Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: s√°bado out 19, 2019 8:26 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 147 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 10  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Legisla√ß√£o
MensagemEnviado: quinta dez 17, 2009 5:20 pm 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
EU na verdade não percebo qual é o vosso problema.

1¬ļ As armas de artes marciais, s√£o armas, ou seja, n√£o tem nada a ver com bushcraft.

2¬ļ Qualquer utiliza√ß√£o de um objecto cortante (n√£o inclu√≠do na categoria de objectos ilegais) em "artesanato" "pr√°ticas agr√≠colas" "cozinha" "pesca" "ca√ßa" "sobreviv√™ncia" no fundo aquilo a que at√© agora chamamos bushcraft √© completamente legal.

Isto é muito simples.

N√£o nos devemos preocupar se:

Tens uma l√Ęmina de 10 cm e N√ÉO est√°s a fazer nada ilegal.

Tens uma l√Ęmina de mais de 10 cm (√† partida √© considerada arma branca) e est√°s a utiliz√°-la como ferramenta.

MensagemEnviado: quinta dez 17, 2009 5:31 pm 
* em branco *

Registado: quarta ago 12, 2009 10:39 am
Faca do fórum Nr: 18
Canal/Tom PMR 446: PMR2281
não é bem assim Farrobeira, já soube de escuteiros a quem foram aprendidas as facas de mato porque não estavam no mato. estavam-se a deslocar para o mato por acaso, mas isso pouco interessou ás autoridades.

MensagemEnviado: quinta dez 17, 2009 5:37 pm 
L√°pis Azul

Eu sou escoteiro e nunca ouvi tal coisa. Se isso foi na AEP eu saberia concerteza disso.

Se iam para o mato com as facas penduradas à cintura (faca não faz parte do uniforme) num local em que não havia contexto eram burros.

MensagemEnviado: quinta dez 17, 2009 5:43 pm 
* em branco *

eu até na igreja os vejo com elas a cintura.

pura e simplesmente as autoridades "embirraram" com eles, foi o suficiente, n√£o sei depois como as coisas terminaram, isto j√° me foi contado a mais de um ano.

MensagemEnviado: quinta dez 17, 2009 5:46 pm 
L√°pis Azul

Então aí foi mais falta de senso do que legislação.

MensagemEnviado: quinta dez 17, 2009 5:48 pm 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
Farrobeira Escreveu:
Então aí foi mais falta de senso do que legislação.

Tenho de concordar com isto.
Andar com a faca √† cintura para o cen√°rio √© est√ļpido e era daquelas coisas que os nossos chefes nunca nos permitiram.

Também não vou para o dojo com o arsenal à vista. Tento estacionar o mais próximo possível e levo as coisas o mais discretamente possível.

MensagemEnviado: quinta dez 17, 2009 5:58 pm 
* em branco *

mas neste caso eles andam sempre com a faca acho, uma vez que nas actividades deles podem precisar.

as facas, pelo que me disseram agora, foram depois devolvidas pelo GNR aos escuteiros. eles tavam-se a preparar para irem para uma actividade no mato, o que é perfeitamente compreensível terem a faca com eles a cintura.

MensagemEnviado: quinta dez 17, 2009 8:59 pm 

Registado: domingo ago 16, 2009 12:20 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Tora Camping Kukri
O problema é sempre um país de leis ou 8 ou 80 ou então leis que não claras..

Essa da GNR foi pura e simplesmente falta de bom senso...Se calhar viram os escuteiros com a farda e pensaram que era alguma organização maluca :lol: :lol: :lol:

A mim o que mais me intriga é o facto de naquele tempo primitivo já existirem garrafas de vidro... isto só prova que fomos visitados por uma civilização de extraterrestres extremamente inteligentes e bêbados.

MensagemEnviado: quinta dez 17, 2009 9:10 pm 
* em branco *

decidiram implicar nesse dia. depois, se calhar também se puseram a responder mal ou coisa do género e eles ainda ficaram mais lixados.

MensagemEnviado: quinta dez 17, 2009 9:16 pm 

Registado: domingo ago 16, 2009 12:20 am
Faca preferida:: Tora Camping Kukri
Pois...Mas que é estranho é..A verdade é que as leis são para serem cumpridas mas não somos nenhuns autómatos para não saber distinguir as coisas. :roll:

A mim o que mais me intriga é o facto de naquele tempo primitivo já existirem garrafas de vidro... isto só prova que fomos visitados por uma civilização de extraterrestres extremamente inteligentes e bêbados.

MensagemEnviado: sexta dez 18, 2009 1:50 am 

Registado: terça dez 08, 2009 6:11 pm
Faca preferida:: Mora Clipper
Bush_Men Escreveu:
Pois...Mas que é estranho é..A verdade é que as leis são para serem cumpridas mas não somos nenhuns autómatos para não saber distinguir as coisas. :roll:

√Č verdade que as leis s√£o para serem cumpridas, no entanto, o problema est√° em quem as interpreta e as faz cumprir, se bem que quem as faz tamb√©m tem culpa por n√£o as fazer explicitas.

Eu ando desde Dezembro a tirar licença de caça e tiro desportivo e a cada sitio que vou tratar de papelada dizem-me uma coisa diferente, ora até aqui tenho tido sorte porque graças a Deus até consigo interpretar as leis e faço valer o meu ponto de vista, porque caso contrário e acredito que aconteça com muita gente tavam logo tramados, porque muitas vezes a informação é dada de maneira errada.

Para mim este post no forum antigo do JTFS espelha bem o clima que se vive hoje em dia:

Citar:
Recebi um mail muito interessante sobre as diferen√ßas entre 1978 e 2008, este mail destaca varias situa√ß√Ķes em que a nossa sociadade tornou-se ridicula na forma como lida e intrepeta as situa√ß√Ķes mais banais do dia a dia e como resultado surgem situa√ß√Ķes que apodrecem quaisquer valores e principios que orientavam uma boa sociadade h√° 30 anos atras! Estou aqui a escrever isso para postar uma das situa√ß√Ķes referidas no mail que achei interessante e com relevancia para este forum, mas achei importante referir o contexto.

"Situação 3: O Pedro está a pensar ir até ao monte depois das aulas, assim que entra no colégio mostra uma navalha ao João, com a qual espera poder fazer uma fisga.

Ano 1978:
O director da escola vê, pergunta-lhe onde se vendem, mostra-lhe a sua, que é mais antiga, mas que também é boa.

Ano 2008:
A escola é encerrada, chamam a Polícia Judiciária e levam o Pedro para um reformatório. A SIC e a aquele canal de merda conhecido por TVI apresentam os telejornais desde a porta da escola."

Eu comecei a gostar de facas e natureza porque quando tinha uns 4, 5 anos o meu av√ī deu-me a minha primeira navalha, n√£o tinha mais que 3 ou 4 cm e deu-ma porque eu o gostava de ajudar na vindima, mas as tesouras de podar, eram muito grandes para mim, e ent√£o passei a usar essa navalhinha, ainda hoje a tenho e embora sendo provavelmente a que vale menos de todas as que tenho, √© a √ļnica tinha realmente imensa pena se a perdesse.

Ora se isto continuar como est√° daqui a uns anos se um av√ī der uma navalha a um neto talvez seja considerado um criminoso, provavelmente entra a seguran√ßa social ao barulho para tirar a crian√ßa √† familia.

Essa situação dos escuteiros já conhecia e muitos amigos meus na altura passaram a usar um SAK em vez da bela ICEL, é lamentavel.

Editado pela √ļltima vez por icegum em sexta dez 18, 2009 1:57 am, num total de 1 vez.

MensagemEnviado: sexta dez 18, 2009 1:53 am 
sim é triste e verdade....

nos estamos a tornarmos nos num povo muito estranho, cada vez com mais violência e cada vez com mais leis anti violência mal aplicadas :S, a que ver a 30 anos isso foi pouco depois do 25 de Abril e antes de se abrirem a fronteiras

MensagemEnviado: sexta dez 18, 2009 1:12 pm 

Registado: terça set 08, 2009 1:32 pm
Canal/Tom PMR 446: PMR1163 C1
Faca preferida:: Mora Clipper/711
Não entendo muito bem a dor, até porque a lei é clara e mais do que justa.
Ningu√©m tem que andar com uma faca √† cintura, no bolso, na perna... onde f√īr.
Se vai para o mato e precisa da faca, leve-a na mochila escondida de olho alheio.
√Č no m√≠nimo ofensivo ver algu√©m com uma arma branca √† mostra. D√° direito a levar uma valente pedrada na moleirinha, s√≥ por via das d√ļvidas.
L√° por eu fazer nudismo, n√£o tenho o direito de andar com a pilinha de fora a caminho da praia.
N√£o sendo militar ou uma for√ßa de seguran√ßa, armado s√≥ se f√īr em parvo.

N√£o se justifica a posse de catanas, espadas ou afins, sendo ou n√£o praticante do que f√īr. Numa sociedade moderna s√£o objectos de colec√ß√£o e dever√£o ser tratados como tal.
Quem se achar um Highlander, deve ser tratado como tal... choldra ou manicómio com ele.

Há 30 anos atrás, não tínhamos Dragon Ballzzz e Rambos para entreter as nossas crianças.
Para eles um canivete n√£o passava disso; um canivete.
Hoje em dia, um canivete serve para abrir o pescoço a um ou limpar uns trocos a outro.
Já não fazem a poda, nem levam uma chouriça para merendar na escola.
SIM, putos com navalhas no bolso devem ser repreendidos e os pais dos mesmos deviam frequentar um psicólogo.

As leis n√£o s√£o feitas por auto-recria√ß√£o de um ou dois galegos que se lembraram de monopolizar seja o que f√īr.
As leis têm sempre os protegidos e os lesados; a porra é que por defeito só vemos o nosso lado.

Não é triste nem é estranho, é correcto.
Quem precisa da faca, navalha, espada, metralhadora ou bazuca sabe respeitar os outros e sabe onde e como a deve usar.
"N√≥s buschcrafters" temos a obriga√ß√£o moral de fazer cumprir estas mesmas leis, pois respeitamos o uso e porte de arma branca ou semelhantes. Para n√≥s a l√Ęmina √© uma ferramenta e tem de ser tratada, usada e transportada como tal.
A lei em nada nos prejudica nesse sentido, portanto n√£o percebo o drama...

Editado pela √ļltima vez por Ynnus em sexta dez 18, 2009 1:29 pm, num total de 1 vez.

MensagemEnviado: sexta dez 18, 2009 1:25 pm 
MODERADOR!!!!

Registado: quarta out 07, 2009 8:48 pm
Xii p√°, um gajo fica sem c√° vir um dia e quando volta j√° o post tem 3 p√°ginas. :lol:

Indigo Escreveu:
Epah, mas eu tava a trabalhar, quando vou a algum bar (excepto se me distrair ou vier de algum treino) o m√°ximo que levo √© o Swisscard. Mesmo para n√£o haver quest√Ķes.

Eu também só ando com um SAK dos pequeninos, às vezes dá jeito para tudo e mais alguma coisa.
Já fui revistado mais que uma vez pela polícia (em Portugal e na Grécia quando lá estive) e nunca disseram nada por causa do SAK.

Nunca tinha ouvido esse caso dos escuteiros. Mas posso comparar com o caso de uns espanhóis que vieram para Portugal em Porsches de competição para uma demonstração de clássicos e ficaram retidos pela GNR por terem tunings.
Penso que o caso das facas será mais ou menos a mesma coisa. Se uma pessoa realmente tiver uma fita vermelha na cabeça à Rambo e com um comportamento duvidoso no mato com uma faca grande, é claro que vai ter problemas. Agora nós conseguimos justificar sem problemas o porquê de termos as nossas. Contudo, se os agentes estiverem numa de implicar, então vão implicar. (*)
Quanto a andar com elas em locais p√ļblicos, depende dos locais p√ļblicos. Mesmo que tenhamos que ir a um centro comercial no dia 23 ou 24 de Dezembro com uma faca, o melhor √© que passe completamente despercebida. Quanto a bares, discotecas, etc., o ideal √© n√£o levar nada.

Como digo, ando com um SAK comigo em todo o lado, mas também não sou gajo de discotecas nem bares da moda.
Lembro-me de ser mais novo e ver pessoal da minha zona ser detido por ter facas de cozinha escondidas nas cal√ßas ou no casaco. E ainda bem que foram detidos, obviamente. √Č preciso haver algum bom senso (e ju√≠zo!).

(*) Offtopic: Nunca tive problemas com agentes da autoridade que se lembrassem de implicar comigo. Tanto quanto sei, aqui em Aveiro alguns até são bastante simpáticos e informativos.

MensagemEnviado: sexta dez 18, 2009 1:34 pm 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
Ynnus Escreveu:
N√£o se justifica a posse de catanas, espadas ou afins, sendo ou n√£o praticante do que f√īr. Numa sociedade moderna s√£o objectos de colec√ß√£o e dever√£o ser tratados como tal.

Com este ponto a lei discorda, e bem, ao ter criado a possibilidade de os poder deter como objecto de uma pr√°tica desportiva e/ou cerimonial.
São, pela parte dos praticantes, tratados como objectos de colecção e nalguns casos como peças de arte.
Não convém misturar quem mantém uma arte viva (cujo valor é tão discutível como o de qualquer outra actividade recreativa ou não produtiva para a sociedade) com pessoal doente.

Existe sim um grupo de alucinados que utilizam os ditos objectos como armas, mas isso são pessoas doentes e se tal se proporcionasse utilizariam um violino, um tripé de máquina fotográfica ou o gato da vizinha.

Ynnus Escreveu:
Quem se achar um Highlander, deve ser tratado como tal... choldra ou manicómio com ele.

1000% de acordo, preferencialmente manic√≥mio antes de justificar choldra. A limpeza que foi feita √† livre venda deste g√©nero de artigos foi das boas coisas que a ASAE fez. Quanto aos malucos, se h√° gente que gosta de andar de casaco comprido com uma espada por baixo (e lembro-me do caso do mi√ļdo espanhol que decapitou outro) quanto mais cedo forem retirados de circula√ß√£o melhor. E sim, acho que h√° pessoas que nem do corredor de artigos para o lar nos supermercados se devia poder aproximar. (At√© porque as facas l√° vendidas s√£o muito superiores √†s katanas da loja do chin√™s)

Ynnus Escreveu:
"N√≥s buschcrafters" temos a obriga√ß√£o moral de fazer cumprir estas mesmas leis, pois respeitamos o uso e porte de arma branca ou semelhantes. Para n√≥s a l√Ęmina √© uma ferramenta e tem de ser tratada, usada e transportada como tal.
A lei em nada nos prejudica nesse sentido, portanto n√£o percebo o drama...

Gosto deste sentido de moral com as armas brancas e está bastante semelhante às regras de conduta que alguém escreveu aqui no fórum (peço desculpa mas não me consigo lembrar de quem).
Quanto √† lei n√£o nos prejudicar, √© verdade. N√£o prejudica, actualmente. O que penso que se passa √© que quem v√™ as barbas do vizinho a arder p√Ķe as suas de molho e quando se v√™ todas as actividades a serem regulamentadas √† pressa e eventualmente com algum exagero (note-se que a lei de 2006 j√° teve de ser revista posteriormente para reduzir alguns dos excessos cometidos) fica preocupado se um dia a actividade que desenvolve t√£o pacifica e civilizadamente seja posta no mesmo saco que todas as outras consideradas actividades de fan√°ticos e alucinados.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 147 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 10  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal