Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sábado out 19, 2019 7:46 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 147 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 10  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Legislação
MensagemEnviado: sábado jan 23, 2010 11:13 pm 

Registado: sábado jan 16, 2010 2:01 pm
Faca do fórum Nr: 0
Pois, centros comerciais e outros é completamente fora de questão...

Utilizaria-a apenas no bushcraft, campismo, passeios, etc

Se for para um sítio com gente e precisar de levar alguma coisa levo uma navalha pequena ou um canivete como quando vou andar de bike :)

Já andei a ver alguns modelos no navalhas.com (não sei se posso fazer esta publicidade, se não puder avisem que eu retiro) baratos e compactos para ver o que me convém...

:D

MensagemEnviado: sábado jan 23, 2010 11:25 pm 
* em branco *

Registado: quarta ago 12, 2009 10:39 am
Faca do fórum Nr: 18
Canal/Tom PMR 446: PMR2281
podes fazer publicidade à vontade :lol: :lol:

MensagemEnviado: sábado jan 23, 2010 11:48 pm 

Registado: domingo ago 16, 2009 12:20 am
Faca preferida:: Tora Camping Kukri
Para fora do mato neste país, é aconselhável utilizar algo que eu chamaria "eye friendly" como, um SAK ou um multi-tool. As pessoas em Portugal, não ficam assustadas quando vêm um multi-tool. Encaram a pessoa que tem tal objecto na sua posse, como precavida ou, trabalhador e nem pensam em mais nada, já se for uma faca...

A mim o que mais me intriga é o facto de naquele tempo primitivo já existirem garrafas de vidro... isto só prova que fomos visitados por uma civilização de extraterrestres extremamente inteligentes e bêbados.

MensagemEnviado: domingo jan 24, 2010 12:21 am 

Registado: sábado jan 16, 2010 2:01 pm
Bush_Men Escreveu:
Para fora do mato neste país, é aconselhável utilizar algo que eu chamaria "eye friendly" como, um SAK ou um multi-tool. As pessoas em Portugal, não ficam assustadas quando vêm um multi-tool. Encaram a pessoa que tem tal objecto na sua posse, como precavida ou, trabalhador e nem pensam em mais nada, já se for uma faca...

Pois é exactamente isso, se virem uma faca ou uma navalha pensam que é um assaltante logo...

Agora se for um canivete ou um alicate multifunções nem ligam... :)

MensagemEnviado: domingo jan 24, 2010 12:39 am 
Open Source Fanatic

Registado: terça ago 11, 2009 6:18 pm
Faca do fórum Nr: 25
Faca preferida:: Mora; FF25; CS RS
boas,

há uns bons tempos atrás roubaram-me um tlmv, como estava no seguro da phonehouse tive de ir à polícia dar baixa dele para que me pudessem dar outro, já que lá estava resolvi perguntar ao policia que me atendeu se podia andar com o meu fiel victorinox, ao que ele respondeu que não havia qq problema.

já agora uma foto dele 1.37 43 Mountaineer

Imagem

Software Livre
http://www.debian.org

http://ovigia.wordpress.com http://ptbushcraft.wordpress.com/

MensagemEnviado: domingo jan 24, 2010 10:33 am 

Registado: domingo ago 23, 2009 7:51 am
Canal/Tom PMR 446: 7.00
Faca preferida:: Spyderco Tenacious
Ehpah eu sei que a legislação me pode tramar mas honestamente só não transporto as minhas meninas quando vou a sitios que sei que terão detectores de metais... Fora isso ando sempre com, no mínimo, duas facas:

1) Spyderco Tenacious

Imagem

2) Victorinox Recruit

Imagem

e nao raras as vezes tenho também ao pescoço uma ColdSteel SuperEdge!

Imagem

AH e por vezes, para alem das anteriores, ainda transporto o meu mutitool, uma réplica do Wave feita pela Albainox

Imagem

É evidente que todas estas ferramentas estão devidamente guardadas e que não as ando a exibir! Mas se tiver mesmo de ser, se for necessário, por exemplo, cortar alguma coisa num sitio publico ou onde as pessoas que estão junto a mim não são da minha confiança e não há outro meio possível, não vou sacar da Tenacious mas sim do Recruit! E referi as pessoas da minha confiança porque essas sabem a minha panca por facas e se um dia lhes aparecer de sabre japonês não se vão admirar! :lol: :lol:

A verdade é que, um dia que eu esteja a transportar isto tudo ao mesmo tempo e tenha o azar de ter algum encontro imediato com a autoridade mais me vale estender logo os pulsos para porem as grilhetas! :lol:

Agora a sério... Se usarem as facas de forma escondida ("concealed" é um termo mais apropriado do que "escondido" mas não me consigo lembrar do equivalente em Portugues!) e não as andarem para aí a usar e exibir sem apelo nem agravo nunca irão ter problemas com a autoridade!

E mesmo aqueles que transportam lâminas maiores para auto-defesa devem estar preparados para que, no dia que isso aconteça, sejam responsabilizados criminalmente pelos seus actos.
Devem é ter noção de uma coisa: Quando alguem transporta um objecto de defesa pessoal (seja ele uma faca, uma arma de fogo, aerosol, bastão etc) deve ter noção que a partir desse momento tem de evitar o confronto a todo o custo! O nutnfancy fala sobre isso num dos seus videos: Um homem que transporta uma pistola para se proteger tem de se manter longe da confusão a todo o custo porque inevitávelmente, quando a sua vida estiver em risco e todos os meios de acabar pacificamente com a situação falharem, o indivíduo irá usar a arma! Ora com as facas e todos os outros objectos de defesa pessoal que já referi passa-se a mesma coisa! E a meu ver é o unico "receio" que temos de ter quando transportamos as nossas navalhas. Inconscientemente iremos puxar da lâmina que tivermos nesse dia caso estejamos a ser assaltados ou estejamos a enfrentar outra qualquer ameaça.
E não há mal nenhum nisso, DESDE QUE:
1) Todas as tentativas pacíficas falharam
2) A nossa vida está em risco
3) Colaboramos com o assaltante/ameaça e mesmo assim o risco não passou
4) Estejamos dispostos a enfrentar um Tribunal de Direito pelos actos que cometemos.

Eu estou preparado para isto tudo e por isso mesmo não tenho problemas em transportar a toda a hora as minhas lâminas.
Só não o faço, como disse, em locais com detecção de metais porque da mesma forma que a minha filosofia sobre "concealed carry" de facas faz com que eu evite o confronto, também evito perguntas e explicações desnecessárias!

8-)

MensagemEnviado: domingo jan 24, 2010 3:07 pm 
Lápis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Até este post ninguém tinha falado em armas.

Já estragas-te tudo :evil:

MensagemEnviado: domingo jan 24, 2010 7:16 pm 

Registado: domingo ago 23, 2009 7:51 am
Canal/Tom PMR 446: 7.00
Faca preferida:: Spyderco Tenacious
Farrobeira Escreveu:
Até este post ninguém tinha falado em armas.

Já estragas-te tudo :evil:

Não estraguei nada, é apenas uma questão incontornável!
Eu não transporto as lâminas como armas ou como defesa pessoal, são utilitárias. Mas sei perfeitamente que tanto eu como voces todos, um dia que haja um aperto, vamos acabar por usa-las como armas para defender a nossa vida. E disso temos de ter consciencia! Mas a verdade é que não precisa de ser uma faca! Com uma caneta também se fazem estragos! Só quis deixar o alerta para a consciencia que é preciso ter quando se porta uma faca no dia a dia ;)

8-)

MensagemEnviado: domingo jan 24, 2010 7:49 pm 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
Vou ter de criar um template de resposta à questão da defesa pessoal com facas... :lol:

MensagemEnviado: quinta mai 24, 2012 9:03 am 
* em branco *

numa resposta do vildor a um outro tópico surgiu a legislação novamente e mais dúvidas porque a lei é bastante esclarecedora (ou não)

vildor Escreveu:
É também proibido o porte de facas de qualquer tamanho em recintos desportivos, locais de diversão nocturna e zonas comerciais.

fui justamente pesquisar o porte de facas nesses espaços mas apenas encontrei isto.

Citar:
Artigo 89.º
Detenção de armas e outros dispositivos, produtos ou substâncias em locais proibidos
Quem, sem estar especificamente autorizado por legítimo motivo de serviço ou pela autoridade legalmente competente, transportar, detiver, usar, distribuir ou for portador, em recintos desportivos ou religiosos, em zona de exclusão, em estabelecimentos ou locais onde decorra manifestação cívica ou política, bem como em estabelecimentos ou locais de diversão, feiras e mercados, qualquer das armas previstas no n.º 1 do artigo 2.º, bem como quaisquer munições, engenhos, instrumentos, mecanismos, produtos ou substâncias referidos no artigo 86.º, é punido com pena de prisão até 5 anos ou com pena de multa até 600 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.

Citar:
Artigo 2.º
Definições legais
Para efeitos do disposto na presente lei e sua regulamentação e com vista a uma uniformização conceptual, entende-se por:
1 - Tipos de armas:
a) «Aerossol de defesa» todo o contentor portátil de gases comprimidos cujo destino seja
unicamente o de produzir descargas de gases momentaneamente neutralizantes da
capacidade agressora;
b) «Arco» a arma branca destinada a lançar flechas mediante o uso da força muscular;
c) «Arma de acção dupla» a arma de fogo que é disparada efectuando apenas a operação
de accionar o gatilho;
d) «Arma de acção simples» a arma de fogo que é disparada mediante duas operações
constituídas pelo armar manual do mecanismo de disparo e pelo accionar do gatilho;
e) «Arma de alarme» o dispositivo com a configuração de uma arma de fogo destinado
unicamente a produzir um efeito sonoro semelhante ao produzido por aquela no
momento do disparo;
f) «Arma de ar comprimido» a arma accionada por ar ou outro gás comprimido, com cano
de alma lisa ou estriada, destinada a lançar projéctil metálico;
g) «Arma de ar comprimido desportiva» a arma de ar comprimido reconhecida por uma
federação desportiva como adequada para a prática de tiro desportivo;
h) «Arma de ar comprimido de recreio» a arma de ar comprimido, de calibre até 5,5 mm,
cuja velocidade do projéctil à saída da boca do cano seja inferior a 360 m/s e cujo cano
seja superior a 30 cm;
i) «Arma automática» a arma de fogo que, mediante uma única acção sobre o gatilho, faz
uma série contínua de vários disparos;
j) «Arma biológica» o engenho susceptível de libertar ou de provocar contaminação por
agentes microbiológicos ou outros agentes biológicos, bem como toxinas, seja qual for a
sua origem ou modo de produção, de tipos e em quantidades que não sejam destinados
a fins profilácticos de protecção ou outro de carácter pacífico e que se mostrem nocivos
ou letais para a vida;
l) «Arma branca» todo o objecto ou instrumento portátil dotado de uma lâmina ou outra
superfície cortante ou perfurante de comprimento igual ou superior a 10 cm ou com parte
corto-contundente, bem como destinado a lançar lâminas, flechas ou virotões,
independentemente das suas dimensões;
m) «Arma de carregamento pela boca» a arma de fogo em que a culatra não pode ser
aberta manualmente e o carregamento da carga propulsora e do projéctil só podem ser
efectuados pela boca do cano, no caso das armas de um ou mais canos, e pela boca
das câmaras, nas armas equipadas com tambor, considerando-se equiparadas às de
carregamento pela boca as armas que, tendo uma culatra móvel, não podem disparar
senão cartucho combustível, sendo o sistema de ignição colocado separadamente no
exterior da câmara;
n) «Arma eléctrica» todo o sistema portátil alimentado por fonte energética e destinado
unicamente a produzir descarga eléctrica momentaneamente neutralizante da
capacidade motora humana;
o) «Arma de fogo» todo o engenho ou mecanismo portátil destinado a provocar a
deflagração de uma carga propulsora geradora de uma massa de gases cuja expansão
impele um ou mais projécteis;
p) «Arma de fogo curta» a arma de fogo cujo cano não exceda 30 cm ou cujo comprimento
total não exceda 60 cm;
q) «Arma de fogo inutilizada» a arma de fogo a que foi retirada ou inutilizada peça ou parte
essencial para obter o disparo do projéctil e que seja acompanhada de certificado de
inutilização emitido ou reconhecido pela Direcção Nacional da Polícia de Segurança
Pública (PSP);
r) «Arma de fogo longa» qualquer arma de fogo com exclusão das armas de fogo curtas;
s) «Arma de fogo modificada» a arma de fogo que, mediante uma intervenção não
autorizada de qualquer tipo, obteve características diferentes das do seu fabrico original
relativamente ao sistema ou mecanismo de disparo, comprimento do cano, calibre,
alteração relevante da coronha e marcas e numerações de origem;
t) «Arma de fogo transformada» o dispositivo que, mediante uma intervenção mecânica
modificadora, obteve características que lhe permitem funcionar como arma de fogo;
u) «Arma lançadora de gases» o dispositivo portátil destinado a emitir gases por um cano;
v) «Arma lança-cabos» o mecanismo portátil com a configuração de uma arma de fogo,
destinado unicamente a lançar linha ou cabo;
x) «Arma química» o engenho ou qualquer equipamento, munição ou dispositivo
especificamente concebido para libertar produtos tóxicos e seus precursores que pela
sua acção química sobre os processos vitais possa causar a morte ou lesões em seres
vivos;
z) «Arma radioactiva ou susceptível de explosão nuclear» o engenho ou produto
susceptível de provocar uma explosão por fissão ou fusão nuclear ou libertação de
partículas radioactivas ou ainda susceptível de, por outra forma, difundir tal tipo de
partículas;
aa) «Arma de repetição» a arma de fogo com depósito fixo ou com carregador amovível que,
após cada disparo, é recarregada pela acção do atirador sobre um mecanismo que
transporta e introduz na câmara nova munição, retirada do depósito ou do carregador;
ab) «Arma semiautomática» a arma de fogo com depósito fixo ou com carregador amovível
que, após cada disparo, se carrega automaticamente e que não pode, mediante uma
única acção sobre o gatilho, fazer mais de um disparo;
ac) «Arma de sinalização» o mecanismo portátil com a configuração de arma de fogo
destinado a lançar um dispositivo pirotécnico de sinalização, cujas características
excluem a conversão para o tiro de qualquer outro tipo de projéctil;
ad) «Arma de softair» o mecanismo portátil com a configuração de arma de fogo das classes
A, B, B1, C e D, integral ou parcialmente pintado com cor fluorescente, amarela ou
encarnada, por forma a não ser susceptível de confusão com as armas das mesmas
classes, apto unicamente a disparar esfera plástica cuja energia à saída da boca do
cano não seja superior a 1,3 J;
ae) «Arma submarina» a arma branca destinada unicamente a disparar arpão quando
submersa em água;
af) «Arma de tiro a tiro ou de tiro simples» a arma de fogo sem depósito ou carregador, de
um ou mais canos, que é carregada mediante a introdução manual de uma munição em
cada câmara ou câmaras ou em compartimento situado à entrada destas;
ag) «Arma veterinária» o mecanismo portátil com a configuração de uma arma de fogo
destinado unicamente a disparar projéctil de injecção de anestésicos ou outros produtos
veterinários sobre animais;
ah) «Bastão eléctrico» a arma eléctrica com a forma de um bastão;
ai) «Besta» a arma branca dotada de mecanismo de disparo que se destina exclusivamente
a lançar virotão;
aj) «Boxer» o instrumento metálico ou de outro material duro destinado a ser empunhado
por uma mão quando é desferido soco, de forma a ampliar o efeito deste;
al) «Carabina» a arma de fogo longa com cano da alma estriada;
am) «Espingarda» a arma de fogo longa com cano de alma lisa;
an) «Estilete» a arma branca composta por uma haste perfurante sem gumes e por um
punho;
ao) «Estrela de lançar» a arma branca em forma de estrela com pontas cortantes que se
destina a ser arremessada manualmente;
ap) «Faca de arremesso» a arma branca composta por uma lâmina integrando uma zona de
corte e perfuração e outra destinada a ser empunhada ou a servir de contrapeso com
vista a ser lançada manualmente;
aq) «Faca de borboleta» a arma branca composta por uma lâmina articulada num cabo ou
empunhadura dividido longitudinalmente em duas partes também articuladas entre si, de
tal forma que a abertura da lâmina pode ser obtida instantaneamente por um movimento
rápido de uma só mão;
ar) «Faca de abertura automática ou faca de ponta e mola» a arma branca composta por um
cabo ou empunhadura que encerra uma lâmina, cuja disponibilidade pode ser obtida
instantaneamente por acção de uma mola sob tensão ou outro sistema equivalente;
as) «Pistola» a arma de fogo curta, de tiro a tiro, de repetição ou semiautomática;
at) «Pistola-metralhadora» a arma de fogo automática, compacta, destinada a ser utilizada a
curta distância;
au) «Réplica de arma de fogo» a arma de fogo de carregamento pela boca, de fabrico
contemporâneo, apta a disparar projéctil utilizando carga de pólvora preta ou similar;
av) «Reprodução de arma de fogo» o mecanismo portátil com a configuração de uma arma
de fogo que, pela sua apresentação e características, possa ser confundida com as
armas previstas nas classes A, B, B1, C e D, com exclusão das armas de softair;
ax) «Revólver» a arma de fogo curta, equipada com tambor contendo várias câmaras.

Citar:
Artigo 86.º
Detenção de arma proibida e crime cometido com arma
1 — Quem, sem se encontrar autorizado, fora das condi-
ções legais ou em contrário das prescrições da autoridade
competente, detiver, transportar, importar, transferir, guardar, comprar, adquirir a qualquer título ou por qualquer
meio ou obtiver por fabrico, transformação, importação,
transferência ou exportação, usar ou trouxer consigo:
a) Equipamentos, meios militares e material de guerra,
arma biológica, arma química, arma radioactiva ou susceptível de explosão nuclear, arma de fogo automática,
arma longa semiautomática com a configuração de arma
automática para uso militar ou das forças de segurança,
explosivo civil, engenho explosivo ou incendiário improvisado é punido com pena de prisão de 2 a 8 anos;
b) Produtos ou substâncias que se destinem ou possam
destinar, total ou parcialmente, a serem utilizados para
o desenvolvimento, produção, manuseamento, accionamento, manutenção, armazenamento ou proliferação de
armas biológicas, armas químicas ou armas radioactivas
ou susceptíveis de explosão nuclear, ou para o desenvolvimento, produção, manutenção ou armazenamento de
engenhos susceptíveis de transportar essas armas, é punido
com pena de prisão de 2 a 5 anos;
c) Arma das classes B, B1, C e D, espingarda ou carabina facilmente desmontável em componentes de reduzida dimensão com vista à sua dissimulação, espingarda
não modificada de cano de alma lisa inferior a 46 cm,
arma de fogo dissimulada sob a forma de outro objecto,
ou arma de fogo transformada ou modificada, é punido
com pena de prisão de 1 a 5 anos ou com pena de multa
até 600 dias;
d) Arma da classe E, arma branca dissimulada sob a
forma de outro objecto, faca de abertura automática, estilete, faca de borboleta, faca de arremesso, estrela de lançar,
boxers, outras armas brancas ou engenhos ou instrumentos
sem aplicação definida que possam ser usados como arma
de agressão e o seu portador não justifique a sua posse,
aerossóis de defesa não constantes da alínea a) do n.º 7
do artigo 3.º, armas lançadoras de gases, bastão, bastão
extensível, bastão eléctrico, armas eléctricas não constantes da alínea b) do n.º 7 do artigo 3.º, quaisquer engenhos
ou instrumentos construídos exclusivamente com o fim
de serem utilizados como arma de agressão, silenciador,
partes essenciais da arma de fogo, bem como munições
de armas de fogo independentemente do tipo de projéctil
utilizado, é punido com pena de prisão até 4 anos ou com
pena de multa até 480 dias.
2 — A detenção de arma não registada ou manifestada,
quando obrigatório, constitui, para efeitos do número anterior, detenção de arma fora das condições legais.
3 — As penas aplicáveis a crimes cometidos com arma
são agravadas de um terço nos seus limites mínimo e má-
ximo, excepto se o porte ou uso de arma for elemento
do respectivo tipo de crime ou a lei já previr agravação
mais elevada para o crime, em função do uso ou porte de
arma.
4 — Para os efeitos previstos no número anterior,
considera -se que o crime é cometido com arma quando
qualquer comparticipante traga, no momento do crime,
arma aparente ou oculta prevista nas alíneas a) a d) do n.º 1,
mesmo que se encontre autorizado ou dentro das condições
legais ou prescrições da autoridade competente.
5 — Em caso algum pode ser excedido o limite máximo
de 25 anos da pena de prisão.

http://dre.pt/pdf1sdip/2011/04/08100/0239902439.pdf

MensagemEnviado: quinta mai 24, 2012 11:32 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
A problemática das facas está legislada no regime jurídico das armas e munições (Lei nº 5/2006 de 23 de Fevereiro).

Em termos legais, genericamente, armas são todos os objetos que servem para ferir ou matar, logo se agredires alguém com uma pedra, esta é considerada a arma do crime. Se agredires alguém com um pequeno canivete, idem…

Quanto à posse
A lei elenca uma série de objetos, que são consideradas armas proibidas, mas genericamente exclui a ilicitude, se o portador justificar a sua posse.

Concluindo: Se tiverem na vossa posse, os objetos que a lei considera armas, mas que são igualmente “ferramentas” de trabalho, de lazer ou desportivas, o contexto tem que justificar a sua posse, (mesmo que o portador esteja “licenciado”).
O seja, se tais armas/ferramentas, estiverem na vossa posse em circunstâncias não enquadráveis na sua utilidade como ferramenta, existe uma conduta ilícita e eventualmente punível.

MensagemEnviado: quinta mai 24, 2012 12:24 pm 

Registado: sábado nov 27, 2010 3:43 pm
Faca preferida:: Kukri original nepal
Boas...
Venho só aqui contar um episódio bem recente dentro deste assunto...
A semana passada fui a Rio Maior, sexta feira dia 18, fui á Universidade de Desporto assistir a uma palestra do João Garcia no contexto da semana de desporto na montanha...quando lá cheguei qual foi o meu espanto ao ver que estavam lá uma brigada da policia que mais tarde descobri serem a brigada da Covilhã de resgate na montanha, com as armas á cintura, coisa que eu achei fora do contexto visto que se estava dentro de uma universidade...ao entrar eu com um colega meu veio um deles conhecido do meu colega cumprimentar e eu logo ali aproveitei e saquei da minha Spiderco e perguntei-lhe se havia problema de a ter ali naquele sitio??? Ele só me respondeu que um homem que é homem anda sempre com a navalha no bolso pra comer a chouriça com pão :P
Abraços

MensagemEnviado: quinta mai 24, 2012 1:29 pm 
* em branco *

Jan Escreveu:
A problemática das facas está legislada no regime jurídico das armas e munições (Lei nº 5/2006 de 23 de Fevereiro).

neste momento é Lei n.º 12/2011 de 27 de Abril como podes ver no link. para a nossa parte, pouco se alterou mas convém andar atento.

Jan Escreveu:
Em termos legais, genericamente, armas são todos os objetos que servem para ferir ou matar, logo se agredires alguém com uma pedra, esta é considerada a arma do crime. Se agredires alguém com um pequeno canivete, idem…

má conclusão, ainda no outro dia houve um caso de um jovem morto à pedrada, não é por isso que as pedras são armas. uma caneta bic é uma caneta bic que serve para escrever, se alguém a usar como arma, apenas aquela caneta bic será arma.

Jan Escreveu:
Concluindo: Se tiverem na vossa posse, os objetos que a lei considera armas, mas que são igualmente “ferramentas” de trabalho, de lazer ou desportivas, o contexto tem que justificar a sua posse, (mesmo que o portador esteja “licenciado”).
O seja, se tais armas/ferramentas, estiverem na vossa posse em circunstâncias não enquadráveis na sua utilidade como ferramenta, existe uma conduta ilícita e eventualmente punível.

por essa lógica não podia transportar uma faca para lado nenhum porque no momento não estaria enquadrável em nada. já agora não mistures ferramentas com armas, um victorinox de 7cm de lâmina é uma ferramenta só é arma se usado como tal.

carniceiro Escreveu:
(...) homem que é homem anda sempre com a navalha no bolso pra comer a chouriça com pão :P

essa devia já virar assinatura ;)

MensagemEnviado: quinta mai 24, 2012 2:21 pm 

Registado: sábado nov 27, 2010 3:43 pm
Faca preferida:: Kukri original nepal
Citar:
essa devia já virar assinatura

Ja está :twisted:

...homem que é homem anda sempre com a navalha no bolso pra comer a chouriça com pão :P

MensagemEnviado: segunda jun 04, 2012 1:40 pm 

Registado: sábado nov 05, 2011 9:40 am
Canal/Tom PMR 446: PMR 2783
Faca preferida:: Muela storm
Eu ando com 1 faca no carro, 2 em mim, e desde ha uns dias, de coquilha e proteccoes nas tibias. Chamem-me nomes.

http://kiva.org/invitedto/liberty/by/thomascovenant
https://www.facebook.com/thomas.covenant

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 147 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 10  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal