Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quinta jun 20, 2019 6:54 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Bolachas de bolota
MensagemEnviado: sexta dez 28, 2018 12:49 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada

Descritivo do autor:

Utilizando técnicas primitivas, colho bolotas silvestres e preparo-as para fazer panquecas de bolota. As bolotas eram um alimento importante para os povos indígenas da América do Norte e continuam ecologicamente importantes para muitas espécies de animais selvagens. As bolotas são ricas em nutrientes e minerais como cálcio, fósforo, potássio e vitaminas. Elas são também muito ricas em taninos, o que faz com que sejam amargas e indigestas as para os seres humanos. Para as tornar comestíveis, as bolotas devem ser expurgadas dos taninos antes do consumo. Uma técnica simples é mergulhá-los durante cerca duma semana na água corrente dum rio. Este processo irá remover a maioria dos taninos. Depois de as deixar a secar durante alguns dias, moí-as com uma pedra. Para formar uma pasta, acrescentei um pouco de água à mistura, que cozinhei num prato de barro, até ficar firme. O sabor é bastante agradável e pode ser melhorado pela adição de frutas, ervas e outras sementes. As bolotas são ricas em calorias e uma excelente opção de alimento silvestre.

Assunto da Mensagem: Re: Bolachas de bolota
MensagemEnviado: sexta dez 28, 2018 6:11 pm 
Lápis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Já tentei.

As bolotas de azinheira de algumas árvores são doces ( menos taninos). O meu problema é que a farinha resultante da moagem não ligava. Tive de misturar farinha de trigo para conseguir amassar.

MensagemEnviado: sábado dez 29, 2018 10:55 pm 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
eu ligo com mel e ovos, para fazer umas bolachas excelentes. mas não trituro a bolota até fazer pó, que gosto dela mais grumosa.

MensagemEnviado: domingo dez 30, 2018 1:46 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
A única vez que tentei, foi durante o "Perduro no Rio dos Mouros".
Descasquei-as e cozi-as num tacho. Depois triturei-as e amassei em formato de bolacha. Ficaram em cima duma pedra junto da fogueira. Quando resolvi provar, achei a coisa ainda amarga. Talvez ficasse melhor, com mais tempo de cozedura / forno e com algo doce misturado.

Experimentei ainda beber uma chávena da água da cozedura, (que adocei com açúcar amarelo) e aí fiquei surpreendido com a parecença de com o sabor do café. Agora se esta "mistela" faz bem? já não sei, ;)

MensagemEnviado: domingo dez 30, 2018 1:54 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Eu nunca experimentei comer bolotas, mas à uns tempos atrás, andei a pesquisar sobre os recursos que poderia-mos obter delas!

Acho que na primeira travessia do túnel que nós fizemos, eu falei sobre isso porque havia lá um sobreiro no parque onde pernoitamos, já passaram 2 anos e ainda não apliquei as dicas que fui obtendo na minha pesquisa!
Umas delas é meter as bolotas na água tal como se faz com as azeitonas para libertarem o sabor amargo, depois podes triturar, torrar ou cozer!
Julgo que se colheres a bolota do chão, devem ter um sabor menos amargo pois o contacto com a terra e presença de humidade fazem libertar os tatinos, mas claro, devem ser previamente cozidas, pois poderá conter bactérias, porque normalmente os animais selvagens procuram também este recurso alimentar e poderá haver dejectos nesses locais!
Ao colher diretamente da árvore a bolota está mais limpa mas tem mais substâncias activas.
Tenho que começar a fazer umas experiências pois só com teorias a coisa não tem piada :D

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal