Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sexta set 25, 2020 2:13 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: PERDURO NO FRIO 2019
MensagemEnviado: quarta nov 20, 2019 2:26 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada
Imagem

Para os "Perdurístas" e em especial os do "Frio", lanço o desafio duma 5ª edição ;)

O perdurance é o habitual. Passar uma das noites mais longas do ano (solstício de inverno), em estilo bushcraftiano no cimo da Serra d'Aire.

PROGRAMADO:
– 14/DEZ/2019
15h00: Chegada ao Campo Escola Serra de Aire, (Pedrogão – Torres Novas)
http://cesa.cne-escutismo.pt/index.html
16h00: Início da subida ao cume da Serra de Aire.
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3764411
(12 Km – 500m de desnível).
18h00: Montagem do bivaque. Convívio (à volta da fogueira), partilha de experiências e técnicas, etc.
– 15/DEZ/2019
Descida da serra

NOTAS:
- Não há entidade organizadora. Os participantes vão interagir de forma igual. Cada um assume os seus custos, riscos e responsabilidades;
- A alimentação, pernoita, etc., cada um trata de si, (por vezes com a ajuda do "porreiraço" que está ao lado).
- A estadia no Campo Escola tem um custo de 2€, (estacionamento de viatura / banho quente).
- A atividade acontecerá +/- dentro do programado / vontade dos intervenientes. Ocorrerá independentemente das condições climatéricas e do nº de participantes.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/503702746888922/

Quem alinha?
PARTICIPANTES: (editado)
- Jan
- Sérgio Vidigueira
- João Carriço
- João Clemente
- António Canhoto
- Valter
- Casimiro Cardoso
- Luísa Esteves

Editado pela última vez por Jan em quinta dez 12, 2019 12:48 pm, num total de 3 vezes.

Assunto da Mensagem: Re: PERDURO NO FRIO 2019
MensagemEnviado: quarta nov 20, 2019 4:12 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Jan.
Aqui está uma excelente oportunidade de aventura para os duros do bushcraft, teria todo o gosto de participar mas não me sinto capaz e não quero atrapalhar, mas estarei a trocer para que tudo corra pelo melhor com muitas adesões, alegria numa grande jornada de festa.
Agradecido pelo convite e parabéns pela ideia e votos de boa concretização da mesma.
Saudações

MensagemEnviado: quarta nov 20, 2019 4:32 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Mais perto do evento vejo como correm as coisas, como o tempo passa a correr!!!

MensagemEnviado: quinta nov 21, 2019 2:01 pm 

Caro Jan.
Só agora me dê conta da fantástica fotografia que serve de cartaz ao perduro no frio, só por ela e pelo cartaz vale a pena participar.
Pelo programa é extremamente curto fazer 12 kilometros em 2 horas a subir a Serra e estar pronto a montar o bivaque às 18 horas com pouca luz, mas acredito nas capacidades dos camaradas.
Quanto ao mais é dar-te os parabéns pelo cartaz que é digno de figurar em qualquer exposição de cartazes.
Saudações

MensagemEnviado: segunda dez 09, 2019 10:48 pm 

Os atuais PARTICIPANTES são:
- Jan
- Sérgio Vidigueira
- João Carriço
- João Clemente
- Samuel Mendes
- António Canhoto
- Valter

Por iniciativa do Sérgio Vidigueira, o programa vai ser alargado. Quem quiser pode ir pernoitar no campo de sexta para sábado.
Já se juntou à iniciativa o João Carriço, o António Canhoto e eventualmente eu próprio.

MensagemEnviado: terça dez 10, 2019 1:59 am 

Caro Jan.
Excelente ideia de alargar o programa do perduro, pois não só se torna mais agradável a estadia e a exploração dos méritos do local, como a súbita é mais descansada.
Sem dúvida que o tempo frio será um desafio a superar bem como os kilometros e a inclinação, mas apesar de não me sentir com capacidade para o evento, estou certo que a amizade, camaradagem e entreajuda serão um mote fundamental para levar a bom porto o perduro.
Toda a sorte para esta realização que como as outrás será um sucesso ou não fosse organizada pelo Jan.
Saudações

MensagemEnviado: quarta dez 11, 2019 1:17 am 

Estou a regressar de uma semana de campo e este fim-de-semana o meu filho tem uma prova musical na academia onde terei que estar presente, por isso não vou poder participar nesta aventura! Resta-me desejar boa sorte aos camaradas e tirem fotos para a gente ver como correu esse perduro no frio... "na semana passada tive temperaturas abaixo de 0", preparem-se e grande abraço!

MensagemEnviado: quarta dez 11, 2019 2:01 am 

Caro amigo João Carmo .
Antes de mais dar -te os parabéns pela família de musicos que constituis pelo menos com o teu filho e aproveito para desejar os maiores sucessos para o teu filho nesta prova musical, certamente estás justificadamente orgulhoso.
Fico por outro lado com pena de não poderes ir ao perduro do frio, por um lado porque certamente será interessante e terás pena de não participar, por outro de forma egoísta pois se fosses tinha a certeza de ver imagens do evento.
Tens toda a razão na previsão de muito frio para o perduro, espero como tú que eles vão preparados, quanto ao resto será certamente uma memorável aventura, para mais tarde recordar.
Gostava que contasses mais sobre esta tua experiência gélida do fim de semana, acampamentos com este grau de frio são sempre uma boa experiência a partilhar.
Um abraço com as minhas melhores Saudações.

MensagemEnviado: quarta dez 11, 2019 1:46 pm 

milhafre Escreveu:
Caro amigo João Carmo .
Antes de mais dar -te os parabéns pela família de musicos que constituis pelo menos com o teu filho e aproveito para desejar os maiores sucessos para o teu filho nesta prova musical, certamente estás justificadamente orgulhoso.
Fico por outro lado com pena de não poderes ir ao perduro do frio, por um lado porque certamente será interessante e terás pena de não participar, por outro de forma egoísta pois se fosses tinha a certeza de ver imagens do evento.
Tens toda a razão na previsão de muito frio para o perduro, espero como tú que eles vão preparados, quanto ao resto será certamente uma memorável aventura, para mais tarde recordar.
Gostava que contasses mais sobre esta tua experiência gélida do fim de semana, acampamentos com este grau de frio são sempre uma boa experiência a partilhar.
Um abraço com as minhas melhores Saudações.

Olá milhafre, queria agradecer as tuas palavras e vou ser breve em algumas questões que me colocas-te e pedir ao Jan as minhas desculpas de não poder ir, só ontem decidi isso quando cheguei a casa e a minha esposa me disse que havia uma audiência na academia e como a esposa está de serviço, trocou-me as voltas... eu vim da minha fazenda e trouxe um colchão de propósito para levar ao perduro mas não vai dar mesmo para ir! A questão do frio que eu suportei na minha fazenda eu vou mostrar em vídeo alguns pormenores, sobretudo nas introduções dos vídeos, tenho 9 vídeos em lista de espera, boas surpresas para o canal, mas não queria estar a falar mais aqui no tópico do amigo Jan, vamos torcer para que a malta se aguente lá na Serra D'aire!

MensagemEnviado: segunda jan 06, 2020 11:59 am 

milhafre Escreveu:
Caro Jan.
Folgo em ver -te com aquela energia com que nos habituas-te seja como for com o tempo frio e as inconstâncias da vida fico sempre preocupado se a ausência é notória...
Já agora gostava de saber se o perduro se sempre se realizou?(...)

Julgo que te referes ao "Perduro no Frio 2019", pelo que respondo neste tópico.

O Perduro realizou-se com os seguintes participantes:
- Jan
- Sérgio Vidigueira
- João Carriço
- João Clemente
- António Canhoto
- João Calhau

Não foi bem dentro do programado, pois não subimos a serra.
Tal deveu-se ao facto de logo no início, ter feito um corte nas costas da mão e de ter ido ao hospital levar uns pontos (8). Os participantes, solidários, optaram por permanecer onde nos encontrávamos, ou seja bivacamos no interior do "Campo Escola", onde à volta da fogueira fizemos a tertúlia habitual. No domingo o tempo não estava de feição, pelo que terminamos o evento mais cedo.

Pró ano, há mais ;)

MensagemEnviado: segunda jan 06, 2020 7:22 pm 

Caro Jan.
Apesar das más notícias, há sempre algo de bom a retirar e no caso é saber que já estás bem e por outro lado, terem resolvido de forma inteligente e de acordo com a realidade, aproveitaram o que podiam e fizeram um acampamento alternativo que certamente (atendendo as circunstâncias ) teve camaradagem e actividade.
Agradeço a informação e desejo que tudo já esteja resolvido com a tua mão.
Saudações

MensagemEnviado: terça jan 07, 2020 2:07 am 

Olá Jan pela tua recente aventura, vejo que já estás em forma, a gente não dá importância nenhuma a um pare de luvas mas quando acontecem os problemas é que são elas! Eu também sou do tipo de andar sempre com as mãos expostas, gosto de sentir as coisas mas a caminhar desta maneira rumo à velhice, vamos ter que nos proteger!
Abraço e boas aventuras para 2020 :D

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008