Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta dez 19, 2018 3:23 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 79 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta set 27, 2013 6:58 pm 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
vocês não me deixam esquecer este assunto, pois não? :lol:

lá foi a minha argumentação de resposta

Citar:
Cara Helena:
Espero encontr√°-la bem.
Tendo pesquisado nos meus arquivos, l√° encontrei a dita queixa.
Pela sua resposta depreendo o seguinte: h√° uma necessidade de preservar a tradi√ß√£o de um povo, neste caso o povo pessoa de etnia tradicionalmente n√≥mada (apesar de n√£o poder ser nomeado por um detentor de cargo p√ļblico, pelos vistos), cuja tradi√ß√£o √© n√≥mada, e como tal o povo em geral deve ter permiss√£o para acampar sem as autoriza√ß√Ķes e taxas a que est√£o sujeitos todos os outros cidad√£os, independentemente da pessoa em quest√£o continuar a praticar uma vida n√≥mada.
Faz sentido.
Nesse caso, tendo em conta que a minha fam√≠lia substitui a sua resid√™ncia usual por um acampamento desde h√° v√°rias gera√ß√Ķes, pode isso tamb√©m ser considerado uma tradi√ß√£o digna de ser preservada?
Afinal, a substitui√ß√£o regular da resid√™ncia usual por um acampamento faz parte do modo de vida da fam√≠lia h√° gera√ß√Ķes, do que tenho documentos que o comprovam.
Nem toda a família pratica a tradição, mas também nem todo o pessoa de etnia tradicionalmente nómada é nómada, pelo que a prática pela totalidade não se aplica para a exclusão.
A necessidade de preservação de uma tradição está dependente de escala?
Se sim, a partir de quantos elementos, para eu entrar em contacto com o resto da família e fazermos a contagem de quantos ainda mantém a tradição (ainda somos uns quantos)?
Grato pela atenção,

MensagemEnviado: sexta set 27, 2013 7:03 pm 

Registado: segunda dez 20, 2010 4:09 pm
Faca do fórum Nr: 0
Canal/Tom PMR 446: PMR2348
Faca preferida:: Mora
:lol: :lol: :lol: ...por esta altura até pai já te chamam! :lol: :lol:

MensagemEnviado: quarta fev 05, 2014 1:48 am 

Registado: domingo ago 23, 2009 7:56 pm
Faca preferida:: o meu swisschamp
Recebeste alguma resposta?

MensagemEnviado: quinta jul 24, 2014 11:46 am 

Registado: terça abr 15, 2014 9:23 pm
Faca preferida:: Mora fernandes
Isto é de mestre, quero mais se faz favor. :lol:

MensagemEnviado: ter√ßa ago 26, 2014 10:55 am 

Registado: quarta jul 23, 2014 3:39 pm
Faca preferida:: Mora Fernandes
Absolutamente surreal! Depois de ler tudo, fiquei com a sensação que vi uma telenovela mexicana sobre leis escritas por juristas alcoolizados, enquanto estava sobre o efeito de LSD.

A quantidade de contrariedades e loops existentes na lei para uma coisa t√£o simples como acampar no pr√≥prio quintal, √© desconcertante. E mais desconcertante √© a facilidade com que nos limitam as liberdades fundamentais com valores pecuni√°rios absolutamente incompreens√≠veis. 66‚ā¨ por dia para acampar?!? No pr√≥prio quintal?! Pfff, rid√≠culo!

Na minha ingenuidade, pensei que o planeta me pertencia tanto como a todos os outros. Se calhar estou a cometer uma ilegalidade porque não paguei uma taxa para viver no planeta... Ah por acaso até paguei, chama-se impostos.

Mas a modo de resumo, adorei o argumento: Ah e tal, podes se eu quiser e deixar, mas n√£o quero nem deixo porque n√£o te vestes de farda castanha e cal√ß√Ķes; n√£o √©s uma minoria √©tnica aprovada, nem √©s n√≥mada apesar do Homo Sapiens sapiens existir √† 200 mil anos e s√≥ no √ļltimos 10 mil, mais ou menos, viver sedent√°rio. Mas n√£o queremos discriminar! S√≥ n√£o podemos √© violar a lei... Errrr... Esta lei em particular... Errr... Podemos porque ningu√©m lhe diz nada se n√£o se souber... Mas n√£o devemos... lol rid√≠culo...

E enfim... Não à mais?! :lol: eheheh destas novelas gosto eu!

MensagemEnviado: sexta ago 29, 2014 9:08 am 

Registado: sexta mar 18, 2011 12:15 am
Faca preferida:: Hultafors Heavy Duty
Eu vou acampar este fim de semana com a minha mulher e filhas, numa zona de pinhal perto de uma Praia fluvial no centro do país.
Liguei para a C√Ęmara s√≥ para oficializar a coisa e disseram-me que segundo a lei ter√≠amos que pagar uma taxa de 100‚ā¨ mas eles optam por n√£o cobrar (se tivesse mesmo que pagar n√£o iria para ali, obviamente).
Nice!

MensagemEnviado: sexta ago 29, 2014 3:03 pm 
O tipo dos bonecos

não é segundo a lei, são regulamentos municipais.
o que significa que o município pode decidir quem é que paga e quem é que está isento.

agora repara:
dizem-te que tens que pagar "segundo a lei". não é verdade.
dizem-te que porque são uns tipos fixes, vão fechar os olhos, o que não só é mau - estariam a quebrar a lei - como é mentira.

qual é a dificuldade de dizer à malta que está isenta?
é para manter poderzinho burocrático?

entretanto descobri que a carta que a CMA me enviou não foi resposta do gabinete jurídico, a quem eu pedi a isenção de taxas, mas do director dos serviços administrativos, pelo que irá seguir uma queixa em breve.
e um pedido para alteração do regulamento municipal na próxima reunião de assembleia.

MensagemEnviado: sexta ago 29, 2014 8:08 pm 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
Com o clima de cordialidade que parece haver nesse Munic√≠pio, ou entre ti e o Munic√≠pio, ainda bem que n√£o tens que gerir situa√ß√Ķes relacionadas com terrenos e afins...

MensagemEnviado: s√°bado ago 30, 2014 11:24 am 
O tipo dos bonecos

não é só comigo.
do que tenho ouvido de outros casos, é um problema generalizado.
e a CMA está envolvida numa série de processos de favorecimentos e abuso de autoridade, que regularmente perde em tribunal.
é a nossa pequena união soviética :lol: :lol:

MensagemEnviado: quarta set 23, 2015 7:59 pm 

Registado: quinta set 17, 2015 5:57 pm
Faca preferida:: Schrade SCHF 51
Boas, obrigaram-me a registar neste forum para poder perguntar se havia novidades quanto a este assunto. Li todos os posts e foi das melhores coisas que j√° li nos √ļltimos tempos.

Parabens @toonman pela tua persistência. :twisted:

MensagemEnviado: quarta set 23, 2015 9:14 pm 
O tipo dos bonecos

Obrigado.
A novidade é que agora são os municipios e freguesias que me ligam porque lhes aparece alguém a pedir locais para bushcraft e eles não sabem bem o que isso implica, pelo que tenho andado a explicar a executivos necessidades e vantagens de ter um bushcrafter a fazer campismo selvagem na sua zona.
N√£o estranhes se em breve come√ßares a ver isen√ß√Ķes nos regulamentos municipais para a pr√°tica de bushcraft.

MensagemEnviado: quinta set 24, 2015 12:22 am 

Registado: quinta set 17, 2015 5:57 pm
Faca preferida:: Schrade SCHF 51
Sou novo neste fórum e um leigo na prática de bushcraft mas é uma coisa que cada vez me interessa mais, leio muito mas infelizmente ainda pratico pouco, estou agora a tentar inverter isso por isso são boas notícias.

Era bom se segu√≠ssemos as pegadas da Su√©cia com o seu Allmansr√§tten. √Č realmente uma pena ver que em muitos pa√≠ses l√° fora as pessoas a pousarem as suas gravatas e agarrarem nas suas facas. Em Portugal cada vez mais vejo pobres a fingirem-se de ricos e a gastarem todo o seu dinheiro em viagens a St. Tropez e a Puerto Ban√ļs para poderem ostentar no Insta.

Enfim... mas focando-me no que interessa fico feliz pela tua resposta e por ver que este fórum não está morto. Já tinha tentado outro mas sem sucesso. As pessoas vão desaparecendo aos poucos. :x

MensagemEnviado: segunda nov 14, 2016 5:02 am 

Registado: domingo nov 13, 2016 7:32 pm
Boa noite.

Antes de mais gostaria de cumprimentar os utilizadores e administradores deste fórum visto que este é o primeiro post que faço.

O motivo que me levou a fazer o registo no f√≥rum foi bastante simples. Este fim de semana estive a fazer umas arruma√ß√Ķes c√° em casa e descobri o conjunto de canivetes sui√ßos da vitorinox assim como mais uns artigos de campismo e\ou sobreviv√™ncia que tenho j√° h√° bastantes anos, alguns desde os 12 anos ou mais cedo como √© o caso de um dos canivetes sui√ßos. Como s√£o canivetes bons decidi restaurar o melhor poss√≠vel os mesmos at√© porque estava a pensar em daqui a uns tempos experimentar fazer algum campismo mas tinha vontade de fugir aos parques de campismo e tentar algo mais "selvagem" (na falta de melhor termo). J√° fiz campismo bastantes vezes e quando era mi√ļdo fui escuteiro e tenho muito boas recorda√ß√Ķes disso e de certa forma pode-se dizer que os escuteiros at√© s√£o uma esp√©cie de bushcrafters mas soft :) claro.

A moral da história é que lá tentei encontrar um fórum que se enquadrásse mais ou menos neste dois pontos...campismo selvagem e\ou sobrevivência ao ar livre e manutenção de equipamentos tais como canivetes, facas, machados, corda, etc....e também claro, que me elucidásse um pouco sobre a legislação atual para eu não violar a lei nesse processo e também pudésse aprender coisas novas.

O que me trouxe a este tópico.

Bom amigos....eu nem sei o que comentar. N√£o pensei que fosse t√£o complicado pegar numa mochila com roupa, ra√ß√Ķes, uma tenda e uns artigos de sobreviv√™ncia e tentar arranjar um bom spot para acampar √† beira rio e pescar e beber umas cucas e tal sem violar a lei ou ter de pagar o equivalente por dia ao munic√≠pio, a uma estadia num hotel de qualidade, isto caso o municipio assim o entenda.

Pensei que haveria um conjunto de regras para se fazer este tipo de atividades em segurança e para se poder justificar o porte de certo tipo de artigos para este fim como é o caso de canivetes\facas e qualquer tipo de objectos laminados e potencialmente perigosos, assim como regras para se fazer fogueiras, pescar, cortar madeira, etc...mas estou a ver que a coisa não é nada simples e o tópico em si, depois de lido parece um pouco surreal.

Ent√£o actualmente em 2016 j√° h√° algo minimamente definido neste √Ęmbito do bushcrafting ou campismo selvagem e afins?

Era bom ver alguma evolu√ß√£o neste √Ęmbito e ver este cen√°rio descomplicado.

MensagemEnviado: segunda nov 14, 2016 9:37 pm 
O tipo dos bonecos

Ol√° Nuno.
Sim, existem algumas melhorias.
A APEDM tem uma s√©rie de locais onde os associados podem fazer actividades, fogo fora dos per√≠odos cr√≠ticos (e alguns locais mesmo dentro dessas √©pocas), e todo o tipo de trabalhos de campo, assim como j√° foi reconhecida a pr√°tica de uma actividade pela PSP a associados em quest√Ķes relacionadas com a importa√ß√£o e o porte de instrumentos de corte.
Existem também muitos municípios que facilitam o acampamento livre, em locais designados fora da rede de parques de campismo, sem necessidade de ser associado.
Existem ainda municípios que permitem o acampamento livre em terrenos privados, apenas com autorização do dono.
Caçar e pescar continuam dependentes de licença e/ou carta.

Existem alguns posts sobre acampamento "stealth", no entanto o fórum Bushcraft-PT não incita o desrespeito de qualquer lei Portuguesa. Esta será discutida mas nunca desrespeitada e sempre obedecida.
√Č pedido a todos os membros que se mantenham dentro da lei.

MensagemEnviado: ter√ßa nov 15, 2016 7:40 pm 

Registado: domingo nov 13, 2016 7:32 pm
Boas Toonman.

Obrigado pela informação ;) . Já estive a consultar o site da APEDM. Realmente foi fundada relativamente há pouco tempo mas achei as as cotas muito acessíveis e as actividades que pude ver, apesar de haver pouca informação, são interessantes. Pena que o site ainda está em evolução e alguma informação ainda é limitada, mas vou escrever para a organização pelo e-mail para ver que informação obtenho.

Esta organização tem alguma ligação à APBTS :?:

Quanto ao acampamento stealth j√° pude ver algumas coisas mas isso acho que √© muito hardcore para mim :D . Apesar de que acho muito √ļtil para quem for fot√≥grafo da natureza por exemplo, e h√°-de ter mais algumas boas aplica√ß√Ķes. E tamb√©m concordo com manter sempre tudo dentro da lei e acima de tudo com seguran√ßa. ;)

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 79 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal