Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: s√°bado ago 24, 2019 3:08 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 39 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2, 3  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo jun 30, 2019 1:26 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Faca do mato
"Os portugueses foram pioneiros na descoberta de novos mundos, fomentando a relação entre diferentes povos e dando início ao que, nos nossos dias, chamamos globalização."

Com esta reflexão queria perguntar ao pessoal do Fórum, se estão com vontade de organizar um encontro, uma vez que vejo malta a participar nos debates!

Antes de falar com alguém, afim de organizar um possível encontro, queria sentir a "pulsação" do Fórum.
A minha ideia √© falar com o Campo Gardunha um parque recentemente criado para atividades escuteiras, localizado a 10 minutos a p√©, da esta√ß√£o da CP do Fund√£o, acess√≠vel a qualquer pessoa, como exemplo, um bilhetes de ida e volta Fund√£o-Lisboa, tirados com anteced√™ncia, podem custar pouco mais que 20‚ā¨

Não tenho informação sobre despesas do parque, pois ainda não fiz qualquer contacto com os gestores, por isso quem estiver interessado, respondam a este tópico com a frase: (QUERO PARTICIPAR) para eu ter uma ideia do grupo que se poderá formar!

https://escutismo.pt/centros/centros-e-campos/pag:centros/82

Grato pela vossa atenção, abraço.

MensagemEnviado: domingo jun 30, 2019 1:37 pm 

QUERO PARTICIPAR

MensagemEnviado: domingo jun 30, 2019 5:12 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Jo√£o Carmo.
Condicionado quero participar.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: domingo jun 30, 2019 7:37 pm 

Registado: domingo jun 16, 2019 6:05 pm
Faca preferida:: uma que corte
Quero participar!
cumprimentos

MensagemEnviado: domingo jun 30, 2019 9:07 pm 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
Desculpem a franqueza, mas chamar 1¬ļ Encontro ao que quer que seja √© vir com 11 anos, 6 meses e uns dias de atraso n√£o?

MensagemEnviado: domingo jun 30, 2019 10:07 pm 

Registado: domingo jun 16, 2019 6:05 pm
Faca preferida:: uma que corte
:oops: Olá Indigo, desde já peço desculpa por poder estar aqui a cometer algum erro pois entrei para o forum muito recentemente e desconheço muito do que já aqui se passou, mas estive a abrir todas as 19 páginas dos"eventos e notícias" e não encontrei nenhum título com "encontro do Fórum Bushcraft Portugal", já fizeram algum encontro tentando juntar o máximo de membros aqui do forum? um encontro onde cada pudesse adquirir um patch e uma t-shirt do forum? um encontro que ocorresse anualmente, em diferentes zonas do país e com várias possibilidades de datas para tentar reunir o máximo de membros?

MensagemEnviado: segunda jul 01, 2019 1:49 am 

Caro Indigo.
Não sei se é o primeiro (não será nos moldes antigos, será se for em outros moldes) mas isto pouco importa, o nome pode ser ajustado ao prometido, o mais importante (digo eu) é aproveitar o ensejo para fazer mais um evento com outrás pessoas, outrás idéias, outros locais e noutro tempo.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: segunda jul 01, 2019 2:09 am 

!ndigo Escreveu:
Desculpem a franqueza, mas chamar 1¬ļ Encontro ao que quer que seja √© vir com 11 anos, 6 meses e uns dias de atraso n√£o?

Amigo Indigo j√° organizei alguns eventos, e sei a luta que d√° organizar qualquer coisa que seja!
Repare no título da minha publicação... que se note, até é uma interrogação, portanto... não é uma afirmação!
O m√°ximo que o meu amigo poderia fazer, uma vez que est√° dentro do assunto, era responder a essa quest√£o.
Se j√° houve outros encontros do F√≥rum, ent√£o que me digam qual o nome a dar ao evento! 2¬ļ, 3¬ļ, 4¬ļ, (...) 25¬ļ.

... se esta ideia for a avante, retiro o nome do F√≥rum e ser√° "1¬ļ Weekend camp"

MensagemEnviado: segunda jul 01, 2019 4:15 am 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
A tua ideia é excelente, tudo que seja empurrar a carroça para realizar encontros, envolver pessoas e fazer coisas, é bem vinda e é um esforço de aplaudir, no entanto não acredito que o Indigo tenha alguma vez manifestado má vontade com o esforço de realização seja de quem for, muito menos de ti que tens realizado eventos com toda a dignidade e apreço de todos.
Na minha opini√£o(com a sua personalidade voluntariosa e repentista)o Indigo se limitou a constatar que teria havido outros encontros dos elementos do f√≥rum (e depois me lembrei que at√© num caf√© se realizaram encontros)mas como √© obvio a tua ideia seria realizar um encontro com outro balan√ßo e noutras condi√ß√Ķes.
Por isso n√£o vamos fazer uma tempestade num copo de √°gua, s√≥ existem raz√Ķes para estarmos unidos e que venha este encontro e certamente ter√° que ser do f√≥rum!
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: segunda jul 01, 2019 4:35 am 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
Se houver duvidas sobre o numero de ordem do encontro, uma sugestão será omitir o numero e ficar encontro (por exemplo) alargado do forum e ai até pode ficar o primeiro, ou em alternativa dar outro nome ou eventualmente intitular meeting de bushcraft do fórum, assembleia, congresso ou outro nome, sem excluir fórum que no fundo é o berço de tudo.
O nome depende do que se ir√° realizar, diria que no fundo ou se arranja um nome e √† sombra do mesmo se desenvolve a tem√°tica ou depois de saber a tem√°tica se encontra o nome, seja como for parab√©ns pela ideia e vamos arrega√ßar as mangas para p√īr em marcha este evento.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: segunda jul 01, 2019 8:39 am 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
josé salvador Escreveu:
:oops: Olá Indigo, desde já peço desculpa por poder estar aqui a cometer algum erro pois entrei para o forum muito recentemente e desconheço muito do que já aqui se passou, mas estive a abrir todas as 19 páginas dos"eventos e notícias" e não encontrei nenhum título com "encontro do Fórum Bushcraft Portugal", já fizeram algum encontro tentando juntar o máximo de membros aqui do forum? um encontro onde cada pudesse adquirir um patch e uma t-shirt do forum? um encontro que ocorresse anualmente, em diferentes zonas do país e com várias possibilidades de datas para tentar reunir o máximo de membros?

Antes de haver t-shirts e patchs j√° havia encontros √† muito. Um dos primeiros foi em 2009, creio, no Luso, numa belissima zona de b√©tulas que j√° n√£o existe... Depois disso houve tantos encontros, entre one day meeting no Montejunto, Bichos da Madeira, Perduros, eventos da Escola do Mato, etc, etc que acho que a ideia de quase 3000 pessoas (que foi aos n√ļmeros a que isto foi em pique) estarem uma d√©cada a falar num f√≥rum de internet, e nunca, nem a uma partezinha deles, lhes ocorrer marcar um encontro....

joao carmo Escreveu:
!ndigo Escreveu:

Amigo Indigo j√° organizei alguns eventos, e sei a luta que d√° organizar qualquer coisa que seja!
Repare no título da minha publicação... que se note, até é uma interrogação, portanto... não é uma afirmação!
O m√°ximo que o meu amigo poderia fazer, uma vez que est√° dentro do assunto, era responder a essa quest√£o.
Se j√° houve outros encontros do F√≥rum, ent√£o que me digam qual o nome a dar ao evento! 2¬ļ, 3¬ļ, 4¬ļ, (...) 25¬ļ.

... se esta ideia for a avante, retiro o nome do F√≥rum e ser√° "1¬ļ Weekend camp"

Quando respondo a qualquer coisa, estou quase em 100% das vezes a marimbar-me para se a resposta é para A ou B, uma vez que isso também muito raramente altera o curso da resposta.
Neste caso, e vendo agora que foi o joao carmo que levantou a quest√£o, √© uma dessas excep√ß√Ķes.

Ora, os Bichos da Madeira, os próprios Bushcraft Meeting que organiza... não são, pelo menos espiritualmente, encontros do fórum?

Nesta década tentou-se muita treta, até fundar uma Associação, foi fundada, refundada e afundada. Parece-me que é um bocadinho contrário à natureza dos participantes, pelo menos de uma boa fatia deles, a existência de estruturas de organização formais. Esta malta é mais de ideologias e modos de vida. Se isto descambasse para uma milicia jamais seria uma milicia de extrema direita, como uns tolinhos que por aqui andaram a angariar almas (mas não cérebros) tentaram. Não, o fórum daria uma série de mercenários à lá ISIS... ou coisa assim.

Quanto a chamar encontro do fórum/associação/do joão e maria e casa de gengibre, não sei se alguém, na realidade, se importa minimamente com isso. Eu seguramente não.

Reagi tão somente à "primeira" com a surpresa de quem vê anunciar a invenção da roda... que já agora todos deviam saber que foi o meu tio João.

MensagemEnviado: segunda jul 01, 2019 9:48 am 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca preferida:: Mora 2000
usando a pesquisa "1+encontro+lousa"

viewtopic.php?f=37&t=574&hilit=1+encontro+lousa

MensagemEnviado: segunda jul 01, 2019 12:47 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
joao carmo Escreveu:
(...) queria perguntar ao pessoal do Fórum, se estão com vontade de organizar um encontro, (...)
Antes de falar com alguém, afim de organizar um possível encontro, queria sentir a "pulsação" do Fórum.
A minha ideia é falar com o Campo Gardunha (...)
√Čs tu que organizas ou √© o f√≥rum? quem √© o f√≥rum?

!ndigo Escreveu:
(...), os Bichos da Madeira, os próprios Bushcraft Meeting que organiza... não são, pelo menos espiritualmente, encontros do fórum?
!ndigo Escreveu:
(...) Nesta década tentou-se muita treta, até fundar uma Associação, foi fundada, refundada e afundada. Parece-me que é um bocadinho contrário à natureza dos participantes, pelo menos de uma boa fatia deles, a existência de estruturas de organização formais. (...)

O fórum não é uma pessoa (individual ou colectiva) que organiza encontros. Pode eventualmente ser, para quem os organiza, uma plataforma de divulgação.

J√° em tempos tipifiquei o que se podia fazer:
viewtopic.php?f=67&t=6471#p91814

joao carmo Escreveu:
Se fores tu a organizar, porque não mantens o nome do evento associado à tua pessoa: "Bushcraft Meeting"?(apesar de ser em local diferente).

MensagemEnviado: segunda jul 01, 2019 6:25 pm 

Caro Indigo, jpgrilo e Jan.
Esta questão da organização dum encontro eventualmente foi por caminhos que o mais atento frequentador (ou pelo menos eu)não podia sonhar, costuma-se a dizer que é da discussão que vem a luz, pois que venham ambas mas com o cuidado de se pensar antes de escrever e não partir antes de unir.
Por ora vejo que as posi√ß√Ķes n√£o s√£o inconselhaveis, mas salvo erro, mesmo com o feitio tempestivo mas interessado e √ļtil do Indigo ele talvez tenha exagerado, seja como for que siga a dan√ßa mas sem estragar o baile.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: segunda jul 01, 2019 8:33 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
milhafre Escreveu:
Caro Indigo, jpgrilo e Jan.
Esta questão da organização dum encontro eventualmente foi por caminhos que o mais atento frequentador (ou pelo menos eu)não podia sonhar, costuma-se a dizer que é da discussão que vem a luz, pois que venham ambas mas com o cuidado de se pensar antes de escrever e não partir antes de unir.
Por ora vejo que as posi√ß√Ķes n√£o s√£o inconselhaveis, mas salvo erro, mesmo com o feitio tempestivo mas interessado e √ļtil do Indigo ele talvez tenha exagerado, seja como for que siga a dan√ßa mas sem estragar o baile.
Sauda√ß√Ķes

O fórum estava a precisar da animação de outros tempos ;)

Milhafre, penso que estas picardias não estragam o "baile", pelo menos entre as pessoas que se conhecem pessoalmente, que adquiriram laços mais fortes, precisamente por terem interagido pessoalmente, aquando da participação em encontros promovidos através deste "fórum".
Elucido que há "histórias" passadas entre membros do fórum que justificam os comentários aqui feitos.

Obviamente o Jo√£o Carmo n√£o ser√° agora o "pioneiro" dum encontro de "bushcraft" em Portugal.
Depreendo das conversas que tivemos à volta da fogueira, que a base da sua ideia era a de se criar um evento de referência, amplamente participado, tipo festival de bushcraft de nível nacional / internacional.

O que tentei explicar é que a entidade "fórum", em termos organizacionais não existe, pelo que não é de bom tom alguém evocar ser o seu "representante".

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 39 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2, 3  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal