Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda dez 17, 2018 12:45 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 63 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2, 3, 4, 5  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta mai 08, 2015 1:39 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada
Definição de bushcraft:
O bushcraft engloba todos os conhecimentos e competências que possibilitam uma vivência integrada na natureza, sustentada na utilização dos seus recursos.

O bushcraft é um modo de interagir com a natureza.
O estudo, o treino, os equipamentos, típicos do bushcraft, só fazem sentido se forem posteriormente aplicados no ambiente natural. Aplicados fora deste contexto serão outra coisa.

Simplicidade é a essência do bushcraft.
O modo de interação com a natureza tende para o rudimentar, reduzindo-se ao mínimo o equipamento e aproveitando-se ao máximo os recursos da natureza.

Bushcraft X sobrevivência
O ‚Äúbushcraft‚ÄĚ distingue-se da "sobreviv√™ncia", n√£o s√≥ pelo seu objeto, pois o praticante procura permanecer sustentadamente e n√£o sair de emerg√™ncia do ambiente natural, mas tamb√©m porque as t√©cnicas de sobreviv√™ncia se baseiam em grande parte em equipamentos modernos, usados em forma de kits, enquanto as t√©cnicas de bushcraft procuram colmatar as necessidades vitais, recorrendo essencialmente √†quilo que a natureza proporciona.

Bushcraft X primitivismo
O bushcraft √© intrinsecamente humano, porque recria o modo de vida primitivo do ca√ßador-recolector. Aquilo que somos em termos evolutivos adv√©m desse modo de vida ancestral. Como o que √© √ļtil √† sobreviv√™ncia da esp√©cie √© apraz√≠vel ao indiv√≠duo, h√° um apelo, um prazer inato neste modo de intera√ß√£o com a natureza.

Editado pela √ļltima vez por Jan em sexta mai 08, 2015 12:56 pm, num total de 1 vez.

MensagemEnviado: sexta mai 08, 2015 5:45 am 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: a que estiver comigo
Obrigado pela partilha de conhecimento

Fernando Pessoa

MensagemEnviado: sexta mai 08, 2015 10:27 am 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
penso que seja aceite pela grande maioria que o bushcraft é conhecimento e memória muscular que nos leve a experienciar a natureza de um modo mais intenso.
nesse caso o rudimentarismo não é uma necessidade, mas uma consequência. assim, o modo de interacção não "deve ser" mas "tende para" o rudimentar.

MensagemEnviado: sexta mai 08, 2015 12:54 pm 

toonman Escreveu:
penso que seja aceite pela grande maioria que o bushcraft é conhecimento e memória muscular que nos leve a experienciar a natureza de um modo mais intenso.
nesse caso o rudimentarismo não é uma necessidade, mas uma consequência. assim, o modo de interacção não "deve ser" mas "tende para" o rudimentar.

Sim, é um processo progressívo, de evolução do praticante. Reduz o equipamento na medida dos seus conhecimentos e capacidades.

Nota: Editei a mensagem inicial com a sugest√£o.

MensagemEnviado: sexta mai 08, 2015 4:57 pm 

Registado: terça abr 15, 2014 9:23 pm
Faca preferida:: Mora fernandes
Boa exposição de conceitos.

MensagemEnviado: sexta mai 29, 2015 12:21 pm 

Existe alguma confus√£o relativamente ao √Ęmbito do conceito bushcraft, ou seja aquilo que se deve ou n√£o considerar como ‚Äúpraticar bushcraft‚ÄĚ.

Diz-se que o bushcraft é um meio e não um fim, ou seja, não é uma atividade em si, mas é porém um modo de estar na natureza, aplicável (total ou parcialmente) em muitas das modalidades / atividades que nela se praticam.
Em concreto o emprego do termo ‚Äúbushcraft‚ÄĚ, s√≥ faz sentido quando em determinado momento aplicamos uma t√©cnica que utiliza algo que a natureza ali nos disponibiliza.

Existe uma miscel√Ęnea do que √© uma atividade no mato:
- Estou a cozinhar diretamente no fogo, (com lenha recolhida no local), ingredientes de trouxe de casa. Acendi o fogo com um isqueiro usando como acendalha algod√£o envolvido em vaselina;
- Estou a cozinhar numa penela com um fogareiro a g√°s, plantas silvestres recolhidas no local. Acendi o fog√£o com o firesteel.
- Para pernoitar, utilizei e saco de cama e uma esteira e um toldo. Montei um estacaria para refletir o calor da fogueira. Acendi o fogo com a técnica da pilha / prata.
- Para pernoitar montei um abrigo, utilizando apenas vegetação existente no local. Recolhi madeiras apropriadas, fiz "feather sticks" que ateei como o firesteel.
- Consegui fazer fogo com arco por fricção, (usei madeiras existentes no local, paracord e um rolamento de skate).
- Já de noite decidi subir à linha da cumeada da montanha próxima. À cautela liguei o meu GPS e levei o meu "frontal". Como estava uma noite de luar acabei por não usar a lanterna nem olhar para o GPS, pois a posição da Lua deu para me orientar.

Então chamamos de bushcraft ao quê? (atenção que há técnicas de sobrevivência que não são de bushcraft)
Como acima foi dito, para responder ao quesito, é necessária estabelecer uma associação entre a técnica e ou o equipamento, com um recurso natural existente no local.
Numa análise específica e descontextualizada, dir-se-á que:
- Usar um hobostove (SIM) / usar um fogareiro a gás ou de álcool, (NÃO)
- Usar lenha recolhida no local, (SIM) / usar carvão mineral (NÃO)
- Usar como acendalha "feather sticks", (SIM) / usar algodão envolvido em vaselina, (NÃO)
- Cozinhar diretamente do fogo, (SIM) / cozinhar numa panela, (NÃO)
- Alimentar-se de ingredientes recolhidas / caçados / pescados no local (SIM) / de ingredientes trazidos de casa, (NÃO)
- Acender o fogo por fricção, (SIM) / com um isqueiro, firesteel, ou outro dispositivo artificial (NÃO)
- Usar uma refer√™ncia natural para a orienta√ß√£o (SIM) / uma b√ļssola ou outro dispositivo artificial (N√ÉO)
- Fazer uma faca de pedra lascada (SIM) / uma de aço ou outro material artificial (NÃO).
NOTA: Os equipamentos / ferramentas que embora se destinem a ser utilizados para transformar um recurso natural, o seu fabrico, mesmo que artesanal, n√£o deve ser considerado de bushcraft, (no caso das facas ser√° cutelaria).

MensagemEnviado: sexta mai 29, 2015 4:19 pm 
O tipo dos bonecos

n√£o concordo.
isso poderá ser primitivismo, em que o foco está na técnica e na redução do uso de equipamento moderno.
mas o bushcraft busca um maior entendimento da natureza, e isso não é incompatível com o uso de equipamento moderno, porque depende sempre de uma série de condicionantes, como possam ser o local ou a existência de recursos.
o importante é realmente que se explore e se aprenda, e a redução de equipamento e o uso de materiais naturais acaba por ser uma consequência, e não uma condicionante, da prática.
reduzo a dependência de equipamento porque aprendi como o fazer, adquiri essa capacidade, e isso permite-me ir mais longe mais tempo mais leve.
não creio que se pode basear o conceito apenas na redução de equipamento.
a meu ver, se aplicas um conhecimento ou técnica que te permite reduzir equipamento ou esforço numa situação de exploração/aprendizagem, então é o mais próximo que se consegue estar do conceito, independentemente do grau de redução.
nesse sentido, o passar de uma tenda para um tarp para se ter um maior contacto com a natureza envolvente durante a noite, em que se ouvem melhor os sons, se conseguem ver inclusive alguns animais, é bestialmente bushcraft, mesmo com o uso de equipamento moderno.

MensagemEnviado: sexta mai 29, 2015 5:57 pm 

Toonman

Enquadrar o conceito apenas no chavão de que o bushcraft é a busca de um maior entendimento da natureza, dá para caber lá muita coisa… até um picnik, (mas essa diferença de interpretação, entre nós, vem de longe).

N√£o disse que o bushcraft √© incompat√≠vel com o uso de equipamento moderno. Disse √© que a redu√ß√£o de equipamento √© reflexo do tal ‚Äúentendimento da natureza‚ÄĚ.
Nesse sentido, o passar de uma tenda para um tarp é bom, pelo motivo que disseste, (ter um maior contacto com a natureza envolvente), mas (na minha opinião), por si só não é bushcraft.
Bushcraft √© construir um abrigo com os materiais naturais ali existentes do ‚Äúbush‚ÄĚ. Usaremos provavelmente para o fazer, equipamentos modernos, (faca, serra corda etc.), mas esses equipamentos devem ser vistos como meios do ‚Äúcraft‚ÄĚ.

E dou outros exemplos

Fazer um "feather sticks", com uma faca será bushcraft, mas o uso de uma faca moderna, por si só já não será, ou seja vai depender daquilo que estás a fazer com ela. Usar um firestell para acender uma fogueira, até pode ser, mas podes usá-lo para acender o fogareiro a gás e isso já não tem nada de bushcraft. Se a fogueira for acesa com recurso às técnicas de fricção de madeiras, isso sim.

Ou seja, é mais fácil definirmos de bushcraft as coisas individualmente e não generalizarmos para toda a ação.

MensagemEnviado: sexta mai 29, 2015 6:17 pm 
O tipo dos bonecos

Penso que o craft aqui n√£o deve ser entendido como tarefa manual ou oficio, mas como aquilo a que nos entregamos.
A execução material por si só também peca por defeito, porque deixa de fora uma grande amplitude de conhecimentos, bastando que não tenham aplicação numa determinada obra.
Portanto não se pode reduzir o bushcraft à tarefa.

Até agora o melhor conceito que conheço continua a ser que o bushcraft é conhecimento e memória muscular que nos permitam um maior entendimento da natureza.
Se estamos ou n√£o a "fazer\praticar" bushcraft?
Se nos aumenta o conhecimento e a memória muscular com o mesmo objectivo, penso que sim, que até em casa se pode adquirir ou desenvolver o bushcraft.

Só não acho que se possa reduzir a um acto. Não se pratica mestria. Trabalha-se para desenvolver uma técnica até atingir um determinado grau de mestria, o tal craft.

Portanto a discuss√£o de se fazer isto ou aquilo √© bushcraft √© uma armadilha sem√Ęntica.
O bushcraft n√£o se pratica: evidencia-se numa pr√°tica.
Ele faz isto porque tem conhecimento e habilidade, porque tem craft.

MensagemEnviado: sexta mai 29, 2015 8:13 pm 

Concordo sobretudo com isto.
toonman Escreveu:
Ele faz isto porque tem conhecimento e habilidade, porque tem craft.

A restante sem√Ęntica, j√° nem tanto :roll:
toonman Escreveu:
O bushcraft n√£o se pratica: evidencia-se numa pr√°tica.

toonman Escreveu:
não se pode reduzir o bushcraft à tarefa (...) Ele faz isto porque tem conhecimento e habilidade

toonman Escreveu:
até em casa se pode adquirir ou desenvolver o bushcraft (...) Trabalha-se para desenvolver uma técnica até atingir um determinado grau de mestria, o tal craft.

Podes desenvolver "em casa", mas o dito grau de mestria, o tal "craft", só se atinge praticando no "bush".

MensagemEnviado: sexta mai 29, 2015 11:26 pm 
O tipo dos bonecos

Obviamente.
Portanto não se pode afirmar que esta ou aquela acividade é bushcraft, ou mais ou menos bushcraft se feito de uma maneira ou de outra.
√Č o oficio do mato, e cada um que o exer√ßa o melhor que souber.

MensagemEnviado: s√°bado mai 30, 2015 1:57 am 

Como j√° disse n√£o concordo totalmente com a tua vis√£o algo rom√Ęntica, por vezes at√© contradit√≥ria, da abrang√™ncia do bushcraft. Eu sou mais pragm√°tico.

O bushcraft n√£o √© uma atividade ou um oficio de inten√ß√Ķes a que nos entregamos de atacado.

São mestrias concretas, (umas mais fáceis outras mais difíceis), que se exercem (melhor ou pior) normalmente por opção, no mato.
Os ofícios do mato são apenas aqueles que se praticam de determinado modo e não todos os outros, mesmo que estes tenham o dito objetivo de entendimento da natureza, (eu gosto mais da expressão: interação com a natureza).

Foi por isso que eu, no quesito do que é bushcraft, coloquei uma condição sine qua non, que é: o "craft" utiliza um recurso natural existente no "bush" onde se está? (seja ele uma madeira, um fruto silvestre, uma pedra, a água duma ribeira, uma constelação, ...).

MensagemEnviado: s√°bado mai 30, 2015 10:35 pm 

Registado: terça set 02, 2014 9:09 am
Faca preferida:: Schrade F46
Sem querer dar opini√Ķes no que respeita a defini√ß√Ķes ou conceitos seja do que for, penso no entanto que, procurar definir os equipamentos/utens√≠lios/processos que s√£o permitidos ou que se enquadram ou n√£o no bushcraft, seja terreno algo pantanoso.

Vejamos ent√£o:
Se usar um Hobostove est√° tudo bem, mas uma panela n√£o? De certeza que se usam panelas h√° muito mais tempo que hobostoves.
E ent√£o se tiver 2 latas iguais, usar uma para fazer o stove e outra para cozinhar? J√° se enquadra?
E se fizer uma bussula com uma agulha e uma folha? Essa bussula j√° √© ‚Äúpermitida‚ÄĚ ?

Onde se traça a linha? Podemos brincar com conceitos, mas tentar exaustivamente definir ou catalogar, servirá apenas para limitar a atividade, seja ela qual for.

:mrgreen:

Having a sense of total freedom is having the freedom to die if you screw up.
George Michaud - trapper

MensagemEnviado: domingo mai 31, 2015 12:34 am 

Teo, não estou a brincar com conceitos. Temos é de ter uma regra que seja minimamente consensual, porque se não tudo pode ser bushcraft.

Se o "craft" refere-se aos conhecimentos e competências, o "bush" refere-se à utilização dos recursos naturais existentes em determinado local. São estas duas premissas que definem o tal modo de vivência na natureza.
O que sugeri é que se verifique se o "craft" incide ou não na utilização dum recurso natural.

Como se traça a linha?
Teo, a análise não incide no equipamento / ferramenta, mas na função, ou seja, naquilo que estás a fazer.

O hobostove √© um fogareiro a lenha, a panela √© para cozinhar. S√£o fun√ß√Ķes diferentes.
O hobostove, utiliza um recurso natural que recolhes no local onde está, logo é buscraft.
No uso da penela para cozinhar (onde est√° o craft - todo o mundo usa uma panela para cozinhar). Claro que a panela est√° em cima duma fogueira. A√≠ o bushcraft existe pelo facto de teres feito uma fogueira, n√£o por estares a usar uma panela. Se fizeres uma panela de bamb√ļ...
Fazer uma b√ļssola com uma agulha e uma folha? Improvisar utilizando um recurso natural, √© bushcraft. Agora o processo de orienta√ß√£o com essa b√ļssola improvisada √© igual ao aquele que se usa com uma normal, logo esse tipo de orienta√ß√£o n√£o √© bushcraft. Ser√° se te orientares pelo sol, (um recurso mais natural).

De qualquer modo, a ideia n√£o √© a de catalogar, pois as circunst√Ęncias t√™m sempre muitas vari√°veis.

Agora isto limitar a atividade de alguém, não entendo o que queres dizer :?:
√Č que o bushcraft n√£o √© uma atividade. H√° √© durante uma atividade, mestrias, (como disse o Toonman), que s√£o de bushcraft, outras que n√£o. A difini√ß√£o n√£o limita ningu√©m a fazer as coisas como quer.

Eu tenho uma forma de análise que para mim resolve a questão do que é bushcraft.
Se me convencerem de que existe uma forma melhor de responder a esta quest√£o, obviamente a seguirei.

MensagemEnviado: domingo mai 31, 2015 1:43 am 

Registado: terça set 02, 2014 9:09 am
Faca preferida:: Schrade F46
Jan Escreveu:
O hobostove √© um fogareiro a lenha, a panela √© para cozinhar. S√£o fun√ß√Ķes diferentes.

eu sei o que é um hobostove, agora uma panela.... :lol:

Jan Escreveu:
O hobostove, utiliza um recurso natural que recolhes no local onde está, logo é buscraft.
No uso da penela para cozinhar (onde est√° o craft - todo o mundo usa uma panela para cozinhar).

se eu levar o meu fogareiro de inox de 50 litros com grelha integrada xpto para o meio da mata, e o encher de lenha para fazer uma churrascada , tambem é bushcraft então? só porque apanhei a lenha?

porque é que usar um Hobostove com lenha é bushcraft e usar uma panela com plantas apanhadas no local por exemplo já não é? só porque todo o mundo usa uma panela?

Jan Escreveu:
Claro que a panela está em cima duma fogueira. Aí o bushcraft existe pelo facto de teres feito uma fogueira, não por estares a usar uma panela.

da mesma forma que o usares um hobostove tambem não o é. Aí o bushcraft existe pelo facto de teres feito uma fogueira dentro dele, não por estares a usar um hobostove.

percebes onde quero chegar? começamos a parecer advogados á procura de loopholes só para justificar ou provar algo...

Jan Escreveu:
Agora isto limitar a atividade de alguém, não entendo o que queres dizer :?:
√Č que o bushcraft n√£o √© uma atividade. H√° √© durante uma atividade, mestrias, (como disse o Toonman), que s√£o de bushcraft, outras que n√£o. A difini√ß√£o n√£o limita ningu√©m a fazer as coisas como quer.

não disse que limitaria a atividade de ninguem em específico, não foi essa a minha intenção.
apenas que regras servem um propósito, limitar algo.

Jan Escreveu:
Eu tenho uma forma de análise que para mim resolve a questão do que é bushcraft.
Se me convencerem de que existe uma forma melhor de responder a esta quest√£o, obviamente a seguirei.

como disse não é minha intenção entrar nessa discussão, muito menos convencer alguem seja do que for.
apenas achei que algumas afirma√ß√Ķes e situa√ß√Ķes me pareciam algo amb√≠guas, √© s√≥. ;)

Having a sense of total freedom is having the freedom to die if you screw up.
George Michaud - trapper

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 63 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2, 3, 4, 5  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal