Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quinta jun 20, 2019 2:28 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 47 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2, 3, 4  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: bannock
MensagemEnviado: sexta fev 01, 2013 3:45 pm 

Registado: quinta jun 10, 2010 1:12 pm
Faca do fórum Nr: 24
Canal/Tom PMR 446: Canal 6/0
Faca preferida:: FdF n¬ļ 24
Para a roupa o ideal é isto: http://www.eaglecreekluggage.co.uk/prod ... d=40119000
Existem várias marcas e preços, é uma questão de procurar.

Mas pelo que li aqui à uns tempos numas quantas reviews diferentes, ou se compram os bons (e caros) ou os baratinhos das duas uma: acabam por se rasgar ou acabam por não vedar como deve ser e começam a "inflar" ao fim de pouco tempo.

Sérgio Rasteiro aka Vildor ---- vildor@bushcraft-pt.org

MensagemEnviado: sexta fev 01, 2013 11:43 pm 
Man of Titanium

Registado: segunda set 28, 2009 12:23 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: ESEE3
Continuando o Off-tópico:
O que eu costumo fazer, mas só para caminhadas/campismo, é usar os sacos zip-lock para separar as coisas. Com a roupa sento-me em cima dos sacos e fecho-os, ficando assim a roupa muito mais compacta.

MensagemEnviado: s√°bado fev 02, 2013 12:28 am 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
devolvendoaotopico:
até o bannock meto em ziplocks, já com a mistura feita.
é só juntar a água morna lá para dentro e mistura-se sem ter que sujar as mãos.

MensagemEnviado: s√°bado fev 02, 2013 2:03 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Blak Ram
Não houve futurologia, eu já estava a fazer o pão(à minha maneira, mas tinha a duvida como era, se levava fermento ou não(na medida que o Farrobeira escrevia que ele levedava, e para isso, pensei que fosse necessário, fermento e dai a minha pergunta) .
Agora entendi que mais ou menos são semelhantes ao pão indiano, que tenho feito muito, graças à postagem do Farrobeira.
Os pães ficaram bons mas não coloquei óleo na frigideira filos só com o calor, como se fossem grelhados, tem é que se diminuir o lume ao mínimo, o que é dificil controlar no mato, veremos.
Ficar√£o bons, mas teriam ficado melhor se fosse corintos em vez de passas.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: s√°bado fev 02, 2013 2:32 am 
Ariete

Registado: quinta ago 11, 2011 1:43 pm
Canal/Tom PMR 446: CT
Faca preferida:: mine
milhafre Escreveu:
Caro Blak Ram
Não houve futurologia, eu já estava a fazer o pão(à minha maneira, mas tinha a duvida como era, se levava fermento ou não(na medida que o Farrobeira escrevia que ele levedava, e para isso, pensei que fosse necessário, fermento e dai a minha pergunta) .
Agora entendi que mais ou menos são semelhantes ao pão indiano, que tenho feito muito, graças à postagem do Farrobeira.
Os pães ficaram bons mas não coloquei óleo na frigideira filos só com o calor, como se fossem grelhados, tem é que se diminuir o lume ao mínimo, o que é dificil controlar no mato, veremos.
Sauda√ß√Ķes

Olá amigo milhafre :) então foi erro ortográfico, e sem me querer armar em esperto, em português quando nos referimos a algo no futuro, usamos a forma ficarão, quando é no passado(pretérito imperfeito), usa-se a forma ficaram...

Apenas te advirto disto para corrigires, se fosse eu a cometer o erro gostaria que mo corrigissem, assim to faço :)

MensagemEnviado: s√°bado fev 02, 2013 10:03 am 

Registado: sexta jun 08, 2012 11:47 pm
BlackRam Escreveu:
milhafre Escreveu:
Caro Blak Ram
Sauda√ß√Ķes

Olá amigo milhafre :) então foi erro ortográfico, e sem me querer armar em esperto, em português quando nos referimos a algo no futuro, usamos a forma ficarão, quando é no passado(pretérito imperfeito), usa-se a forma ficaram...

Apenas te advirto disto para corrigires, se fosse eu a cometer o erro gostaria que mo corrigissem, assim to faço :)

N√£o podia ficar mais (im)perfeito... :evil:
http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar.aspx?pal=ficar

MensagemEnviado: s√°bado fev 02, 2013 11:43 pm 
Ariete

you're right! LOL

MensagemEnviado: domingo fev 03, 2013 6:09 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Black Ram
Certíssimo o teu reparo enganei-me no tempo do verbo, as minhas desculpas.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: domingo fev 03, 2013 12:53 pm 
Ariete

milhafre Escreveu:
Caro Black Ram
Certíssimo o teu reparo enganei-me no tempo do verbo, as minhas desculpas.
Sauda√ß√Ķes

Milhafre, nada de desculpas, apenas evolução :)

E enganamo-nos os dois, LOL! Ali o pmx salvou a situação, é por isto que gosto deste forum, há sempre alguém que sabe mais qualquer coisa e partilha :)

MensagemEnviado: quinta jan 08, 2015 1:01 pm 

Registado: quarta jan 08, 2014 9:15 pm
Faca preferida:: Mora Companion
A experiência de hoje aqui em casa

Imagem

Usei uma receita um pouco mais "complexa", que pode ser vista aqui: http://www.simplyrecipes.com/recipes/irish_soda_bread/

EDIT: Redimensionei a imagem para que n√£o ficasse muito grande. Relativamente √† receita, √© f√°cil de fazer, mas necessitei de usar mais farinha do que o que colocam ai. Para a semana, vou experimentar fazer sem a√ß√ļcar, e com chouri√ßo. Este levou passas, arandos e bagas de goji.

MensagemEnviado: quinta jul 07, 2016 11:01 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
Mais uma variante, com confeção na pedra:

MensagemEnviado: segunda jul 11, 2016 4:33 pm 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Jan Escreveu:

Nuca tive muita sorte com pedras junto ao fogo. A ultima vez que tentei cozinhar numa laje ela partiu-se ao meio. Acho que cozinhar na pedra não é tão simples como poderá parecer.

MensagemEnviado: segunda jul 11, 2016 10:49 pm 

Farrobeira Escreveu:
Jan Escreveu:

Nuca tive muita sorte com pedras junto ao fogo. A ultima vez que tentei cozinhar numa laje ela partiu-se ao meio. Acho que cozinhar na pedra não é tão simples como poderá parecer.

Na minha zona tenho a pedra calcária e o xisto. As lajes de xisto, apesar de pareceram as ideais, estalam em lascas na medida que aquecem, logo é para esquecer.
O calc√°rio aguenta, desde que aque√ßa progressivamente, (principalmente se foi recolhido em local h√ļmido).

Por outro lado, não se pode colocar a pedra e começar logo a grelhar. A pedra numa primeira fase terá um efeito contra procedente, pois está a absorver calor em vez do irradiar. Cozinhar na pedra exige que esta esteja um período prévio de tempo a aquecer no fogo, ao ponto de queimar severamente se lhe tocarmos. Aí está pronta para nela se cozinhar.

MensagemEnviado: quinta fev 02, 2017 1:20 am 

Bannock com recheio de queijo da ilha ;)

Imagem

(Montejunto, 28 de janeiro de 2017)

MensagemEnviado: quinta fev 02, 2017 4:45 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Ol√° caros amigos venho partilhar o meu conhecimento √† cerca de cozer "p√£o" isso mesmo, digo p√£o porque n√£o sou muito amigo de estrangeirismos mas enfim... temos que nos adaptar! Para fazer p√£o, tamb√©m gosto mais de usar sal grosso, como disse o amigo Farrobeira e uma forma de dissolver o sal √© meter na √°gua morna que uso na amassadura em vez de meter diretamente na massa. Sei que se meter o sal grosso diretamente na farinha os cristais at√© v√£o desaparecer na cozedura, mas o sabor n√£o fica uniforme! Falou-se tamb√©m aqui do fermento, eu no in√≠cio comprava a farinha com fermento, porque n√£o sabia dosear as quantidades e por isso era mais f√°cil de trabalhar, mas cheguei √† conclus√£o que n√£o √© a mesma coisa! O melhor √© comprar farinha simples e adicionar um fermento pr√≥prio para o p√£o que √© mais eficaz e al√©m disso com a farinha simples sempre se pode usar noutros preparativos culin√°rios. Um truque √© aquecer um pouco de √°gua, meter sal grosso e um fio de azeite misturar bem. Depois numa bacia meter a farinha uma colher de ch√° de fermento para p√£o, adicionar uma colher de sopa de a√ß√ļcar mexer bem. De seguida abre-se uma cova na mistura farinha, fermento e a√ß√ļcar e deita-se a √°gua aquecida com o sal e o fio de azeite e vai-se mexendo at√© a massa come√ßar a sair das m√£os, para isso vai-se adicionando farinha para chegar a esse ponto. No final quando a massa deixar de pegar na bacia ou nas m√£os polvilha-se mais um pouco de farinha na bacia para ela poder deslizar enquanto come√ßa a levedar, neste processo pode-se meter um pano h√ļmido a tapar a bacia localizada perto de uma fonte de calor, durante 3 ou 4 horas! Para fazer o p√£o basta pegar em pequenas bolas, meter mais farinha em volta e levar ao forno! Se pretenderem fazer p√£o no dia seguinte, deixem de lado uma pequena bola, em lugar fresco e juntem na pr√≥xima amassadura, assim n√£o precisa adicionar fermento! A fun√ß√£o do a√ß√ļcar n√£o √© fazer o p√£o doce mas melhorar o processo de fermenta√ß√£o, isso serve para alimentar √† bact√©ria e fica o p√£o mais fofo. Se pretender adicionar algum ingrediente extra como queijo ou chouri√ßo conv√©m ser na hora de levar ao forno, deixe a massa levedar somente com a farinha, a√ß√ļcar, fermento, sal, azeite em ambiente quente! Agora tenho um forno na minha quinta mas antes quando fazia p√£o nos acampamentos fazia dentro da frigideira e ia virando para cozer dos dois lados e evitar que torre! A t√©cnica do pau com a massa enrrolada tamb√©m √© muito boa! O p√£o e o vinho n√£o pode faltar numa mesa Portuguesa concerteza :D Desculpem o testamento!!!!

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 47 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2, 3, 4  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal