Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quinta jun 20, 2019 5:54 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 19 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta ago 31, 2018 11:21 am 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
Malta, estou a construir um sistema de guia para afiar facas.

Em principio ser√° assim:
Imagem
Imagem
Imagem

3 quest√Ķes:
1) H√° interessados?
2) Que altera√ß√Ķes/fun√ß√Ķes gostariam de ter?
3) Expectativa de preços, sem as pedras, e com as pedras.

Obrigado.

MensagemEnviado: sexta ago 31, 2018 12:47 pm 

Registado: sexta dez 23, 2016 4:16 pm
Faca do fórum Nr: 0
Ora bem,
Antes de mais, parabéns pelo projecto.

Na minha modesta opini√£o, faz-nos falta um sistema como esse que seja f√°cil de montar e de usar no campo, portanto patas dobr√°veis, mecanismos de arrumo r√°pido s√£o um must have, porque se n√£o estamos a imitar os lansky e outros semelhantes.

Outra coisa importante é que a garra deveria ter espaço suficiente para acolher uma lamina mais alta e mais larga.

Por fim, encontrar 2 pontos para ancoragem do gume para podermos ter uma marcação graduada de 1 em 1 grau na barra vertical com numeração a cada 5 graus.

O porta pedras deve ser capaz de utilizar pedras pequenas e grandes, de diferentes tamanhos para n√£o haverem problemas de reposi√ß√£o, e por fim a inclina√ß√£o do suporte deveria ser tamb√©m ajust√°vel pois laminas mais pequenas ficariam com √Ęngulos enormes.

Palavra chavé é matemática... varetas suficientemente grandes mas nada mais do que o necessário para não pesar e um estojo para andar guardado junto com pedras.

Cumprimentos!

MensagemEnviado: sexta ago 31, 2018 2:59 pm 
Photographus Africanus

PauloArinto Escreveu:
Ora bem,
Antes de mais, parabéns pelo projecto.

Na minha modesta opini√£o, faz-nos falta um sistema como esse que seja f√°cil de montar e de usar no campo, portanto patas dobr√°veis, mecanismos de arrumo r√°pido s√£o um must have, porque se n√£o estamos a imitar os lansky e outros semelhantes.

Outra coisa importante é que a garra deveria ter espaço suficiente para acolher uma lamina mais alta e mais larga.

Por fim, encontrar 2 pontos para ancoragem do gume para podermos ter uma marcação graduada de 1 em 1 grau na barra vertical com numeração a cada 5 graus.

O porta pedras deve ser capaz de utilizar pedras pequenas e grandes, de diferentes tamanhos para n√£o haverem problemas de reposi√ß√£o, e por fim a inclina√ß√£o do suporte deveria ser tamb√©m ajust√°vel pois laminas mais pequenas ficariam com √Ęngulos enormes.

Palavra chavé é matemática... varetas suficientemente grandes mas nada mais do que o necessário para não pesar e um estojo para andar guardado junto com pedras.

Cumprimentos!

Antes de mais, obrigado pelos coment√°rios.

Vamos l√° ver esses pontos 1 a 1:
Sistema pequeno e f√°cil de montar: J√° temos os lansky e afins, n√£o pretendo mesmo ir por a√≠. Quero algo "fixo" para estar em casa para as manuten√ß√Ķes profundas. Como tal, algo que funcione de l√Ęminas pequenas √†s maiores.

A garra. O Vildor j√° me tinha dado esse toque. J√° desenhei um conjunto de 3 espa√ßadores marcados com a espessura dos v√°rios tamanhos de espessura de l√Ęmina, de 5, 10 e 15mm.

Marcação graduada.. vamos ver como fazer isso, não custa e ajuda.

Porta pedras. Pela flexibilidade do desenho acho que se faz na boa qualquer coisa desde a pequenina DC-3 até pedras maiores.

Varetas: Só tenciono ter 2 tamanhos. Um normal para a generalidade das coisas, e um maior para làminas até 18''.

MensagemEnviado: s√°bado set 01, 2018 2:47 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Indigo.
Para quem pouco entende de afiar facas, pouco tem a dizer, mesmo assim consigo entender que é um sistema bem pensado e se bem entendo a faca fica fixa e a pedra se movimenta, para provocar o gume, julgo ser um sistema muito bom, mas feito com material caro, a minha pergunta é se não se podia usar material mais barato com desempenho semelhante?
Parabéns e agradecido pelo post.

MensagemEnviado: s√°bado set 01, 2018 9:09 am 
Provador de Serviço

Registado: quarta ago 12, 2009 10:17 am
Faca do fórum Nr: 2
Faca preferida:: FDF
Uma coisa destas nunca ser√° para levar ao mato, no mato a ideia √© levar o m√≠nimo poss√≠vel. Al√©m de que eu defendo o afiar √† m√£o. Mas sim para manuten√ß√Ķes "profundas" isto √© mui indicado. Eu posso ficar com o modelo de teste :)

MensagemEnviado: s√°bado set 01, 2018 9:17 am 
Photographus Africanus

Mas Milhafre... ainda ninguém sequer avançou um preço e já apelidamos de caro?
Fernandes... vou pensar no teu caso... arranjas-me por aí as ferragens? Eu levo os plásticos na bagagem.

MensagemEnviado: s√°bado set 01, 2018 5:48 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Indigo.
Não me referia ao preço que irá custar, mas sim aos materiais que usaste (que na minha ignorancia)me pareceram sofisticados, mas se calhar não são, serão eventualmente o que tinhas à mão(se calhar usavas diamantes de cabinda e ficava barato, risos...) quanto ao preço final será sempre barato atendendo à qualidade...
Parabéns, não entendas a minha consideração como critica..

MensagemEnviado: segunda set 03, 2018 10:09 am 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca preferida:: Mora 2000
N√£o sou f√£ desse tipo de sistemas.

Deixo aqui o link para um sistema que é por muito o melhor sistema do género http://tsprof.com/en/ para que possas tirar ideias

MensagemEnviado: segunda set 03, 2018 11:19 am 
Photographus Africanus

jpgrilo Escreveu:
N√£o sou f√£ desse tipo de sistemas.

Deixo aqui o link para um sistema que é por muito o melhor sistema do género http://tsprof.com/en/ para que possas tirar ideias

Directo ao assunto como sempre.

Quanto ao sistema em si, quais as grandes vantagens que vês? Que não me são tão óbvias.

MensagemEnviado: ter√ßa set 04, 2018 9:27 am 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca preferida:: Mora 2000
Os pontos que normalmente s√£o indicados
- Maquina√ß√£o das pe√ßas perfeita, sem folgas e toler√Ęncias m√≠nimas e alguma engenharia bastante bem pensada (pe√ßas em a√ßo, uso de rolamentos, totalmente ajust√°vel etc )
- O sistema de rotula rotativa faz com que n√£o necessites de estar sempre a por e a tirar a faca sempre que queres mudar de lado
- Uma base bastante larga e pesada que torna o sistema muito est√°vel
- Ter a possibilidade de ter duas presas para prender a faca em vez de uma, bastante √ļtil para facas maiores
- Permite levar pedras de v√°rios fabricante

MensagemEnviado: ter√ßa set 04, 2018 12:18 pm 
Photographus Africanus

jpgrilo Escreveu:
- Maquina√ß√£o das pe√ßas perfeita, sem folgas e toler√Ęncias m√≠nimas e alguma engenharia bastante bem pensada (pe√ßas em a√ßo, uso de rolamentos, totalmente ajust√°vel etc )

N√£o consigo toler√Ęncias menores que 0,05mm. Mas n√£o me parece "mau" para o que √©.

jpgrilo Escreveu:
- O sistema de rotula rotativa faz com que n√£o necessites de estar sempre a por e a tirar a faca sempre que queres mudar de lado

Algo a copiar descaradamente.

jpgrilo Escreveu:
- Uma base bastante larga e pesada que torna o sistema muito est√°vel

A tentar substituir com a ventosa.

jpgrilo Escreveu:
- Ter a possibilidade de ter duas presas para prender a faca em vez de uma, bastante √ļtil para facas maiores

Sim, a garra teria que ter uma vers√£o maior, se pretendo l√° por catanas de 18¬ī¬ī.

jpgrilo Escreveu:
- Permite levar pedras de v√°rios fabricantes

Sim, este também. Aliás, "vem" sem nenhuma.

MensagemEnviado: domingo set 23, 2018 4:36 pm 

Registado: domingo ago 23, 2009 7:51 am
Canal/Tom PMR 446: 7.00
Faca preferida:: Spyderco Tenacious
Esse sistema é suspeitamente parecido com o Edge Pro Apex :lol:

O EPA sempre foi algo que esteve na minha wishlist mas o preço sempre impediu :cry:

Se passares isso a produção eu estaria interessado, dependendo do preço!

MensagemEnviado: domingo set 23, 2018 7:26 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Ol√° pessoal!
Achei a ideia bastante interessante e vou deixar as minhas avalia√ß√Ķes sem querer desvalorizar o trabalho realizado.

1- Este sistema conforme já foi dito, não seria propriamente para levar para o mato, mas sim fazer manutenção ou reparação mais profunda em casa ou na oficina. Para as atividades um pequeno afiador ou lixa serve muito bem.

2-O m√©todo de suporte parece-me que n√£o √© de ventosa, simplesmente tem uma borracha antiderrapante que permite n√£o deslizar na bancada de trabalho, mas sugeria um grampo de aperto mec√Ęnico, que os carpinteiros usam para colagem de madeiras, assim os sistema ficava fixo evitando acidentes! "Tenho visto sistemas fixos num torno, por exemplo!"

3-Os materiais parecem de boa qualidade o que irá melhorar o desempenho mas que vão aumentar muito o preço final do engenho, por isso, eu escolheria algo mais barato para a estrutura, uma vez que o mais importante é mesmo a pedra de afiar e isso não é para andar sempre a usar a não ser que seja para um cuteleiro profissional que fabrica facas em série.

Resumindo, sou mais ligado aos métodos artesanais pela questão monetária e pelo prazer que dá fazer as coisas pela própria mão!

Abraço e boa sorte :)

MensagemEnviado: segunda set 24, 2018 8:01 am 

Registado: quinta dez 31, 2015 1:43 pm
Faca preferida:: Puma Tec 313710
boas a todos, independentemente se é para o mato ou não é um item...se gostas de facas queres uma coisa destas, mas fala se dos materiais mas aí os materiais mais importantes sera o sistema de afiação em pedra ,diamante ou lixa etc.
digo isto porque comprei um no aliexpress, e claro tive que mudar as pedras de afiação porque não prestava o resto aguenta se tudo bem...mas sim este tem um bom aspecto vamos ver se ficar em conta de certeza que quero um...

MensagemEnviado: segunda set 24, 2018 10:24 am 
Photographus Africanus

Tentando responder a todos....

Edge Pro Apex... não conhecia, mas o desenho original parece realmente inspirado daí.... por outro lado, não há muitas voltas a dar a esta questão.

A ver como ter alternativa entre as ventosas e grampo... o grampo parece-me muito boa ideia.

Quanto a preços... fazer um protótipo e direi algo... só me falta apreçar os metais disto.

Quanto a escolher algo mais barato para a estrutura... nunca.
Nem as Croctools nem as Izauras são/foram baratas.... Mas já alguém teve alguma das duas a falhar?

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 19 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal