Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quinta jun 20, 2019 7:08 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 40 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2, 3  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: s√°bado ago 10, 2013 10:31 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada
Ice-man Escreveu:
Estou? Como assim? Ent√£o n√£o temos de orientar o mapa no terreno?
ou não entendi bem :roll: , explica melhor isso do método expedito

N√£o. Podes orientar o mapa em qualquer lado com a b√ļssola.
vê o tópico:
viewtopic.php?f=78&t=5814#p86049

MensagemEnviado: segunda ago 12, 2013 1:09 am 

Registado: sexta jul 12, 2013 11:42 pm
Sim sei :lol: esse processo é muito utilizado não estava a visualizar o que estavas a dizer.

Tive de editar: isso dá certo quando a carta é actual e tem o declive magnético actual porque se for uma carta por ex. 1990 tens sempre de fazer as continhas, pois quando alinhas a seta da bussola no diagrama de declinação pelo NM, o NM impresso é referente a 1990 por isso tb tens a VMA.
Quando fizeres as contas do DM actual apoiado na VMA então ai usas a escala de tangentes que te dá sim o NM alinhado com a carta o que te permite utilizar esse método.

O conhecimento é tudo!

MensagemEnviado: segunda ago 12, 2013 2:29 am 

Ice-man Escreveu:
Sim sei :lol: esse processo é muito utilizado não estava a visualizar o que estavas a dizer.

Tive de editar: isso dá certo quando a carta é actual e tem o declive magnético actual porque se for uma carta por ex. 1990 tens sempre de fazer as continhas, pois quando alinhas a seta da bussola no diagrama de declinação pelo NM, o NM impresso é referente a 1990 por isso tb tens a VMA.
Quando fizeres as contas do DM actual apoiado na VMA então ai usas a escala de tangentes que te dá sim o NM alinhado com a carta o que te permite utilizar esse método.

N√£o seja picuinhas 8-)
A varia√ß√£o da declina√ß√£o magn√©tica em Portugal, nos √ļltimos 15 anos √© de 1,5¬ļ.
Para um trajeto, (orientação por azimute) de alguns Km, este desacerto será irrelevante.

Preciosismo: Se o que alinhas pelo NM é a seta, não te esqueças de alinhar também a agulha :lol:

MensagemEnviado: segunda ago 12, 2013 10:16 pm 

Caro amigo picuinhas n√£o muito memos irrelevante pois caso n√£o saibas um erro de 1¬ļ num azimute para uma dist√Ęncia de 100mts. traduz-se num desvio de 1,74mts o que em 5km produziria um desvio de 90mts. em rela√ß√£o ao arimute correcto, a n√£o ser que tires azimutes de 5 em 5 metros ai sim √© irrelevante nunca mais chegas √© ao destino.

O conhecimento é tudo!

MensagemEnviado: ter√ßa ago 13, 2013 12:49 am 

Ice-man Escreveu:
Caro amigo picuinhas n√£o muito memos irrelevante pois caso n√£o saibas um erro de 1¬ļ num azimute para uma dist√Ęncia de 100mts. traduz-se num desvio de 1,74mts o que em 5km produziria um desvio de 90mts. em rela√ß√£o ao arimute correcto, a n√£o ser que tires azimutes de 5 em 5 metros ai sim √© irrelevante nunca mais chegas √© ao destino.

N√£o estamos a falar dum tiro de canh√£o num alvo.
Estamos a falar numa solu√ß√£o de recurso, que √© percorrer a azimute uma determinada dist√Ęncia, por exemplo os tais 5 km, entre duas povoa√ß√Ķes, tendo uma b√ļssola e um mapa.
Quem j√° andou a azimute ou faz ‚Äúcorrida e orienta√ß√£o‚ÄĚ, sabe que na pr√°tica os desvios que referistes s√£o irrelevantes, porque:
- pela inexatid√£o das m√ļltiplas miradas (para pontos de refer√™ncia interm√©dios), necess√°rias a percorrer a dist√Ęncia, produzem normalmente no final desvios maiores;
- temos outros dados no mapa, (relevo, linhas de água e outas referências) que nos permitem corrigir a rota;
- o destino não é normalmente tão pequeno, (ninguém passa a 90m duma povoação e não a vê).

Ainda assim, se a carta topogr√°fica √© de facto bastante antiga, basta fazer o acerto previamente na b√ļssola, colocando a seta no grau da declina√ß√£o cartogr√°fica correta (a do pret√©rito ano). A seta coloca-se no NG e a agulha nos 0¬ļ do limbo, (a agulha ficar√° ligeiramente √† esquerda da linha do NM impresso).

Eu pessoalmente sempre cheguei ao meu destino sem fazer continhas.

MensagemEnviado: ter√ßa ago 13, 2013 8:38 am 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
√Č obviamente √ļtil saber fazer as contas, mais n√£o seja para interiorizar como a "coisa" de processa e modifica ao longo do tempo.

Mas concordo com o Jan. Ninguém navega às cegas ao ponto de um desvio de 90 metros em 5 km seja tão relevante.

MensagemEnviado: ter√ßa ago 13, 2013 1:49 pm 

Acham mesmo que n√£o? :D vamos l√° ver 4 exemplos concretos:

- Est√£o no terreno em plena orienta√ß√£o s√£o apanhados pelo fumo de um inc√™ndio acham que n√£o tem relev√Ęncia o desvio e acham que v√™m a aldeia a 90 mts?

- A navegar na neve acham que têm pontos de referência de 100 em 100mts? Não, não têm vão mesmo precisar de tirar azimutes de km.

- No mar que podem ter milhares de km's sem pontos de referência.

- E no deserto que se podem passar dezenas de km's sem pontos de referência.

E a excep√ß√£o do √ļltimo exemplo todos eles s√£o cen√°rios poss√≠veis em Portugal que n√£o devemos descartar nem t√£o pouco ignorar esta materia do nosso conhecimento.

O conhecimento é tudo!

MensagemEnviado: quarta ago 14, 2013 10:21 am 

Olha eu ando a azimutes com a b√ļssola no bolso :!:

MensagemEnviado: quarta ago 14, 2013 12:03 pm 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
Ice-man Escreveu:
- Est√£o no terreno em plena orienta√ß√£o s√£o apanhados pelo fumo de um inc√™ndio acham que n√£o tem relev√Ęncia o desvio e acham que v√™m a aldeia a 90 mts?

Se o fumo for tal que não permita ver a aldeia, o erro de 90 m (que recordo (e as contas não são minhas) ocorreria ao fim de 5 km), é o menor dos problemas.

Ice-man Escreveu:

- A navegar na neve acham que têm pontos de referência de 100 em 100mts? Não, não têm vão mesmo precisar de tirar azimutes de km.

N√£o tendo de 100 em 100 metros, tem-se frequentemente pontos de refer√™ncia para km, dado que por norma se est√° em zonas com sistemas montanhosos. Se estiverem condi√ß√Ķes de whiteout torna-se menos relevante, porque in extremis, nem a b√ļssola se consegue ver.

Ice-man Escreveu:
- No mar que podem ter milhares de km's sem pontos de referência.

No mar há tanta mas tanta variável, de correntes a ventos, bancos de areia a evitar, etc, que não creio que seja um exemplo que se aplique com a mesma simplicidade que na navegação terrestre.

Ice-man Escreveu:
- E no deserto que se podem passar dezenas de km's sem pontos de referência.

Ou ir dormir, e os pontos de referência terem mudado de sitio durante a noite.

Eu compreendo a questão do desvio, mas os exemplos parecem-me exagerados, e a bem dizer, toda a questão de um preciosismo académico que no terreno com experiência é quase insignificante.

MensagemEnviado: quarta ago 14, 2013 3:05 pm 

Sabes que por vezes os bombeiros têm de se guiar por azimutes ao longo de km no meio de fumo denso embora este exemplo aconteça mais fora do nosso território com equipas avançadas é claro que aqui ninguém é bombeiro mas é um exemplo.

Na neve n√£o, n√£o t√™m pontos de referencia f√°ceis √© tudo igual quando coberto por neve eu sei o que estou a dizer j√° vivi na Isl√Ęndia, e ent√£o se estiver a nevar n√£o v√™s 10mts a tua frente. E n√£o me estou a referir a tempestades.

No mar o exemplo é aplicável e ai concordo se tivermos um barco mesmo que pequeno mas motorizado se bem que as correntes em alto mar não são tão fortes como por exemplo uma rip corrent na costa.

Mas como digo se for para percursos pequenos com bastantes pontos de refer√™ncia √© insignificante. Os exemplos que dei s√£o para situa√ß√Ķes de sobreviv√™ncia e n√£o de lazer. Dei estes exemplos visto isto ser um f√≥rum de bushcraft sobreviv√™ncia e eu tentar direccionar a "orienta√ß√£o" para tal.
Mas entendo o vosso ponto de vista mais numa perspectiva de lazer, se bem que para percursos pequenos eu nem tiro a b√ļssola do bolso s√≥ a carta serve-me perfeitamente.
E no meu ponto de vista o azimute s√≥ serve para aquelas situa√ß√Ķes que referi e mais algumas como nevoeiro ou ent√£o quando n√£o tenho carta que n√£o √© o caso.
N√£o acho pr√°tico nem sinto necessidade de andar de carta e b√ļssola no monte e confirmar azimutes na carta.
E para mim não dá trabalho nenhum em casa fazer as contas marcar o declive na escala de tangentes, só temos de faze-lo uma vez por ano.
Mas é só a minha opinião que vale o que vale.

O conhecimento é tudo!

MensagemEnviado: quarta ago 14, 2013 5:22 pm 

Nota-se a diferen√ßa entre as opini√Ķes baseadas no conhecimento te√≥rico e as do conhecimento pr√°tico.

N√£o vejo os ‚ÄĚpr√°ticos‚ÄĚ da orienta√ß√£o, com transferidores, compassos, escal√≠metros, nem a fazer contas para acertar declina√ß√Ķes magn√©ticas. Por vezes at√© prescindem da b√ļssola, (a carta topogr√°fica, mesmo que seja duma edi√ß√£o antiga, √© mais que suficiente para se orientarem).

Teoricamente define-se que o azimute e a declinação são medidos em relação ao norte geográfico, quando na prática esta direção não tem suporte direcional. Bom exemplo disto são os mapas de corrida e orientação, que são alinhados, (os meridianos) pelo norte magnético.

Os pr√°ticos sabem que o √Ęngulo que interessa para seguir a azimute, n√£o √© o azimute geogr√°fico, √© o azimute magn√©tico ou rumo, porque a dire√ß√£o de suporte √© a agulha da b√ļssola (NM) e que para obter este angulo n√£o √© necess√°rio fazer c√°lculos.

MensagemEnviado: quarta ago 14, 2013 6:21 pm 
Photographus Africanus

Ice-man Escreveu:
Sabes que por vezes os bombeiros têm de se guiar por azimutes ao longo de km no meio de fumo denso embora este exemplo aconteça mais fora do nosso território com equipas avançadas é claro que aqui ninguém é bombeiro mas é um exemplo.

Eu por acaso j√° n√£o sou... mas andam ai uns quantos.

MensagemEnviado: quarta ago 14, 2013 7:48 pm 

Jan Escreveu:
N√£o vejo os ‚ÄĚpr√°ticos‚ÄĚ da orienta√ß√£o, com transferidores, compassos, escal√≠metros, nem a fazer contas para acertar declina√ß√Ķes magn√©ticas. Por vezes at√© prescindem da b√ļssola, (a carta topogr√°fica, mesmo que seja duma edi√ß√£o antiga, √© mais que suficiente para se orientarem).

Como referi isso √© trabalho de casa e n√£o no terreno que vais tar com escalimetros e transferidores que este s√≥ dei como exemplo, pois s√≥ utilizo unidade de medida militar que √© o mil√©simo. Sim se tenho b√ļssola e carta n√£o preciso da b√ļssola pra nada.
Quanto a referiste a minha pessoa como teorico sim eu sei tenho muita teoria mas tamb√©m tenho pr√°tica e o meu curso de orienta√ß√£o n√£o foi tirado num workshop de fim de semana foi componente do curso de Opera√ß√Ķes Especiais que tirei (n√£o estou a dizer que √© o vosso caso ;) ). Portanto pr√°tica sim tenho muita e todas as semanas vou para o monte seja praticar orienta√ß√£o ou actividades ligadas √† sobreviv√™ncia

Jan Escreveu:
Os pr√°ticos sabem que o √Ęngulo que interessa para seguir a azimute, n√£o √© o azimute geogr√°fico, √© o azimute magn√©tico ou rumo, porque a dire√ß√£o de suporte √© a agulha da b√ļssola (NM) e que para obter este angulo n√£o √© necess√°rio fazer c√°lculos.

Sempre estivemos a falar de azimute cartográfico e sua conversão para magnético.

!ndigo Escreveu:
Ice-man Escreveu:

Estava a referir-me a bombeiros que muitas das vezes s√£o infiltrados por meios aereos atraz das frentes de fogo penso que n√£o temos disso aqui e Portugal
Foi ao que me referi no contexto da conversa e do exemplo dado

O conhecimento é tudo!

MensagemEnviado: quarta ago 14, 2013 8:59 pm 
Photographus Africanus

Ice-man Escreveu:

!ndigo Escreveu:
Ice-man Escreveu:

Estava a referir-me a bombeiros que muitas das vezes s√£o infiltrados por meios aereos atraz das frentes de fogo penso que n√£o temos disso aqui e Portugal
Foi ao que me referi no contexto da conversa e do exemplo dado

OK. Boas notícias de novo, temos disso cá em PT e temos disso cá no fórum, pelo menos um membro activo já esteve nessas aventuras, e havia ai também uma moça, mas não sei se ainda cá vem.

Mas ele se vir isto (tá de férias esta semana) pode mandar alguma achega.

MensagemEnviado: quarta ago 14, 2013 10:36 pm 

Não tinha conhecimento que havia essa prática em Portugal mas se lês-te bem eu não afirmei apenas disse: "... penso que não temos disso aqui em Portugal."

O conhecimento é tudo!

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 40 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2, 3  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal