Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda out 14, 2019 7:08 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Machados e machadinhas
MensagemEnviado: domingo jul 21, 2019 3:47 pm 

Registado: domingo jun 16, 2019 6:05 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: uma que corte
Boas bushcrafters, hoje estive a juntar os meus pequenos, o que acham? :D

https://imgur.com/WMsXJHo

Assunto da Mensagem: Re: Machados e machadinhas
MensagemEnviado: domingo jul 21, 2019 6:11 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro José Salvador.
Excelente partilha dum conjunto de machadinhas interessantes, de facto muitas vezes vamos juntando vários objetos ao longo do tempo, ou porque herdamos ou porque compramos e ficamos com coisas repetidas que gostamos (eu sou igual) mas que não seriam a melhor opção por serem muito semelhantes.
Tudo o que disse não retira o interesse dos objectos até porque alguns são bem antigos e quando gostamos de colecionar é assim.
Agradeço a partilha e parabéns pela mostra.

MensagemEnviado: domingo jul 21, 2019 8:34 pm 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: a que estiver comigo
Isso era bom era um evento para lhes dar uso...

Fernando Pessoa

MensagemEnviado: segunda jul 22, 2019 11:28 pm 

Boas Milhafre, tens toda a razão pois das seis peças só comprei duas, uma delas foi aquele que também faz de martelo mas estou um pouco arrependido pois torna-se um pouco pesado.
Quanto ao Bruno, que venha o evento que eu levo um deles sem dúvida, já agora como está o tal podão? é que também tenho um já bastante velhote e estou pensando fazer o mesmo que tu! faço bem?

MensagemEnviado: terça jul 23, 2019 1:26 pm 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: a que estiver comigo
josé salvador Escreveu:
é que também tenho um já bastante velhote e estou pensando fazer o mesmo que tu! faço bem?

Depende do teu estilo, eu uso mais a serra e a faca do que machados e podões, daí ter convertido o meu podão a faca robusta. Tens de ver se vais dar uso ao podão...

josé salvador Escreveu:

Quanto ao Bruno, que venha o evento que eu levo um deles sem dúvida

porque não criares um evento?
A maior parte dos eventos é tudo centro-Norte, evento no sul seria uma melhoria...

Fernando Pessoa

MensagemEnviado: quarta jul 24, 2019 11:57 pm 

porque não criares um evento?
A maior parte dos eventos é tudo centro-Norte, evento no sul seria uma melhoria...[/quote]

Boas Bruno, quanto ao podão já me decidi, pois visto que se encontra em muito mau estado vou optar por tentar fazer uma faca, até estou pensando em fazer um pequeno vídeo com algumas partes do processo!
Agora quanto ao evento penso que é perfeitamente normal serem todos centro-norte pois as condições são propícias para o bushcraft, aqui no Algarve o único local onde se poderia criar um evento desses talvez fosse Monchique que conheço muito pouco, talvez fosse uma mais valia se o Farrobeira se pronunciasse sobre o assunto! :D

MensagemEnviado: domingo set 08, 2019 4:32 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Olá amigo José Salvador, ainda não tinha respondido aqui ao teu tópico! Tenho a dizer que tens ai uma boa coleção de machadas!
As minhas preferidas são a segunda a contar da esquerda para a direita começando pelas maiores e a quinta que tem um martelo na parte detrás.

Passando a explicar os motivos da minha escolha são os seguintes:

Machado verde com olhal oval, o cabo é mais resistente aos impactos, a lâmina comprida permite entrar mais facilmente na madeira, e se tiver o azar de falhar a golpada, o cabo tem menos possibilidades de bater nos troncos.

A machadinha com martelo atrás, tem maior poder de impacto, já por causa do peso extra que ela tem, dá para bater em estacas, se tiver um tronco cravado na lâmina e não conseguir retirar a machada, podes bater com a parte de trás numa superfície dura para rachar o tronco, o olhal nunca se deforma com os impactos porque é reforçado, é mais fácil de pegar na lâmina para afiar, para pousar a machadinha ela mantém-se melhor ao alto encostada a uma árvore e assim está mais fácil de se pegar e por último, ela é linda, o que precisa é de um cabo melhor porque tem uma curvatura desfavorável!!

Uma regra para os cabos deve ter pelo menos o cumprimento do teu antebraço para uma machadinha pequena que seja para trabalhar com uma só mão!
Para machadas maiores já deve ter o cumprimento do braço completo para trabalhar com as duas mão no cabo!

Para evitar a ferrugem, limpar com palha de aço, meter fita cola na zona de corte e pintar com tinta própria para metal!
Abraço.

MensagemEnviado: domingo set 08, 2019 8:34 am 

Boas João, obrigado pelo teu contributo e por conseguires dar sentido as tuas escolhas, concordo plenamente contigo. quanto a questão do olhal oval e apesar de ser certa a tua afirmação, há que salientar que esta seria apenas uma escolha para termos em casa pois para sair para o campo eu optava sempre por uma ferramenta de olhal redondo por ser mais facil encontrar na natureza em caso de necessidade! cumprimentps :D

MensagemEnviado: domingo set 08, 2019 5:09 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
[quote= há que salientar que esta seria apenas uma escolha para termos em casa pois para sair para o campo eu optava sempre por uma ferramenta de olhal redondo por ser mais facil encontrar na natureza em caso de necessidade! cumprimentps :D[/quote]

Eu sei desse pormenor dos cabos redondos, mas para mim não seria muito difícil desbastar um pedaço de madeira para fazer um cabo oval, é mais difícil mas não é impossível.
Talvez não saibas, eu normalmente nas actividades em autonomia não levo machado, excepto se estiver acampado por alguns dias com o carro por perto ou quando estou na fazenda!
E mais, os cabos espalmados além de terem maior resistência nos impactos, quando a gente pega neles, tem logo a noção da direção da lâmina que facilita muito o trabalho. Já me aconteceu o cabo redondo rodar na mão com os impactos e isso acontece com qualquer pessoa!
Mas são gostos e ainda bem que existem machados diferentes para cada um poder escolher o melhor para si!
Abraço.

MensagemEnviado: quinta set 12, 2019 10:22 pm 

Estou de acordo contigo João, pois sei perfeitamente que quem tem arte para fazer colheres como tu fazes não deve ter qualquer dificuldade em fazer um cabo oval, mas eu infelizmente não tenho essa destreza de trabalhar a madeira, por isso se tiver de escolher uma machadinha para levar para o campo seria sempre de cabo redondo, nem que apenas fosse para poupar alguma energia e tempo, mas gostos são gostos e respeito os teus! abraço. :D

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal