Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta jun 26, 2019 3:49 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta mar 07, 2019 5:04 pm 

Registado: terça nov 25, 2014 11:11 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: A que está no bolso
Que homem anda com navalha no bolso? Elementar: um cavalheiro

Carlos Norte, responsável da oficina Lombo do Ferreiro, acredita que a classe da navalha define o cavalheiro, como no tempo em que nenhum homem saía de casa sem lenço e canivete no bolso.

Este artigo foi originalmente publicado no JORNAL DE LEIRIA e a sua partilha resulta de uma parceria com a VICE Portugal.

Ler a Entrevista: https://www.vice.com/pt/article/vbwxnj/que-homem-anda-com-navalha-no-bolso-elementar-um-cavalheiro

"Um Homem prevenido... vale por dois (ou três)..." Provérbio Popular (Adaptado)

MensagemEnviado: sexta mar 08, 2019 1:03 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Eu desde pequeno via o meu avô com uma navalha no bolso!
Quando estava-mos à mesa e se a faca que estava ao uso estivesse suja por algum motivo, ele para cortar a sua fatia de queijo, puxava da navalha do bolso e era logo ali, nem perdia tempo em buscar outra faca de cozinha. Na rua era a mesma coisa, se precisa-se de cortar uma silva, ou um cordel para atar uma saca, a mão ia ao bolso quase que por instinto. Também vi muitas vezes ele emprestar a navalha a outras pessoas, que por qualquer motivo, era necessário fazer algum corte, como era o canastreiro lá da terra, ferramentas de corte tinha que fazer parte do seu dia-a-dia!

MensagemEnviado: sexta mar 08, 2019 4:48 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro JMLfernandes..
Interessante postagem duma entrevista a um cutileiro(Carlos Norte) com uma história de vida, numa terra rural que chamou a si a industria que mais se identificava com a terra e estas foram as botas e as navalhas ambas aptas ao trabalho agrícola, entre outros...
Os canivetes ou navalhas (quanto a mim, destinguindo-se de acordo com o tamanho) poderão ser manuseados, apresentados e divulgados duma forma que identifique traços da personalidade de quem os usa e sendo assim compreendo o sentido acrescentado na entrevista.
Muito boa a argúcia do JML que nos trouxe esta entrevista e o renovado interesse que ela tem para revelar a sociologia e a história deste objecto tão singelo que se dá pelo nome de canivete e que como nos lembra o João Carmo era referência nos momentos de convivio entre pais e filhos e netos e avós.

Editado pela última vez por milhafre em terça mar 12, 2019 2:12 pm, num total de 1 vez.

MensagemEnviado: sexta mar 08, 2019 11:14 am 

Registado: terça nov 25, 2014 11:11 am
Faca preferida:: A que está no bolso
milhafre Escreveu:
Os canivetes ou navalhas (quanto a mim, destinguindo-se de acordo com o tamanho) (...)

Ora aí está uma questão bastante pertinente e sobre a qual já dei por mim a pensar várias vezes, qual é a diferença entre os 2? Se analisarmos as definições no dicionário começa logo a dúvida, pois aparentemente não são 2 coisas diferentes, mas sim duas palavras para o mesmo objecto.

ca·ni·ve·te |ét|
substantivo feminino
1. Navalha pequena com lâmina dobrável ou retráctil.
"canivete", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/canivete [consultado em 08-03-2019].

na·va·lha
(latim novacula, -ae, navalha de barba, faca afiada, punhal)
substantivo feminino
1. Espécie de faca cuja lâmina se dobra até ocultar o fio no cabo.
"Navalha", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/Navalha [consultado em 08-03-2019].

Contudo, eu faço a minha distinção pessoal, não pelo tamanho, mas sim por outra "tecnicalidade", a existência ou não de bloqueio da lâmina. Se tiver algum método de bloqueio da lâmina, para mim é um canivete e se não tiver nenhum método de bloqueio, é uma navalha (à semelhança da navalha da barba). Não sei porquê, mas parece-me mais simples e lógico, mas reitero que isto é pancada minha.

"Um Homem prevenido... vale por dois (ou três)..." Provérbio Popular (Adaptado)

MensagemEnviado: sexta mar 08, 2019 1:13 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro JMLfernandes.
Não tenho de facto nenhuma ideia fixa sobre a problemática da destinação entre canivete ou navalha e mesmo sem consultar o dicionário tinha a impressão que seriam duas palavras para o mesmo objecto, agora com o esclarecimento atento do Fernandes a questão ficou muito bem esclarecida.
Não obstante as definições linguísticas(tal como o Fernandes)eu tinha a ideia que acentava melhor navalha a uma lamina grande e canivete a uma lamina pequena, mas gostei de conhecer outra ideia curiosa (a do Fernandes)que faz distinguir por haver ou não sistema de bloqueio, é interessante que por exemplo para mim a ponta e mol, seria uma navalha, o que de certa forma estaria também associado ao tamanho pois inicialmente só conhecia ponta e mol grandes, também as navalhas de barba seriam por serem grandes, mas de facto tudo isto são ideias que vamos construindo sobre as palavras sem corresponderem ao seu lexico.
Bom apontamento do Fernandes que abre o tema a outras conclusões.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal