Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta jun 19, 2019 6:39 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: comida para longa caminhada
MensagemEnviado: sábado dez 22, 2018 6:02 pm 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: a que estiver comigo
Boa tarde

Gostava de saber a vossa opinião, estou a ponderar fazer uma caminhada de 3 dias eu autonomia e estou com duvidas sobre a alimentação a escolher por isso decidi indagar a vossa opinião sobre a comida adequada.

A ideia seria comida que precise de pouca água para ser preparada, pois a água é escassa, aliás há muita mas é salgada, água do mar, e de preferência que tenha uma boa quantidade de calorias para não ter de levar muita comida para satisfazer as necessidades energéticas de caminhada longa sem que também seja demasiado pesada.

Aí está o meu dilema, qual a comida que "encha" sem ser ter muito peso e que não necessite de muita água para cozinhar??
não me parece fácil, daí a querer a vossa opinião...

No inicio ainda ponderei MRE´s, mas não há muita oferta e 3 MRE´s + portes de envio ainda sairia um valor mais alto do que eu gostaria de pagar, por isso acabei por encontrar as refeições liofilizadas da Aptonia (decathlon) e pensei complementar com uns doces(M&M´s ou mini-marmelada) para reforçar as calorias, alem de que parece que só necessita de 300ml de água e não sujo a loiça pois come-se na embalagem original...

E voces em longas caminhadas com pouca água e tentando poupar peso ás costas, que refeições escolhem?

Fernando Pessoa

Assunto da Mensagem: Re: comida para longa caminhada
MensagemEnviado: sábado dez 22, 2018 9:11 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
Duma forma ou de outra, precisas sempre daquela dose de água / hidratação.
Se levas alimentação totalmente desidratada, vais ter que gastar água para a hidratar.
Assim, se não tens acesso durante o percurso a água, é indiferente transporta-la no cantil ou tê-la nos géneros alimentícios.

Eu gosto de levar fruta (que não amasse durante o transporte), que como durante o dia.
Quando "abanco" no local de pernoita, então cozinho coisas banais, como arroz, puré de batata, massas, etc. acompanhado de coisas como atum em conserva, salsichas, hambúrgueres, (escolho normalmente a opção do embalado em vácuo),

MensagemEnviado: domingo dez 23, 2018 12:07 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Bruno.
Dificil a escolha é como diz o Jan ou a água vai nas comidas ou tem que ser acrescentada, para além do que já foi dito e considerando o cuscus na equação, diria que os ovos frescos(que agora com o frio não se estrangam)tomar em atenção comprar os que estão fora do frigorífico, fruta também desidratada, que se come sem água, fruta em bisnagas, frutos secos, queijo e pão alentejano que dura mais tempo, enchidos, barras de cereais e chocolate.
Das latas de comida são pesadas, mas como diz o Jan o atum é a mais. Interessante, existe no mercado atum em embalagens de papel ou também em plástico mais leve que as latas e mais quantidade.
Tudo o que acrescentas-te faz sentido, aproveita as promoções da decatelon das comidas, existia também no OlX na secção de campismo que vendia refeições militares do exercito Português a 3 euros vendedor modern subvirval instinct (era de entrega em Lisboa).
E pronto boa aventura e bom Natal.

MensagemEnviado: domingo dez 23, 2018 8:24 am 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: a que estiver comigo
Jan Escreveu:
Eu gosto de levar fruta (que não amasse durante o transporte), que como durante o dia.
Quando "abanco" no local de pernoita, então cozinho coisas banais, como arroz, puré de batata, massas, etc. acompanhado de coisas como atum em conserva, salsichas, hambúrgueres, (escolho normalmente a opção do embalado em vácuo)

Pois também a considerar essa hipótese, levar comida simples para a caminhada, de moo a não gastar água a cozinhar e depois lavar a loiça e só cozinhar á noite...

milhafre Escreveu:
diria que os ovos frescos(que agora com o frio não se estrangam)

Ainda estou para arranjar aquelas embalagens de plástico para transportar só 2 ovos em segurança, senão receio chegar lá já com uma omelete na mochila :lol:

milhafre Escreveu:
fruta também desidratada, que se come sem água, fruta em bisnagas, frutos secos, queijo e pão alentejano que dura mais tempo, enchidos, barras de cereais e chocolate.

Estou tentado a isso, pois talvez dê mais um pouco de peso mas poupo na água...

milhafre Escreveu:
OlX na secção de campismo que vendia refeições militares do exercito Português a 3 euros vendedor modern subvirval instinct (era de entrega em Lisboa)

Nas minhas pesquisas não encontrei nada disso, se encontrares novamente depois avisa-me...

Fernando Pessoa

MensagemEnviado: domingo dez 23, 2018 9:48 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Bruno.
Vás ao OLX, campismo, corres para baixo, até veres mini kit Sobrevivencia em Alvade, é nome de guerra, modern survival instinct e depois clicas lá e vais ver os seus outros artigos, só vale a pena se fores lá buscar, não é que tenha feito compras mas fica caro e pode não ser seguro pedir pelo correio, quanto aos ovos arranja uma caixa de plástico rixa, pode ser uma embalagem de manteiga vazia e lavada, embrulhas em papel , gardanapos que servem depois, e julgo que não se partem, e se partirem aproveitas para gemada, antes lavas os ovos em casa e não tens o problema da salmonela.
um abraço.

MensagemEnviado: domingo dez 23, 2018 10:06 pm 
Lápis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Aveia
Mel
Noodles, arroz precozinhado ou massas instantaneas
Atum
Maçãs e Laranjas
Chouriço

Nunca senti a necessidade de usar MREs ou refeições dessas de alpinista.

A partir do minuto 16
https://youtu.be/y97tQLKKeTY

MensagemEnviado: segunda dez 24, 2018 2:04 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Olá Bruno já vi que tens aqui uma boa ajuda dos nossos amigos e gostaria de dar a minha sugestão também. Costumo levar para pequeno almoço aveia e frutos secos, depois as refeições levo massas com carne e queijo é só juntar água ou podes optar pelos noodles, puré, cuscus, esparguete, linguiças, ovos já cozidos, patés, queijo de barrar, paio fumado, presunto, bacon, migas de bacalhau, feijão cozido e a lata serve para levares ao lume ou até servir como copo!

Falta-me fazer uma etapa na GRZ entre Fernandaires e Penedo Furado, seria uma boa oportunidade para testares as minhas sugestões!

Abraço e Boas Festas :D

MensagemEnviado: quarta jan 02, 2019 3:49 pm 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca preferida:: Mora 2000
É tradicional fazer comida com agua salgada, das melhores caldeiras de peixe que já comi foi dentro de um barco de pesca de um familiar, que tinham como ingredientes principais peixe acabado de pescar e agua do mar.

Vai depender muito da quantidade de sal que essas refeições desidratadas (MRE, nuddles etc) já têm e do gosto pessoal de cada um em relação ao SAL. Testa antes de ir ;)

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal