Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quinta jul 18, 2019 5:48 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 2:00 pm 

Registado: sábado dez 12, 2009 4:37 pm
Boa tarde

À semelhança do que fizeram para as facas atrevo-me a perguntar-vos quais são os vossos canivetes/multi-tools favoritos.
Isto porque além de poder ser um bom tópico de conversa é sempre bom confiar em quem sabe para possíveis aquisições:-)
Eis a minha singela contribuição (sem me atrever a dar-lhes uma ordem de importância, pois ao contrário de muitos de vocês não disponho de conhecimentos aprofundados sobre aços e afins )

fallkniven gentleman's pocket knife – próximo sonho/pesadelo – ehehe o meu cérebro anda numa luta interna com um diabinho a dizer compra que é para toda a vida e a consciência a alertar para o risco económico de tal gasto dada a conjuntura .

Buck 110 Folding Hunter Knife – Tenho replica acho - tenho um negocio em vista, suspenso como muitos futuros até ver quem vence no compra/não compra acima.

Navalha “chifre de veado” – adquirida ao artesão Estevão Lourenço, - ver lombo do ferreiro - depois de um ano de namoro, e atual moradora do meu bolso, a prova provada de que o que é nacional e artesanal é bom, corta que é um mimo e convínhamos é linda.
Imagem

Canivete de caça rostfrei GML – adquirido em segunda mão, online, com cinco funções (serra, lamina, lamina curva, saca rolhas e gancho) e ainda não testado embora ache que precisa de ir ao talho de um amigo para ser afiado como deve ser (afinal os talhantes são mestres na arte de afiar).
Imagem

Canivete de pescador – em cabo de chifre de veado, adquirido àcommerciol – fabuloso pelo poder de corte (foi instrumento de mão para quase todo um acampamento de escuteiros e familiares e esteve à altura
sem receios)

Victorinox swiss tool spirit – adquirido via commerciol – fiável, resistente, esteticamente belo, embora a lamina de “faca de manteiga” (como lhe chamo deixe a desejar, pela aparência e não pelo poder de corte ) – minha companheira de bolso durante quase um ano, até comprar o leatherman (deixei-a porque o leatherman me foi mais barato e assim como assim gosto mais la lamina do wave).

Leatherman Wave – modelo antigo- adquirido também em segunda mão e com algumas marcas de uso (pequenos riscos) – uma peça fiável, resistente e que por ser multitool é bem tolerada por todos os que me rodeiam (não percebo como é que há pessoas que só por verem um canivete se assustam).

Navalha catarina - made by estevão Lourenço – comprada à commerciol, pequena mas poderosa e com um fabuloso poder de corte (acho que é a que esta na foto do site da commerciol ) .
Imagem

Victorinox rescue tool- prático, multi eficaz e fiável para as funções de resgate e salvamento, companheiro do spirit na minha go-bag caseira, sei que está à venda na commerciol e na epda.

Canivete damasco com cabo em chifre de búfalo – não sei a marca – lindo, oferta da minha namorada, adquirido em ótimo estado numa loja de venda online.
Imagem

Navalha pradel de caça-pesca - (com cabo em chifre de boi, do tipo suíço com as seguintes funções, lamina grande, lamina pequena, serra, furador de madeira, furador de cabedal, saca rolhas) , peça de colecção mas que depois de um cuidado de polimento e limpeza dado por um amigo ficou linda e corta que é um mimo.
Imagem

Canivete solingen - , estilo suíço, cabo em osso de baleia tala em latão – comprado há mais de 15 anos, numa loja de Leiria que já não existe, com lamina grande, lamina pequena, chave de fendas, serra, furador de cabedal – que perdi em tempos e que desapareceu uns dias tendo aparecido “por milagre” num local geográfico onde de certeza não perdi, depois de uma velhota da terra rezar um responso (só isto dava para abrir um tópico sobre paranormalidade e canivetes lol) .
Imagem

Canivete okapy - herdado do meu avó materno, (já falei dele em review neste site) que apesar de ter mais de 60 anos ainda corta que é um mimo, sendo talvez o canivete que manteria se algo me dissesse que só poderia ficar com um.

Canivete suíço- com 6 funções e cena campestre trabalhada no cabo –oferta de uma amiga que foi à Suíça e que mo trouxe, uma peça linda que como o damasco dado pela minha namorada não uso, para não estragar/perder.

Devo confessar que apesar de ter navalhas tipo tático, como várias rui, das quais a que gosto mais é a RUI Energy Stripe G10, não sou fá desse tipo de canivetes, pelo que não indico nenhuma spyderco, embora reconheça que para quem gosta destas lâminas são indispensáveis.

lamento não apresentar fotos mas não disponho das mesmas, nem sei como inseri-las

Ah e só para finalizar … em relação à fallkniven.. o vosso diabinho interior convencia-vos a comprar? E já agora se comprassem falkkniven apostavam neste ou noutro modelo?

[Editado por neox, para acrescentar as fotos ao tópico]

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 3:39 pm 

Registado: sábado dez 24, 2011 1:03 pm
Faca do fórum Nr: 0
Não serei a pessoa mais indicada para dar conselhos nesta área, porque não coleccionador nem adepto de ter muitas lâminas.

Eu só tenho um machado (que está a precisar de ser reparado e ando encostado aos machados da Escola do Mato), uma faca Casstrom No.10 Swedish Forest Knife com cabo em Micarta (que é a minha "faca de trabalho" habitual), uma Mora carbono como reserva, uma faca de pescoço Condor e um multifunções Leatherman.

Tenho mais 3 ou 4 facas arrumadas que se reformaram de velhice ao longo dos tempos e um Leatherman com uns 20 anos, que também ganhou o direito à reforma. Sou muito pragmático na compra de lâminas: Se não vou precisar, não compro.

Em relação à Fällkniven, não é o meu diabinho que não me deixa comprar material deles, são os meus dois descendentes que têm a mania de comer todos os dias :) Tenho uma pedra de afiar DC4, só para não dizer que não tenho nada deles (mentira, é porque é pequenita e leve)

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 3:46 pm 
Man of Titanium

Registado: segunda set 28, 2009 12:23 pm
Faca preferida:: ESEE3
Canivete favorito: Victorinox Camper. É o mais pequeno que tem serra e saca-rolhas.
Alicate multifunções: já fui adepto incondicional do Wave, agora ando com o Leatherman PS4 que é muito mais portátil e leve. Tenho um SOG com aquele mecanismo multiplicador de momentos e já deu jeito para algumas coisas, é sem dúvida um excelente alicate.

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 4:20 pm 

Registado: quinta jun 10, 2010 1:12 pm
Faca do fórum Nr: 24
Canal/Tom PMR 446: Canal 6/0
Faca preferida:: FdF nº 24
Com tanta faca artesanal de qualidade superior ainda consideras a Falkniven GPK? Ok, do ponto de vista de colecionador faz sentido, mas para uso, nem pouco mais ou menos.

Como multitool, só tenho um: Wave. DO que já vi, o spirit não é pior mas prefiro conseguir abrir a lamina com uma mão e para fora neste tipo de coisas.

Como canivete: para o campo, victorinox farmer (dispenso bem o saca-rolhas). Para tudo o resto, anda o wave ou o huntsman. Se precisar de ir a algum lado mais xpto, normalmente vai uma Relvas (CIOL\Lombo do Ferreiro) ou uma Pires com cabo em buxo e uma quantidade grande de latão polido :mrgreen:

Sinceramente, acho que tás mais que servido e a gastar mais dinheiro, só se tivesse a arder no bolso e não tivesse mais nada que comprar... Mas os bolsos de cada um são como são.

Sérgio Rasteiro aka Vildor ---- vildor@bushcraft-pt.org

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 4:29 pm 
Lápis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
NMO Favorito= o que tem mais uso.

Logo o favorito é o Victorinox New Soldier

Imagem

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 4:43 pm 
Man of Titanium

Pessoalmente não gosto dessa FK, mas sou a favor de comprar o que se gosta, isto é, se gostas dessa FK não tentes substituir por uma mais barata, vais acabar por gastar o valor da mais barata e o da FK. Não estou a falar de qualidade nem de performance de facas, apenas de como agimos perante o "diabinho consumista". Eu tenho 7 Delicas e quero ter mais, se tal é um exagero aos olhos de muitos não é aos meus. Cada um sabe de si, e não é questão de bolso já que cada um tem as suas manias ou vícios. Gasto menos em Delicas (e outras facas) do que um fumador de meio maço por dia.

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 5:16 pm 

Registado: sábado dez 19, 2009 11:16 am
Faca preferida:: Victorinox Explorer
Boas,

Como EDC trago sempre comigo o Victorinox Spartan Blue no bolso, acho que para ser perfeito só falta a tesoura.
Para alturas em qeu tenho que ser mais formal levo um Victorinox SwissCard na carteira.
Gosto também muito no Victorinox Alox Cadet.

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 6:16 pm 

Registado: sábado fev 25, 2012 5:19 am
Multitools:

Leatherman Wave
Leatherman PS4
Leatherman Micra

Victorinox SwissChamp
Victorinox Huntsman
Victorinox Soldier

Wenger Ranger 55

Canivetes (simples)

Opinel (carbono e inox)
Sanrenmu/ Navy/ Enlan/ Ganzo - Várias. Ainda nao encontrei melhor relação preço/qualidade

Procuro agora a Sanrenmu MingRen 910 + e um canivete cerâmico. ;)

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 6:22 pm 

Antes demais obrigado pelas vossas respostas e pela vossa partilha, penso que a discussão está a ser útil e pelo menos pessoalmente fiquei mais rico.

Em relação ao que disseram vou tentar referir-me ao que cada um disse, sobretudo mencionando aquilo que mais me chamou à reflexão.

Assim, ao Luís Varela quero agradecer a referencia à faca Casstrom No.10 Swedish Forest Knife com cabo em Micarta (não conhecia e fiquei a gostar).
Quero também agradecer a referência à realidade de Portugal, pois embora sem que eu tenha descendentes reconheço que o gasto que adquirir uma Fällkniven é algo que deve ser bem pensado.
Diria que o anjo da responsabilidade ficou a vencer um zero ao diabo do sonho… embora não saiba o que o Luís faria no caso de não ter rebentos 
Outra dica útil parece-me a referência à pedra afiar DC4, tenho para mim que se cair na compra só conseguirei afiar a navalha com uma pedra assim.

Ao Tonijedi agradeço a referência às navalhas e multittols que tem, conheço-os e admiro as suas capacidades.
Também ao Tonjedi a compreensão pela opção do diabinho da compra e por referir algo que tem muita logica - se comprar a f gpk durante uns meses não compro outra e assim o gasto acaba por ser igual .

Chegámos pois ao empate 1-1
Já agora se não gostas de que modelo de fallkniven gostas mais ?

Ao Vildor agradecer a chamada de atenção para a qualidade dos produtos artesanais Portugueses… sim posso dizer que o que tenho visto sobretudo do Estevão, mas também teus e do PS me deixam perceber que o que é nacional é muito bom e não deixa nada atrás em relação a marcas estrangeiras, a propósito penso que és o autor do Canivete Ciol que o Carlos colocou no face da commerciol… se és posso-te dizer que quando o vi passei a tê-lo debaixo de olho 
Dizer também que também tenho uma relvas e que corta que é um mimo.
Por último em relação à minha luta interior dizer que os teus argumentos são válidos.
Anjo dois, diabo um .

Ao Farrobeira ao Urubu e ao Zbenta agradecer partilha das suas preferências e porque acho que pelo menos o Farrobeira tem fallkniven pedia-te que me dissesses por exeperiencia se o aço é assim tão fora de série?

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 6:30 pm 
Man of Titanium

Eu da FK gosto das facas, as navalhas não me atraem.

EDIT para falar de aços: Eu tenho facas em VG-10 da FK e da Spyderco. Acho o VG-10 um aço excelente porque ainda é fácil de afiar, contrariamente aos "powder steels" de ambas as marcas.

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 6:33 pm 

Posso dizer com toda a certeza que trabalhos meus não viste nem um :lol:
Como não gosto de ficar com os louros de alguém, aconselho a veres bem essa situação. O mais que ajudei na elaboração de alguma coisa para a produzir CIOL foi na Izaura, através do tópico aqui do fórum. Como eu, muitos participaram dessa maneira, sendo uma faca LQ (Luís Querido) e não CIOL.

No entanto eu defendo acerrimamente os canivetes portugueses, não só Estevão Lourenço como muitos outros (muitos modelos Lombo do Ferreiro, Abilío Cuco, Joaquim Maria Jorge, Martins, Pires...). Por cá fazemos muitos modelos de aspecto tradicional mas de uma qualidade gigantesca.
Se gosto da GPK? Sim, mas penso que não valha o dinheiro, mas lá está, opinião pessoal. Se tivesse os €€ e não me fizessem falta para outras coisas... ia em frente. Tendo de racionalizar a compra entre o "gosto muito! quero!" e o "gosto muito mas tenho de pensar bem se sim ou não..." eu pessoalmente ia para o não até uma altura melhor.
Eu tento ser frugal nestas coisas, embora prefira comprar uma vez bom (mesmo que caro) do que ir comprando menos bom até acabar por comprar caro.

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 6:39 pm 

Tens razão Vildor...
comprar deve ser uma decisão pensada e gerar depois um imenso periodo de jejum..

tinha ideia que o canivete ciol com cabo em madeira tinha dedo teu, mas deve ser confusão.. logo vejo.
quanto aos cutileiros do Lombo do Ferreiro e tendo peças do Estevão, do Carlos e do Cucu concordo ao máximo.

Tongedi.. pois parece que o power steel apesar de fabuloso vai ser dificil de afiar... tenho de analizar isso.
obrigado

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 6:47 pm 

Registado: segunda abr 29, 2013 12:14 am
Tenho outras que também uso, mas este é o meu top para cada categoria:
Multitools:
Swisstool spirit- fantástico alicate, comprei este pouco depois de comprar um leatherman sidekick e grande diferença em tanto acabamentos e utilidade. Já dou pouco uso ao leatherman.
Victorinox explorer: o meu preferido dos modelos tradicionais de canivete suiço, muitas funcionalidades e pouco peso.
Victorinox manager: o meu preferido dos pequenos, a caneta já me salvou não sei quantas vezes...

Navalhas:
Enzo birk 75: É uma navalha linda, excelentes acabamentos, bom aço, bom corte e extremamente suave, a minha favorita para EDC.
Crkt ripple alumínio: Bom para EDC mas gosto dela por ser uma flipper tão boa, sistema de rolamentos fantástico!

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 6:49 pm 

Só se se aproveitaram de alguma ideia que escrito em algum lado. Já agora, bota lá foto disso. Não sabes como? O excelente tutorial do Neox ajuda =)
viewtopic.php?f=3&t=9

Eu da CIOL neste momento só quero é distância, por motivos mais que debatidos aqui no fórum.

MensagemEnviado: terça nov 12, 2013 6:53 pm 

Registado: sábado dez 24, 2011 1:03 pm
pedro antunes Escreveu:
Diria que o anjo da responsabilidade ficou a vencer um zero ao diabo do sonho… embora não saiba o que o Luís faria no caso de não ter rebentos

Provavelmente não compraria muito material de corte na mesma. Conforme disse sou muito pragmático nestas coisas, nunca precisei de mais do que um machado, uma faca e um multifunções. A outra faca é apenas uma reserva e a neck knife é para ter normalmente uma faca limpa para usar na comida, para esfolar um animal, etc, sem ter de pousar tudo para ir limpar a outra no caso de estar suja.

De resto quem sou eu para criticar quem quer ter 30 ou 40 facas. Eu também não gosto que em critiquem por ir vezes demais para o mato.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal