Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: domingo set 27, 2020 3:14 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 21 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Pernoita Montejunto
MensagemEnviado: quarta jan 15, 2020 9:08 pm 

Registado: segunda jan 11, 2016 2:06 pm
Faca do fórum Nr: 0
Boas pessoal.
Alguem quer ir fazer uma pernoita no fim de semana 1 e 2 de Fevereiro no Spot de Montejunto?

Assunto da Mensagem: Re: Pernoita Montejunto
MensagemEnviado: quinta jan 16, 2020 12:26 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Pereira Vidinhas
Excelente iniciativa, ainda não posso confirmar a minha ida, mas vou pensar no assunto, falta alguma informação complementar, mas agradeço e dou os parabéns pela iniciativa.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: quinta jan 16, 2020 9:55 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Não posso amigo recebo a visita de um amigo e vamos fazer umas atividades por esses dias, depois partilhem fotos, abraço!

MensagemEnviado: quinta jan 16, 2020 8:31 pm 

Obrigado Lilhafre.
João Carmo fica para uma próxima, já tenho saudades de beber uma aguardente tua.
Vou sair da Ericeira por volta das 11:00 e no domingo ao fim da tarde sigo de volta para casa.
Vai ser uma pernoita para fazer uns bons petiscos, vou levar uma panela de ferro para fazer uma bela sopa.
Se houver companhia ser√° sempre melhor para por a conversa em dia.
Se houver mais pessoal interessado podemos combinar algo em conjunto

MensagemEnviado: quinta jan 30, 2020 2:19 am 

Caro Vidinhas
Aproxima - se a pernoita no Montejunto e infelizmente esta constipação não me larga, impedindo de ir ao encontro.
√Č interessante que neste fim de semana se comemora nos A√ßores, a celebra√ß√£o da noite das Estrelas que √© a noite de 2 de janeiro, nos A√ßores faz -se uma comemora√ß√£o semelhante √†s janeiras, onde se anda de casa em casa a cantar as janeiras, grupos de cantadores improvisados ( ou n√£o )com tocadores de v√°rios instrumentos mas sobretudo de violas, guitarras, bombos, ferrinhos, gaitas de bei√ßos, violinos, e acorde√£o etc, onde se pede √°s pessoas das casas que abram as suas casas e oferecem o que t√™m, normalmente restos do Natal, com esta festa acaba - se o natal e era s√≥ depois desta data que se arrumavam e desmanchavam os pres√©pios...
Esperava fazer alguma coisa alusiva á efeméride, mas não posso infelizmente...
Espero que fazam uma excelente jornada de bushcraft, feliz dia das Estrelas!
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: quinta fev 06, 2020 8:00 pm 

Registado: quarta jan 29, 2020 5:35 pm
Canal/Tom PMR 446: 1
Faca preferida:: mora
Boas ..eu no domingo andei por Montejunto a fazer uns trilhos ... sera que num futuro posso acompanhar a malta neste tipo de actividade ?

MensagemEnviado: sexta fev 07, 2020 12:03 am 

Caro oesteraven.
Antes de mais quero saudar a tua participação no fórum, numa altura em que a participação é escassa, chegar e participar é o caminho certo para quem chega e um exemplo para quem anda cá...
Não sou a melhor pessoa para responder á tua pergunta, mas mesmo assim penso que o espirito de quem organiza as saidas de campo é de ter o maior numero de pessoas e neste caso não só podes como deves participar e até se quiseres convidar o pessoal para as tuas trilhas, tudo bem, o pessoal agradece.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: sexta fev 07, 2020 12:40 am 

oesteraven Escreveu:
Boas ..eu no domingo andei por Montejunto a fazer uns trilhos ... sera que num futuro posso acompanhar a malta neste tipo de actividade ?

Caro amigo, estou disponível para fazer a etapa da GRZ entre Fernandaires e Penedo Furado, o ideal era duas pernoitas e fazer os 40 km em 3 dias!
Envie mensagem privada aqui pelo Fórum, para mais pormenores, abraço!

MensagemEnviado: quarta mar 11, 2020 10:40 pm 

Registado: quarta jan 29, 2020 5:35 pm
Canal/Tom PMR 446: 1
Faca preferida:: mora
No próximo fds vou ate a serra de Montejunto fazer uns trilhos alguém me pode dizer onde fica o campo base ? eu gostava so de fazer uma visita Obrigado

MensagemEnviado: quinta mar 12, 2020 3:57 am 

oesteraven Escreveu:
No próximo fds vou ate a serra de Montejunto fazer uns trilhos alguém me pode dizer onde fica o campo base ? eu gostava so de fazer uma visita Obrigado

Ol√° Oesteraven, chegas a esta cache: https://www.geocaching.com/geocache/GC588QQ_082-cdv-a-casa-do-guarda
Depois segues a estrada que desce e viras na primeira à direita, depois alguns metros à frente viras num trilho à esquerda e estás lá! ;)

MensagemEnviado: quinta mar 12, 2020 8:01 pm 

Boas pessoal.
Este fim de semana (14 & 15) vou pernoitar em Montejunto se alguém tiver vontade é aparecer.
Companhia é bem vinda.

MensagemEnviado: s√°bado mar 14, 2020 12:45 am 

Caro Pereira Vidinhas.
Antes de mais agradecer -te o convite para participar, no entanto tenho d√ļvidas sobre a legalidade desta tua participa√ß√£o perante as quarentenas que vigoram no Pa√≠s face ao covit 19, √© verdade que dificilmente ser√°s controlado neste Pa√≠s onde a inten√ß√£o √© sempre superior √† ac√ß√£o, depois poder√°s usar o argumento que a quarentena mais conhecida √© para vigorar a partir de segunda feira, depois como penso que n√£o ir√°s usar os transportes p√ļblicos que n√£o tens contactos com pessoas e que em casa tens mais risco de contaminar algu√©m, depois h√° a possibilidade de invocares o desconhecimento (mesmo que o mesmo n√£o seja relevante, pois n√£o se pode desconhecer a lei) podes tamb√©m dizer que a lei que se pode aplicar seria desobedi√™ncia mas esta s√≥ √© valida (no caso concreto)ap√≥s seres advertido j√° que a lei relativa √° situa√ß√£o do corona virus necessitava por ser lei nova de ter um periodo de publicita√ß√£o devido √° vacacio legis,(tempo que a lei necessita para ser implantada) seja como for alguns camaradas mais entendidos ou informados, poder√£o informar melhor.
Seja como for pelo sim ou pelo não se fores intrepelado pelo agente da autoridade (seja ele qual for, tenta convencê-lo com diplomacia, mas se não conseguires faz o que ele diz para não seres acusado de desobediência art. 348 codigo Penal.
Depois desejo -te um bom fim de semana de campo, pois a nossa actividade (ao contr√°rio da ida √† praia) √© solit√°ria (ou quase) estamos conhecedores que o cont√°gio se processa pela proximidade inferior a um metro, dois, ou por contamina√ß√£o por objectos (que devem ser pessoais) pela lavagem de m√£os e todos as pr√°xis que sabes prefeitamente quais s√£o, duma maneira geral os amantes da natureza s√£o dum civismo a toda a prova, resta - me explicar que estas dicas n√£o s√£o especialmente para ti, nem se destinam a ensinar o padre nosso ao vig√°rio, mas sim a animar o f√≥rum, ao mesmo tempo que debatemos quest√Ķes importantes.
Sauda√ß√Ķes

Editado pela √ļltima vez por milhafre em s√°bado mar 14, 2020 2:51 am, num total de 3 vezes.

MensagemEnviado: s√°bado mar 14, 2020 1:33 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
milhafre Escreveu:
(...) tenho d√ļvidas sobre a legalidade desta tua participa√ß√£o perante as quarentenas que vigoram no Pa√≠s face ao covit 19, (...)

Nota à Comunicação Social da Proteção Civil

(...)
Declaração de Situação de Alerta que abrange todo o território nacional, até ao dia 9 de abril de 2020.
A Declaração de Situação de Alerta resulta dos seguintes fatores:
· (...)
· A necessidade de conter as possíveis linhas de contágio para controlar a situação epidemiológica em Portugal.
(...) a Situação de Alerta determina a adoção das seguintes medidas, de carácter excecional:
· (...);
¬∑ Interdi√ß√£o da realiza√ß√£o de eventos, de qualquer natureza, em recintos cobertos que, previsivelmente, re√ļnam mais de 1000 pessoas e ao ar livre com, previsivelmente, mais de 5000 pessoas
· Suspensão do funcionamento dos estabelecimentos de restauração e de bebidas que disponham de salas ou de espaços destinados a dança;

· (...)
Durante o per√≠odo de vig√™ncia da Declara√ß√£o de Alerta, os cidad√£os e as demais entidades t√™m, nos termos da Lei de Bases da Prote√ß√£o Civil, o dever de colabora√ß√£o, nomeadamente no cumprimento de ordens ou instru√ß√Ķes dos √≥rg√£os e agentes respons√°veis pela seguran√ßa interna e pela prote√ß√£o civil e na pronta satisfa√ß√£o de solicita√ß√Ķes que justificadamente lhes sejam feitas pelas entidades competentes.
A desobediência e a resistência às ordens legítimas das entidades competentes constituem crime e são sancionadas nos termos da Lei de Bases da Proteção Civil.
A Declaração da Situação de Alerta pode ser prorrogada em função da evolução da situação epidemiológica.

O aconselhado é o proibido não são exactamente a mesma coisa. Embora seja desaconselhado, por enquanto no interior do território nacional, não há qualquer proibição à circulação de pessoas ou ao seu ajuntamento, excepto no casos acima mencionados.

MensagemEnviado: s√°bado mar 14, 2020 2:12 am 

Caro amigo Jan.
Como sempre est√°s atento e esclareces de forma pronta e eficaz, eu levantei estas d√ļvidas pois hoje tenho ouvido algumas altera√ß√Ķes (que n√£o sei se obedecem a lei e quando se ir√£o aplicar)a estas normas que t√£o bem divulgas, por exemplo j√° se diz que as pessoas poder√£o ser acionadas para justificar a raz√£o de estarem na rua e neste caso mesmo sem lei especifica, a lei da desobedi√™ncia √† autoridade (pode ser em limite) condi√ß√£o para se entrar em desobedi√™ncia (lei na minha opini√£o completamennte ditatorial, mas em vigor) quando algu√©m desobedece √† ordem do agente de autoridade (mesmo que possa ser resolvido em tribunal)n√£o deixa de se sujeitar a processo crime, pois o artigo 348 Codigo Penal, n1 alinea b) diz que na aus√™ncia de disposi√ß√£o legal, a autoridade ou o funcion√°rio fizerem a correspondente comina√ß√£o(a comina√ß√£o verdadeira seria sobre a raz√£o do crime que deu origem √† desobedi√™ncia, mas infelizmente pode ser mal entendido ao simples facto de n√£o se obedecer (e n√£o ao crime previamente tipificado )ou seja o crime de desobedi√™ncia toma aqui um tipo de crime autonomo e a√≠ penso eu que estando em vigor √© uma disponibilidade inconstitucional pois d√° liberdade ao agente para construir uma comina√ß√£o.
Portanto se (mesmo sem raz√£o de lei)um agente da autoridade competente poder√° fazer seguir para tribunal (claro se o minist√©rio p√ļblico e o juiz de instru√ß√£o assim o considerar, depois em senten√ßa de julgamento em √ļltima analise ser√° condenado ou n√£o. correndo sempre o risco de ser punido n√£o pelo eventual tipo de crime de estar na rua, mas sim pelo facto de desobedecer a uma ordem, pelo simples facto de desobedecer e n√£o de estar na rua contra a lei.
Agrade√ßo os teus esclarecimentos e penso que esta e outras d√ļvidas s√£o √ļteis serem discutidas face √† din√Ęmica da quest√£o do covid 19.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: s√°bado mar 14, 2020 3:13 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
milhafre Escreveu:
(...) quando alguém desobedece à ordem do agente de autoridade (...) correndo sempre o risco de ser punido não pelo eventual tipo de crime (...)
Jan Escreveu:
(...) A desobediência e a resistência às ordens legítimas das entidades competentes (...)

Perante o incumprimento de qualquer ordem legítima da autoridade competente, a cominação da desobediência, ou existe porque está prevista na própria disposição legal, alinea a), ou na ausência de disposição legal, porque foi feita essa advertência, (da desobediência), por quem está a dar a ordem, alínea b).

NOTAS:
- a desobediência é um crime, que pode advir do incumprimento de norma que não é matéria crime.
- se a ordem não é legítima, não há desobediência.

Editado pela √ļltima vez por Jan em s√°bado mar 14, 2020 4:52 am, num total de 1 vez.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 21 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal