Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: s√°bado dez 07, 2019 11:06 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda dez 02, 2019 6:11 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Faca do fórum Nr: 0
Caros camaradas..
H√° v√°rias formas de fazer p√£o, todos elas t√™m os seus encantos e as suas utiliza√ß√Ķes, eu encontrei no p√£o arabe (que se pode consultar no you tub) um dos mais adequados ao campo e isso porque √© semelhante ao p√£o indiano, j√° postado pelo Farrobeira no f√≥rum, (onde se pode ver no video a forma de o fazer, basta modificar nas quest√Ķes em que s√£o diferentes, )com a vantagem de s√≥ necessitar de farinha sem fermento, √°gua e sal, assim por exemplo 250 gramas de farinha d√° para muitos p√£ezinhos semelhantes a pita e para isso necessita - se de uns 100 mililitros de √°gua (eu n√£o sei as quantidades certas pois fa√ßo a olho) uma pitada de sal a gosto, amassa -se a farinha com o sal e a √°gua (pode ser directamente na tigela ou numa base de pl√°stico vendida no Ikea, muito leve e util, )por tudo numa tigela (para facilitar o trabalho de campo) envolver tudo muito bem at√© fazer uma massa el√°stica que n√£o se pegue √†s m√£os, (rectificar com mais farinha ou √°gua se necess√°rio )reservar na tigela durante pelo menos 20 minutos, depois fazer pequenas bolas que cabem na m√£o fechada(deve-se enrolar as pontas da massa para dentro fechando a bola e reservando por mais um tempo, mas se fizer logo tamb√©m resulta, depois √© estender com um rolo( ou algo que o substitua ) com espessura fina em forma circular e por numa frigideira bem quente preferentemente anti - aderente e com uma tampa , deixar por alguns minutos at√© levantar e ficar ligeiramente castanho, ap√≥s o que se vir√° do outro lado e fica pronto, de um e do outro lado o p√£o tem tendencia para inchar √© faze - lo abater com um garfo ou esp√°tula e est√° pronto.
Eles podem ser recheados pois podem ser abertos com cuidado usando uma faca e ficam como uma bolsa parecidos ao p√£o pita.
Penso que s√£o saborosos f√°ceis de fazer e econ√īmicos.
Sauda√ß√Ķes

Editado pela √ļltima vez por milhafre em quarta dez 04, 2019 2:17 am, num total de 3 vezes.

MensagemEnviado: segunda dez 02, 2019 11:11 am 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca preferida:: Mora 2000
eu j√° nem complico. Vou ao lild compro farinha para p√£o, daquela que se usa nas m√°quinas, e j√° est√° :)

MensagemEnviado: segunda dez 02, 2019 12:17 pm 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
tenho experimentado com várias farinhas, e até agora a do auchan é a que se porta melhor, tanto pelo que a massa cresce mesmo quando àzima, quando ao tempo que a farinha dura, a qualidade da peneira, etc.

MensagemEnviado: segunda dez 02, 2019 1:12 pm 

Caro jpgrilo e Toonmam.
Agradeço a vossa participação, de facto o pão feito com fermento é outra coisa, mas tem que levedar, é mais caro , é necessário outro tempo para cozer, mas não deixa de ser uma boa dica pois já está preparado.
√Č sempre bom saber as melhores farinhas e eu de facto ainda n√£o experimentei a do auxam mas vou seguir o conselho do Toonmam.
O pão que indiquei é fácil e aconselho a experimentarem pois é mais pratico para levar em saidas de campo, mas não chega ao pão português.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: segunda dez 02, 2019 7:17 pm 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Ando a fazer experiências com pão de milho do tipo (bolo de sertã) e acho uma boa opção.
A receita √© mais ou menos esta. So n√£o meto a√ß√ļcar.

MensagemEnviado: segunda dez 02, 2019 8:54 pm 

Caro Farrobeira
√Č uma boa partilha dum video duma imigrante A√ßoriana nas Bermudas, ja a conhecia de outras receitas e penso que explica bem e tem o espirito das receitas a√ßorianas no caso dos bolos da sert√° costumo a fazer mais finos mas vou experimentar como a receita.
A receita agora apresentada tem uma significativa, alteração ao original que é o acrescentar a manteiga, outra característica agora comum, era a feitura com farinha de milho branca ou amarela, segundo julgo saber (sujeito a confirmação )antigamente só existia a farinha de milho branca, só mais tarde (suponho que no pós 2 guerra mundial)se passou a fazer com farinha amarela vinda dos Estados Unidos da América .
Em rela√ß√£o √† farinha existe uma diferen√ßa entre a farinha usada no bolo da sert√Ę(tipo frigideira feita em barro, s√≥ mais tarde em ferro e outr√°s ligas, pela facilidade em confecionar...)a farinha originalmente moida em moinho, era mais grossa e adequada √† feitura do p√£o, mas em falta de melhor a de compra serve.
Que me lembre o a√ß√ļcar entrou sempre em pequena quantidade, n√£o sei se dai o nome de bolo e n√£o de p√£o, perguntava- te Farrobeira se o n√£o usares o a√ß√ļcar seria por motivos de sa√ļde ou por ficar melhor?
A receita original escaldava a farinha de milho primeiro e só depois ponha a de trigo para amaciar (segundo a minha mãe ) seja como for só a prática e a experiência nos leva a ajustar a receita ao pretendido.
Um dos petiscos mais apeteciveis com este bolo da sert√£ eram os chicharros fritos (que aqui se chamam carapaus por serem pequenos) com pimenta da terra (uma variante do pimento mais delgado e picante) com batatas doces cozidas e batata inglesa cozida com casca.
Dou - te os parab√©ns por descobrires esta preciosidade e por continuares a partilhares estes tesouros gastron√īmicos dos A√ßores.
Sauda√ß√Ķes

Agradecido pela partilha.

Sauda√ß√Ķes

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 6 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por: