Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sexta dez 06, 2019 2:00 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta mar 23, 2018 9:00 pm 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm

MensagemEnviado: sexta mar 23, 2018 11:53 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada
Boa demonstração, explicação e nomenclatura :)

O nó pode-se fazer também a partir do nó de correr.
Como nó de bloqueio é semelhante ao nó frade, mas tem a vantagem de ser mais fácil de desatar.

Uma pequena retificação. O seio é a parte de corda que fica entre as mãos, ou seja entre a mão de apoio (que é denominada "firme") e a mão que executa o nó (a do lado do chicote) e não apenas a parte da corda que está na mão de apoio.

MensagemEnviado: s√°bado mar 24, 2018 2:15 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Farrobeira.
Se eu entendi o nó, todos irão entender, é das tais artes que são como a matemática se não se pratica nada feito.
Parabéns a explicação foi feita da forma adequada para aprender, o difícil é mesmo por-sê no lugar de quem como eu, é completamente nó excluido. ..
Parabéns por mais uma vez colocares, com qualidade, o teu saber em prol da comunidade.

MensagemEnviado: s√°bado mar 24, 2018 11:11 am 

Registado: quinta dez 31, 2015 1:43 pm
Faca preferida:: Puma Tec 313710
Muito fixe...só é pena o que vejo agora passados 5 minutos já não me lembro...não tenho memoria muscular (aonde é que já ouvi isto)

MensagemEnviado: s√°bado mar 24, 2018 12:35 pm 
L√°pis Azul

Jan Escreveu:
Boa demonstração, explicação e nomenclatura :)

O nó pode-se fazer também a partir do nó de correr.
Como nó de bloqueio é semelhante ao nó frade, mas tem a vantagem de ser mais fácil de desatar.

Uma pequena retificação. O seio é a parte de corda que fica entre as mãos, ou seja entre a mão de apoio (que é denominada "firme") e a mão que executa o nó (a do lado do chicote) e não apenas a parte da corda que está na mão de apoio.

Pelo que me explicaram chama-se seio porque se juntarmos as m√£os a forma da corda faz lembrar uma mama (nunca mais me esqueci :lol: ). No entanto e se estivermos a usar s√≥ uma m√£o para fazer um n√≥ "pelo seio" da corda como lhe chamamos? Se tivermos junto a uma amarra√ß√£o a parte que fica entre a m√£o e a amarra√ß√£o n√£o lhe chamamos seio? Eu costumo usar "seio" como sin√īnimo de "meio". Dum lado tenho o "chicote" e do outro tenho o "seio". Tamb√©m j√° ouvi chamar "chicote curto" e "chicote comprido" quando temos acesso √°s duas pontas.

MensagemEnviado: domingo mar 25, 2018 1:19 am 

Farrobeira Escreveu:
Pelo que me explicaram chama-se seio porque se juntarmos as m√£os a forma da corda faz lembrar uma mama.

Ou seja é a corda que está entre as mãos.

Farrobeira Escreveu:
Se tivermos junto a uma amarração a parte que fica entre a mão e a amarração não lhe chamamos seio?

Sim √© o seio, e a extremidade da corda amarrada √© o firme. Por isso √© que se chama firme ao lado oposto ao do chicote. √Č o lado que n√£o d√° para enfiar a extremidade.

Por exemplo, fazes um cote, se lhe meteres o chicote, tens o nó simples, se meteres o seio, tens o nó de correr…
Só que podes meter o seio, tanto do lado do firme, como no lado do chicote.

Por exemplo, no nó que demonstras, se o fizeres a partir do nó de correr, este tem que ser laçado para o lado do firme, ou seja, fazes um cote e depois enfias-lhe o seio do lado do firme, para obter o laço, pois só assim obténs o nó correto, quando depois enfias o chicote nesse laço.
Podes fazer esse laço com o seio do lado do chicote, só que assim… não dá.

MensagemEnviado: domingo mar 25, 2018 1:59 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Vocês com esses nomes todos, só consigo imaginar o firme preso a uma árvore com uma volta do fiel, depois dois seios bem apertados com nós de correr e o chicote fica pronto a desamarrar!

Desculpem mas eu tenho que me rir com vocês :D

No próximo encontro já temos matéria para conversar, no que diz respeito ao nó que o Farrobeira nos mostrou é prático e fácil de desamarrar mas eu costumo fazer o nó duplo para obter esse efeito, simples e rápido depois também desata sem problemas!

MensagemEnviado: domingo mar 25, 2018 10:35 am 

joao carmo Escreveu:
Vocês com esses nomes todos, só consigo imaginar o firme preso a uma árvore com uma volta do fiel, depois dois seios bem apertados com nós de correr e o chicote fica pronto a desamarrar!

Fostes suave … o costume é chamarem-nos de elitistas :lol:
Mas até apanhastes bem a nomenclatura ;)

Queres visualizar… por exemplo num nó que todos conhecem, aquele que se faz no atacador dos sapatos, ou seja o nó direito laçado.
NOTA: Um nó laçado, está pronto a disparar, ou seja, quando puxas o chicote, desata-se.
Para laçar o nó direito, não enfias os chicotes (das cordas a atar), mas o seio. Mas nota, tens que fazer os laços com o seio do lado dos chicotes, porque se os fizeres do lado do firme, quando tencionares o nó, ele vai desatar-se.

Deu para perceber... sem imagens? :mrgreen:

MensagemEnviado: domingo mar 25, 2018 11:56 am 
L√°pis Azul

Jan Escreveu:
joao carmo Escreveu:

Fostes suave … o costume é chamarem-nos de elitistas :lol:
Mas até apanhastes bem a nomenclatura ;)

Queres visualizar… por exemplo num nó que todos conhecem, aquele que se faz no atacador dos sapatos, ou seja o nó direito laçado.
NOTA: Um nó laçado, está pronto a disparar, ou seja, quando puxas o chicote, desata-se.
Para laçar o nó direito, não enfias os chicotes (das cordas a atar), mas o seio. Mas nota, tens que fazer os laços com o seio do lado dos chicotes, porque se os fizeres do lado do firme, quando tencionares o nó, ele vai desatar-se.

Deu para perceber... sem imagens? :mrgreen:

Isso no fundo podes ter seios por todo o lado. Mas ao lado do chicote s√£o mais seguros :lol:

E assim Jan?

MensagemEnviado: domingo mar 25, 2018 11:04 pm 

Farrobeira Escreveu:
Isso no fundo podes ter seios por todo o lado. Mas ao lado do chicote s√£o mais seguros :lol:

E assim Jan?

J√° que fizestes dois seios, podias ter colocado um no lado do chicote ;)

Agora o problema é que destes à mesma configuração a denominação de seio e de alça.
Na minha "escola" as alças, são aquelas "argolas fixas", (que não apertam), que reultam de nós tipo lais de guia, nó de borboleta, etc.
Se a dita "argola" correr / apertar, então chamo-lhes laço / laçada, tipo o nó de correr, nó siberiano, etc.

Mais alguma nomenclatura:
- A corda depois do firme (que não é usada) chama-se "passiva".
- Um cote direto e um inverso juntos, pode chamar-se "seio revirado".

MensagemEnviado: domingo mar 25, 2018 11:57 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Eu nunca fiz nenhuma formação sobre nós e aquilo que sei foi a necessidade que me ensinou! Nos meus acampamentos nunca precisei de fazer grandes nós, mas depois de entrar neste mundo do Bushcraft fui pesquisando lendo alguns manuais e vendo alguns vídeos no You Tube, que até ensinam bastante!
O que eu entendo por seio, é curvatura que a corda faz quando de pretende fazer um nó. Isto é, para ser mais fácil de executar o nó, localizando no espaço onde se vai passar o chicote ou a alça! Por isso tanto a alça como o cote, acabam por terem ambos seios formados, só que um é aberto com corda paralela e outro é fechado com corda cruzada! Seguindo este raciocínio torna-se mais fácil de perceber a composição dos nós!
Isto de dar nós, basta ter uma ideia como fazer o travamento da corda, seja com nó direto ou com laçadas de travamento prontas a disparar!
No meu notebook de bolso tenho alguns exemplos de n√≥s que eu desenhei para ir praticando nas minhas aventuras que s√£o os seguintes: N√≥ volta do fiel, n√≥ lais de guia, n√≥ borboleta, n√≥ volta do salteador, n√≥ de fuga, n√≥ de correr, n√≥ siberiano e por √ļltimo n√≥ de camionista que j√° fa√ßo h√° muitos anos por motivos profissionais para fixar a mercadoria nas carro√ßarias que serve para esticar a corda dando muita tens√£o usando pouco esfor√ßo f√≠sico!

Depois há outros nós que também acho muito interessantes pela sua estética que é o nó de 8 para fazer uma laçada na corda mas requer muita corda e perda de tempo... um lais de guia resolve o assunto!

Por acaso tenho aqui na secretária uma corda para praticar e é fazendo que a gente aprende! Muitas pessoas fazem os nós de forma diferente, basta por vezes mudarem a posição como iniciam o nó e isso altera tudo :)

MensagemEnviado: segunda mar 26, 2018 10:10 am 
L√°pis Azul

Conhecer a nomenclatura das partes da corda quando se explica ou se aprende a fazer nós ajuda bastante.

Por exemplo em inglês simplificaram para:

End: chicote
Bight: alça ou seio
Loop: cote

Os conceitos de seio e chicote s√£o muito importantes. Muitos n√≥s podem ser feitos pelo seio ou pelo chicote conforme a necessidade com algumas varia√ß√Ķes na sua execu√ß√£o, ex. Lais de guia, n√≥ de 8, n√≥ de barqueiro.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 12 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal