Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sexta jun 21, 2019 1:01 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Ideias para este "transformer" ?
MensagemEnviado: quinta jan 17, 2019 12:34 am 
Lápis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm

MensagemEnviado: quinta jan 17, 2019 1:26 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Faca do fórum Nr: 0
Caro Farrobeira.
Considero este facão tão bem como está que para lhe estar a dar uma forma de faca ele perdia as suas características de robustez e não lhe iria acrescentar muito mais como punhal...
Via era uma boa funda em pele onde ele se encaixava e ganhava outro brilho.
É claro que não entendo nada de cutileiro, mas vou ficar de olho nos conselhos que iremos ter...
Se for da tua vontade gostava de saber onde se arranjam estas preciosidades rústicas, têm geito de cortarem bem e serem resistentes tipo podão , mas mais maneirinho.
Agradecido pela postagem e parabéns pela descoberta.

MensagemEnviado: quinta jan 17, 2019 11:45 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
Imagem

Para tirares ideias, tens aqui a minha coleção da catanagem ;)

Eu apenas lhe meteria um pequeno cabo de madeira, como acontece no caso da 2ª, 3ª, 8ª e 9ª.

MensagemEnviado: sexta jan 18, 2019 12:19 am 

Registado: quinta dez 24, 2015 2:30 am
Faca preferida:: Joker CO01
Comprei uma coisa dessas há pouco tempo, fiz uma bainha meio manhosa para não me cortar e ando à procura de um pau jeitoso para fazer um cabo.
Alem disso, endireitei as costas da lamina, que para descascar mimosas é um espectáculo sem estragar a lamina

MensagemEnviado: sexta jan 18, 2019 4:04 am 

Caro Farrobeira.
O Jan e o Jl, dizem para lhe acrescentares um cabo, mas antes de tudo é necessário saber a utilidade(é um pouco como ensinar o padre nosso ao vigário )que lhe queres dar se for como demonstras na foto usar como um punhal não vejo utilidade em acrescendares um cabo sobretudo se for cumprido, passava mais a ser uma catana, penso que se calhar forrar o metal do cabo com algum material antiderapante seria bom, mesmo o colocar madeira por cima do metal do cabo seria bom desde que resolve-ses o problema da solidez, para ficar improvisado uma fita resolve, depois o lugar para colocar o dedo polegar podia ser ou um pouco elevado ou ter ranhuras, uma e outra solução podia exigir aquecer o aço e poder destemperar o mesmo (mas tu saberás resolver o problema), podias usar a ideia do jan na segunda e na penultima opção, mas colocando um tampão com rosca (farias rosca interna no cabo metalico )e funcionava como tampa para artigos de sobrevivência, um bom cordão em pele para envolver o punho e segurar o punhal, outra questão seria uma boa funda em pele com pedreneira, eventualmente podias transformar a lamina cortando com a rebarbadora ao teu gosto ( mas acho desnecessário ).

Editado pela última vez por milhafre em domingo jan 20, 2019 5:06 am, num total de 1 vez.

MensagemEnviado: sexta jan 18, 2019 6:11 pm 
Lápis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
milhafre Escreveu:
Caro Farrobeira.
Considero este facão tão bem como está que para lhe estar a dar uma forma de faca ele perdia as suas características de robustez e não lhe iria acrescentar muito mais como punhal...
Via era uma boa funda em pele onde ele se encaixava e ganhava outro brilho.
É claro que não entendo nada de cutileiro, mas vou ficar de olho nos conselhos que iremos ter...
Se for da tua vontade gostava de saber onde se arranjam estas preciosidades rústicas, têm geito de cortarem bem e serem resistentes tipo podão , mas mais maneirinho.
Agradecido pela postagem e parabéns pela descoberta.

Este tipo de ferramentas agrícolas adaptam-se ás nossas actividades mateiras, são mais baratas e desempenham as tarefas de forma muito superior à maioria das facas que são desenvolvidas comercialmente para sobrevivência. São fáceis de encontrar em lojas agrícolas a preços muito reduzidos, esta custou 12€.

Vou fazer o sugerido pelo Jan. Um pequeno cabo de madeira aumenta o alcance e conforto sem comprometer a portabilidade.

MensagemEnviado: sexta jan 18, 2019 7:01 pm 

Caro Farrobeira.
Agradecido pela resposta, é uma boa sugestão a alteração que vais fazer, adequando o tamanho do cabo às actividades que farás com ele.
Este facão (não sei se esta é a terminologia certa) é mesmo interessante pois é suficientemente robusto sem ser excessivo e se cortar bem como disses é um achado pelo preço, será uma boa opção para o camarada Dinamite que queria uma faca por menos de 30 euros.
Saudações

MensagemEnviado: terça jan 22, 2019 4:49 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Realmente esse podão tem umas linhas pouco vulgares, mas eu não alterava nada, porque ao cortar o metal, pode destemperar e aquele aspecto de lâmina larga, por ser mais pesada, favorece o poder de corte com os impactos! Isso deve ser muito bom para rachar lenha ou cortar árvores! Bonito exemplar :D

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal