Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta jun 26, 2019 2:42 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Atraso di√°rio da Lua
MensagemEnviado: sexta ago 12, 2016 3:38 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada
Nas conversas tidas à volta da fogueira com o João Carmo, durante o GR do Zêzere, este falou-me que tinha lido algures que a Lua tinha um atraso diário de cerca de 50 minutos, ou seja demorava esse tempo para estar na posição que estivera no dia anterior.

Intrigado com tal informação, fiz umas contas (de merceeiro pois sou um leigo na astronomia), para perceber como se chega a esse valor.

Embiquei logo no n√ļmero de dias da transla√ß√£o da Lua √† volta da Terra, pois existem algumas nuances, do m√™s lunar. (sideral / sin√≥dico).
O mês sinódico corresponde ao período de tempo que decorre, para um observador na Terra, para a Lua passar pela mesma fase. Tal aparentemente depende apenas da posição da Lua em relação à Terra, mas de facto depende também de ambos girarem ao redor do Sol. A translação da terra faz com que, a Lua só atinge a mesma configuração (fase da lua), um pouco mais adiante da sua órbita. Na variação também influi o facto de a órbita ser elíptica, fazendo variar a sua velocidade. O mês sinódico tem uma duração média de 29,5 dias.

O mês lunar sideral é o período exato de tempo que a Lua completa uma órbita ao redor da Terra, que é de 27 dias, 7 horas e 43 minutos, (27,32166 dias).

Fui por aqui, ;) vamos às contas:

A Lua faz a transla√ß√£o √† volta da Terra, (360¬ļ) em 27, 32166 dias, pelo que num dia faz cerca de 13¬ļ, (360¬į / 27,32166= 13,176359¬ļ / dia).
Assim, a Lua √≥rbita atrasada para Este, os ditos 13¬į por dia.
Como a Terra gira 360¬į em 24 horas, (13¬į/360¬į) √ó (24h√ó60m), obt√©m-se que a Lua est√° no mesmo lugar do dia anterior cerca de 53 minutos depois.

Mas aten√ß√£o como acima foi referido h√° varia√ß√Ķes no deslocamento da Lua. Os 53 min de atraso s√£o uma m√©dia, pois li que este valor pode variar entre os 35 minutos e 1 hora.

Assunto da Mensagem: Re: Atraso di√°rio da Lua
MensagemEnviado: sexta ago 12, 2016 2:53 pm 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
Interessante.

Tenho usado este site para planear as sa√≠das de campo em que preciso de saber orienta√ß√Ķes e hor√°rios precisos do sol e lua.

http://app.photoephemeris.com/

MensagemEnviado: sexta ago 12, 2016 3:39 pm 

!ndigo Escreveu:
Tenho usado este site para planear as sa√≠das de campo em que preciso de saber orienta√ß√Ķes e hor√°rios precisos do sol e lua.

http://app.photoephemeris.com/

"Quem vai para o mar avia-se em terra" :?

Este site também é do género:

http://www.sunearthtools.com/dp/tools/p ... hp?lang=pt

MensagemEnviado: sexta ago 12, 2016 3:49 pm 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Esse atraso ou adianto deverá ter a ver com a diferente posição da Terra, e consequentemente da Lua, em relação ao Sol ao longo da órbita.

MensagemEnviado: sexta ago 12, 2016 4:45 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Ol√° amigo Jan, adorei esta tua explica√ß√£o! Na verdade eu j√° andava com essa ideia de que a Lua atrasava alguns minutos de dia para dia! Eu na conversa que tive contigo ainda falei em 4 minutos mas pareceu-me muito pouco tempo, lembras-te! Depois disso fui ver e na verdade s√£o os 44 minutos eh.. eh.. eh.. afinal estava baralhado, s√£o dois quatros em vez de um! Antes eu andava a acampar em v√°rios s√≠tios diferentes e como n√£o estava habituado ao local tinha que me referenciar em pontos terrestres para ver a desloca√ß√£o de uma noite para a outra e ao fim do 3¬ļ dia j√° tinha uma no√ß√£o das horas durante a noite (segundo a posi√ß√£o da Lua). Agora como estou a preparar o meu acampamento fixo em terreno privado, j√° vou conseguir fazer um registo mais certo de todas essas posi√ß√Ķes Lunares, estou a pensar escrever um di√°rio baseado no meu observat√≥rio eh.. eh.. eh.. mas √© mais f√°cil a gente guiar-se pelas estrelas para saber as horas durante a noite. J√° estou com saudades da Orion, daqui a uns 90 dias j√° come√ßa a aparecer √† noite ;) Sauda√ß√Ķes mateiras, estou de malas feitas para ir at√© √† Malhada do Rei para estar junto do amigo Kapax e Fl√°vio :)

MensagemEnviado: sexta ago 12, 2016 4:54 pm 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
joao carmo Escreveu:
J√° estou com saudades da Orion, daqui a uns 90 dias j√° come√ßa a aparecer √† noite ;) Sauda√ß√Ķes mateiras, estou de malas feitas para ir at√© √† Malhada do Rei para estar junto do amigo Kapax e Fl√°vio :)

Por volta das 4 da manhã Orion já se vê bem.
Bom acampamento.

MensagemEnviado: sexta ago 12, 2016 11:00 pm 

Farrobeira Escreveu:
Esse atraso ou adianto deverá ter a ver com a diferente posição da Terra, e consequentemente da Lua, em relação ao Sol ao longo da órbita.

Estamos a falar do "atraso da Lua" de um dia para o outro, (independentemente da fase da Lua), tendo como referência um determinado ponto no horizonte, (ou o meridiano do local).

A determinada hora (da noite) observas a Lua em determinado ponto. No dia seguinte há mesma hora, verificas que a Lua está para a esquerda desse ponto. Se ficares à espera verificas então que a Lua passa no dito "ponto de referência" uns prováveis 35 /60 minutos depois, (logo um atraso).

Esse atraso decorre da transla√ß√£o da Lua ao redor da Terra, (360¬ļ em 27 dias). A Lua se desloca-se no mesmo sentido da rota√ß√£o da Terra, logo o atraso √© os ditos 13¬ļ para Este.
O tempo que demora a ficar na posi√ß√£o do dia anterior, tem a ver com a rota√ß√£o da Terra, (360¬ļ em 24 horas). A m√©dia do atraso, segundo o Jo√£o Carmo √© de 44 minutos.

MensagemEnviado: sexta ago 12, 2016 11:20 pm 

joao carmo Escreveu:
(...) na conversa que tive contigo ainda falei em 4 minutos mas pareceu-me muito pouco tempo, lembras-te! Depois disso fui ver e na verdade s√£o os 44 minutos (...)

Lembro-me, pois na altura também te disse que achava pouco. Até comecei a fazer contas no chão...
mas estava a omitir isso ;)

A indica√ß√£o do atraso di√°rio da Lua de 44 min deve ser uma m√©dia, pois como disse h√° uma varia√ß√£o constante, (entre os 35 e os 60 min), pelo facto de a √≥rbita da Lua ser el√≠ptica e com uma inclina√ß√£o de 5¬į em rela√ß√£o ao equador terrestre que, por sua vez, est√° inclinado 23¬į em rela√ß√£o √† sua √≥rbita.

MensagemEnviado: segunda out 10, 2016 4:58 pm 

Farrobeira Escreveu:
joao carmo Escreveu:
J√° estou com saudades da Orion, daqui a uns 90 dias j√° come√ßa a aparecer √† noite ;) Sauda√ß√Ķes mateiras, estou de malas feitas para ir at√© √† Malhada do Rei para estar junto do amigo Kapax e Fl√°vio :)

Por volta das 4 da manhã Orion já se vê bem.
Bom acampamento.

Olá amigo Farrobeira é verdade que esta semana que passou estive no meu acampamento e vi a Orion em duas noites que me deitei mais tarde e era por volta das 3 da manhã! Dentro de mês e meio já se pode ver logo no início da noite é a maior constelação que podemos observar no céu.

MensagemEnviado: segunda out 10, 2016 5:31 pm 

Uma vez que falamos da Lua outro pormenor interessante √© quando a Lua est√° em quarto crescente com as duas metades iguais (iluminada/escura), conforme estamos neste momento a ver √† noite, dia 10 Outubro... quer dizer que n√≥s (Terra) estive-mos √† 4 horas atr√°s, no lugar da Lua em rela√ß√£o ao Espa√ßo! No quarto minguante a Terra vai ocupar o lugar da Lua ao fim de 4 horas, √© para l√° que n√≥s viajamos fazendo a √≥rbita em torno do Sol. S√£o estes pequenos pormenores que me fazem andar com a cabe√ßa na Lua eh.. eh.. eh.. e agora, cada um tire as suas conclus√Ķes, observem estas pequenas coisas, h√° tanto para descobrir! E depois ainda me dizem... o que fazes sozinho no mato? Observo a Natureza :D

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 10 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal