Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda dez 17, 2018 1:14 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 24 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: O que √© o Bushcraft
MensagemEnviado: quarta ago 12, 2009 11:55 am 
Administrador

Registado: terça ago 11, 2009 6:49 pm
"Bushcraft is a long-term extension of survival skills. A popular term for wilderness skills in Australia, New Zealand and South Africa, the term was popularised in the southern hemisphere by Les Hiddins (The Bush Tucker Man) in Australia as well as in the northern hemisphere by Mors Kochanski and recently gained considerable currency in the United Kingdom due to the popularity of Ray Mears and his bushcraft and survival television programmes. Bushcraft is about surviving and thriving in the natural environment, and the acquisition of ancient skills and knowledge to do so. Bushcraft skills include; firecraft, tracking, hunting, shelter building, the use of tools such as knives and axes, foraging, hand-carving wood, container construction from natural materials, rope and twine-making, and many others. These are the kinds of skills well known to our ancient predecessors, many of which are still practiced today as an everyday skill amongst aboriginal and native peoples around the world."

http://en.wikipedia.org/wiki/Bushcraft

Alguns dos iniciadores desta arte:

Ray Mears
Mors_Kochanski
Les Stroud

Assunto da Mensagem: Re: O que √© o Bushcraft
MensagemEnviado: quinta ago 13, 2009 11:13 am 
Open Source Fanatic

Registado: terça ago 11, 2009 6:18 pm
Faca do fórum Nr: 25
Faca preferida:: Mora; FF25; CS RS

um video da nixie pixel, uma belissima moça que adora software livre e que tem uma casa num sitio lindissimo para o bushcraft :)

Software Livre
http://www.debian.org

http://ovigia.wordpress.com http://ptbushcraft.wordpress.com/

MensagemEnviado: domingo jan 10, 2010 6:49 pm 
Open Source Fanatic

Registado: terça ago 11, 2009 6:18 pm
Faca do fórum Nr: 25
Faca preferida:: Mora; FF25; CS RS
mais um video sobre o que é o Bushcraft....

http://www.dailymotion.com/video/x8oxbt ... l-19_sport

Software Livre
http://www.debian.org

http://ovigia.wordpress.com http://ptbushcraft.wordpress.com/

MensagemEnviado: quarta jul 21, 2010 12:04 am 

Registado: segunda jul 19, 2010 12:16 am
Faca do fórum Nr: 0
Ol√° Pessoal,

Estive a ler o tópico sobre "YOUTUBE - Ideia para novos rendimentos/membros do forum " o que o Bushsurvivalist diz, tem toda a razão de ser, se é um fórum português, devemos promover esta actividade e este fórum, na nossa língua, pois só assim poderemos conquistar mais adeptos, mais membros e até mais visitantes, porque em inglês já há muita coisa espalhada por esse mundo fora.

Mas a minha questão é, porque é que a definição ou descrição do "O que é o BUSHCRAFT", está em inglês e não em português, pergunto eu, sei que dá um bocadito de trabalho traduzir, mas não precisam, o texto do e-mail que o Bruno Fernandes mandou ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Guardão, a quando do encontro do pessoal do fórum, serve perfeitamente para colocarem ou substituírem ou manterem os dois, no mesmo tópico, isso já é com os administradores.

Passo a transcrever o texto do Bruno Fernandes, que para mim está magnifico e muito esclarecedor para os visitantes e futuros membros do fórum.

"O bushcraft é uma actividade cuja tradução mais livre para o português seria "artes do mato". Engloba todo um conjunto de técnicas e capacidades de sobrevivência, adaptação e acção sobre o meio natural que já fizeram parte do passado e tradição humana em várias culturas mas tem vindo a cair no esquecimento da população em geral, quer por falta da sua prática, quer por serem consideradas por alguns como ultrapassadas e desnecessárias.
Falamos de coisas tão simples como saber acender um fogo sem fósforos ou isqueiros, saber construir um abrigo, uma jangada ou uma cesta com fibras naturais. Inclui ainda o conhecimento de como fabricar uma corda, esculpir uma colher ou outros utensílios em madeira e construir uma faca, machado ou ferramentas semelhantes.
Estas são algumas das actividades que há algumas décadas eram bastante comuns, mas que com a industrialização sem tem vindo a perder. Não obstante o seu valor permanece imutável, sendo estas técnicas e os princípios subjacentes às mesmas a base de toda a sociedade industrializada.
O praticante de bushcraft n√£o se prop√Ķe a reinventar a roda, apenas a saber como funciona, como a pode fazer, e como a pode utilizar para resolver problemas. Toda a base da evolu√ß√£o humana, e no fundo da pr√≥pria sobreviv√™ncia depende de uma s√≥ coisa: capacidade de adapta√ß√£o. Torna-se necess√°rio olhar para um objecto, um peda√ßo de madeira, barro, couro ou pedra e n√£o ver aquilo que o objecto √©, mas aquilo que o objecto pode ser.
O bushcraft distingue-se de v√°rias outras actividades, at√© da pr√≥pria "sobreviv√™ncia" como √© vista pelo grande p√ļblico no sentido em que vai para al√©m do "sobreviver a algo" num curto espa√ßo de tempo, estando mais pr√≥ximo do "viver depois de algo" numa perspectiva de mais longo prazo. Da√≠ a import√Ęncia de algumas preocupa√ß√Ķes, como conhecer os recursos de cada regi√£o, as √©pocas de produ√ß√£o de cada planta, os animais de cada zona, etc.
A grande riqueza e mais-valia de pr√°tica de todas estas artes, com a inclus√£o de t√©cnicas de primeiros socorros, etc, √© o conhecimento do mundo e de n√≥s pr√≥prios que nos torna mais capazes e confiantes de ultrapassar os problemas, quer no quotidiano quer em situa√ß√Ķes extremas, conhecimento esse que se espera que se um dia vier a ser preciso, e nunca saberemos quando o ser√°, nos possa ser √ļtil a n√≥s e a quem de n√≥s puder precisar na altura
."

Aguardo os vossos coment√°rios :oops:

Um abraço a todos
O Caminhadas
.

MensagemEnviado: quarta jul 21, 2010 12:14 am 

Registado: domingo ago 16, 2009 2:16 am
Concordo com o que foi dito porém, entendo que o nome do tópico tenha mesmo o intuito de explicar o que quer dizer bushcraft em português ;)

Acho que o texto est√° muito bem escrito e que define exactamente o que s√£o as "artes do mato".

Da minha parte posso dizer que em princípio dentro de uns dias terão o começo do tópico de como fazer uma faca de espiga interna.

Abraço

MensagemEnviado: quarta jul 21, 2010 12:33 am 
L√°pis Azul

Registado: segunda nov 23, 2009 10:37 am
Faca preferida:: Mora Bahco
Só para rectificar uma coisa, gerou-se uma pequena confusão no tópico onde foi colocado este texto, apesar de ter sido o camarada Fernandes a divulgar o texto, por ter sido o responsável por estabelecer os contactos para o encontro, ele é da autoria do Indigo ;)

Leroy Jethro Gibbs rule #9: "Never go anywhere without a knife!"

MensagemEnviado: quarta jul 21, 2010 4:28 pm 

As minhas desculpas por ter trocado os nomes.

Ao Indigo, magnifico texto, obrigado e as minhas desculpas

Ao Fernandes, obrigado pelo teu trabalho de contacto e tb as minhas desculpas

O caminhadas :oops:

MensagemEnviado: quarta jul 21, 2010 5:07 pm 

Oliveira Escreveu:
Concordo com o que foi dito porém, entendo que o nome do tópico tenha mesmo o intuito de explicar o que quer dizer bushcraft em português ;)

Acho que o texto est√° muito bem escrito e que define exactamente o que s√£o as "artes do mato".

Da minha parte posso dizer que em princípio dentro de uns dias terão o começo do tópico de como fazer uma faca de espiga interna.

Abraço

Ao Camarada Oliveira, obrigado pelo seu comentário ao meu poste, sobre a descrição do que é o Bushcraft em português, só tenho a lamentar, que a primeira atitude que teve, foi logo comentar o post de um membro novo.

Dizem as regras da boa educação, que a primeira coisa, que devemos fazer quando chega alguém a nossa casa, é desejar-mos as boas vindas.

Essa da ‚Äúfaca de espiga‚ÄĚ n√£o percebi, mas enfim!!!! Como sou novato no f√≥rum aceito este triste coment√°rio.

Sem mais.

As minhas desculpas aos restantes membros, por esta minha citação.

O Caminhadas

MensagemEnviado: quarta jul 21, 2010 5:30 pm 
Man of Titanium

Registado: segunda set 28, 2009 12:23 pm
Faca preferida:: ESEE3
Calma pessoal, penso que houve um mal entendido...

Aqui a espiga é mesmo uma espiga das facas de espiga :| :mrgreen:

Imagem

Há espiga, mas é na faca!!!

Calma pessoal :lol:

MensagemEnviado: quarta jul 21, 2010 5:50 pm 

:lol: o quê?

Espero que seja esse o mal entendido, n√£o fazia sentido nenhum ser outro.

MensagemEnviado: quarta jul 21, 2010 5:57 pm 
L√°pis Azul

Registado: segunda nov 23, 2009 10:37 am
Faca preferida:: Mora Bahco
Caminhadas Escreveu:
Oliveira Escreveu:

Abraço

Ao Camarada Oliveira, obrigado pelo seu comentário ao meu poste, sobre a descrição do que é o Bushcraft em português, só tenho a lamentar, que a primeira atitude que teve, foi logo comentar o post de um membro novo.

Dizem as regras da boa educação, que a primeira coisa, que devemos fazer quando chega alguém a nossa casa, é desejar-mos as boas vindas.

Essa da ‚Äúfaca de espiga‚ÄĚ n√£o percebi, mas enfim!!!! Como sou novato no f√≥rum aceito este triste coment√°rio.

Sem mais.

As minhas desculpas aos restantes membros, por esta minha citação.

O Caminhadas

Camarada Caminhadas quanto ao texto, não há porque pedir desculpa, eu próprio pensava que o texto era do Fernandes mas só depois vi mais a frente no tópico onde ele está que era do Indigo ;)

Quanto ao que o Oliveira disse, como o tonijedi ja explicou, ele estava só a anunciar que ia colocar brevemente um tutorial de como fazer uma "faca de espiga" do género destas belezas que ele já nos tem mostrado:

http://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=8&t=1178

http://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=8&t=887

http://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=8&t=375

E o facto de ele ter comentado antes de dar as boas vindas com certeza n√£o foi por mal, como temos por vezes v√°rios membros novos a apresentar-se consecutivamente nem sempre nos lembramos a quem j√° demos as boas vindas ;)

Abraço a todos ;)

Leroy Jethro Gibbs rule #9: "Never go anywhere without a knife!"

MensagemEnviado: quarta jul 21, 2010 6:39 pm 

Obrigado pelo esclarecimento, amigo tonijedi
Parece que foi mesmo um mal entendido.

Quanto ao amigo Oliveira, as minhas desculpas pelo mal entendido, interpretei mal, essa da "espiga"

Há um ditado antigo que, diz, " quem não se sente, não é filho de boa gente"

As minhas desculpas a todos.

MensagemEnviado: quarta jul 21, 2010 6:50 pm 

O problema da gíria territorial é esse, onde eu vivo ninguem usa espiga nesse sentido sequer, sem problemas.

MensagemEnviado: sexta mar 16, 2012 12:10 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
Estou a tentar perceber qual √© o conceito do bushcraft ‚Äď (artes do mato).
Se as artes (técnicas) são um meio, qual e o fim (da atividade)?
O mato…

MensagemEnviado: sexta mar 16, 2012 12:11 am 
Arqueiro

Registado: domingo mai 02, 2010 2:00 am
Canal/Tom PMR 446: PMR1997 C7
Faca preferida:: fdc
O fim é, com as técnicas poder desfrutar, viver confortavelmente do mato...

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 24 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal