Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta jan 22, 2020 10:28 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Carne ao ar
MensagemEnviado: segunda set 23, 2019 9:33 am 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Mora 2000
Nos videos do Rune Nielsen, é normal vermos ele pendurar uma pedaço de carne fresca ao ar durante 2 ou 3 três.
Percebo que ele vivendo na Dinarmarca, as temperaturas baixas n√£o ter√£o tanto impacto negativo.

E nós por cá ? será seguro no nosso clima mais quente, deixar um pedaço de carne fresca ao ar durante 2 dois? Aonde para alem da temperatura, existe a possibilidade de ter moscas e outros insectos a depositar os seus ovos ...

Assunto da Mensagem: Re: Carne ao ar
MensagemEnviado: segunda set 23, 2019 11:46 am 

Registado: terça nov 25, 2014 11:11 am
Faca preferida:: A que est√° no bolso
jpgrilo Escreveu:
Nos videos do Rune Nielsen, é normal vermos ele pendurar uma pedaço de carne fresca ao ar durante 2 ou 3 três.
Percebo que ele vivendo na Dinarmarca, as temperaturas baixas n√£o ter√£o tanto impacto negativo.

E nós por cá ? será seguro no nosso clima mais quente, deixar um pedaço de carne fresca ao ar durante 2 dois? Aonde para alem da temperatura, existe a possibilidade de ter moscas e outros insectos a depositar os seus ovos ...

Por cá, acho que essa é a receita para fazer Asticot (larvas de mosca)... usadas para a pesca (normalmente às carpas, mas acho que dá para mais espécies).

"Um Homem prevenido... vale por dois (ou três)..." Provérbio Popular (Adaptado)

MensagemEnviado: segunda set 23, 2019 12:33 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caros jpgrilo e Fernandes.
As carnes ao ar resultam com temperaturas baixas a sombra e como vocês bem dizem protegendo dos insectos como se faziam nas matanças dos porcos e nos matadouros onde a carne necessita de repousar e maturar, agora ao calor do verão e sem controle é como bem diz o fernandes é para criar larvas para a pesca.
Sauda√ß√Ķes aos dois.

MensagemEnviado: segunda set 23, 2019 1:31 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Bom tema!
Eu quando fazia acampamentos na Santa luzia que chegava a estar mais de 1 m√™s acampado, costumava usar a t√©cnica do fumeiro. A ideia era colocar os enchidos pendurados na fogueira a uma certa dist√Ęncia, para n√£o queimarem e deixava ficar por uns dias. Al√©m de conferir um sabor intenso, as moscas n√£o chegavam perto do alimento.

Claro que quando a fogueira se apagava, eu colocava a chouriça embrulhada num pano, para continuar em contacto com o ar e protegida dos insectos.
Confesso que nunca utilizei carne, mas o processo é o mesmo, se passar com sal em toda a carne e mantendo em cima da fogueira, nenhuma mosca vai lá pousar.
O que atraia a mosca é o odor da carne, e estando em cima da fogueira o calor em conjunto com o fumo fazem uma espécie de barreira protetora, além de retirar a humidade do alimento que faz com que ele se mantenha por muito mais tempo.
A carne depois de seca poder√° ser comida em forma de snack, crua ou cozinhada.

Outra forma de secar a carne, é construir uma caixa com rede mosquiteira e colocar a carne pendurada em tiras muito finas para que o processo de secagem seja mais rápido, convém sempre colocar no mínimo sal, mas pode adicionar colorau ou outras especiarias, isso afasta qualquer insecto que por ventura entre na caixa e dá outro sabor ao produto final. "A minha avó era assim que secava os queijos de cabra em cima da palha, dentro de uma queijeira, um armário que tinha no sotão, com prateleiras e portas em rede!"

Se quiserem a melhor forma e mais segura de conservar a carne é fazer a cura com sal!
Para escolherem uma caixa a jeito antes de fazerem a dita "salgadeira" comprem vários pacotes de sal e coloquem os pacotes sem os abrir dentro da caixa até ao cimo, depois já sabem que essa caixa tem as medidas ideais!
Cobrir todo o fundo da caixa, o ideal que seja em madeira, com uma quantidade generosa de sal e colocar várias tiras de carne, sem que estas se toquem umas nas outras, sempre envoltas de sal e encher a caixa até ao cimo e tampar com uma tábua.
A salgadeira normalmente fica assente em travessas de madeira para evitar concentração de humidade, colocada em ambiente seco e fresco.
Um pormenor importante, deve-se colocar as pe√ßas maiores no fundo pois levam mais tempo a curtir e s√£o as √ļltimas a consumir!

Na quest√£o de fazer astic√īt para a pesca, um amigo meu ensinou-me uma t√©cnica j√° l√° v√£o uns anos, que consiste no seguinte:
Quando eu ia acampar por vários dias, era muito difícil manter o isco vivo que normalmente só dava para os primeiros 3 ou 4 dias e tinha que ter gelo na arca! Com as primeiras capturas de peixe, eu ao limpar o peixe, pendurava a cabeça da carpa num ramo da árvore, isto era para evitar que as formigas chegassem ao alimento antes das moscas depositarem os ovos, e também se ficar no chão, algum animal podia levar a cabeça do peixe, raposas, cães e javalis são comuns na minha região e até mesmo os corvos normalmente costumam apanhar esses restos.
Acreditem que ao fim de poucos dias já se viam larvas nas cavidades da cabeça do peixe!

Espero que tenham gostado do meu contributo aqui no Fórum sobre este tema e aproveito para vos pedir uma pequena ajuda no meu canal do Youtube... um comentário é sempre bem-vindo e eu agradeço!

MensagemEnviado: segunda set 23, 2019 2:51 pm 

Caro amigo Jo√£o carmo.
Muito boa explanação da forma de conservar a carne segundo os costumes serranos ancestrais, fiquei tocado por teres falado da tua avó sobretudo se ela já partiu é uma forma excelente de homenagear quem partiu e que com os seus conhecimentos deixou um legado que corre o risco de se perder se só dermos valor à forma impessoal com que hoje muita relação humana se passa...
Seja como for entendi da postagem do jpgrilo que o deixar a carne 2 dias não seria propriamente para secar a carne mas sim para maturar a carne como acontece com o gado que morto é dependurado nos matadouros para que a carne deixe de ser verde (termo usado para carnes de animais acabados de morrer não sei se todos exigem esta maturação...
Esta lembrança dos queijos fez - me lembrar da qualidade da queijaria serrana, gostaria que escreveses mais sobre isso.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: segunda set 23, 2019 3:28 pm 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca preferida:: Mora 2000
A questão que levanto não é sobre formas de preservar a carne mas sim a viabilidade ou não de ter a carne ao ar em portugal, como se vê nos vídeos que mencionei.

Lembro-me perfeitamente da "gaiola" que a minha avó tinha na casa das beiras, aonde guardavam a carne ao sal

MensagemEnviado: segunda set 23, 2019 5:32 pm 

Caro Jpgrilo.
Compreendo prefeitamente o teu ponto de vista, mas ao fim e ao cabo tudo se liga e será a conservação das carnes a curto ou a longo prazo a questão...
Penso que no geral a conservação de curto prazo (sem falar na maturação de carnes de grande porte como o gado vacum)pode no tempo mais fresco (outono, inverno e primavera)á sombra e protegido dos insectos durar alguns dias (existem até formas de cozinhar carnes depois de vários dias até ela chegar a estádios de quase podridão)a carne ao contrario do peixe é menos sensíveis, antes dos frigorificos os restaurantes tinham as carnes vários dias sem irem ao frigorífico, lembrando o meu Pai ele dizia que ia aos restaurantes sem frigorifico pois as carnes eram mais frescas...
Sa√ļdo tamb√©m a tua av√≥ e o que disse ao Jo√£o aplica - se tamb√©m √† tua av√ī .
Resumindo e na minha opinião a conservação pode ser ao ar livre desde que com tempo fresco (onde as moscas têm actividade reduzida)com os cuidados que sabes melhor do que eu e por poucos dias é claro que como diz o João se usar especiarias melhor ainda, em caso dum cheiro (pitave como se diz nos Açores ) lavar muito bem e tudo é suportável como nas viagens das caravelas.
Sauda√ß√Ķes a todos.

MensagemEnviado: segunda set 23, 2019 9:26 pm 

milhafre Escreveu:
(...) a carne ao contrario do peixe é menos sensíveis (...)

Sinceramente, não me pareçe que seja assim tão linear... existem provavelmente mais exemplos de conservação de peixe do que de carne em ambientes "desprotegidos", exemplos da Nazaré (http://www.cm-nazare.pt/pt/secagem-de-peixe) ou mesmo aqui no Algarve, com a Moreia e a Tintureira (nos mastros das traineiras).

Idependentemente de ser carne ou peixe, sem a salmoura √© que n√£o me pare√ße poss√≠vel. Mesmo na Caneja d‚ÄôInfundice, o peixe ńó lavado em √°gua do mar.
http://anovaericeira.blogspot.com/2011/09/um-prato-para-corajosos.html
http://www.ericeiraonline.pt/tudo-sobrea-caneja-dinfundice/

MensagemEnviado: segunda set 23, 2019 11:57 pm 

JMLFernandes Escreveu:
milhafre Escreveu:
(...) a carne ao contrario do peixe é menos sensíveis (...)

Sinceramente, não me pareçe que seja assim tão linear... existem provavelmente mais exemplos de conservação de peixe do que de carne em ambientes "desprotegidos", exemplos da Nazaré

Por acaso também me lembrei desse pormenor da secagem do peixe ao sol! Na Praia da Vieira de Leiria, também vi lá esse preparo nas ruas, abriam os carapaus e esticavam-nos com umas tiras de madeira e ali ficavam eles de barriga aberta a apanhar sol!
Eu achei aquilo um pouco estranho, mas s√£o tradi√ß√Ķes. Ser√° que na costa com a maresia e ventos fortes, as moscas n√£o proliferam como no interior onde o clima √© mais quente?

Voltando ao assunto do t√≥pico onde se fala da carne ao ar, uma vez que n√£o era para falar sobre t√©cnicas de conserva√ß√£o, tenho a concordar com o JMLFernandes sobre a cria√ß√£o de astic√īt!

MensagemEnviado: ter√ßa set 24, 2019 3:57 am 

Caros Fernandes e Jo√£o Carmo.
Quando disse que o peixe era mais sensivel n√£o disse para conserva√ß√£o com sal, mas t√£o s√≥ para estar ao ar nas condi√ß√Ķes de evitar os insectos e durante um dia, o peixe fica logo com cheiro e a carne n√£o, √© assim nas matancas do porco em que este fica aberto de um dia para o outro (pelo menos) e o gado nos matadouros fica a maturar v√°rios dias, √© neste sentido que digo que o peixe √© mais sensivel e n√£o nos casos de secagem com salmoura.
Mas acredito que tenham razão mais científica, já que a empirica parece me dar razão.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: ter√ßa set 24, 2019 11:14 am 

milhafre Escreveu:
(...) é assim nas matancas do porco em que este fica aberto de um dia para o outro (pelo menos) e o gado nos matadouros fica a maturar vários dias (...)

Ningu√©m retira a veracidade dos factos que apresentas, contudo, nos casos que referes, a carne fica nesse repouso num ambiente controlado/protegido, n√£o fica no exterior exposta aos elementos e insetos, certo? Se essas carnes fossem deixadas no exterior durante esse tempo, tenho d√ļvidas que continuassem em condi√ß√Ķes de consumo. Na minha forma de ver a coisa, n√£o s√£o compar√°veis. Seja carne ou peixe, no exterior e sem o tratamento do sal, o resultado ser√° id√™ntico.

Sobre a quest√£o inicial do jpgrilo, este t√≥pico tamb√©m j√° foi assunto de discuss√£o num for√ļm de brushcraft americano:
https://bushcraftusa.com/forum/threads/hanging-meat-on-a-tree.251142/

O próprio autor no seu canal refere (https://www.youtube.com/watch?time_continue=250&v=wweJCtf464k):
"2. How long did it take to dry the meat?
About 6 hours. The wind, sun and salt helps the drying go faster."

Aparentemente, a carne foi pendurada de forma a acelerar a sua secagem e reduzir o tempo de fumeiro.

MensagemEnviado: ter√ßa set 24, 2019 3:46 pm 

Caro JMLFernandes.
Agradeço e fico convencido quem sabe sabe e ainda por cima deu para espreitar o video que citaste e de facto o tempo é bem frio a carne esteve exposta ao fumeiro antes de secar...
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: quarta set 25, 2019 2:10 am 

Já nem adianto mais nada, pois voltou-se a falar no que eu já tinha dito sobre conserva de carne, coisa que eu faço desde que acampo.... agora colocar a carne ao ar como quem coloca um par de meias a secar, muito sinceramente não vejo qual a finalidade.... a não ser que seja para as moscas estarem ocupadas com a carne e não andarem de volta de nós.... ao menos isso!

MensagemEnviado: quarta set 25, 2019 8:58 am 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Conheço uma casa aqui onde viveram uns chineses e eles penduravam a carne ao Sol antes de a consumirem. Acho que é viável se controlarmos os insectos.

MensagemEnviado: quinta set 26, 2019 2:36 am 

Caros camaradas.
A quest√£o como vemos n√£o √© t√£o simples como isso, temos varios pontos de vista e podemos dizer que entre o controle sanit√°rio total e as v√°rias op√ß√Ķes de conserva√ß√£o de curta dura√ß√£o vai um mundo...
Queria levantar uma forma de confecionar a carne muito famosa que talvez tenha algo a ver com isto, o bife tartaro, diz a lenda que os cavaleiros Mongóis nas suas viagens de longos dias levavam a carne por baixo das suas celas e com o calor a humidade e os movimentos a carne ficava mais tenra e saborosa e a seguir eram feitos os bifes crus(picados com os sabres mongois) denominados bifes tartaros ainda hoje muito famosos sem passarem por este processo como é obvio...
Chegados aqui temos que para além da conservação temos o sabor e em torno do qual andam todas as receitas mesmo as do video Dinamarquês , como os da história da carne chinesa contado pelo Farrobeira, como o das carnes maturadas que falei e passo a explicar, as carnes depois de mortas ganham uma rigidez muito grande, por isso e depois de limpas e retiradas as visceras (fonte de contaminação interior) as carnes inicialmente eram dependuradas para que o processo enzimatico das carnes amaziassem , depois passou-se a um processo mais moderno com o mesmo fim denominado maturação das carnes e que passa por duas fases a colocação em sacos sujeitos à retirada do ar e depois conservados por uns dias a temperatura imediatamente anterior à congelação entre os zero e os dois graus negativos e com isto consegue-se a tal maturação que provoca carnes mais macias e saborosas...
Os processos empiricos conseguidos em ambientes naturais como a Dinamarca visam mais ou menos o mesmo a diminuição da humidade e tornar a carne mais macia e saborosa no fundo existem as tais temperaturas perto da congelação, eventualmente sem controle sanitário tão rigoroso, mas eventualmente igualmente saboroso e já dizia o povo quem não tem cão caça com gato.
Moral da hist√≥ria o homem busca ao longo da hist√≥ria as melhores solu√ß√Ķes de alimenta√ß√£o e com sabor com as condi√ß√Ķes que disp√Ķe no momento.
Sauda√ß√Ķes

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 15 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008