Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sábado dez 14, 2019 5:44 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta jun 27, 2019 11:46 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Faca do mato
Fernandes Escreveu:
Ó João, mas é claro que se penso em rachar lenha levo um dos machados que tenho.
Mas aqui a questão é obter lenha seca para quando não se leva o machado, para fazer alguns feathearsticks para iniciar a fogueira e não andar a rachar lenha para a noite toda.

Sim Fernandes, eu sei que usas machados, só estou a estranhar a tua insistência do uso dessa técnica "batoning", cada um é livre de usar o que melhor entender, e logo eu que sou de ideias fixas, por isso nem me enquadro muito com certos aspectos do bushcraft, o que quero é estar na natureza com o melhor conforto possível e ponto final.
Os métodos que eu uso, são para meu gozo próprio, se reparares nem o meu canal tem o nome bushcraft associado, já para não me chatearem sobre aquilo que faço, quem gosta... gosta, quem não gosta, que siga o seu caminho, que eu sigo o meu!

MensagemEnviado: sábado jun 29, 2019 9:35 pm 

Registado: domingo jun 16, 2019 6:05 pm
Faca preferida:: uma que corte
Esta questão do bushcraft é complexa pois por exemplo um dos seus conceitos é a vivência integrada na natureza e sustentada na utilização dos seus recursos, ora mesmo existindo um número ínfimo de bushcrafters, Portugal já esgotou os seu recursos naturais desde o passado dia 26 de Maio, já pensaram se de um momento para o outro todos quisessem ser bushcrafters? penso que não devemos levar as coisas tão à letra e tentar adaptar esta arte a cada pessoa e circunstância! não acham?

MensagemEnviado: domingo jun 30, 2019 5:09 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro amigo josé Salvador.
Excelente questão para ser debatida por um numero crescente de camaradas do Fórum:
Na minha simples opinião a actividade de bushcraft é como todas as outrás definida por um conjunto de ideias, conceitos, práticas e filosofia que servem como foco para os que seguem esta actividade e como todas as actividades não é imutável é sim viva e capaz de se adaptar aos tempos.
Por o que me é permitido constatar o fórum sempre teve um conceito não dogmático e não sectário da pratica do bushcraft, sendo assim e independentemente de poderem coexistir maneiras de pensar mais restritivas, a forma mais abrangente é aquela que envolvendo maior numero de praticantes, serve o intuito de desenvolver a modalidade e de criar um denominador comum aceitável e benéfico.
Dito isto a discussão é livre benéfica e pedagogica.
Saudações

MensagemEnviado: domingo jun 30, 2019 5:44 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro amigo José Salvador.
Em complemento:
Na minha opinião os principios essenciais do bushcraft serão.
1 - Usufruto da natureza de forma integrada, globalizante, autosustentada e respeitadora.
2 - Tentativa de conservação da natureza com minimização da pegada ecológica, usando os recursos da natureza locais exclusivamente necessários à estadia pretendida, deixando dentro do possivel os locais sem rastos nocivos da nossa presença.
3 - utilização de equipamento o mais natural possivel e de preferência auto-produzindos e na justa medida das necessidades, de forma minimalista.
4- Respeito por pessoas, animais e plantas e usando estes últimos de forma sustentada e exclusivamente na medida das necessidades.
5 - Fazendo as actividades de forma responsável, não descurando o risco e usando os cuidados e equipamentos de segurança quando o risco for necessário e inerente ao obstáculo a superar.
No essencial serão (salvo melhor opinião) os principios basicos do bushcraft, mas será sempre bom que alguém participe com outras e mais valiosas opiniões.
Saudações

MensagemEnviado: domingo jun 30, 2019 7:30 pm 

Registado: domingo jun 16, 2019 6:05 pm
Faca preferida:: uma que corte
Concordo plenamente milhafre, resposta muito bem elaborada e detalhada como sempre, parabéns!

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 20 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal