ß√Ķes:

Artigo 28.¬ļ
Queima de sobrantes e realização de fogueiras
1 ‚ÄĒ Em todos os espa√ßos rurais, durante o per√≠odo cr√≠tico, n√£o √© permitido:
a) Realizar fogueiras para recreio ou lazer e para confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;
b) Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração.
2 ‚ÄĒ Em todos os espa√ßos rurais, fora do per√≠odo cr√≠tico e desde que se verifique o √≠ndice de risco temporal de inc√™ndio de n√≠veis muito elevado e m√°ximo, mant√™m-se as restri√ß√Ķes referidas no n√ļmero anterior.
3 ‚ÄĒ Exceptua -se do disposto na al√≠nea a) do n.¬ļ 1 e no n√ļmero anterior, quando em espa√ßos n√£o inseridos em zonas cr√≠ticas, a confec√ß√£o de alimentos desde que realizada nos locais expressamente previstos para o efeito, nomeadamente nos parques de lazer e recreio e outros quando devidamente infra-estruturados e identificados como tal.
4 ‚ÄĒ Exceptua -se do disposto na al√≠nea b) do n.¬ļ 1 e no n.¬ļ 2 a queima de sobrantes de explora√ß√£o decorrente de exig√™ncias fitossanit√°rias de cumprimento obrigat√≥rio, a qual dever√° ser realizada com a presen√ßa de uma unidade de um corpo de bombeiros ou uma equipa de sapadores florestais.
5 ‚ÄĒ Exceptuam-se do disposto nos n.os 1 e 2 as actividades desenvolvidas por membros das organiza√ß√Ķes definidas no n.¬ļ 3 do artigo 3.¬ļ da Lei n.¬ļ 23/2006, de 23 de Junho, nos termos definidos na portaria referida no n.¬ļ 3 do artigo 23.¬ļ. (3‚ÄĒS√£o equiparadas a associa√ß√Ķes juvenis as organiza√ß√Ķes nacionais equiparadas a associa√ß√Ķes juvenis,desde que reconhecidas pela World Association of Girl Guides and Girl Scouts e pela World Organization of the Scout Movement.)

MensagemEnviado: quarta set 19, 2012 2:33 pm 

Registado: quinta set 06, 2012 1:12 pm
Faca preferida:: Becker BK2
Resumindo, como nunca fui escuteiro (e parto do principio que para fazer parte de uma organização reconhecida pela World Organization of Scout Movement teria que o ser) só posso fazer qualquer tipo de fogueira para confecção de alimentos nos tais locais de lazer/recreio ou devidamente assinalados correcto?

Charles Darwin

MensagemEnviado: quarta set 19, 2012 3:19 pm 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
olha, dessa n√£o sabia.
estou portanto autorizado a fazer fogo mesmo em período crítico?
n√£o diz que tem que ser em actividades escutistas, apenas actividades desenvolvidas por membros.
interessante...

MensagemEnviado: quarta set 19, 2012 3:28 pm 

Registado: quinta set 06, 2012 1:12 pm
Faca preferida:: Becker BK2
[Dreaming mode on]
Ora bem... avançando com a APBS, era de se fazer um pediado á World Organization of Scout Movement para reconhecimento da mesma, e assim todos os associados da APBS estariam automaticamente inseridos nesse bendito ponto 5!!!
[Dreaming mode off]

Charles Darwin

MensagemEnviado: quarta set 19, 2012 3:28 pm 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
toonman Escreveu:
olha, dessa n√£o sabia.
estou portanto autorizado a fazer fogo mesmo em período crítico?
n√£o diz que tem que ser em actividades escutistas, apenas actividades desenvolvidas por membros.
interessante...

Oh toon, olha o que a Ritinha escreveu em 2010:
viewtopic.php?f=22&t=478

MensagemEnviado: quarta set 19, 2012 3:34 pm 
Ariete

Registado: quinta ago 11, 2011 1:43 pm
Canal/Tom PMR 446: CT
Faca preferida:: mine
Por acaso estava aqui a ler o regulamento da C√Ęmara de Gaia[1], e l√° tamb√©m contempla essa excep√ß√£o pela modica quantia de 46.60‚ā¨...

Quanto a acampamentos ocasionais s√£o 16.50‚ā¨ por dia[1][2], e n√£o encontrei as excep√ß√Ķes.

[1] http://www.cm-gaia.pt/portais/downloadH ... D=download pag 12, 20
[2] http://www.cm-gaia.pt/gaia/attachs.pdf? ... D=download pag 60, 61

MensagemEnviado: quarta set 19, 2012 3:35 pm 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
j√° nem me lembrava disso.
vai ser bonito a próxima vez que me disserem que é proibido fazer fogo.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 147 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal