Bushcraft PT
http://bushcraft-pt.org/forum/

Pernoite solo no mato
http://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=3&t=7744
Página 1 de 1

Autor:  betodebem [ quinta dez 28, 2017 6:20 am ]
Assunto da Mensagem:  Pernoite solo no mato

Eu costumo acampar no mato desde muito jovem mas nunca fiz um pernoite sozinho e gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse assunto... Alguém daqui do fórum já fez e pode passar algumas dicas?

A minha única preocupação é o "bicho homem", não tenho medo dos bichos, do clima, do frio, de ETs, de nada disso mas um contato com pessoas erradas pode dar problema. É seguro acampar solo em Portugal? Alguém conhece alguma história que deu errado?

Abs!

Autor:  Jan [ sexta dez 29, 2017 12:21 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Pernoite solo no mato

Eu costumo a fazer umas caminhadas a solo com pernoitas em estilo bushcraft, (sem tenda, sem fogareiro, …)

Imagem

O meu conselho é “stealth camping”, mas faço-o mais por questões legais do que por não querer ser incomodado por pessoas, (erradas ou não).
Por outro lado, por uma questão de segurança, informo “alguém preocupado”, do local onde me encontro, (costumo a deixar em casa o track de GPS do percurso e depois à noite mando um SMS com as coordenadas do local onde vou pernoitar).
Aviso: Informo que isto de “alone”, depois de ultrapassado o processo inicial de adaptação, torna-se num vício.

Autor:  joao carmo [ sexta dez 29, 2017 3:03 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Pernoite solo no mato

Olá, gostei do tema que o nosso amigo nos trouxe!
Eu guardo muitas histórias vividas, sozinho no mato.
Inicialmente eu acampava sempre com amigos e era somente nas férias de verão, quando o tempo convidava a sair de casa!
Depois com o passar dos anos, muitos desses amigos mudaram-se para outras localidades, outros emigraram e os poucos que ficaram, casaram e tiveram filhos, no qual deixaram de ter a mesma disponibilidade para me acompanharem nestas aventuras!

Eu sempre acampei de tenda, até conhecer o termo "bushcraft", porque até então, eu falava de "campismo selvagem", para distinguir o campismo praticado dentro dos parques!
Comecei a procurar entender a tal definição de bushcraft e foi nessa pesquisa que me levou a arriscar ir sozinho para o mato!
Vai para 20 anos que acampo e como já é hábito, não queria de maneira nenhuma, parar de o fazer e comecei a ir sozinho!
Lembro-me do meu 1º acampamento sozinho, como se fosse hoje e só me senti incomodado quando chegou a noite! Fazia-me confusão qualquer ramo que se mete-se à minha frente! Qualquer ruído me causava impressão, não ficava muito assustado, mas sim em alerta, procurando saber a origem desses ruídos! Para ter uma ideia, eu estiquei um fio de pesca em volta da tenda a uns 10 cm de altura criando um perímetro de segurança e prendi os gizos das canas de pesca para servir de alarme, se algum animal ou pessoa toca-se no fio, eu acordaria com o barulho ou simplesmente assustava o intruso! Só fiz isto na primeira noite, porque uma pessoa ao mexer-se dentro da tenda e com o vento a bater, os gizos não paravam de tocar!
Depressa perdi o medo, na segunda noite, já estava tão cansado que quando cai no saco-cama, deixei-me logo dormir! O que me tranquilizava, era ter a faca ao meu lado junto com o telemóvel e dormia sempre no meio da tenda!
Foi nestas aventuras a solo, que descobri a importância de dormir fora das tendas, mesmo sabendo que estamos mais expostos ao frio e aos insetos, pelo menos, temos uma visão ao nosso redor e apreciamos melhor a natureza!
A vantagem de não usar tenda, é mais fácil de obter uma boa camuflagem e carregamos menos peso.
Se não se sentir seguro, poderá usar troncos e ramos para barrar a passagem de animais, pessoas ou simplesmente passar uma corda em volta do abrigo a meia altura, mas não esquecer desse pormenor, quando levantar a meio da noite para urinar eh... eh.. eh..

Acampar sozinho, temos o privilégio de ouvir os sons da natureza e se formos bastante discretos, até podemos avistar certos animais, que de outra forma, não seria possível! Mesmo que sejam dois amigos, há sempre a necessidade de falar um com o outro e isso ouve-se a km de distância, enquanto sozinhos, podemos controlar esses barulhos!

Por vezes dou-me a falar sozinho e depois paro a pensar... "porque é que falo? ... afinal de contas não está aqui ninguém para me ouvir!" ... e liberto um sorriso!

Numa outra vez, estava acampado sozinho e apareceu uma pessoa perto da zona e para dar a entender que estava acompanhado, chamei pelo meu amigo "fictício" que ainda estava a dormir e não queria sair da tenda, para não ser julgado como um "maluco sozinho!"

Agora os tempos são outros, já vi muitas coisas no You Tube, já falei com muita malta nos encontros que fazemos e esta questão de acampar sozinho já começa a ser uma prática normal!
É claro que tem os seus riscos, mas com um pouco de cuidado e aprendizagem é possível viver verdadeiros momentos de prazer em contacto com a natureza de uma forma mais natural e intensa!

Desculpem tanta escrita, podia resumir isto tudo com um simples "acampar sozinho... é fixe!"

Autor:  betodebem [ sexta dez 29, 2017 3:41 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Pernoite solo no mato

Muito obrigado pelos relatos de suas experiências, me identifico bastante com esses relatos e estão me encorajando a começar a praticar o "alone".

Por enquanto pretendo usar uma tenda solo, com pouco mais de 1kg, quem sabe mais para frente eu reveja essa prática... Os pernoites em redes eu abandonei de vez, é muito confortável nos primeiros 20 minutos mas depois tudo fica complicado, não me adaptei, ainda mais com o frio.

Pretendo fazer os primeiros pernoites solo no Parque Natural de Sinta-Cascais, é perto de casa e já acampei por lá duas vezes, na última vi uma linda raposa que veio atras do cheirinho da carne assada no fogo... :)

Imagem Imagem

Abs!

Autor:  guimas_milhafre [ quarta jan 03, 2018 4:06 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Pernoite solo no mato

Completamente sozinho ainda só passei duas noites no mato, sempre que posso levo os cães ou um humano de estimação. Quando vou para um lugar desconhecido fico sempre dividido se vou completamente solo e faço reconhecimento. Os cães são óptima companhia e segurança, mas o stealth não é o forte dos meus. Já assustaram trekkers e pescadores.

Há muitos factores que vão influenciar o medo, o habito é uma delas mas, para quem faz solo muito raramente e não goza desta vantagem, são demasiadas variáveis. Tive mais receio na minha segunda noite do que na primeira, talvez pelo local ser mais sinistro.
O perigo maior é de facto o bixo homem penso que por esta ordem: nós próprios e os terceiros. Quando vamos sozinhos é preciso ter atenção redobrada para evitar acidentes e isso passa por reconhecer quando estamos a abusar da sorte. Já desisti de uma pernoita, porque molhei o meu equipamento, não consegui fazer lume e com a pressa para sair de casa (e mania de reduzir no peso) não tinha comida sem ser de cozinhar, ainda pensei em aguentar a noite, mas com o cansaço e frustração dei por mim a fazer burrices, resolvi evitar a minha estupidez e abortei. Talvez tenha perdido a oportunidade ideal para simular uma situação de "sobrevivência" ou talvez até tenha corrido maior risco em ter feito a caminhada para o ponto de extração já quase em escalada no lusco-fusco só para evitar uma noite desconfortável. "Um resultado negativo não deixa de ser um resultado" e conta para a experiência.

Fiz um relato da minha primeira experiência a solo neste topico.

Autor:  guimas_milhafre [ quarta jan 03, 2018 5:45 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Pernoite solo no mato

betodebem Escreveu:
Os pernoites em redes eu abandonei de vez, é muito confortável nos primeiros 20 minutos mas depois tudo fica complicado, não me adaptei, ainda mais com o frio.!

Também me deparei com o problema de arrefecer muito no hammock. Um dos primeiros erros que fiz meter-me primeiro no saco-cama e depois deitar-me, a experiência revela que é melhor ir para o hammock e fechar o saco cama à volta. Alem de ser muito mais fácil para entrar e sair, não fica comprimido entre as costas e o tecido do hammock logo isola melhor. Há também os under-quilts ou no meu caso um hammock da decathlon (10€), ligeiramente mais folgado para criar um pequeno espaço por baixo e em torno do hammock, juntamente com o saco cama criam camadas que permitem manter o calor.

Faz muita diferença dormir 3 noites no chão ou 3 noites nas nuvens ;) O pior mesmo é que quando se dorme confortável há mais preguiça de manhã para levantar.

Autor:  tonijedi [ quarta jan 03, 2018 7:16 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Pernoite solo no mato

guimas_milhafre Escreveu:
[...]Já desisti de uma pernoita, porque molhei o meu equipamento, não consegui fazer lume e com a pressa para sair de casa (e mania de reduzir no peso) não tinha comida sem ser de cozinhar, ainda pensei em aguentar a noite, mas com o cansaço e frustração dei por mim a fazer burrices, resolvi evitar a minha estupidez e abortei. Talvez tenha perdido a oportunidade ideal para simular uma situação de "sobrevivência" ou talvez até tenha corrido maior risco em ter feito a caminhada para o ponto de extração já quase em escalada no lusco-fusco só para evitar uma noite desconfortável. "Um resultado negativo não deixa de ser um resultado" e conta para a experiência.


Provavelmente fizeste bem. Uma vez vi um vídeo do Les Stroud que ele dizia que se deve abandonar uma caminhada/aventura se tivermos 3 precalços/acidentes/azares, e segundo ele não precisam de ser coisas graves que por si resultem no cancelamento da actividade, mas a soma de 3 "coisas chatas" devem ser um sinal para fazer as malas e ir para casa.

Já deixei de ir a várias noites da queima das fitas para ir sozinho para o monte. Ultimamente é coisa que não tenho feito, talvez por ter sempre quem vá comigo.

Numa das noites que estava sozinho senti algum animal ou pessoa a mexer na tenda. Mantive-me quieto à espera e passou. No dia seguinte tinha uma pegada grande de cão marcada na tenda. Foi na Serra da Freita já praí há 15 anos.

Autor:  joao carmo [ quinta jan 04, 2018 1:16 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Pernoite solo no mato

Bons relatos!!! Fico de olho em mais... :D Quem acampou sozinho e tem algo para contar, seria interessante partilhar com a malta! ;)

Autor:  Iberian Geek [ quinta jan 04, 2018 8:28 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Pernoite solo no mato

Eu como não tenho assim muita malta amiga perto para pernoitar comigo tenho que andar sempre sozinho, sou um mal amado!
Problemas até hoje só um furação Joaquim passado debaixo de um poncho militar, felizmente fui salvo pelo saco de bivaque! Já ouvi falar de duas ninfomaníacas que andam por aqui pela zona a procura de malta a pernoitar sozinha no mato e depois obrigam-nos a noites escaldantes, mas eu ainda não tive essa sorte!
Fora de brincadeiras, não temos assim bicharada por cá que seja muito agressiva, o único bicho que nos pode fazer mal será o homem, mas mantendo um perfil assim mais evasivo acho que os mauzões não andam por aí a procura de malta pelo mato para os roubar ou pior! Normalmente quando saio sozinho preocupo-me bastante mais com erros que possa cometer nomeadamente no manejo de facas, machados, travessias mais perigosas, essa é sempre a minha principal preocupação, pois se estamos sozinhos a ajuda vai demorar um pouco mais. Depois o que faço é deixar sempre a minha mulher com as coordenadas de onde estou.

Autor:  betodebem [ quinta jan 04, 2018 9:16 pm ]
Assunto da Mensagem:  Re: Pernoite solo no mato

Iberian Geek Escreveu:
Depois o que faço é deixar sempre a minha mulher com as coordenadas de onde estou.

Esse é um cuidado básico que pretendo usar também, pelo menos a esposa sabe onde encontrar o corpo! :)

Página 1 de 1 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
http://www.phpbb.com/