Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sexta jun 21, 2019 12:35 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Enchidos
MensagemEnviado: sexta nov 03, 2017 3:08 pm 

Registado: sexta mar 08, 2013 10:59 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: mora companion
Boa tarde caros amigos, tenho feito umas experiências em fazer enchidos em casa, mas falta-me as receitas para fazer como as nossas avós.
Se alguém me poder ajudar com algumas receitas tal como salpicão, chouriças tipo alentejano ou de vinho como se faz em Vinhais ou em outra qualquer parte do nosso maravilhoso país, agradecia imenso.

Cheio de Deus, não temo o que virá,
Pois venha o que vier, nunca será
Maior do que a minha alma.

Assunto da Mensagem: Re: Enchidos
MensagemEnviado: sexta nov 03, 2017 7:00 pm 

Registado: terça nov 25, 2014 11:11 am
Faca preferida:: A que está no bolso
Pesquisa neste blog (https://outrascomidas.blogspot.pt/)... é o melhor que conheço com receitas tradicionais portuguesas... o autor inclusive costuma fazer o enquadramento histórico das receitas...

Atenção que este é o novo blog... que é a continuação de outro (que esgotou o limite de espaço da google)... por isso dá 1 olhinho em ambos.

Boas receitas...

PS: se arranjares um coelho de caça experimenta a receita do coelho à São Cristovão que está no blog... não te vais arrepender.

"Um Homem prevenido... vale por dois (ou três)..." Provérbio Popular (Adaptado)

MensagemEnviado: segunda nov 06, 2017 12:13 pm 

ok muito obrigado

MensagemEnviado: terça nov 07, 2017 2:35 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Eu cheguei a ver a minha avó com as mãos na massa, " entende-se que massa é a mistura da carne e seus condimentos" e com um funil, enchia a tripa do porco para fazer chouriças! Estava-mos nós à fogueira, "entende-se que fogueira é o fogão de lenha na cozinha" com as chouriças penduradas por cima da nossa cabeça e olhava-mos para a ver quando o pingo de gordura estava prestes a cair para a gente se desviar! Bons tempos :D

Depois desta minha introdução e com muita pena, não cheguei a aprender a receita da minha avó, mas tenho uma ideia!
Há enchidos de várias qualidades pois a carne do porco tem muita variedade! Na minha zona faziam-se as morcelas com o sangue do porco e alguma carne gorda misturada, arroz e ervas aromáticas, eram feitas com o intestino grosso e ficavam negras derivado ao sangue cozido.
As chouriças já levam tendões, carne gorda e magra picada para ficar bem misturada com bastante colorau, eram feitas com o intestino delgado e ficavam avermelhadas derivado à gordura e o colorau quando eram postas a secar em cima do fogão de lenha!

No porco tudo era aproveitado, o dia da matança era um dia de festa pois começava bem cedo com a abate do animal, que era sangrado e aproveitava-se o sangue misturado com vinho para não coalhar! Era feita a primeira limpeza dos pêlos com a queima de carqueja e retiradas as unhas! De seguida era lavado e raspado para retirar o resto dos pêlos! O rabo era tapado com uma massaroca das espigas de milho para servir de tampão às fezes! O porco era transportado para a loja onde era pendurado de cabeça para baixo e aberto na barriga! Primeiro era retirada toda a parte do intestino grosso e delgado e as mulheres encarregavam-se de ir à ribeira lavar as tripas! O fígado e o entretinho eram fritos na hora para a malta que ajudou na matança poder beber um copo ainda antes de desmanchar o porco pois tinha que levar algumas horas para escorrer o sangue e arrefecer a carne! Só depois ao fim da tarde é que se desmanchava o porco peça por peça para serem metidas na salgadeira e todas as partes que eram arrumadas na arca tinham a sua ordem pois à medida que se iam consumindo, elas tinham tempos diferentes de cura, julgo que os presuntos eram no fundo depois as pás dianteiras, os lombos, as costelas etc...
À noite preparavam-se os enchidos, alguma carne e sangue era pré-cozinhada para fazer as morcelas e a carne para as chouriças era toda picada com a faca em pedaços pequenos mas não muito finos de preferência eram utilizados alguns nervos e cartilagens para dar consistência à chouriça na hora de cortar às fatias e levava o tempero à base de sal, ervas aromáticas, vinho, azeite, alho e fazia-se uma massa bem espessa para que a chouriça fique bem preenchida! A tripa depois de lavada com auxílio de um funil próprio "que não sei o nome agora" enchiam-se as chouriças e atavam-se com um cordel para se pendurar numa vara em cima do lume e apanhar calor para secar! A fogueira além de dar um gosto ao fumo também mantinha o alimento protegido da bicharada durante o processo de secagem que podia demorar semanas! Estas chouriças podiam-se comer cruas ou cozinhadas conforme o gosto de cada um!

Quanto a mim não é um processo muito viável para nós agora fazer enchidos, pois dá muito trabalho e não compensa o gasto! Os antigos faziam isto mais para conservar a carne pois não tinham os frigoríficos que temos hoje e quando matavam o porco tinham que escolher uma altura que não tivessem mais nada para comer, como por exemplo intercalavam com o abate das cabras ou as famílias eram numerosas e isso já não era problema! Por vezes, faziam-se trocas de bens alimentares ou serviços quando se matava o porco! Os tempos eram difíceis mas viviam-se!

MensagemEnviado: quarta nov 08, 2017 1:04 pm 

muito obrigado pela ajuda, eu tenho feito algumas experiências em casa para que conste eu vivo em apartamento, faço regularmente salmão fumado e desde que comecei a fazer em casa deixei de comprar pois fica mais barato e muito melhor.
tenho feito tb carne curada que fica muito boa, e agora os chouriços, tenho uma carne temperada e esta quinta ou sexta já vou encher a tripa.

MensagemEnviado: quarta nov 08, 2017 1:33 pm 

teco43043 Escreveu:
muito obrigado pela ajuda, eu tenho feito algumas experiências em casa para que conste eu vivo em apartamento, faço regularmente salmão fumado e desde que comecei a fazer em casa deixei de comprar pois fica mais barato e muito melhor.
tenho feito tb carne curada que fica muito boa, e agora os chouriços, tenho uma carne temperada e esta quinta ou sexta já vou encher a tripa.

Epá!!!! Cheira-me que temos de provar isso!!! Eu levo a pinga e o pão fazemos mesmo no local eh... eh... eh... onde é que vai ser o encontro? :D

MensagemEnviado: quarta nov 08, 2017 3:01 pm 

Sem duvida uma boa ideia

MensagemEnviado: quarta nov 08, 2017 10:19 pm 

Olha que eu costumo levar chouriças quando vou acampar por causa de poder conservar comida por mais tempo, além de poder ser comida crua pode ser cozinhada de várias formas cozida ou assada! Tenho vários vídeos onde aparecem fotos das chouriças penduraras em cima da fogueira para as moscas não chegarem e sempre ficam com aquele gostinho fumado! Se o meu amigo estiver com tempo disponível é uma questão de combinar mesmo!

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal