Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda set 16, 2019 1:14 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 20 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Caf√© no Campo
MensagemEnviado: quinta fev 02, 2017 11:42 am 

Registado: terça out 18, 2016 10:10 pm
Faca do fórum Nr: 0
Se há coisa que gosto após acordar de uma noite na natureza é de café feito à fogueira.

Imagem

Geralmente utilizo caf√© instant√Ęneo por uma quest√£o de rapidez, mas a verdade √© que aquilo n√£o √© l√° grande coisa, da√≠ perguntar-vos quais os m√©todos que utilizam (filtro de papel ou pano, cafeteira italiana, etc.), se √© que t√™m este h√°bito.

Assunto da Mensagem: Re: Caf√© no Campo
MensagemEnviado: quinta fev 02, 2017 4:22 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Ol√°, eu adoro caf√© e normalmente levo caf√© instant√Ęneo por ser mais pr√°tico! Tento escolher o granulado mais grosso e tenho o cuidado de ver a sua composi√ß√£o, h√° muita coisa no mercado √© importante a percentagem de caf√© adicionada na mistura, por vezes h√° o dito "caf√©" mas tem mistura de cevada e chic√≥ria! Uma t√©cnica que utilizo √© o batido de caf√© para ficar cremoso. Meto duas colheres de ch√° com caf√© e um colher de ch√° de a√ß√ļcar, depois com a colher meto 2 ou 3 gotinhas de √°gua e vou mexendo at√© criar uma pasta castanho claro, costumo dizer para os meus amigos que me acompanham nos acampamentos que o ponto ideal para o creme √© virar a caneca e a colher ficar colada sem cair! Depois adiciono a √°gua a ferver em cima do creme e mexo para dissolver, vais notar uma camada de creme em cima do caf√©. Para as doses que mencionei eu meto √°gua o equivalente a duas ch√°venas de caf√© normal, portanto fica a caneca a menos de metade :)

Quando vou acampar com um amigo que é habito levar grifo e fogão a gás ele prefere fazer café à Italiana porque como é viciado em café só assim se o satisfaz!

Vou buscar um vídeo dos meus para mostrar o aspecto cremoso do café batido ;)

MensagemEnviado: quinta fev 02, 2017 5:01 pm 

O vídeo que talvez se veja melhor o café que faço nos meus acampamentos é este aqui e para não chatear muito pode ir ao minuto 29:30 para ver o batido e o resultado final :D

J√° estou com saudades do mato!!!

https://www.youtube.com/watch?v=klybM4RLK74&t=1378s

MensagemEnviado: sexta fev 03, 2017 4:29 pm 

Registado: quarta jul 23, 2014 3:39 pm
Faca preferida:: Mora Fernandes
Café em campo é para mim essencial. Chá preto é bom, mas café é divino!

At√© hoje tenho usado instant√Ęneo, volta e meia uma alma caridosa compadece-se com a minha dor e l√° me oferece um caf√© √† italiana... Pessoalmente √© desse que mais gosto, o que me leva √† minha pr√≥xima compra: uma mini-cafeteira. √Č pesada mas depois compensa! eheheh

MensagemEnviado: sexta fev 03, 2017 8:14 pm 

Registado: terça out 18, 2016 10:10 pm
O instant√Ęneo realmente s√≥ vale pela facilidade de preparar e pelo peso insignificante :)

Dr. Theamat Escreveu:
Café em campo é para mim essencial. Chá preto é bom, mas café é divino!

At√© hoje tenho usado instant√Ęneo, volta e meia uma alma caridosa compadece-se com a minha dor e l√° me oferece um caf√© √† italiana... Pessoalmente √© desse que mais gosto, o que me leva √† minha pr√≥xima compra: uma mini-cafeteira. √Č pesada mas depois compensa! eheheh

Também já pensei nisso, penso que o peso não é crítico se estivermos a falar de um acampamento com mais que 2 pessoas. Agora a solo, temos que pagar esse "pequeno luxo"

joao carmo Escreveu:
Ol√°, eu adoro caf√© e normalmente levo caf√© instant√Ęneo por ser mais pr√°tico! Tento escolher o granulado mais grosso e tenho o cuidado de ver a sua composi√ß√£o, h√° muita coisa no mercado √© importante a percentagem de caf√© adicionada na mistura, por vezes h√° o dito "caf√©" mas tem mistura de cevada e chic√≥ria! Uma t√©cnica que utilizo √© o batido de caf√© para ficar cremoso. Meto duas colheres de ch√° com caf√© e um colher de ch√° de a√ß√ļcar, depois com a colher meto 2 ou 3 gotinhas de √°gua e vou mexendo at√© criar uma pasta castanho claro, costumo dizer para os meus amigos que me acompanham nos acampamentos que o ponto ideal para o creme √© virar a caneca e a colher ficar colada sem cair! Depois adiciono a √°gua a ferver em cima do creme e mexo para dissolver, vais notar uma camada de creme em cima do caf√©. Para as doses que mencionei eu meto √°gua o equivalente a duas ch√°venas de caf√© normal, portanto fica a caneca a menos de metade :)

Quando vou acampar com um amigo que é habito levar grifo e fogão a gás ele prefere fazer café à Italiana porque como é viciado em café só assim se o satisfaz!

Vou buscar um vídeo dos meus para mostrar o aspecto cremoso do café batido ;)

Agrade√ßo a partilha do v√≠deo, e para a pr√≥xima vou tentar essa forma mais cuidada de fazer caf√©, normalmente s√≥ fervo √°gua e despejo em cima, ou ponho o caf√© na √°gua quente e bebo directamente do p√ļcaro.

MensagemEnviado: domingo fev 05, 2017 12:36 am 
Arqueiro

Registado: domingo mai 02, 2010 2:00 am
Canal/Tom PMR 446: PMR1997 C7
Faca preferida:: fdc
Ja falei aqui uma vez, e volto a frisar, uma cafeteira destas para um café é perfeita....

http://www.ebay.com/itm/ALOCS-CW-EM01-C ... SwTA9X38H9

Imagem

MensagemEnviado: segunda fev 06, 2017 1:30 pm 

Registado: quarta jul 23, 2014 3:39 pm
Faca preferida:: Mora Fernandes
Scout Escreveu:
Ja falei aqui uma vez, e volto a frisar, uma cafeteira destas para um café é perfeita....

Não consigo ter grande noção do tamanho mas parece-me mais pequena que uma mini-cafeteira e não me parece grande vantagem porque são mais peças para montar, desmontar e lavar. Já usaste alguma?

MensagemEnviado: ter√ßa mai 09, 2017 3:05 pm 

Registado: terça abr 15, 2014 9:23 pm
Faca preferida:: Mora fernandes
Talvez seja o peso. Ser√°?

MensagemEnviado: ter√ßa mai 09, 2017 9:41 pm 

Registado: s√°bado jan 23, 2016 5:03 pm
Faca preferida:: Tom brown tracker 2
Scout Escreveu:

Eu levo sempre comigo mistura ibérica, ou como a minha avó lhe chama (café das velhas) normalmente faço sempre uma quantidade maior de uma vez só porque tem que assentar a borra, e depois vou bebendo até acabar.
A mistura ibérica é 60 ou 70% cafe e o restante chicorea. Depende das marcas e receitas.
A delta tem e a sical também ,acho eu. Mas a marca que mais consumo é Santa Iria, sendo este mais dificil de encontrar, eu ultimamente só consigo na mercearia tradicional.
Normalmente quando fa√ßo caf√© desse no mato o pessoal fica rendido, √© bem melhor que sol√ļvel e evita andar com cafeteiras especiais. Fa√ßo no que tenho √° m√£o, caneca de aluminio, billy can, panela, at√© j√° fiz num recipiente de madeira fervendo √°gua com pedras e at√© parece que ficou melhor pois no fim da mistura feita ainda coloquei l√° mais umas pedras para ferver mais um pouco e deu-lhe um gostinho mais torrado.
S√≥ para esclarecer, n√£o tenho ac√ß√Ķes de nenhuma dessas marcas acima descritas (risos) apenas sou um cliente muito satisfeito de h√° v√°rios anos!
Espero que ajude...

Já agora a preparação será ferver a água, para café forte juntar umas 3 colheres de sopa da mistura a 1 litro de água e depois mexer fora do lume pois se estiver ao lume faz uma espuma danada, depois levar ao lume novamente sempre a mexer e deixar levantar um pouco a espuma. Tirar do lume quando levantar e deixar assentar durante uns 10 minutos mais ou menos. No final quando tiram do lume se juntarem um pouco de água fria tipo meia caneca ele assenta mais rápido, ao fim de 2 ou 3 minutos já podem começar a servir sendo que como ainda não está totalmente assente aí para o meio ou mais um pouco começam a apanhar algumas borras :D

MensagemEnviado: ter√ßa mai 09, 2017 11:40 pm 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
filtros de papel. o peso é quase irrisório. o café já o levas de qualquer modo. e o filtro sempre pode duplicar para retirar impurezas da água para a ferver.

MensagemEnviado: quarta mai 10, 2017 8:24 am 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
Nisto tou com o Toonman, café à cowboy.

MensagemEnviado: quinta nov 02, 2017 11:34 pm 

Registado: quarta set 02, 2015 6:30 pm
Comprei recentemente um filtro com espécie de tripé da GSI, "Ultralight Java Drip".

√Č carote para o que √© (uns 10eur) mas tem as vantagens de nao precisar de filtro (o material √© muto fino, n√£o se v√™ algum tipo de rede), ser muito leve, e funcionar com qualquer copo.
Uso café de moagem "universal" e sai impecável!

Imagem

MensagemEnviado: sexta nov 03, 2017 12:19 am 

jcinacio Escreveu:
Comprei recentemente um filtro com espécie de tripé da GSI, "Ultralight Java Drip".

√Č carote para o que √© (uns 10eur) mas tem as vantagens de nao precisar de filtro (o material √© muto fino, n√£o se v√™ algum tipo de rede), ser muito leve, e funcionar com qualquer copo.
Uso café de moagem "universal" e sai impecável!

Imagem

Esse método funciona com o café de moagem mais grossa que se compra por um valor mais económico, mas penso que é necessário maior percentagem de café para ter o mesmo resultado do café à Italiana e não se obtém o tão desejado creme na superfície! Mas gosto da ideia pois em caminhada isso faz toda a diferença! Temos que um dia experimentar isso eh.. eh.. eh..

MensagemEnviado: ter√ßa nov 07, 2017 12:41 pm 

Registado: sexta dez 23, 2016 4:16 pm
Eu também sou dependente de café e ao acordar, tem que ser..
Normalmente faço como a maioria, saquetas ou frasco de café instantaneo e açucar(para quem usa).

- As saquetas poupam peso e volume, o frasco so para mais de 2 pessoas.

MensagemEnviado: quarta nov 22, 2017 4:48 pm 

Registado: terça set 02, 2014 9:09 am
Faca preferida:: Schrade F46
para quem realmente quer um expresso em campo....

https://www.wacaco.com/pages/nanopresso :roll:

Having a sense of total freedom is having the freedom to die if you screw up.
George Michaud - trapper

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 20 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal