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Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
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MensagemEnviado: segunda dez 10, 2018 10:29 am 
Lápis Azul
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Descobri que consigo analisar ligas de aço aqui no trabalho.

Infelizmente a máquina não analisa carbono.






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MensagemEnviado: segunda dez 10, 2018 5:40 pm 
Photographus Africanus
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Já comparaste com os dados de referência para determinar desvios?

The martensitic stainless steel alloy used for the cutting blades is optimized for high toughness and corrosion resistance and has a composition of 15% chromium, 0.60% silicon, 0.52% carbon, 0.50% molybdenum, and 0.45% manganese and is designated X55CrMo14 or DIN 1.4110

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MensagemEnviado: segunda dez 10, 2018 6:01 pm 
Lápis Azul
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!ndigo Escreveu:
Já comparaste com os dados de referência para determinar desvios?

The martensitic stainless steel alloy used for the cutting blades is optimized for high toughness and corrosion resistance and has a composition of 15% chromium, 0.60% silicon, 0.52% carbon, 0.50% molybdenum, and 0.45% manganese and is designated X55CrMo14 or DIN 1.4110


Obviamente a análise terá desvios. A questão é se o que eles dizem que é em teoria será o mesmo na realidade.
A aplicação usa a nomenclatura americana (AISI).

O que acho interessante é que a lamina de serra tem um aço diferente da lâmina principal, como já previa.

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MensagemEnviado: segunda dez 10, 2018 6:20 pm 
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Farrobeira Escreveu:
Obviamente a análise terá desvios. A questão é se o que eles dizem que é em teoria será o mesmo na realidade.
A aplicação usa a nomenclatura americana (AISI).

O que acho interessante é que a lamina de serra tem um aço diferente da lâmina principal, como já previa.


Sim, terá sempre, até na própria peça, mas supostamente, mínimos, é por aí que se vê a conformidade ou não com a referência que eles próprios anunciam.~

Isso das lâminas, aliás, falando de todo o canivete, parece haver 4 ligas.

A dos espaçadores, que é um aluminiozito.

A da lâmina, que já falamos.

A dos outros instrumentos, optimizada para resistência tensil: According to Victorinox the martensitic stainless steel alloy used for the other parts is X39Cr13 (aka DIN 1.4031, AISI/ASTM 420)

E para as molas:
X20Cr13 (aka DIN 1.4021, but still within AISI/ASTM 420)

Uma das coisas que li em tempos é que as ligas deles continham uma parte apreciável de enxofre que contribuía para reduzir a fricção nas montagens aço-em-aço e entre outras coisas, explicaria a não existência de rangimentos... é algo que consigas confirmar?

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MensagemEnviado: segunda dez 10, 2018 6:36 pm 
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MensagemEnviado: segunda dez 10, 2018 6:37 pm 
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Sim Andre.


No primeiro disparo deu 0,1% de enxofre. Vou confirmar.

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MensagemEnviado: terça dez 11, 2018 9:54 am 
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Dois disparos na serra usando aplicações direferentes para ligas metálicas, de facto existe enxofre (S)




Dois disparos na lâmina, as aplicações identificam aço entre 430 e o 440.


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MensagemEnviado: terça dez 11, 2018 4:34 pm 

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Caro Farrobeira.
Muito interessante este teu post que no fundo é o teu próprio trabalho de pesquisa e feitura de testes .
Eu não entendo nada de aços mas gostava de levantar algumas questões, na feitura dos canivetes e navalhas é usado um aço ou liga já criado em fabrica distinta ou este aço é criado na mesma fabrica que fabrica os canivetes, neste caso os vitor inox, suissos?
Outra questão é saber se o aço adquirido no exterior é enriquecido na altura da fabricação do canivete?
Outra questão mais complexa seria a de saber qual o contribuito de cada minério na qualidade da liga metálica e posteriormente na função do canivete ou navalha?
É claro que nada destas pergunta necessita de ser respondida para este teu contribuito ter todo o valor, agradecido por mais esta fantastica e generosa contribuição.


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