Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: s√°bado out 24, 2020 9:39 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Telem√≥vel com antena externa
MensagemEnviado: segunda out 05, 2020 1:19 am 

Registado: quarta ago 26, 2020 3:40 pm
Faca do fórum Nr: 0
Passo por alguns trilhos onde em certos locais não tenho rede de telemóvel. São locais isolados, por isso pode ser complicado pedir ajuda às autoridades em caso de necessidade.

Tinha pensado em CB ou pmr446, mas para isso tenho de garantir que esteja alguém a ouvir do outro lado, o que não consigo.
Tinha pensado em beacons (tipo garmin inreach) mas s√£o caros.
O mesmo para um telefone por satélite.
Então lembrou-me que os telemóveis antigos tinham na parte de trás um conector para ligar uma antena externa.
Pelo que li os telemóveis antigos emitem com mais potência que os actuais.

Por isso a minha ideia era levar um telemovel antigo para experimentar.
E em caso de necessidade, ponderar comprar uma antena externa para o telemovel (tipo isto: https://pt.aliexpress.com/item/40001923 ... web201603_).

Acham vi√°vel?
Resultara?

MensagemEnviado: segunda out 05, 2020 11:43 pm 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: a que estiver comigo
Boa noite, isso é um problema comum e também já passei por isso.

Duvido que resulte mas não perdes nada em tentar, seja como for devias fazer a experiência e partilhar resultados...

J√° consideras te adquirir um Spot?

Fernando Pessoa

MensagemEnviado: ter√ßa out 06, 2020 7:38 pm 

Registado: quarta nov 25, 2009 9:16 pm
Faca do fórum Nr: 16
Faca preferida:: Mora
A ideia é boa numa primeira análise mas tem os seus pontos negativos.

Não sei e que zonas costumas fazer actividades, se é plano ou montanhoso, mas a frequência usada pelos telemóveis não gosta muito de obstáculos físicos como vales profundos.
Poderias de factor ter um aumento na cobertura mas acho que seria apenas na ordem dos 30%. Muito longe de uma cobertura universal.
Depois seria muito difícil se não impossível de testares a cobertura. Podes estar num local em que não tens a tua rede mas para chamadas de emergência o teu telemóvel pode usar as antenas de outras operadoras.

Se teu objectivo for ter um dispositivo que te garanta comunica√ß√Ķes e/ou localiza√ß√£o precisa ent√£o um PLB √© a tua √ļnica op√ß√£o.
N√£o precisa √© de ser um Garmin inReach ou um Spot. J√° li sobre outros que s√£o um pouco mais baratos. S√£o √© de utiliza√ß√£o √ļnica.(tamb√©m j√° me disseram que se o usares numa situa√ß√£o justificada que te oferecem o seguinte. N√£o sei se acontece em todos os pa√≠ses.)

MensagemEnviado: quarta out 07, 2020 1:32 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Poiou
Excelente questão que colocas, de facto a recepção do sinal para telemovel ainda não é total, mesmo com os grandes avanços que a tecnologia teve.
N√£o tendo grande resposta a dar, estou de acordo com o Bruno e o Ruaz, por um lado considero que os avan√ßos nos telem√≥veis e nas antenas fizeram com que as antenas exteriores dos telem√≥veis perdessem a utilidade, por outro lado tinham uma tecnologia mais prejudicial para a sa√ļde, mas seja como for podes experimentar e dar not√≠cia do resultado, resta - me agradecer.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: quarta out 07, 2020 10:03 pm 

Penso que em Portugal não existam grandes áreas sem cobertura (é a minha ideia, mas posso estar errado).
Os beacons (spot e inreach), o aparelho em si não é muito caro, especialmente em segunda mão, o que acho muito caro é o tarifário associado.
Os outros beacons que falam (os pequenos e amarelos,.n√£o me lembro a marca) apenas d√£o para chamar ajuda, em pequenas emerg√™ncias n√£o √© necess√°ria ajuda especializada. No entanto em √ļltimo caso pode ser uma alternativa.
Uma vez que vi algures que is telemóveis antigos emitem com mais potencia que os actuais vou experimentar apenas com o telemóvel sem antena. Dependendo do resultado, logo penso se vou comprar ou não a antena.

MensagemEnviado: quarta out 07, 2020 10:14 pm 

Registado: segunda mar 30, 2020 2:05 pm
Faca preferida:: Mora Heavy Duty
Boas pessoal,
Aproveito o tópico, e embora não responda à pergunta do poiou, gostaria apenas de indicar a aplicação "GPS to SMS".
√Č no telemovel e envia as nossas coordenadas para o contacto que n√≥s escolhermos. Vai sempre depender de rede, mas cheguei as test√°-la na Serra da Estrela com pouca rede e a outra pessoa recebia.
Não sei sinceramente se é uma aplicação muito ou pouco conhecida, mas deixo-a aqui para alguém que a considere util.

MensagemEnviado: s√°bado out 10, 2020 12:19 am 

poiou Escreveu:
Penso que em Portugal não existam grandes áreas sem cobertura (é a minha ideia, mas posso estar errado).

Depende do que defines como grande. H√° v√°rios vales profundos onde n√£o tens rede nenhuma.

poiou Escreveu:
Os beacons (spot e inreach), o aparelho em si não é muito caro, especialmente em segunda mão, o que acho muito caro é o tarifário associado.

No caso da Garmin os planos flexíveis começam a partir dos 20 euros por um mês. Para o serviço que oferecem não acho nada caro.

MensagemEnviado: s√°bado out 10, 2020 9:28 pm 

roaz Escreveu:
poiou Escreveu:

Depende do que defines como grande. H√° v√°rios vales profundos onde n√£o tens rede nenhuma.

poiou Escreveu:

No caso da Garmin os planos flexíveis começam a partir dos 20 euros por um mês. Para o serviço que oferecem não acho nada caro.

Mais a taxa de 20‚ā¨ ou 30‚ā¨ por ano

MensagemEnviado: s√°bado out 10, 2020 10:28 pm 

Testei hoje e apenas o telemóvel, sem antena, o resultado é o mesmo, em alguns sitios fica sem rede.

Agora vou comprar uma antena e experimentar, depois posto o resultado.

MensagemEnviado: segunda out 12, 2020 4:35 pm 

poiou Escreveu:

Mais a taxa de 20‚ā¨ ou 30‚ā¨ por ano

Os marotos esconderam isso nas letrinhas pequeninas. Bom olho!

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 10 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal