Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sábado dez 07, 2019 10:29 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda nov 18, 2019 1:44 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada

Publiquei porque parece-me bem explicado.

MensagemEnviado: quarta nov 20, 2019 4:33 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Jan.
Boa partilha dum video bem realizado com boa imagem e com os passos certos de forma compreensivel e pedagogica para apreender o b, a, bá do fogo por fricção.
agradecido pela partilha.
Saudações

MensagemEnviado: segunda nov 25, 2019 1:00 pm 
Lápis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Ja tinha visto. Muito bom. Grande dupla.

MensagemEnviado: segunda nov 25, 2019 7:58 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Recebi a notificação do Manual do Mundo quando este vídeo foi publicado, mas tenho andando ocupado com a edição de vídeos e respondendo aos comentários de outros canais, que até deixei passar este vídeo!
Agora aproveitando a partilha do amigo Jan, acabei por ir a ver.

Eu antes de ir ao Brasil, contactei o Iberê para um eventual encontro e gravar alguma coisa para o canal dele, sobre montagens eletrónicas, mas ele estava com mudanças no estúdio e não podia receber ninguém, "nunca chegarei a saber se foi um não, que ele me disse de forma subtil!" Mas sobre o vídeo, tirando o encontro de 2 grandes YouTubers, eu pessoalmente não aprendi nada de novo, até porque depois de ter participado no Hupur, fiquei a saber de muita coisa que não é dita nos vídeos!
Também trouxe madeira de embauba oferecida pelo amigo Humberto Costa e vou fazer questão de levar para o meu Meeting, para as pessoas verem a facilidade que é fazer fogo com aquele tipo de madeira, as fibras de palmeira ou de coco é outro ingrediente perfeito para o ninho, o grande problema da Mata Atlântica é mesmo a humidade que é uma constante, mas se repararem neste vídeo, as folhas do chão até estalam quando as pisam... eles estão no Verão, olhem a manga curta e o bronze... agora estraguei tudo!

MensagemEnviado: segunda nov 25, 2019 11:00 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
joao carmo Escreveu:
(...), eu pessoalmente não aprendi nada de novo, até porque depois de ter participado no Hupur, fiquei a saber de muita coisa que não é dita nos vídeos! (...)

A competência para fazer fogo por frição, tal como em muitas outras coisas, aprende-se a fazer, tentando, repetindo, melhorando, (aquisição de memória muscular ;) ), ou seja não basta ver uns vídeos ou receber umas dicas...

Quanto às condições:
Uma coisa é estar a aprender e para facilitar fazemos a coisa no verão e usamos umas madeiras oferecidas por um amigo.
Se queremos evoluir e dentro do espírito do bushcraft, usamos aquilo que a natureza nos proporciona no local onde nos encontramos, lutando ali contra os elementos, que condicionam o resultado :?

MensagemEnviado: quarta nov 27, 2019 3:46 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Jan Escreveu:
joao carmo Escreveu:
(...), eu pessoalmente não aprendi nada de novo, até porque depois de ter participado no Hupur, fiquei a saber de muita coisa que não é dita nos vídeos! (...)

A competência para fazer fogo por frição, tal como em muitas outras coisas, aprende-se a fazer, tentando, repetindo, melhorando, (aquisição de memória muscular ;) ), ou seja não basta ver uns vídeos ou receber umas dicas...

É isso tudo, praticar, praticar e depois praticar!

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal