Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: s√°bado dez 07, 2019 10:34 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Comida √ćndia
MensagemEnviado: quarta nov 27, 2019 2:10 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Faca do fórum Nr: 0
Caros camaradas.
Em rela√ß√£o √† culin√°ria de campo do Faroeste Norte Americano n√£o podia deixar de postar uma receita dos √ćndios Norte Americanos (que se podem considerar os percursores do bushcraft...)no caso da tribo Paiute que desde 10 mil ou 14 mil anos viveram e vivem nos terrenos deserticos onde hoje fica a Calif√≥rnia...
Coelho selvagem recheado com erva artemissia ou erva de sńĀo Jo√£o e sal, assado no espeto na fogueira, acompanha - do com sopa tipo papas, feita de pinh√Ķes torrados duas vezes moidos e com √°gua, fazer uma papa grossa e comer junto com o coelho, bagas de groselha verdes, assadas √† fogueira e cora√ß√£o de patos selvagens grelhados em espetos na fogueira, tudo selvagem e gostoso e diriamos hoje gourmet.
Como informa√ß√£o os indios Paiute da tribo Falln Paiute Shoshone, foram quase dizimados depois duma luta contra a Pony express e contra os colonos Europeus que invadiram os terrenos do Faroeste mormente a Calif√≥rnia, eles causaram mesmo a √ļnica interrup√ß√£o deste servi√ßo at√© ao seu encerramento, em 26 de Outubro de 1861 depois duma curta vida que teria come√ßado em 3 de Abril de 1860, s√©culo 19, depois da introdu√ß√£o do telef√©rico que causou conjuntamente com a luta dos √≠ndios a sua fal√™ncia.
Sauda√ß√Ķes

Assunto da Mensagem: Re: Comida √ćndia
MensagemEnviado: quarta nov 27, 2019 3:17 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Não conheço muito a história nem os costumes desses povos!
Obrigado pela partilha, abraço.

MensagemEnviado: quarta nov 27, 2019 10:34 am 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
Agrade√ßo o teu interesse e participa√ß√£o, eu tamb√©m n√£o conhe√ßo muito mas sempre me fascinou o Povo √ćndio desde o tempo dos filmes de cowboys, penso que o bushcraft vem beber muito da sua historia e do saber ancestral que eles foram revelando.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: quinta nov 28, 2019 4:49 am 

milhafre Escreveu:
Caro amigo Jo√£o Carmo.
Agrade√ßo o teu interesse e participa√ß√£o, eu tamb√©m n√£o conhe√ßo muito mas sempre me fascinou o Povo √ćndio desde o tempo dos filmes de cowboys, penso que o bushcraft vem beber muito da sua historia e do saber ancestral que eles foram revelando.
Sauda√ß√Ķes

Sim isso é verdade, o Hupur no Brasil está muito ligado aos Indígenas, a malta até se pinta e já começa a fazer rituais de certas tribos! Mas são gostos, eu prefiro seguir a minha linha fazendo as coisas à minha maneira, sempre procurando a maneira mais prática de resolver as coisas! Abraço.

MensagemEnviado: quinta nov 28, 2019 1:45 pm 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
Agrade√ßo a tua participa√ß√£o nomeadamente dando-nos a conhecer mais alguns aspectos interessantes do Hupur no Brasil, eu penso que este facto foi muito importante e se calhar n√£o teve o destaque que a tua participa√ß√£o merecia, nomeadamente para compreender a forma como os camaradas Brasileiros vivem as artes do mato e a diferen√ßa para n√īs Portugueses.
A compreens√£o e os ensinamentos podem sempre ser seguidos e intrepretados de diversas maneiras uns mais radicais que outros, mas tirando os aspectos folcl√≥ricos pode ser √ļtil usar alguns conhecimentos e pr√°ticas de outros Povos no nosso contacto com a natureza.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: sexta nov 29, 2019 12:38 am 

milhafre Escreveu:
Caro amigo Jo√£o Carmo.
Agrade√ßo a tua participa√ß√£o nomeadamente dando-nos a conhecer mais alguns aspectos interessantes do Hupur no Brasil, eu penso que este facto foi muito importante e se calhar n√£o teve o destaque que a tua participa√ß√£o merecia, nomeadamente para compreender a forma como os camaradas Brasileiros vivem as artes do mato e a diferen√ßa para n√īs Portugueses.
A compreens√£o e os ensinamentos podem sempre ser seguidos e intrepretados de diversas maneiras uns mais radicais que outros, mas tirando os aspectos folcl√≥ricos pode ser √ļtil usar alguns conhecimentos e pr√°ticas de outros Povos no nosso contacto com a natureza.
Sauda√ß√Ķes

Eu não cheguei a partilhar os vídeos do Hupur aqui no Fórum, porque não vejo nenhum interesse sobre esse tema, até porque quem é que vai dar valor sobre uma coisa que não participou?

Uma vez que o meu amigo fala sobre isso, quero dizer que fui muito acarinhado no Brasil, mais do que esperava e isso é evidente nos meus vídeos, a grande desilusão recai mesmo em algumas pessoas de cá, amigos que podiam chegar ao pé de mim e perguntar "como foi a tua aventura no Brasil?"
Certo é, que aqueles amigos mais chegados, lembraram-se de me enviar mensagens de apoio, mas fiquei muito desiludido principalmente com o publico Português!
Não queria ser o mau da fita falar sobre isto, mas a relação que os Brasileiros têm uns com os outros é de união, há muitos grupos de Bushcraft no Brasil e todos se ligam uns com os outros. Nas redes sociais podemos ver isso, todos se apoiam mutuamente, é só pesquisar por ENGB.

Aqui em Portugal prevalece a disputa, a competição, aquele sentimento de que "eu sou o melhor, tenho equipamento top" e por ai vai... isso para mim não é nada, ou melhor... é nada ao quadrado!
Infelizmente vivemos numa sociedade de consumo, o homem n√£o vale por aquilo que tem, mas sim pelo conhecimento que vai adquirindo ao longo da vida.

E sim... esta viagem ao Brasil foi sem d√ļvida muito importante para mim, agora sempre que vejo algo sobre Mata Atl√Ęntica o sentimento √© outro, mesmo estando a milhares de km dela... isto n√£o se pode mostrar, como quem est√° a exibir uma faca ou uma mochila de alta gama, mas s√≥ quem passou pela mesma experi√™ncia √© que pode sentir.

MensagemEnviado: sexta nov 29, 2019 2:23 am 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
Eu penso que este teu testemunho é mais importante do que há primeira vista podemos entender. A sociedade Portuguesa (Ou mesmo a humanidade)está a passar um tempo complicado em que os valores são o salvo quem puder, todos (ou quase) querem ir na onda de se aproveitarem do momento de forma individual, mostrando que são os autores principais dum filme que verdadeiramente só faz sentido no seu todo, sem anular os outros.
Mas eu penso que alguém tem que remar contra a maré e mostrar que só em conjunto e em colaboração chegamos a algum lado sobretudo numa actividade ligada à natureza como a nossa.
Podemos pensar que está tudo mal e com isso podemos desanimar, mas existe outra maneira que é aquela de considerar que existem pessoas como tu e o Jan (entre outros) que fazem coisas solidárias e isto é um motivo para continuar a ter outro espírito...
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: sexta nov 29, 2019 3:03 am 

Se o meu amigo quiser dei-a uma vista de olhos pelos vídeos do Hupur, assim terá uma visão do evento, ou quer que partilhe o link aqui no seu post?

MensagemEnviado: sexta nov 29, 2019 4:43 am 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
Agrade√ßo as tuas postagens dos videos do hupur e o teu convite para os ver, eu n√£o os vi ainda todos, mas ainda agora vi e comentei o da praia fant√°stica da areia (parcialmente) preta e antes j√° tinha visto e colocado o like em uns e noutros comentado, √© sempre uma oportunidade de ver este Pa√≠s continente, cheio de cor e alegria, mesmo numa profunda dificuldade econ√īmica e social.
Penso que valia a pena partilha -los aqui no fórum, como a 2 versão do video do fogão a lenha que está fantástico com boa luz, consiso e com muito humor, parabéns.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: s√°bado nov 30, 2019 7:10 am 

milhafre Escreveu:
Caro amigo Jo√£o Carmo.
Agrade√ßo as tuas postagens dos videos do hupur e o teu convite para os ver, eu n√£o os vi ainda todos, mas ainda agora vi e comentei o da praia fant√°stica da areia (parcialmente) preta e antes j√° tinha visto e colocado o like em uns e noutros comentado, √© sempre uma oportunidade de ver este Pa√≠s continente, cheio de cor e alegria, mesmo numa profunda dificuldade econ√īmica e social.
Penso que valia a pena partilha -los aqui no fórum, como a 2 versão do video do fogão a lenha que está fantástico com boa luz, consiso e com muito humor, parabéns.
Sauda√ß√Ķes

Obrigado milhafre, só tu mesmo, para dares aqui um apoio moral! Abraço.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 10 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal