Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta jun 19, 2019 5:45 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: ter√ßa dez 25, 2018 6:29 pm 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Na casa da minha "avó" na Polónia

MensagemEnviado: quarta dez 26, 2018 3:20 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Faca do fórum Nr: 0
Caro Farobeira.
Excelentes imagens, elas mereciam uma legenda n√£o s√≥ do seu conte√ļdo, mas tamb√©m da hist√≥ria que esta por detr√°s da mesma ou seja os costumes do Povo Polaco (isto se a tua av√≥ for Polaca).
Seja como for est√°s de parab√©ns com a postagem e n√≥s agradecemos como sempre as tuas maravilhosas contribui√ß√Ķes.

MensagemEnviado: quinta dez 27, 2018 10:09 am 
L√°pis Azul

Contrariamente ao que acontece no Sul onde o inverno é bastante produtivo, especialmente no Algarve, aqui na Polónia as técnicas de preservação dos frutos e vegetais para posterior consumo no Inverno eram uma sabedoria essencial em qualquer casa.

Estes frascos são conservas caseiras de frutos, repolho e pepino feitas pela avó da minha companheira.

Os frascos são mantidos fora de casa num edifício à parte que não é aquecido para manter uma temperatura baixa.

MensagemEnviado: quinta dez 27, 2018 11:28 am 

Caro Farrobeira.
Agradeço a resposta de facto com estes esclarecimentos entendemos prefeitamente a sabedoria ancestral e popular de paises do norte onde da tundra chegam os frios polares e o sol se esconde na neblina.
A conservação dos alimentos é uma ciência que ajuda a economia familiar, em tempos idos em Portugal e nos Açores que conheço melhor havia também (e de certa maneira ainda há )uma azáfama no verão na feitura de compotas e licores, sem falar da matança do porco e das formas de conservação das carnes em banha e em potes de barro, a feitura da massa de pimenta o tomate, o peixe seco muito comum nas ilhas mais isoladas e outros produtos, até para os animais se conservava o milho nas burras de milho, ou cavuas, piramides tipo tendas de indio onde se colocava o milho a secar e resguardado principalmente da chuva, também as pontas e folhagem do milho era colocado em silos com sal para guardar para o inverno.
Outros camaradas poderão aproveitar a tua deixa para desvendarem os costumes na conservação dos alimentos das suas terras.
Muito boa postagem.

MensagemEnviado: quarta jan 02, 2019 3:41 pm 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca preferida:: Mora 2000
O liquido em que são preservados é vinagre ou salmoura?

MensagemEnviado: quarta jan 02, 2019 5:20 pm 
L√°pis Azul

jpgrilo Escreveu:
O liquido em que são preservados é vinagre ou salmoura?

√Āgua com calda de a√ß√ļcar ou vinagre por vezes tambem sal. No caso dos pepinos e do repolho aquilo fermenta l√° dentro e eles at√© bebem a √°gua pois dizem que ńó probiotica. √Č acido mas bebe-se bem.

MensagemEnviado: quinta jan 03, 2019 12:58 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
A minha avó também fazia conserva de pimentos, cebolas, tomates, cenouras e pepinos em vinagre!
J√° os frutos eram conservados em calda ou faziam-se as compotas. Tamb√©m fazia a marmelada e com a √°gua da cozedura dos marmelos mais os caro√ßos bem passados, aquilo era tudo fervido com a√ß√ļcar at√© chegar ao ponto de geleia. Adorava o doce de cereja, quando barrava no p√£o, gostava de sentir alguns peda√ßos do fruto. As azeitonas tamb√©m eram curtidas em √°gua e sal, as castanhas, figos, p√™ssegos, ma√ß√£s e abrunhos eram secos. Os queijos de cabra eram secos e depois mergulhados no azeite como faziam com os enchidos. Mas o que mais gostava era das ginjas mergulhadas na aguardente! :D
Tempos que guardo com muita saudade, onde aprendi muita coisa e agora quero voltar a usar essas t√©cnicas, mesmo que seja em menor quantidade. Depois que comecei a tratar da quinta que era do meu av√ī, j√° √© o 3¬ļ ano que curto azeitonas e seco figos! Na quinta tamb√©m produzo muitos morangos e este ano a ver se meto alguns em conserva ;)

MensagemEnviado: quinta jan 03, 2019 6:25 am 

Caro Jo√£o Carmo e Farrobeira
Ao Jo√£o excelente descri√ß√£o do que se fazia no campo eram t√©cnicas que revelam o saber das popula√ß√Ķes contra a falta de alimento principalmente no Inverno mas tamb√©m todo o Ano, no fundo s√£o formas de economia familiar contra as dificuldades a pseudo fartura faz esquecer estas t√©cnicas, mas reparei que agora com as dificuldades o povo (no caso nos A√ßores)come√ßou a usa-las nomeadamente cultivando e aproveitando o que a terra d√°...
Quanto ao Farrobeira, antes de mais aproveitava para em nome dele enviar os parab√©ns √† av√≥ e tamb√©m incentivado - lo a fazer videos sobre a Pol√īnia nomeadamente sobre o bushcraft na Pol√≥nia e aproveitar para renovar o agradecimento e os meus parab√©ns.
Votos de bom Ano.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 8 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008