Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quinta jun 27, 2019 1:45 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta jan 10, 2018 6:39 pm 

Registado: segunda nov 27, 2017 12:13 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Bravo 1
Esse assunto realmente é muito discutido em praticamente todas as redes sociais e fóruns sobre Bushcraft, na minha opinião o que mais importa no final é estar em contato com a natureza e fazer bons amigos na beira de uma fogueira.

Eu sempre uso minhas facas para rachar lenha e nunca quebrei uma faca, a minha combinação serra e faca é perfeita no meu caso, acho que cada um se adapta de acordo com a situação.

De forma simplificada, no meu entender, bushcraft √© "fazer mais com menos", √© trocar equipamentos por conhecimento e usar a natureza a seu favor, sempre √© uma pr√°tica muito saud√°vel e importante mas sou contra as "regras", esse ponto est√° sempre presente nas discuss√Ķes sobre o assunto e √© discutido no v√≠deo abaixo.

https://youtu.be/udmOfAVdORQ

Abs!

MensagemEnviado: quarta jan 10, 2018 10:27 pm 

Registado: s√°bado jan 23, 2016 5:03 pm
Faca preferida:: Tom brown tracker 2
Na minha modesta opinião existem vários factores que determinam o uso da faca para rachar lenha, vulgarmente conhecida no meio como "batoning". Um deles é só porque sim, levar a faca um pouco mais além para testar a sua resistência, se bem que existem outros testes bem mais duros que esse para as testar. Outro será pelo facto de não carregarmos mais nada, seja pelo peso ou por virtude do acaso.
Eu pessoalmente uso muito essa técnica porque faço caminhadas muito longas, e normalmente carrego apenas uma faca que tem que servir para todos os efeitos, normalmente uma faca grande e robusta. Se a caminhada for mais pequena e permitir carregar mais, não vou usar uma faca para fazer o trabalho de um machado.
No Inverno uso também a tua combinação de serra com faca mesmo nas caminhadas longas, dado que é sempre preciso processar muito mais lenha. Mas no meu caso carrego apenas a lamina da serra e improviso uma serra de arco no sitio onde pernoito.

MensagemEnviado: ter√ßa jun 25, 2019 11:27 pm 

Registado: domingo jun 16, 2019 6:05 pm
Faca preferida:: uma que corte
:shock: Perdoem a minha ignor√Ęncia, mas o objectivo n√£o √© fazer mais com menos? ent√£o para qu√™ rachar lenha? n√£o se pode simplesmente usar os galhos mais pequenos ou utilizar um tronco maior e ir empurrando conforme vai queimando?

MensagemEnviado: quarta jun 26, 2019 1:33 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro José Salvador.
Antes de mais, saudar a participação atenda e interessante deste nosso novo menbro, penso que dá uma boa lição aos camaradas que deixaram de participar.
Quanto ao tema é interessante a tua questão, pois efetivamente no nosso País a lenha é genericamente tão abundante que é normal que consideremos desnecessário gastar o tempo com esta técnica, mas na verdade nem em todos os lados é assim, lembro-me que nos Açores a lenha é escassa que temos mesmo que usar lenha mais grossa e rachar, mas na verdade a técnica é usada para saber fazer, mesmo que não seja necessário, é um pouco como as técnicas de sobrevivência, felizmente só com azar vamos nos deparar com a necessidade de as usar, mas como a massagem cardíaca temos que a experimentar para a sabermos usar quando necessário...
Seja a que titulo for, fazer sujeitar uma faca aos rigores do uso é interessante e da - nos uma ideia da resistencia e qualidade da faca bem como nos ensina técnicas e destreza no uso da faca.
Uma faca robusta (digo com l√Ęmina de maior espessura)por norma √© eficaz no batoning, mas temos sempre que considerar o tipo de a√ßo e o estilo de fio por exemplo as facas mora sendo menos espessas (com excep√ß√£o da mora robusta)s√£o adequadas para esta t√©cnica, precisamente pelo a√ßo e pelo prefil da lamina (puco salvo erro)e por ser muito afiada, mesmo n√£o sendo full tang, (tendo um estilete que liga a lamina ao cabo) ou seja inteiri√ßa alargando a largura da lamina para o cabo.
A faca mora robusta associa maior espessura às qualidades das facas mora com perfil escandinavo puco, resultando numa faca muito boa para o efeito como já foi debatido no forum.
Seja como for às qualidades da faca devem se conjugar a habilidade de quem as usa.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: quarta jun 26, 2019 2:20 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Eu uma vez andei a pesquisar no You Tube sobre este assunto do Batoning e encontrei alguns vídeos um pouco polémicos, que diziam que esta técnica, não estava enquadrada com a arte do Bushcraft!
Pois agora é que são elas, vão todos atirar-me uma pedra... continuando o meu raciocínio, até que concordei com alguns dos tipos, e não são muitos que falam sobre isso.

A razão é simples, se queres rachar lenha, fazes uma cunha e um maço de madeira e isso já é considerado Bushcraft. A técnica do batoning é uma forma mais rápida de rachar lenha, mas as facas não foram construídas para esse fim, por isso existem machados e outros utensílios capazes de desempenhar essa tarefa.
Sabem o que vos digo, a melhor ferramenta para processar lenha é a própria fogueira, pois não se gastam energias, não há o risco de acidentes, não se danifica o equipamento e melhor que tudo, não fazemos barulho no mato!
Abraço.

MensagemEnviado: quarta jun 26, 2019 11:27 pm 

Registado: domingo jun 16, 2019 6:05 pm
Faca preferida:: uma que corte
Concordo contigo milhafre pois o "saber não ocupa lugar" e se quisermos utilizar esta técnica para por exemplo fazer uma colher ou uma base para fazer fogo por fricção é sempre uma mais valia, mas também concordo com o João pois rachar lenha para a fogueira penso que seja uma perca de tempo, um gasto de energia desnecessário e uma possível maneira de chamar a atenção de pessoas indesejadas!

MensagemEnviado: quinta jun 27, 2019 1:07 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
josé salvador Escreveu:
Concordo contigo milhafre pois o "saber não ocupa lugar" e se quisermos utilizar esta técnica para por exemplo fazer uma colher ou uma base para fazer fogo por fricção é sempre uma mais valia, mas também concordo com o João pois rachar lenha para a fogueira penso que seja uma perca de tempo, um gasto de energia desnecessário e uma possível maneira de chamar a atenção de pessoas indesejadas!

Obrigado pela parte que me toca e ainda faltou falar uma coisa!
A lenha rachada dura muito menos tempo na fogueira..... e antes que venha um "sábio" do bushcraft perguntar: "mas tu no tempo molhado, como consegues obter lenha seca?" Simples... pego no machado e racho lenha, porque com a madeira cheia de água, fazer batoning é mesmo um desperdício de tempo, a faca não entra na madeira assim com duas pancadas!
Para concluir, reparem quando é que o pessoal faz batoning... quando está tudo seco, olhem que lindo... deve ser para mostrar a faca ou a própria habilidade de rachar lenha à paulada!

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 7 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal