Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sábado set 21, 2019 1:32 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

É possível fazer fogueiras em segurança em qualquer altura do ano?
Sim 81%  81%  [ 21 ]
Não 19%  19%  [ 5 ]
Total de votos : 26
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça out 31, 2017 8:17 am 
Lápis Azul
Avatar do Utilizador

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Mensagens: 6526
Localização: Macaronésia
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Usando a técnica e o conhecimento sobre os locais e materiais. Será ou não possível fazer fogueiras no mato sem risco de incêndio?

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: terça out 31, 2017 2:00 pm 

Registado: sexta dez 23, 2016 4:16 pm
Mensagens: 30
Localização: Figueira da Foz
Faca do fórum Nr: 0
O que é o risco de incêndio?

Neste momento a Fase critica já foi prolongada até dia 15 de Novembro, de caminho não poderemos fazer fogueiras o ano todo.

Lamento imenso pelo nosso país e por nós Bushcrafters que assim seja mas a realidade é diferente do que se pinta.

Os incêndios são uma industria muito lucrativa, principalmente quando ocorrem em Reservas Naturais, porque madeira de décadas de crescimento que se encontrava em reserva, têm de ser agora cortadas e replantadas.
Depois há os interesses políticos, toda a oposição tira proveito da má figura que fazemos.
Por fim quem mete os fogos são individuos que já foram bem pagos para isso, com histórias e até provas já estudadas para contar e mostrar se forem apanhados, eu sou de Avelar/Figueiró dos Vinhos e da Figueira da Foz (zonas queimadas ) e meto as minhas mãos no lume por qualquer escuteiro, campista ou bushcrafter.

Todos sabemos que nestas florestas afectadas haviam imensas árvores altas que para quem conhece fazem um manto de sombra o que torna virtualmente impossível a ignição espontânea, mesmo existindo, as temperaturas e vegetação verde não deixam que se propague.

Agora quando se usam combustíveis líquidos, aí já dá para ganhar temperatura para começar a secar o verde para depois queimar que julgo que seja o que essa bandidagem usa...

Jamais um fogo de campo ou grelhador ou fogueira deveriam ser proibidos, é pena que as culpas recaiam sempre sobre os que mais gostam e respeitam.
Mas num país que a PM multa jovens por estarem acampados, é claramente ordem para o povo largar a natureza e ir dar IVA ao governo em Hipers.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: terça out 31, 2017 3:04 pm 
Man of Titanium
Avatar do Utilizador

Registado: segunda set 28, 2009 12:23 pm
Mensagens: 3691
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: ESEE3
Votei "Não", dado o âmbito em que é colocada a pergunta.
Se acho que devia ser permitido aos campistas/bushcrafters/escuteiros fazer fogueiras o ano todo, acho que mediante algumas condicionantes, sim. Entrar-se-ia em mais burocracia para se ter algo como uma "carta de fogareiro" :lol:
Muitos dos incêndios foram causados por negligência e não só por fogo posto. O fogo posto é o que mais nos revolta (com razão) mas isso não significa que seja a principal causa (também não sei se é ou não é, há muitos relatórios contraditórios). Foram identificadas várias pessoas por fazerem queimadas durante o período crítico e muitas dessas queimadas resultaram em incêndios de maior ou menor dimensão. Agora que a Força aérea começou também a tratar desta problemática dos incêndios um só avião de observação identificou logo acendimentos por negligência: https://www.dn.pt/sociedade/interior/av ... 81520.html

As alterações climáticas estão aí, temos seca extrema e fogos gigantes. Vivemos numa "aldeia global" pelo que não podemos controlar tudo sozinhos, mas o que podermos controlar devemos controlar. Há imensas medidas pedidas por pessoas que entendem do assunto e que ajudariam imenso a acabar com este problema. Vou mais longe e digo que se se arborizasse Portugal com as espécies nativas teríamos não só um país mais seguro mas também mais agradável, respirável, acolhedor. Isso também gera riqueza - e muita - que não se consegue quantificar tão facilmente como quilogramas de madeira de eucalipto.

Retomando a pergunta inicial: acho que não se consegue fazer fogueiras o ano todo em segurança porque as mesmas dependem da responsabilidade, habilidade, conhecimento e muitas outras aptidões individuais. Eu não quero dar carta branca para quem assim achar ir assar castanhas para o meio do mato, só porque pode.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: terça out 31, 2017 3:36 pm 

Registado: quarta mar 30, 2016 2:23 pm
Mensagens: 60
Faca do fórum Nr: 0
Apesar de todo o conhecimento que a maioria dos membros deste grupo têm a verdade é que mesmo assim há descuidos e acidentes, inclusivé já houve num evento nosso em que a malta ia abandonando uma fogueira ainda acesa para realizar tarefas em locais afastados, felizmente houve um membro mais zeloso (que fique registado que não fui eu, eu fui um dos baldas) que decidiu ficar para trás para apagar a fogueira em segurança.

Portanto o meu voto é não, primeiro por causa das condições de seca que podem criar situações realmente perigosas e segundo porque apesar de tudo mesmo nós somos desleixados por vezes.

Temos sempre de pensar nas famosas leis de murphy. ;)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: terça out 31, 2017 5:38 pm 

Registado: sexta dez 23, 2016 4:16 pm
Mensagens: 30
Localização: Figueira da Foz
Faca do fórum Nr: 0
Eu julgo que quando se trabalha com fogo, armas, armadilhas, não pode existir margem para baldas e negligências, quantas vezes não andei de noite mais de 50m para cada lado (colina acima e a baixo) só para ir buscar água para apagar a fogueira por estar cansado? Não sou nenhum heroi, mas quando me deito gosto de o fazer descansado e num pinhal se vem uma rabanada de vento que leva uma fagulha aos montes de resina e caruma na zona, é chato é uma questão elementar.

A questão das árvores nativas, embora seja dono de vários eucaliptais ardidos não estarei seguramente dentro do assunto, o que eu sei é que os meus eucaliptos a cada 7/9 anos estão a corte, o que significa que a cada 7/9 anos sou obrigado a limpar para cortar e re-plantar, a malta que não tem conhecimento de causa e ouve palavras bonitas como plantas e árvores nativas, não percebe nada disto, é malta que luta contra a natureza (o nosso planeta tem mudado e vai continuar a mudar).

As alterações climáticas estão aí, devíamos procurar plantas que se dão bem e que dão lucro, porque sem elas as florestas ficam ao abandono e o mesmo acontece a maioria das árvores nativas que demoram décadas para ficarem a corte.

Há muita coisa envolvida nisto dos fogos e florestas, não devia ser só opinar, há que pensar e adquirir informação.

No que diz respeito á pergunta pois claro que é, a fogueira tipo Dakota é segurissima, mesmo com vento, queima bem e sem fumo para passarem melhor despercebidos, é claro que é diferente de fazer uma fogueira no solo plano, mas acho que depende principalmente de cada um e do meio envolvente.

Resumo, os videos dos firesteel ficam para depois de 15 de Novembro :(


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: terça out 31, 2017 5:49 pm 

Registado: sexta dez 23, 2016 4:16 pm
Mensagens: 30
Localização: Figueira da Foz
Faca do fórum Nr: 0
E sim, concordo que fogueiras e queimadas podem resultar em pequenos incêndios, mas esses embora contem para numero são pouco destrutivos, a questão é que este ano eu vi com os meus olhos, fogos distintos e distanciados em 20km, todos com mais ou menos a mesma dimensão(das nuvens á mesma hora da observação), o que significa que foram feitos pela mesma hora e portanto há um certo sincronismo e a malta que manda por os fogos começam a dar demasiado nas vistas.

Estes que falo é que destroem e matam pessoas, porque são colocados á mesma hora nas mesmas zonas, os bombeiros ficam sem reacção e com as previsões do tempo até podem escolher onde querem que ele começe para ser empurrado para onde há mais combustível.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: terça out 31, 2017 7:39 pm 
Avatar do Utilizador

Registado: domingo abr 04, 2010 1:30 pm
Mensagens: 705
Faca do fórum Nr: 28
Sim...

https://survivial-training.wonderhowto. ... t-0116303/


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: terça out 31, 2017 9:37 pm 
Man of Titanium
Avatar do Utilizador

Registado: segunda set 28, 2009 12:23 pm
Mensagens: 3691
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: ESEE3
É uma verdade absoluta que o culto da ignorância está em voga. Mil likes de Facebook valem mais do que a opinião cuidada de um especialista. Ora porque o especialista não vai ao terreno, ora porque mil pessoas não podem estar todas erradas (ou podem?), ora porque já não existe isenção e se alguém diz alguma coisa que vá contra a nossa opinião de treinador de bancada só pode estar a ser pago por alguma empresa milionária.

PauloArinto Escreveu:
[...]
A questão das árvores nativas, embora seja dono de vários eucaliptais ardidos não estarei seguramente dentro do assunto, o que eu sei é que os meus eucaliptos a cada 7/9 anos estão a corte, o que significa que a cada 7/9 anos sou obrigado a limpar para cortar e re-plantar, a malta que não tem conhecimento de causa e ouve palavras bonitas como plantas e árvores nativas, não percebe nada disto, é malta que luta contra a natureza (o nosso planeta tem mudado e vai continuar a mudar). [...]


E assim temos que os caçadores são os que mais percebem de fauna (há uns em África que deveriam pertencer a um qualquer painel da ONU por serem especialistas em marfim), os madeireiros da Amazónia são os que mais percebem de florestas tropicais, o comentador de Facebook percebe de tudo e o senhor dos eucaliptos é quem mais percebe da floresta portuguesa. :roll:

Especialistas em floresta vêm há anos a pedir que as leis existentes se cumpram e que se façam novas leis e associações ambientais com equipas multidisciplinares ("malta que luta contra a natureza"?) têm propostas concretas e definidas (http://www.quercus.pt/comunicados/2017/ ... lementacao).

PauloArinto Escreveu:
[...]Há muita coisa envolvida nisto dos fogos e florestas, não devia ser só opinar, há que pensar e adquirir informação.[...]

Aqui vão artigos que ajudam a adquirir a tão escassa informação:
https://www.tsf.pt/sociedade/interior/o ... 67502.html
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... ais-177058
https://www.publico.pt/2017/10/22/socie ... os-1789838

Mas estes especialistas devem estar a ser pagos por alguma corporação da nova ordem mundial, pois dizem tudo ao contrário do senhor dos eucaliptos :lol:
Haja pachorra e bom senso.
Quanto mais forte for uma opinião mais sustentada deve ser. Não façam deste fórum uma caixa de comentários do Facebook.

Voltando ao tópico:

mike Escreveu:


Será?

Citar:
You have to pay attention to the possibility of a root fire when using a Dakota fire in a wooded area. This is a fire that burns underground along the root system of a tree. Root fires can also travel underground and resurface some distance from their point of origin. This is especially true in dry conditions.

https://bushcraftnic.com/bushcraft-surv ... akotafire/

Citar:
They can be dangerous and you risk forest fire if using in peaty ground or dry ground, such as pine forests

https://campfirekitchen.co.uk/2017/06/0 ... fire-pits/

Citar:
But every year in Alaska, several forest fires get started by campers who know they’ve extinguished the surface fire but were unaware they’d ignited high-carbon soils. It can smolder for days until a wind comes up and it breaks out as a surface fire.

Citar:
Up here on the shield, a lot of ground is peat-land (we call it muskeg) and smoulders VERY easily for years before breaking through the surface as a forest fire.

Nos comentários de http://modernsurvivalblog.com/survival- ... fire-hole/

Várias referências aqui:
https://www.survivalmonkey.com/threads/ ... ess.53961/

Siga a discussão :mrgreen: :arrow:


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: terça out 31, 2017 10:45 pm 
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Mensagens: 1762
Localização: Tomar
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada
Ser possível até é, mas não se deve.

Nisto estou em consonância com o que foi dito pelo Tonijedi.

_________________
Imagem
- venitur tuo natura -


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: terça out 31, 2017 11:54 pm 
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Mensagens: 1033
Localização: Fundão
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Faca do mato
Ser possível é mas... depende de muitos fatores, logo a começar pela pessoa que faz a fogueira! O conhecimento ajuda muito! Quem pratica bushcraft sabe como iniciar fogo e isso ajuda também depois no relacionamento com ele! O fogo tem várias etapas e podemos escolher o tamanho que queremos! O vento é o principal problema na propagação do fogo pois arrasta partículas incandescentes para zonas perigosas! Na fogueira deve-se utilizar madeira grossa de preferência sem casca! A fogueira deve estar a um nível inferior em relação ao nível do solo para que o material incandescente fique protegido! Fazer a fogueira sempre encostada a uma rocha para proteger do vento e de preferência perto de zonas húmidas! Limpar toda a área envolvente à fogueira para que nenhum material possa ser arrastado pelo vento. A fogueira tipo dakota será a melhor escolha para se fazer fogo com alguma segurança e se houver muitas pedras na zona, também poderá construir uma câmara de combustão com chaminé, para que o fogo queime num espaço confinado! Por último, nunca virar costas à fogueira, nem que seja para urinar :D
São estas algumas das recomendações que me lembro de momento! Mas lembrem-se que mesmo seguindo todos estes cuidados nunca estamos livres do perigo! Pois o fogo pode aparecer em qualquer momento mesmo que o nosso esteja controlado! Isso é o que mais me assusta.

_________________
[Em pequeno chamavam-me "bicho do mato" porque não saia de casa! Agora estou no mato e chamam-me para casa!!! Ironia do destino]


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quarta nov 01, 2017 1:09 pm 

Registado: sexta dez 23, 2016 4:16 pm
Mensagens: 30
Localização: Figueira da Foz
Faca do fórum Nr: 0
Tonijedi, lamento não poder concordar contigo numa maioria absoluta dos pontos e links que meteste no topico, epa não me apresentem documentos dos meios de comunicação! Então vocês vivem e regem-se pelo que vos metem á frente?

A poluição e manipulação dos nossos meios de comunicação é tão notavél que nem sei como é que pode usar uma noticia como argumento.

Outro tipo de de manipulação que passa em todas as áreas que conheço é a globalização da informação. Amigo Tonijedi faz favor de conhecer antes de falar, as habitações não são todas iguais, a estrutura base não é a mesma.

Naturalmente que em alguns estados dos USA onde as casas são feitas de papel devido aos tornados, é natural que uma vela inicie um incêndio, numa habitação com bastante mobília e carpetes também, mas se essa vela cair ou ficar acesa num chão de pedra ou mosaico já não é um problema.

O Joao Carmo tem toda a razão, deu boas dicas e bons conselhos e vive no interior no meio de áreas que arderam e parece estar bastante á vontade com isto do fogo. Acho que o principal é o nunca virar as costas, principalmente respeitar o fogo, e as brasas até que estas percam temperatura para não se poderem reacender.

Eu neste assunto fico muito triste porque durante mais de 20 anos fiz fogueira em pleno verão, assei peixes pescados no dia por mim, e fazia-o com regularidade mas devido á fiscalização nessa zona já a 3 anos que nem vou lá para acampar no verão e é triste ter que largar um local que me é muito querido, uma ilha com cordenadas: 39°44'34.7"N 8°13'52.1"W e a GNR do AMBIENTE mete o barco a 1click da ilha, naturalmente que deixei de o fazer, isto é vou mais no inverno quando há menos fiscalização mas não é a mesma coisa e corro sempre o risco de me sairem uns dias caros. E durante 20 anos nunca mas mesmo nunca houve qualquer problema a nível incendiário, sempre fogueira controlada e quando o cansaço bate a porta nem que seja preciso 5L de água, mas riscos eu nunca corri e acho que por uma questão de segurança e respeito nenhum de nós deve largar uma fogueira quente.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quarta nov 01, 2017 1:35 pm 
Photographus Africanus
Avatar do Utilizador

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Mensagens: 5903
Localização: Angola
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
[quote="PauloArinto"Amigo Tonijedi faz favor de conhecer antes de falar, as habitações não são todas iguais, a estrutura base não é a mesma.[/quote]

Confirmo. O Toni não percebe nada de estruturas. Passou a engenharia com as minhas cábulas.

_________________
http://www.luisquerido.com


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quarta nov 01, 2017 1:40 pm 
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Mensagens: 1033
Localização: Fundão
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Faca do mato
kalash Escreveu:
Apesar de todo o conhecimento que a maioria dos membros deste grupo têm a verdade é que mesmo assim há descuidos e acidentes, inclusivé já houve num evento nosso em que a malta ia abandonando uma fogueira ainda acesa para realizar tarefas em locais afastados, felizmente houve um membro mais zeloso (que fique registado que não fui eu, eu fui um dos baldas) que decidiu ficar para trás para apagar a fogueira em segurança.

Portanto o meu voto é não, primeiro por causa das condições de seca que podem criar situações realmente perigosas e segundo porque apesar de tudo mesmo nós somos desleixados por vezes.

Temos sempre de pensar nas famosas leis de murphy. ;)


Olá amigo Kalash reparei neste teu comentário e só queria saber se o evento que te referes foi o Meeting da Malhada do Rei em 2016!
Recordo-me que o Bruno Fernandes disse-me que ficaria mais um pouco no acampamento porque não queria participar na pesca e que ficava a arrumar o local!
Quando o evento terminou na Santa Luzia fui ao parque e confirmei que estava tudo arrumado pois até o tripé da fogueira ficou fora do sítio onde foi realizado o fogo ;)
No mural dos agradecimentos está lá uma referência à ajuda que o Bruno Fernandes me deu nesse meeting.
O tripé voltou a servir este ano eh.. eh.. eh..

_________________
[Em pequeno chamavam-me "bicho do mato" porque não saia de casa! Agora estou no mato e chamam-me para casa!!! Ironia do destino]


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quarta nov 01, 2017 3:58 pm 

Registado: quarta mar 30, 2016 2:23 pm
Mensagens: 60
Faca do fórum Nr: 0
MP enviada ;)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quarta nov 01, 2017 4:32 pm 
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Mensagens: 1033
Localização: Fundão
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Faca do mato
kalash Escreveu:
MP enviada ;)

MP recebida ;)

_________________
[Em pequeno chamavam-me "bicho do mato" porque não saia de casa! Agora estou no mato e chamam-me para casa!!! Ironia do destino]


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal