Bushcraft PT
http://bushcraft-pt.org/forum/

Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo
http://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=3&t=7011
Página 1 de 5

Autor:  Jan [ sexta mai 08, 2015 1:39 am ]
Assunto da Mensagem:  Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

Definição de bushcraft:
O bushcraft engloba todos os conhecimentos e competências que possibilitam uma vivência integrada na natureza, sustentada na utilização dos seus recursos.

O bushcraft é um modo de interagir com a natureza.
O estudo, o treino, os equipamentos, típicos do bushcraft, só fazem sentido se forem posteriormente aplicados no ambiente natural. Aplicados fora deste contexto serão outra coisa.

Simplicidade é a essência do bushcraft.
O modo de interação com a natureza tende para o rudimentar, reduzindo-se ao mínimo o equipamento e aproveitando-se ao máximo os recursos da natureza.

Bushcraft X sobrevivência
O “bushcraft” distingue-se da "sobrevivência", não só pelo seu objeto, pois o praticante procura permanecer sustentadamente e não sair de emergência do ambiente natural, mas também porque as técnicas de sobrevivência se baseiam em grande parte em equipamentos modernos, usados em forma de kits, enquanto as técnicas de bushcraft procuram colmatar as necessidades vitais, recorrendo essencialmente àquilo que a natureza proporciona.

Bushcraft X primitivismo
O bushcraft é intrinsecamente humano, porque recria o modo de vida primitivo do caçador-recolector. Aquilo que somos em termos evolutivos advém desse modo de vida ancestral. Como o que é útil à sobrevivência da espécie é aprazível ao indivíduo, há um apelo, um prazer inato neste modo de interação com a natureza.

Autor:  Bruno MCS [ sexta mai 08, 2015 5:45 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

Obrigado pela partilha de conhecimento

Autor:  toonman [ sexta mai 08, 2015 10:27 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

penso que seja aceite pela grande maioria que o bushcraft é conhecimento e memória muscular que nos leve a experienciar a natureza de um modo mais intenso.
nesse caso o rudimentarismo não é uma necessidade, mas uma consequência. assim, o modo de interacção não "deve ser" mas "tende para" o rudimentar.

Autor:  Jan [ sexta mai 08, 2015 12:54 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

toonman Escreveu:
penso que seja aceite pela grande maioria que o bushcraft é conhecimento e memória muscular que nos leve a experienciar a natureza de um modo mais intenso.
nesse caso o rudimentarismo não é uma necessidade, mas uma consequência. assim, o modo de interacção não "deve ser" mas "tende para" o rudimentar.

Sim, é um processo progressívo, de evolução do praticante. Reduz o equipamento na medida dos seus conhecimentos e capacidades.

Nota: Editei a mensagem inicial com a sugestão.

Autor:  guimas_milhafre [ sexta mai 08, 2015 4:57 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

Boa exposição de conceitos.

Autor:  Jan [ sexta mai 29, 2015 12:21 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

Existe alguma confusão relativamente ao âmbito do conceito bushcraft, ou seja aquilo que se deve ou não considerar como “praticar bushcraft”.

Diz-se que o bushcraft é um meio e não um fim, ou seja, não é uma atividade em si, mas é porém um modo de estar na natureza, aplicável (total ou parcialmente) em muitas das modalidades / atividades que nela se praticam.
Em concreto o emprego do termo “bushcraft”, só faz sentido quando em determinado momento aplicamos uma técnica que utiliza algo que a natureza ali nos disponibiliza.

Existe uma miscelânea do que é uma atividade no mato:
- Estou a cozinhar diretamente no fogo, (com lenha recolhida no local), ingredientes de trouxe de casa. Acendi o fogo com um isqueiro usando como acendalha algodão envolvido em vaselina;
- Estou a cozinhar numa penela com um fogareiro a gás, plantas silvestres recolhidas no local. Acendi o fogão com o firesteel.
- Para pernoitar, utilizei e saco de cama e uma esteira e um toldo. Montei um estacaria para refletir o calor da fogueira. Acendi o fogo com a técnica da pilha / prata.
- Para pernoitar montei um abrigo, utilizando apenas vegetação existente no local. Recolhi madeiras apropriadas, fiz "feather sticks" que ateei como o firesteel.
- Consegui fazer fogo com arco por fricção, (usei madeiras existentes no local, paracord e um rolamento de skate).
- Já de noite decidi subir à linha da cumeada da montanha próxima. À cautela liguei o meu GPS e levei o meu "frontal". Como estava uma noite de luar acabei por não usar a lanterna nem olhar para o GPS, pois a posição da Lua deu para me orientar.

Então chamamos de bushcraft ao quê? (atenção que há técnicas de sobrevivência que não são de bushcraft)
Como acima foi dito, para responder ao quesito, é necessária estabelecer uma associação entre a técnica e ou o equipamento, com um recurso natural existente no local.
Numa análise específica e descontextualizada, dir-se-á que:
- Usar um hobostove (SIM) / usar um fogareiro a gás ou de álcool, (NÃO)
- Usar lenha recolhida no local, (SIM) / usar carvão mineral (NÃO)
- Usar como acendalha "feather sticks", (SIM) / usar algodão envolvido em vaselina, (NÃO)
- Cozinhar diretamente do fogo, (SIM) / cozinhar numa panela, (NÃO)
- Alimentar-se de ingredientes recolhidas / caçados / pescados no local (SIM) / de ingredientes trazidos de casa, (NÃO)
- Acender o fogo por fricção, (SIM) / com um isqueiro, firesteel, ou outro dispositivo artificial (NÃO)
- Usar uma referência natural para a orientação (SIM) / uma bússola ou outro dispositivo artificial (NÃO)
- Fazer uma faca de pedra lascada (SIM) / uma de aço ou outro material artificial (NÃO).
NOTA: Os equipamentos / ferramentas que embora se destinem a ser utilizados para transformar um recurso natural, o seu fabrico, mesmo que artesanal, não deve ser considerado de bushcraft, (no caso das facas será cutelaria).

Autor:  toonman [ sexta mai 29, 2015 4:19 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

não concordo.
isso poderá ser primitivismo, em que o foco está na técnica e na redução do uso de equipamento moderno.
mas o bushcraft busca um maior entendimento da natureza, e isso não é incompatível com o uso de equipamento moderno, porque depende sempre de uma série de condicionantes, como possam ser o local ou a existência de recursos.
o importante é realmente que se explore e se aprenda, e a redução de equipamento e o uso de materiais naturais acaba por ser uma consequência, e não uma condicionante, da prática.
reduzo a dependência de equipamento porque aprendi como o fazer, adquiri essa capacidade, e isso permite-me ir mais longe mais tempo mais leve.
não creio que se pode basear o conceito apenas na redução de equipamento.
a meu ver, se aplicas um conhecimento ou técnica que te permite reduzir equipamento ou esforço numa situação de exploração/aprendizagem, então é o mais próximo que se consegue estar do conceito, independentemente do grau de redução.
nesse sentido, o passar de uma tenda para um tarp para se ter um maior contacto com a natureza envolvente durante a noite, em que se ouvem melhor os sons, se conseguem ver inclusive alguns animais, é bestialmente bushcraft, mesmo com o uso de equipamento moderno.

Autor:  Jan [ sexta mai 29, 2015 5:57 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

Toonman

Enquadrar o conceito apenas no chavão de que o bushcraft é a busca de um maior entendimento da natureza, dá para caber lá muita coisa… até um picnik, (mas essa diferença de interpretação, entre nós, vem de longe).

Não disse que o bushcraft é incompatível com o uso de equipamento moderno. Disse é que a redução de equipamento é reflexo do tal “entendimento da natureza”.
Nesse sentido, o passar de uma tenda para um tarp é bom, pelo motivo que disseste, (ter um maior contacto com a natureza envolvente), mas (na minha opinião), por si só não é bushcraft.
Bushcraft é construir um abrigo com os materiais naturais ali existentes do “bush”. Usaremos provavelmente para o fazer, equipamentos modernos, (faca, serra corda etc.), mas esses equipamentos devem ser vistos como meios do “craft”.

E dou outros exemplos

Fazer um "feather sticks", com uma faca será bushcraft, mas o uso de uma faca moderna, por si só já não será, ou seja vai depender daquilo que estás a fazer com ela. Usar um firestell para acender uma fogueira, até pode ser, mas podes usá-lo para acender o fogareiro a gás e isso já não tem nada de bushcraft. Se a fogueira for acesa com recurso às técnicas de fricção de madeiras, isso sim.

Ou seja, é mais fácil definirmos de bushcraft as coisas individualmente e não generalizarmos para toda a ação.

Autor:  toonman [ sexta mai 29, 2015 6:17 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

Penso que o craft aqui não deve ser entendido como tarefa manual ou oficio, mas como aquilo a que nos entregamos.
A execução material por si só também peca por defeito, porque deixa de fora uma grande amplitude de conhecimentos, bastando que não tenham aplicação numa determinada obra.
Portanto não se pode reduzir o bushcraft à tarefa.

Até agora o melhor conceito que conheço continua a ser que o bushcraft é conhecimento e memória muscular que nos permitam um maior entendimento da natureza.
Se estamos ou não a "fazer\praticar" bushcraft?
Se nos aumenta o conhecimento e a memória muscular com o mesmo objectivo, penso que sim, que até em casa se pode adquirir ou desenvolver o bushcraft.

Só não acho que se possa reduzir a um acto. Não se pratica mestria. Trabalha-se para desenvolver uma técnica até atingir um determinado grau de mestria, o tal craft.

Portanto a discussão de se fazer isto ou aquilo é bushcraft é uma armadilha semântica.
O bushcraft não se pratica: evidencia-se numa prática.
Ele faz isto porque tem conhecimento e habilidade, porque tem craft.

Autor:  Jan [ sexta mai 29, 2015 8:13 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

Concordo sobretudo com isto.
toonman Escreveu:
Ele faz isto porque tem conhecimento e habilidade, porque tem craft.

A restante semântica, já nem tanto :roll:
toonman Escreveu:
O bushcraft não se pratica: evidencia-se numa prática.

toonman Escreveu:
não se pode reduzir o bushcraft à tarefa (...) Ele faz isto porque tem conhecimento e habilidade

toonman Escreveu:
até em casa se pode adquirir ou desenvolver o bushcraft (...) Trabalha-se para desenvolver uma técnica até atingir um determinado grau de mestria, o tal craft.

Podes desenvolver "em casa", mas o dito grau de mestria, o tal "craft", só se atinge praticando no "bush".

Autor:  toonman [ sexta mai 29, 2015 11:26 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

Obviamente.
Portanto não se pode afirmar que esta ou aquela acividade é bushcraft, ou mais ou menos bushcraft se feito de uma maneira ou de outra.
É o oficio do mato, e cada um que o exerça o melhor que souber.

Autor:  Jan [ sábado mai 30, 2015 1:57 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

Como já disse não concordo totalmente com a tua visão algo romântica, por vezes até contraditória, da abrangência do bushcraft. Eu sou mais pragmático.

O bushcraft não é uma atividade ou um oficio de intenções a que nos entregamos de atacado.

São mestrias concretas, (umas mais fáceis outras mais difíceis), que se exercem (melhor ou pior) normalmente por opção, no mato.
Os ofícios do mato são apenas aqueles que se praticam de determinado modo e não todos os outros, mesmo que estes tenham o dito objetivo de entendimento da natureza, (eu gosto mais da expressão: interação com a natureza).

Foi por isso que eu, no quesito do que é bushcraft, coloquei uma condição sine qua non, que é: o "craft" utiliza um recurso natural existente no "bush" onde se está? (seja ele uma madeira, um fruto silvestre, uma pedra, a água duma ribeira, uma constelação, ...).

Autor:  Teo [ sábado mai 30, 2015 10:35 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

Sem querer dar opiniões no que respeita a definições ou conceitos seja do que for, penso no entanto que, procurar definir os equipamentos/utensílios/processos que são permitidos ou que se enquadram ou não no bushcraft, seja terreno algo pantanoso.

Vejamos então:
Se usar um Hobostove está tudo bem, mas uma panela não? De certeza que se usam panelas há muito mais tempo que hobostoves.
E então se tiver 2 latas iguais, usar uma para fazer o stove e outra para cozinhar? Já se enquadra?
E se fizer uma bussula com uma agulha e uma folha? Essa bussula já é “permitida” ?

Onde se traça a linha? Podemos brincar com conceitos, mas tentar exaustivamente definir ou catalogar, servirá apenas para limitar a atividade, seja ela qual for.

:mrgreen:

Autor:  Jan [ domingo mai 31, 2015 12:34 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

Teo, não estou a brincar com conceitos. Temos é de ter uma regra que seja minimamente consensual, porque se não tudo pode ser bushcraft.

Se o "craft" refere-se aos conhecimentos e competências, o "bush" refere-se à utilização dos recursos naturais existentes em determinado local. São estas duas premissas que definem o tal modo de vivência na natureza.
O que sugeri é que se verifique se o "craft" incide ou não na utilização dum recurso natural.

Como se traça a linha?
Teo, a análise não incide no equipamento / ferramenta, mas na função, ou seja, naquilo que estás a fazer.

O hobostove é um fogareiro a lenha, a panela é para cozinhar. São funções diferentes.
O hobostove, utiliza um recurso natural que recolhes no local onde está, logo é buscraft.
No uso da penela para cozinhar (onde está o craft - todo o mundo usa uma panela para cozinhar). Claro que a panela está em cima duma fogueira. Aí o bushcraft existe pelo facto de teres feito uma fogueira, não por estares a usar uma panela. Se fizeres uma panela de bambú...
Fazer uma bússola com uma agulha e uma folha? Improvisar utilizando um recurso natural, é bushcraft. Agora o processo de orientação com essa bússola improvisada é igual ao aquele que se usa com uma normal, logo esse tipo de orientação não é bushcraft. Será se te orientares pelo sol, (um recurso mais natural).

De qualquer modo, a ideia não é a de catalogar, pois as circunstâncias têm sempre muitas variáveis.

Agora isto limitar a atividade de alguém, não entendo o que queres dizer :?:
É que o bushcraft não é uma atividade. Há é durante uma atividade, mestrias, (como disse o Toonman), que são de bushcraft, outras que não. A difinição não limita ninguém a fazer as coisas como quer.

Eu tenho uma forma de análise que para mim resolve a questão do que é bushcraft.
Se me convencerem de que existe uma forma melhor de responder a esta questão, obviamente a seguirei.

Autor:  Teo [ domingo mai 31, 2015 1:43 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Conceitos de Bushcraft, Sobrevivência e Primitivismo

Jan Escreveu:
O hobostove é um fogareiro a lenha, a panela é para cozinhar. São funções diferentes.

eu sei o que é um hobostove, agora uma panela.... :lol:

Jan Escreveu:
O hobostove, utiliza um recurso natural que recolhes no local onde está, logo é buscraft.
No uso da penela para cozinhar (onde está o craft - todo o mundo usa uma panela para cozinhar).

se eu levar o meu fogareiro de inox de 50 litros com grelha integrada xpto para o meio da mata, e o encher de lenha para fazer uma churrascada , tambem é bushcraft então? só porque apanhei a lenha?

porque é que usar um Hobostove com lenha é bushcraft e usar uma panela com plantas apanhadas no local por exemplo já não é? só porque todo o mundo usa uma panela?

Jan Escreveu:
Claro que a panela está em cima duma fogueira. Aí o bushcraft existe pelo facto de teres feito uma fogueira, não por estares a usar uma panela.

da mesma forma que o usares um hobostove tambem não o é. Aí o bushcraft existe pelo facto de teres feito uma fogueira dentro dele, não por estares a usar um hobostove.

percebes onde quero chegar? começamos a parecer advogados á procura de loopholes só para justificar ou provar algo...

Jan Escreveu:
Agora isto limitar a atividade de alguém, não entendo o que queres dizer :?:
É que o bushcraft não é uma atividade. Há é durante uma atividade, mestrias, (como disse o Toonman), que são de bushcraft, outras que não. A difinição não limita ninguém a fazer as coisas como quer.


não disse que limitaria a atividade de ninguem em específico, não foi essa a minha intenção.
apenas que regras servem um propósito, limitar algo.

Jan Escreveu:
Eu tenho uma forma de análise que para mim resolve a questão do que é bushcraft.
Se me convencerem de que existe uma forma melhor de responder a esta questão, obviamente a seguirei.

como disse não é minha intenção entrar nessa discussão, muito menos convencer alguem seja do que for.
apenas achei que algumas afirmações e situações me pareciam algo ambíguas, é só. ;)

Página 1 de 5 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
http://www.phpbb.com/