Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: domingo jun 16, 2019 5:47 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda jan 21, 2019 9:47 pm 

Registado: quarta fev 19, 2014 11:29 am
Faca do fórum Nr: 0
Boas!

Mal virou o ano e voltámos novamente ao mato no fim-de-semana de 12 de Janeiro.

Talvez por alguma displicência nossa na última saída, o frio foi desta vez a nossa maior preocupação. O dia foi praticamente ocupado em recolher a lenha suficiente para uma noite bem mais tranquila que a anterior, que no nosso caso implica passar o rio e andar ainda uns bons 200m para recolher 90% da lenha (morta e seca) que consumimos. Armazenámos também mais alguns materiais para o desenvolvimento dos abrigos apesar de estes não terem levado grande desenvolvimento durante esta saída.

Contudo , deixamos alguns dos nossos registos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esta foto, de um pequeno charco congelado perto do rio, foi tirada já perto do 12h30m!!
Imagem

Imagem

Imagem

A cobertura com as tarpas, no estado actual dos nossos abrigos e com estas temperaturas, é ainda fundamental para uma noite bem passada.
Imagem

Imagem

Na alimentação testámos algo novo, levámos uma posta de bacalhau que assámos na brasa, desfiámos e temperámos com azeite, alho e cebola. Uma solução prática e igualmente saborosa, apesar de o bacalhau demorar sempre um pouco mais a assar que a carne.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O dia seguinte continuava limpo e frio.
Imagem

Apreciem!

Bem-haja.

FoicesAlbicastrenses

MensagemEnviado: terça jan 22, 2019 2:36 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caros Foices Albiicastrenses.
Como sempre fotos e video bem ilustrativos da vossa actividade, agora a mostrar um acampamento bem organizado e com um excelente aspecto demonstrando o imenso trabalho que tiveram para o por de pé.
Sem dúvida que o frio foi o vosso maior problema como bem demonstra o rio congelado, pelo que compreendi foi com base na fogueira que atacaram o frio.
De resto é a vossa costumada alegria que está sempre presente e fotografia excelente auxiliada por um céu azul identificativo do frio que apanharăo.
Quanto ao bacalhau sendo um excelente manjar não tinha a ideia que demorasse mais tempo a assar que a carne, já agora uma boa opção ao bacalhau assado seria um arroz de bacalhau a partir de bacalhau desviado.
Agradecido pela partilha e parabéns por tudo, os excelentes abrigos, pela alegria que demonstram a resistencia aos elementos e a qualidade das fotografias e video.

MensagemEnviado: terça jan 22, 2019 4:35 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Regresso aqui ao Forum após duas semanas ausente das redes sociais! Também passei alguns dias com temperaturas muito baixas, numa quinta privada onde passei o tempo a arranjar lenha para queimar durante a noite. O frio era tanto que não apetecia fazer mesmo nada.
Eu também levo sempre bacalhau para os meus acampamentos por ser um alimento que se pode conservar por mais tempo e carrega pouco. Para ser mais fácil de cozinhar eu costumo demolhar de um dia para o outro e se for desfiado ainda cozinha mais rápido.
Aquele ribeiro congelado é sinal que o Sol nem lá bate naquele sítio!
Mais umas bonitas fotos aqui partilhadas.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal