Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta dez 19, 2018 2:02 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]




Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta nov 24, 2016 1:12 am 
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Mensagens: 1682
Localização: Tomar
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada
Estar na natureza de forma rudimentar, tem intrínseco alguma dificuldade física e psicológica. Mas é essa luta contra as adversidades, que me dá gozo.

Assumo que em tempos tamb√©m usei o "chav√£o" da "sobreviv√™ncia" para designar umas "cenas" que fazia (e fa√ßo) no mato, apesar de as fazer apenas pelo gozo e n√£o como treino para uma qualquer eventualidade long√≠nqua e rom√Ęntica de me preparar para uma cat√°strofe, cataclismo, ...

Em tempos discutimos aqui no fórum, se realmente é possível considerar que se está preparado para sobreviver no mato, (numa situação de real emergência), apenas com base em conhecimento teórico e equipamento, ou seja sem nunca se ter treinado num contexto semelhante.
Concluiu-se que a experiência e a habituação faz diminuir o risco, faz diminuir o stress, aumenta potencialmente a capacidade de sobrevivência.

Para estarmos preparados, seria bom que trein√°ssemos em situa√ß√Ķes (simuladas), as mais pr√≥ximas poss√≠veis do real; (claro que sempre dentro das nossas capacidades de supera√ß√£o).
√Č processo evolutivo, em que rotinamos procedimentos e otimizamos o nosso desempenho. Tal implica sairmos da nossa "zona de conforto", eventualmente expormo-nos progressivamente a riscos maiores, (aumentando o risco na medida em que o controlamos). Quando estamos confort√°veis (sem stress) num n√≠vel, passamos ao n√≠vel seguinte.

Apesar deste processo de melhoria gradual, a quest√£o psicol√≥gica nunca √© trein√°vel a 100%, porque as vari√°veis destas situa√ß√Ķes s√£o tantas, que por muito treino que haja, h√° sempre coisas que ainda n√£o vivenciamos, que n√£o treinamos e que nos "mandam" psicologicamente abaixo.

Há ainda outros fatores também bastante importantes nestes contextos, que são a motivação e a necessidade. Esses fatores influenciam em muito a nossa capacidade de enfrentar riscos ou suportar adversidades.

A nossa resiliência…


_________________
Imagem
- venitur ita natura -


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quinta nov 24, 2016 6:02 pm 
Avatar do Utilizador

Registado: s√°bado set 17, 2016 2:27 pm
Mensagens: 14
Localização: LX
Faca do fórum Nr: 0
Ora a√≠ est√° um excelente tema. Eu tenho uma opini√£o diferente, acho que a parte psicol√≥gica √© trein√°vel sim. O treino da mente n√£o tem que ser obrigatoriamente associado aos desafios pontuais da vida, acho que o importante √© aceit√°-los todos da mesma forma, sem considerar qualquer tipo de fator. Se quiseres faz uma pesquisa sobre ''The Wim Hof method''. √Č muito interessante e foi comprovado cientificamente.

_________________
''Possuir conhecimento e treino para sobreviver é importante, mas ter o desejo de viver é fundamental.''


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quinta nov 24, 2016 10:22 pm 
Man of Titanium
Avatar do Utilizador

Registado: segunda set 28, 2009 12:23 pm
Mensagens: 3686
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: ESEE3
Vejam este link, eu pessoalmente gosto muito da abordagem do Les Stroud, muito pr√°tica e com conhecimentos "em primeira m√£o":
http://www.looper.com/31328/untold-truth-survivorman/


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quinta nov 24, 2016 11:40 pm 
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Mensagens: 1682
Localização: Tomar
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada
Jingo2016 Escreveu:
Eu tenho uma opinião diferente, acho que a parte psicológica é treinável sim. (...)

Eu não disse que não é treinável, disse é que ...
Jan Escreveu:
(...), a quest√£o psicol√≥gica nunca √© trein√°vel a 100%, porque as vari√°veis destas situa√ß√Ķes s√£o tantas, que por muito treino que haja, h√° sempre coisas que ainda n√£o vivenciamos, (...)


tonijedi Escreveu:
eu pessoalmente gosto muito da abordagem do Les Stroud, (...)

Também aprecio mais a sua abordagem, comparativamente com outros "survival shows"


_________________
Imagem
- venitur ita natura -


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: segunda dez 05, 2016 3:01 am 
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Mensagens: 773
Localização: Fundão
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Faca do mato
Relativamente a este t√≥pico que considero muito importante, tenho a dizer o seguinte! Al√©m do conhecimento e das t√©cnicas adquiridas ao longo de v√°rios anos no mato, essa quest√£o de superar os desafios da mentem, nunca chega a ser ultrapassada, enquanto n√£o tiver uma situa√ß√£o real! Por mais que a gente tente recriar uma situa√ß√£o de emerg√™ncia, nunca consegui-mos ter a nossa mente no ponto de rotura, porque sabemos √† partida que estamos numa situa√ß√£o control√°vel. √Č claro que ningu√©m arrisca fazer esse teste, porque n√£o sabemos como ser√° a nossa rea√ß√£o numa situa√ß√£o limite! Eu s√≥ por uma vez tive um caso em que pensei por isso, quando estava acampado e come√ßou a nevar! Inicialmente comecei a ver a paisagem a modificar-se e achava bonito aquele cen√°rio, estava afastado do local do abrigo e comecei a andar para l√°, √† medida que ia chegando perto √© que comecei a pensar na quest√£o de ficar isolado naquele s√≠tio. Pensei logo que teria de redobrar todas as aten√ß√Ķes para a minha seguran√ßa f√≠sica, era importante n√£o me magoar pois estaria numa situa√ß√£o complicada em termos de resgate! Ai pensei... e agora se me acontece um acidente, como saio daqui ou como me v√£o salvar? Foi nesta aventura que me deu aquele click que muitas vezes vamos para o mato e j√° estamos t√£o √† vontade que n√£o pensamos sequer nestes pormenores!!

_________________
[Em pequeno chamavam-me "bicho do mato" porque n√£o saia de casa! Agora estou no mato e chamam-me para casa!!! Ironia do destino]


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: segunda dez 05, 2016 11:04 pm 
Avatar do Utilizador

Registado: s√°bado jan 23, 2016 5:03 pm
Mensagens: 245
Localização: Santarem
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Tom brown tracker 2
Eu pessoalmente acho que a parte psicologica é bastante dificil de ultrapassar quando estás numa situação de emergencia. Seja porque razão for e mesmo com muito treino nunca passas por uma situação real até passares por ela.
Vamos supor que ficaste naufragado numa ilha qualquer, e tu até és uma pessoa que sabes sobreviver apenas com um pau e uma pedra, mas só o facto de teres passado pelo naufrágio, possivelmente teres perdido familiares ou amigos no mesmo e até outros factores fisicos resultantes de teres estado na água por algumas horas, leva-te a que psicologicamente não fiques nada bem. E quando assim é cometem-se erros, e a natureza nesses casos não perdoa erros.
Existem depois outros fatores que consegues controlar, por exemplo o medo de estar no mato. Por incrivel que pareça, um dos maiores problemas para as equipas de resgate encontrarem sobreviventes de acidentes no mato ou turistas perdidos, é o facto de que durante a noite eles ficam acordados com medo e dormem durante o dia, o que torna muito dificil alguém os encontrar deitados no meio do mato.
Admito que as minhas primeiras saidas sozinho foram um pouco assustadoras, mas quanto mais vais conhecendo os proprios sons da mata mais te vais habituando. Hoje em dia é bastante facil para mim ficar em qualquer sitio sem preocupação alguma, mas isso veio apenas com o tempo e conhecimento.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: segunda dez 05, 2016 11:19 pm 
Man of Titanium
Avatar do Utilizador

Registado: segunda set 28, 2009 12:23 pm
Mensagens: 3686
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: ESEE3
Vou aqui mencionar uma série de televisão (penso que já mencionei no passado pelo menos 1 vez) que é a "I shouldn't be alive" -> Link IMDB http://www.imdb.com/title/tt0492429/

Nesta s√©rie podem ver relatos de sobreviventes de situa√ß√Ķes extremas, situa√ß√Ķes essas que como o nome da s√©rie diz s√£o t√£o graves (verdadeira sobreviv√™ncia) que os protagonistas n√£o deviam estar vivos (foi um "milagre" sobreviverem).
O "engra√ßado" da s√©rie √© ver-se a diferen√ßa destas situa√ß√Ķes de sobreviv√™ncia e emerg√™ncia reais comparadas com outras s√©ries de sucesso da TV, com temas de sobreviv√™ncia. Sim, h√° muita coisa que podia ser evitada, boas pr√°ticas que aqui se comentam no f√≥rum e s√£o tidas como o b√°sico de estar preparado foram ignoradas, quer a n√≠vel de equipamento quer a n√≠vel de conhecimento: muitos dos sobreviventes n√£o faziam a m√≠nima ideia onde se estavam a meter, n√£o levavam agasalhos, equipamentos de comunica√ß√£o, telem√≥vel, sem meios de fazer fogo, etc. Mas em muitos casos as situa√ß√Ķes foram consequ√™ncia de acidentes graves, imprevis√≠veis mesmo para os "experts", como por exemplo levantar-se a meio da noite para "dar uma mija" e cair-lhe uma pedra enorme em cima...
H√° epis√≥dios (s√£o sempre relatos de situa√ß√Ķes reais) em que o "rambo" do grupo √© o primeiro a sucumbir, outros em que foi precisa tanta sorte para se sair da situa√ß√£o como foi preciso azar para se ver nela, mas em todas elas o factor psicol√≥gico √© evidenciado pelos ditos "sobreviventes" - muitas vezes com les√Ķes e mazelas para a vida, em grande parte f√≠sicas mas muitas vezes psicol√≥gicas.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: ter√ßa dez 06, 2016 8:53 am 
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 02, 2014 9:09 am
Mensagens: 629
Localização: Margem Sul
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Schrade F46
tonijedi Escreveu:
Vou aqui mencionar uma série de televisão (penso que já mencionei no passado pelo menos 1 vez) que é a "I shouldn't be alive" -> Link IMDB http://www.imdb.com/title/tt0492429/

....... mas em todas elas o factor psicol√≥gico √© evidenciado pelos ditos "sobreviventes" - muitas vezes com les√Ķes e mazelas para a vida, em grande parte f√≠sicas mas muitas vezes psicol√≥gicas.



acabei agora a 6¬™ temporada e, de facto, em alguns dos casos as les√Ķes s√£o t√£o graves que mesmo com todo o treino do mundo a √ļnica explica√ß√£o para se terem safado foi a vontade de viver e recusa em desistir. O factor psicol√≥gico, a meu ver, continua a ser o factor n¬ļ1 em termos de sobreviv√™ncia.

_________________
________

Having a sense of total freedom is having the freedom to die if you screw up.
George Michaud - trapper


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quarta dez 07, 2016 8:31 pm 
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Mensagens: 1682
Localização: Tomar
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada

_________________
Imagem
- venitur ita natura -


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quarta dez 07, 2016 11:48 pm 
Avatar do Utilizador

Registado: terça set 02, 2014 9:09 am
Mensagens: 629
Localização: Margem Sul
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Schrade F46
Jan Escreveu:



n¬ļ1....spot on! ;)

_________________
________

Having a sense of total freedom is having the freedom to die if you screw up.
George Michaud - trapper


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quinta dez 08, 2016 2:25 am 
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Mensagens: 773
Localização: Fundão
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Faca do mato
Fui ver o v√≠deo e muito sinceramente j√° sabia que alguns destes mitos n√£o nos ajudariam em quest√Ķes de sobreviv√™ncia, por isso, n√£o estava a achar muita piada o v√≠deo por ser demasiado √≥bvio para mim. Contudo ele no final faz aquela observa√ß√£o sobre a nossa mente e o nosso estado de esp√≠rito, ai ganhou logo pontua√ß√£o m√°xima! Isso √© que nos faz ultrapassar uma dificuldade numa situa√ß√£o cr√≠tica e ponto final.

_________________
[Em pequeno chamavam-me "bicho do mato" porque n√£o saia de casa! Agora estou no mato e chamam-me para casa!!! Ironia do destino]


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 11 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]


Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal