Bushcraft PT

F贸rum de Bushcraft e T茅cnicas de Sobreviv锚ncia
Data/Hora: quinta jun 20, 2019 6:47 am

Os Hor谩rios s茫o TMG [ DST ]

Criar Novo T贸pico Responder a este T贸pico  [ 27 mensagens ]  Ir para p谩gina Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta jan 15, 2014 4:26 pm 

Registado: quarta dez 12, 2012 4:58 pm
Faca do f贸rum Nr: 0
Citar:
脫kapa, obrigado.

O da Quechua anda por volta dos 110鈧
O Suunto por volta de 150鈧

Como a diferen莽a n茫o 茅 muita acho que vou pelo Suunto.

Vou ali enviar a carta ao Pai Natal e j谩 volto...

Boa tarde.
Normalmente n茫o sou uma pessoa de usar rel贸gios (s贸 quando vou correr), no entanto na passada segunda-feira encontrei uma promo莽茫o que n茫o me fez pensar duas vezes e acabei por comprar o Quechua On Go'Up 700 por 30鈧.
O rel贸gio com j谩 mencionado tem um bar贸metro, mas eu na minha inocente ignor芒ncia ainda n茫o percebi muito bem como se efectua a leitura do mesmo. J谩 li v谩rios artigos na internet sobre a press茫o atmosf茅rica e como este tipo de coisas funcionam, mas ainda n茫o encontrei algo directamente relacionado com o que preciso.
Ser谩 que algu茅m com este conhecimento me pode dar uma ajudinha sobre como ler um bar贸metro?

MensagemEnviado: quarta jan 15, 2014 4:36 pm 

Registado: quinta jun 10, 2010 1:12 pm
Localiza莽茫o: Lx
Faca do f贸rum Nr: 24
Canal/Tom PMR 446: Canal 6/0
Faca preferida:: FdF n潞 24
O bar贸metro d谩-te o valor da press茫o atmosf茅rica no local (normalmente em PSI ou hPA ou mmHg ou os tr锚s).
Sem altera莽玫es da meteorologia, a press茫o baixa com a altitude, permitindo calcular diferen莽as de altitude.
Mantendo a altitude, altera莽玫es de press茫o indicam mudan莽as na meteorologia.
Agora depende do que pretendes.

N茫o percebi se pretendias saber como utilizar o rel贸gio que a铆 j谩 n茫o posso ajudar.

S茅rgio Rasteiro aka Vildor ---- vildor@bushcraft-pt.org

MensagemEnviado: quarta jan 15, 2014 5:06 pm 

Registado: segunda dez 20, 2010 4:09 pm
Canal/Tom PMR 446: PMR2348
Faca preferida:: Mora
Para completar um pouco mais a explica莽茫o:

vildor Escreveu:
Sem altera莽玫es da meteorologia, a press茫o baixa com a altitude, permitindo calcular diferen莽as de altitude.

Quanto maior a altitude, menor a press茫o atmosf茅rica.

vildor Escreveu:

Baixa press茫o atmosf茅rica - mau tempo

vildor Escreveu:
N茫o percebi se pretendias saber como utilizar o rel贸gio que a铆 j谩 n茫o posso ajudar.

x2

MensagemEnviado: quarta jan 15, 2014 5:31 pm 

Registado: quinta jun 10, 2010 1:12 pm
Localiza莽茫o: Lx
Faca do f贸rum Nr: 24
Canal/Tom PMR 446: Canal 6/0
Faca preferida:: FdF n潞 24
O que o johny disse :mrgreen:

Para ajudar a confundir mais um bocadinho:

Se pelo altimetro vires que subiste 100m, mas pelo baromtro a diren莽a de altitude for equivalente a subir 3000m, ent茫o t谩 na hora de tomar uma decis茫o: voltar para tr谩s ou arranjar abrigo.

S茅rgio Rasteiro aka Vildor ---- vildor@bushcraft-pt.org

MensagemEnviado: quarta jan 15, 2014 8:25 pm 

vildor Escreveu:
O bar贸metro d谩-te o valor da press茫o atmosf茅rica no local (normalmente em PSI ou hPA ou mmHg ou os tr锚s).
Agora depende do que pretendes.

A parte da altitude j谩 tinha percebido, o que deixa me um bocado confuso s茫o mesmo as mudan莽as meteorol贸gicas.

Citar:
Se pelo altimetro vires que subiste 100m, mas pelo baromtro a diren莽a de altitude for equivalente a subir 3000m, ent茫o t谩 na hora de tomar uma decis茫o: voltar para tr谩s ou arranjar abrigo.

Era a esta conclus茫o que queria conseguir chegar sozinho, visto que ainda n茫o percebi bem a l贸gica da coisa... quanto 脿s unidades de medida tenho inKg e mbar, mas parto principio que sejam duas escalas para medir a mesma coisa.

MensagemEnviado: quarta jan 15, 2014 8:49 pm 

Registado: s谩bado jan 16, 2010 2:01 pm
Localiza莽茫o: Chaves
Faca preferida:: Fallkniven F1
N茫o sei como funciona o teu rel贸gio nem sei se isto vai ajudar. Eu tenho um Suunto Core desde o ano passado. No in铆cio tamb茅m tive alguma dificuldade em entender-me com ele.

Aquilo tem o tal bar贸metro e 茅 em fun莽茫o da press茫o atmosf茅rica que mede a altitude. No entanto uma varia莽茫o de press茫o atmosf茅rica tanto pode ser varia莽茫o de altutude ou simples varia莽茫o de press茫o que significa mudan莽as de tempo.
O rel贸gio tem v谩rios modos e eu seleciono o modo adequado ao que estou a fazer. Tem o modo autom谩tico (supostamente o rel贸gio percebe o que andas a fazer a muda automaticamente, nunca usei), bar贸metro, alt铆metro e profundidade (para mergulho).

Quando estou parado, ou tenho o rel贸gio em casa tenho-o sempre no modo bar贸metro. Assim ele entende qualquer varia莽茫o de press茫o como mudan莽a do tempo e mant茅m a mesma altitude gravada. Quando me movimento com ele, em especial se houver descidas e subidas ponho no modo alt铆metro. A铆 ele entende as varia莽玫es de press茫o como varia莽玫es de altitude. Quando paro volto a por em modo bar贸metro, ele fixa a altitude em que estou e assume que n茫o h谩 mais mudan莽a de altitude. N茫o sei se isto ajuda, mas pode ser que o teu funcione de maneira parecida.

Claro que vai sempre haver algum erro porque a press茫o atmosf茅rica est谩 sempre a mudar, mas 茅 m铆nimo. Tens de ir corrigindo os valores de refer锚ncia quando puderes para ele ir apresentando valores mais reais.

Estou bastante contente com o rel贸gio. No outro dia acordou-me a meio da noite. Tinha-o em modo bar贸metro e tinha o alarme de tempestade ligado. A press茫o baixou muito e ele come莽ou a apitar a avisar. Realmente estava-se a por um temporal... :lol:

鈥淭he mountains are calling and I must go.鈥 鈥 John Muir

MensagemEnviado: quarta jan 15, 2014 9:23 pm 

Survivor Escreveu:
Estou bastante contente com o rel贸gio. No outro dia acordou-me a meio da noite. Tinha-o em modo bar贸metro e tinha o alarme de tempestade ligado. A press茫o baixou muito e ele come莽ou a apitar a avisar. Realmente estava-se a por um temporal... :lol:

脡 s贸 esta ultima parte que estou a tentar perceber, n茫o est谩 directamente relacionado com o rel贸gio mas com a falta de conhecimento.
Ent茫o quando a press茫o baixa 茅 porque vem tempestade e mais alta 茅 porque vai estar melhor tempo?
Eu j谩 li anteriormente que est谩 relacionado com a temperatura do ar, ent茫o o mesmo sobe ou baixa por causa da press茫o do mesmo.
O que me deu um n贸 ao c茅rebro foi isto que li num site:

Citar:
Diante disso quando temos uma press茫o atmosf茅rica superior a 1013 Mb ou hPa (alta press茫o ou anticiclone) 茅 por que o ar est谩 mais pesado, descendo, conseq眉entemente mais frio e seco e nos d谩 uma boa pista para dizermos que poderemos ter um tempo bom e/ou frio. Se a press茫o atmosf茅rica estiver com valor abaixo de 1013 Mb ou hPa (baixa press茫o ou ciclone) 茅 porque o ar est谩 mais leve, se ele est谩 mais leve, ele subir谩, subindo leva o calor e umidade que se transformar茫o em nuvens e mais tarde em chuva, assim sendo o tempo poder谩 ser ruim e/ou quente.

De acordo com isto se for menos de 1013mb o tempo pode estar bom e/ou frio... e se for mais ruim e/ou quente... n茫o deveria ser "ruim e/ou frio" e "bom e/ou quente"?

MensagemEnviado: quarta jan 15, 2014 9:49 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Localiza莽茫o: Tomar
Faca preferida:: pedra lascada
Para esclarecer mais um bocadinho:

Se o rel贸gio n茫o tiver sistema de GPS, a leituras de altitude s茫o efetuadas com base na press茫o barom茅trica e o bar贸metro do rel贸gio n茫o distingue se a diferen莽a de press茫o se deveu a uma mudan莽a de altitude ou a uma mudan莽a meteorol贸gica.
Podes estar a subir e o tempo a mudar e isso altera-te a exatid茫o dos dados. Nas instru莽玫es destes rel贸gios 茅 dito que se deve calibrar a altitude, quando possuis esse dado no ponto onde te encontras, (escrito algures ou na carta topogr谩fica).
Provavelmente o que o rel贸gio do Survivor faz 茅 bloquear a mudan莽a de altitude, mantendo-a no mostrador, apesar da mudan莽a de press茫o. Mas isso tem que ser ativado pelo utilizador quando est谩 parado, pois como disse o rel贸gio n茫o advinha o que provoca a mudan莽a de press茫o.

Tenho dois rel贸gios destes, um Casio, que j谩 n茫o me lembro quanto custou e uma pechincha do Lidl de 35鈧, mas que funciona!

Wargasm
N茫o queiras fazer meteorologia com base no valor de refer锚ncia pois este varia por exemplo com a altitude. Est谩 茅 atento 脿s varia莽玫es repentinas, que s茫o detet谩veis principalmente quando se est谩 parado.

MensagemEnviado: quarta jan 15, 2014 10:16 pm 

Registado: s谩bado jan 16, 2010 2:01 pm
Localiza莽茫o: Chaves
Faca preferida:: Fallkniven F1
wargasm Escreveu:
脡 s贸 esta ultima parte que estou a tentar perceber, n茫o est谩 directamente relacionado com o rel贸gio mas com a falta de conhecimento.
Ent茫o quando a press茫o baixa 茅 porque vem tempestade e mais alta 茅 porque vai estar melhor tempo?
Eu j谩 li anteriormente que est谩 relacionado com a temperatura do ar, ent茫o o mesmo sobe ou baixa por causa da press茫o do mesmo.
Do pouco que sei acho que n茫o 茅 assim t茫o linear, n茫o basta a press茫o baixar para vir uma tempestade, tem de baixar um certo valor num dado intervalo de tempo, se o bar贸metro do rel贸gio detecta que baixou esse valor em dado intervalo de tempo avisa.

Do resto n茫o percebo muito... 脡 como diz o Jan, o bar贸metro do rel贸gio n茫o distingue se a diferen莽a de press茫o foi uma mudan莽a de tempo ou mudan莽a de altitude... L锚 bem as instru莽玫es do teu que foi assim que eu me consegui entender com o meu...
Jan Escreveu:
Provavelmente o que o rel贸gio do Survivor faz 茅 bloquear a mudan莽a de altitude, mantendo-a no mostrador, apesar da mudan莽a de press茫o. Mas isso tem que ser ativado pelo utilizador quando est谩 parado, pois como disse o rel贸gio n茫o advinha o que provoca a mudan莽a de press茫o.
Exacto, ele bloqueia no mostrador, mas ao mudar para o modo bar贸metro deixa de aparecer a altitude. Aparece tipo um gr谩fico de barras a mostrar a evolu莽茫o da press茫o atmosf茅rica. A铆 ele assume as varia莽玫es de press茫o como varia莽玫es meteorol贸gicas. Quando volto a mudar para o modo alt铆metro ele vai buscar o valor de refer锚ncia de altitude que ficou gravado antes de mudar de modo e come莽a a contar a partir dai. A铆 ele j谩 entende as mudan莽as de press茫o como varia莽玫es de altidude. Tem um modo autom谩tico que supostamente detecta pelo movimento se est谩s a mudar de altitude ou n茫o mas nunca experimentei.

Claro que ao por no modo alt铆metro, se enquanto mudar de altitude a press茫o variar (e varia em princ铆pio, especialmente em longas caminhadas) isto vai afectar o valor da altitude, mas 茅 um erro m铆nimo, tem de se ir corrigindo. Qualquer sinal que apare莽a com a altitude 茅 corrigir o valor de refer锚ncia e ele mant锚m-se mais ou menos certo.

Estas coisas d茫o muito jeito. Especialmente a subir quando quero saber quanto subi e o que ainda falta. :)

鈥淭he mountains are calling and I must go.鈥 鈥 John Muir

MensagemEnviado: segunda nov 17, 2014 7:11 pm 

Registado: domingo jun 19, 2011 3:48 pm
Faca preferida:: Mora Bushcraft Black
Deixa me ca desenterrar o topico.

Estou a procurar um relogio com as caracteristicas aqui faladas.

Actualmente estou mais inclinado para o Suunto Core Light Green.

http://www.fitnessdigital.pt/suunto-cor ... 282/?ct=32

Gosto esteticamente do relogio, tenho receio de nao conseguir ver bem os numeros com o ecra preto, semelhante ao que acontece no weather master vii, dai escolher este com ecra branco.

Agrada me tambem medir profundidade ate 10m.

O Suunto Ambit2 S Graphite, ja tem gps, embora nao me agrade a pouca durabilidade da bateria e nao sei se 茅 possivel fazer percursos em casa e visualizar no relogio no campo.

http://www.fitnessdigital.pt/suunto-amb ... 296/?ct=32

Quanto aos casio sempre gostei dos protrek, agora que posso comprar um nao encontro nenhum que me agrade.

Sei que ha um modelo que tem as mar茅s, e as fases da lua, mas nao tem as horas de nascer e por do sol.

Os suunto tambem nao t锚m aquele bip de hora a hora como tenho no meu casio.

O que acham destes modelos?
Conhecem outros que se enquadrem?

MensagemEnviado: ter莽a ago 22, 2017 4:20 pm 
Photographus Africanus

Registado: ter莽a ago 11, 2009 6:33 pm
Localiza莽茫o: Angola
Faca do f贸rum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite B锚te
Algu茅m me sabe dizer se j谩 h谩 um smartwatch com uma constru莽茫o que o permita usar nestas andan莽as?

MensagemEnviado: quarta ago 23, 2017 5:33 pm 

Registado: sexta set 05, 2014 7:40 pm
Faca preferida:: Bk7
Boas...

Eu ando a namorar o Casio Gwg1000. Tem b煤ssola, sensor de press茫o, term贸metro etc... gps n茫o tem... mas 茅 脿 prova das condi莽玫es mais adversas. 脡 o rel贸gio do topo da s茅rie Mudmaster.
O que eu gosto bastante, 茅 que n茫o gasta pilhas, 茅 solar.

Criar Novo T贸pico Responder a este T贸pico  [ 27 mensagens ]  Ir para p谩gina Anterior  1, 2

Os Hor谩rios s茫o TMG [ DST ]

Quem est谩 ligado:

Utilizadores a ver este F贸rum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar T贸picos: Proibido
Responder T贸picos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F贸rum de Bushcraft e T茅cnicas de Sobreviv锚ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal