Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta jun 26, 2019 3:15 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta fev 22, 2013 11:22 am 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
INCLINAÇÃO Magnética e DECLINAÇÃO Magnética, apesar de terem dois nomes parecidos são duas coisas completamente diferentes.

Declinação magnética é a diferença "em graus" entre a direcção apontada ao norte magnético terrestre e o norte geográfico.

Inclina√ß√£o magn√©tica √© o √Ęngulo que a agulha faz com o plano horizontal. A inclina√ß√£o √© considerada positiva quando o polo norte da agulha est√° abaixo do plano horizontal e negativa no caso contr√°rio.

Imagem

Inclina√ß√£o magn√©tica tem influ√™ncia nas b√ļssolas, uma vez que "puxa" a ponta a da agulha para cima ou para baixo consoante o local do planeta; ao ponto de, por vezes, mesmo que a b√ļssola esteja convenientemente colocada num plano horizontal a agulha esteja inclinada podendo ro√ßar nas paredes da c√°psula.

Para contrariar isto os fabricantes calibram o peso das agulhas para que estas trabalhem sempre na horizontal.

√Ās custas disto uma b√ļssola que trabalha no hemisf√©rio Norte poder√° n√£o trabalhar convenientemente ou mesmo n√£o trabalhar no hemisf√©rio Sul.

Imagem

Por exemplo a minha velha Suunto MC-2 est√° balan√ßada para uma latitude mais a Norte do que onde ela normalmente opera, por isso a agulha est√° sempre inclinada, mesmo com a b√ļssola horizontal, acredito que se for us√°-la para uma latitude mais a Sul a b√ļssola deixe de funcionar correctamente.

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2013 11:30 am 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Mora 2000
Ora j√° "aprendi" uma coisa hoje.

Toda a minha vida chamei ao que tu agora chamaste "Declinação magnética" "Inclinação magnética" ou "desvio magnético" e ao que parece erradamente :(

Relativamente à "Inclinação magnética" qual a influencia prática no uso da cartografia? existe alguma compensação que possa ser medida e aplicada para contrabalançar este efeito?

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2013 11:40 am 
L√°pis Azul

jpgrilo Escreveu:
(...)
Relativamente à "Inclinação magnética" qual a influencia prática no uso da cartografia? existe alguma compensação que possa ser medida e aplicada para contrabalançar este efeito?

A influência torna-se grave quando a agulha esteja tão desequilibrada que roça as paredes ou o fundo da cápsula, aí poderá não dar leituras correctas. Se a inclinação da agulha for pouca não vejo que valha a pena preocupar-nos.

Algumas empresas desenvolveram formas de anular os efeitos da inclinação magnética.

Por exemplo GLOBAL SYSTEM da Recta.

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2013 2:05 pm 
Ariete

Registado: quinta ago 11, 2011 1:43 pm
Canal/Tom PMR 446: CT
Faca preferida:: mine
Na verdade o meu chefe de tribo falou-me nisto h√° anooos. Era um tipo empenhado. Hoje antes de ler isto se me perguntasses nem sabia do que estavas a falar, hehehe.

Nunca tive problemas com inclinação magnética, mas uma bussola barata que me ofereceram 'arrebita' o prato e basta corrigir acompanhando o corpo no sentido certo para que tudo funcione bem. Não sei se é por causa da inclinação magnética, suspeito que não, lol.

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2013 5:27 pm 

Registado: quinta jan 24, 2013 1:29 am
Por acaso tamb√©m n√£o sabia dessa quest√£o da "inclina√ß√£o magn√©tica". Mas ao ler os vossos posts, surgiu-me uma d√ļvida. O magnetismo local, e refiro-me ao subsolo, tamb√©m pode influenciar a inclina√ß√£o da agulha, certo? Num caso destes o que fazer :?: :?

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2013 5:32 pm 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
Truckdriver 955 Escreveu:
Por acaso tamb√©m n√£o sabia dessa quest√£o da "inclina√ß√£o magn√©tica". Mas ao ler os vossos posts, surgiu-me uma d√ļvida. O magnetismo local, e refiro-me ao subsolo, tamb√©m pode influenciar a inclina√ß√£o da agulha, certo? Num caso destes o que fazer :?: :?

Basicamente, mudar de sitio.

Se se suspeita que a leitura está a ser altamente influenciada por algo externo (índicios indicam que o norte não será exactamente onde a agulha aponta), é mesmo mudar de sítio.

Grandes n√ļcleos de metal, min√©rio no ch√£o, poste de energia... h√° tanta coisa...

Aqui na zona tenho muito próximas algumas linhas de muito alta tensão. Numa faixa de vários metros abaixo delas a agulha aponta para... CIMA :lol:

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2013 5:41 pm 

Registado: quinta jan 24, 2013 1:29 am
!ndigo Escreveu:
Truckdriver 955 Escreveu:

Basicamente, mudar de sitio.

Se se suspeita que a leitura está a ser altamente influenciada por algo externo (índicios indicam que o norte não será exactamente onde a agulha aponta), é mesmo mudar de sítio.

Grandes n√ļcleos de metal, min√©rio no ch√£o, poste de energia... h√° tanta coisa...

Aqui na zona tenho muito próximas algumas linhas de muito alta tensão. Numa faixa de vários metros abaixo delas a agulha aponta para... CIMA :lol:

Ok. L√≥gico!!!! M√™s eu pensava que pudesse haver algum truque que ajudasse a resolver a quest√£o, na b√ļssola propriamente dita. :oops: Mas obrigada na mesma pela resposta :D :D

MensagemEnviado: sexta fev 22, 2013 10:51 pm 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
h√°.
estimas a inclinação magnética, e acrescentas essa inclinação ao plano de leitura.

MensagemEnviado: s√°bado fev 23, 2013 2:11 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
√Č tudo uma quest√£o de sem√Ęntica
A declinação e a inclinação magnética não são duas realidades completamente distintas, com efeitos completamente diferentes… são ambos resultados do efeito do magnetismo da terra em determinado lugar.
Imagem
O campo magnético terrestre é uma grandeza com caracter vetorial, isto é em cada ponto do espaço tem uma direção e uma dimensão.
Para descrever inequivocamente o campo são necessárias três grandezas, como por exemplo:
‚ÄĘ a intensidade de tr√™s componentes ortogonais (X,Y e Z) ou
‚ÄĘ a intensidade do campo total e dois √Ęngulos (F, D e I) ou
‚ÄĘ a intensidade de duas componentes e um √Ęngulo (H, Z e D).
‚ÄĘ Em qualquer ponto de observa√ß√£o utiliza-se um referencial cartesiano em que as dire√ß√Ķes X e Y est√£o respetivamente coincidentes com os paralelos e meridianos geogr√°ficos. A dire√ß√£o Z est√° alinhada na vertical. Assim temos que:
‚ÄĘ F √© a intensidade total do vetor do campo magn√©tico
‚ÄĘ H √© a componente horizontal do vetor do campo
‚ÄĘ Z √© a componente vertical do vetor do campo e √© por conven√ß√£o positivo para baixo
‚ÄĘ X √© a componente Norte-Sul do campo magn√©tico
‚ÄĘ Y √© a componente Este-Oeste do campo magn√©tico
‚ÄĘ D √© a Declina√ß√£o magn√©tica definida pelo o √Ęngulo entre o Norte geogr√°fico e o Norte magn√©tico (componente H) e √© por conven√ß√£o positivo para Este
‚ÄĘ I √© a Inclina√ß√£o magn√©tica definida pelo o √Ęngulo entre o plano horizontal e o vetor do campo magn√©tico e √© por conven√ß√£o positivo em dire√ß√£o a F.
‚ÄĘ D e I s√£o grandezas medidas em graus.

MensagemEnviado: s√°bado fev 23, 2013 6:28 pm 

Registado: domingo dez 12, 2010 3:19 pm
Durante algum tempo isto para mim também era a mesma coisa, até começar a trabalhar em campo com bussola e a aprender mais o seu funcionamento.

MensagemEnviado: domingo fev 24, 2013 12:55 am 

Como está acima descrito, são duas componentes da (mesma) força magnética que se exerce sobre a agulha.

A DECLINA√á√ÉO √© a variante horizontal que influ√™ncia a orienta√ß√£o da agulha da b√ļssola relativamente ao norte geogr√°fico
A INCLINA√á√ÉO √© a variante vertical, que apenas interfere com mec√Ęnica da agulha da b√ļssola, (pelo motivo j√° descrito) que se acentua com a latitude, ou seja quanto mais pr√≥ximos estivermos dos polos magn√©ticos, pior a inclina√ß√£o.

Existem tamb√©m condi√ß√Ķes geol√≥gicas locais, por exemplo jazidas de ferro, que podem alterar significativamente o campo magn√©tico terrestre naquela zona.

O campo magn√©tico da terra √© tamb√©m uma coisa din√Ęmica, que se altera ao longo do tempo. A previs√£o da progress√£o da declina√ß√£o vem mencionada nas cartas topogr√°ficas.

Quanto √† t√£o falada invers√£o geomagn√©tica, ou seja a mudan√ßa repentina de orienta√ß√£o do campo magn√©ticos de norte para sul, ir√° certamente alterar radicalmente as declina√ß√Ķes magn√©ticas de cada lugar, mas sabendo a nova declina√ß√£o tal n√£o ser√° um problema para o uso da b√ļssola, (presumo que quando tal ocorrer n√£o v√£o alterar a nomenclatura geogr√°fica do planeta, ou seja o hemisf√©rio norte continuar√° a ser o hemisf√©rio norte, apesar da agulha da b√ļssola apontar para sul).
No entanto, quanto √† parte mec√Ęnica das b√ļssolas, (o Farrobeira at√© me deu uma repreenda sobre este assunto), nas latitudes mais elevadas, porque as agulhas das b√ļssolas que s√£o a√≠ usadas, s√£o calibradas para corrigir a variante inclina√ß√£o magn√©tica, ter√£o certamente graves problemas mec√Ęnicos, (mas nada que o OLX n√£o resolva).
Imagem

MensagemEnviado: domingo fev 24, 2013 10:32 pm 
L√°pis Azul

Jan, muito boa compilação de informação sobre o tema. Obrigado por partilhares.

MensagemEnviado: segunda mai 27, 2013 10:16 am 
L√°pis Azul

Mais um coisa.

Quando estamos a trabalhar com carta e b√ļssola, a declina√ß√£o magn√©tica a usar √© a medida em rela√ß√£o ao norte cartogr√°fico, ou seja a declina√ß√£o magn√©tica cartogr√°fica.

Imagem

Jan, estou correcto?

MensagemEnviado: segunda mai 27, 2013 11:54 pm 

Farrobeira Escreveu:
Mais um coisa.

Quando estamos a trabalhar com carta e b√ļssola, a declina√ß√£o magn√©tica a usar √© a medida em rela√ß√£o ao norte cartogr√°fico, ou seja a declina√ß√£o magn√©tica cartogr√°fica.

Imagem

Jan, estou correcto?

Correto:

As tr√™s dire√ß√Ķes apresentadas no diagrama de orienta√ß√£o que mostras, (impresso na margem das cartas topogr√°ficas), s√£o: Norte Verdadeiro ou Geogr√°fico (estrela); Norte Magn√©tico (bandeirinha) e Norte Cartogr√°fico (NC).

O NG alinha pelo meridiano, o NM alinha pela agulha da b√ļssola, o NC alinha pela quadr√≠cula da carta topogr√°fica.

A carta est√° ‚Äúorientada‚ÄĚ quando as dire√ß√Ķes da carta est√£o condizentes com o real. Pode-se orientar a carta (sabendo-se onde se est√°), virando-a na dire√ß√£o dum ponto indicado na carta e observ√°vel no terreno, mas o mais comum √© usar a b√ļssola. Para a carta ficar orientada a agulha da b√ļssola tem que estar coincidente (ou paralela) √† linha do Norte Magn√©tico.

O termo ‚Äúdeclina√ß√£o magn√©tica‚ÄĚ em rigor √© o √Ęngulo entre o Norte Magn√©tico e o Norte Geogr√°fico.
O √Ęngulo da quadr√≠cula da carta (NC) com o Norte Magn√©tico, chama-se ‚Äúdeclina√ß√£o cartogr√°fica‚ÄĚ.

A declina√ß√£o em qualquer lugar, est√° sujeita a uma varia√ß√£o anual indicada por baixo do ‚Äúdiagrama‚ÄĚ, no caso √© de -7‚Äô,3.
Podemos calcular a declina√ß√£o atual, multiplicando o n√ļmero de anos passados ap√≥s a edi√ß√£o da carta (no caso 2013-1998=15). 7',3 x 15 = 109',5 = 1¬ļ 49',5
5¬ļ 53' + 1¬ļ 49',5 = 7¬ļ 36',5
A declina√ß√£o atual (2013) √©: -7¬ļ 36',5

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 14 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: