Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta jun 26, 2019 2:42 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Atraso di√°rio da Lua
MensagemEnviado: sexta ago 12, 2016 3:38 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada
Nas conversas tidas à volta da fogueira com o João Carmo, durante o GR do Zêzere, este falou-me que tinha lido algures que a Lua tinha um atraso diário de cerca de 50 minutos, ou seja demorava esse tempo para estar na posição que estivera no dia anterior.

Intrigado com tal informação, fiz umas contas (de merceeiro pois sou um leigo na astronomia), para perceber como se chega a esse valor.

Embiquei logo no n√ļmero de dias da transla√ß√£o da Lua √† volta da Terra, pois existem algumas nuances, do m√™s lunar. (sideral / sin√≥dico).
O mês sinódico corresponde ao período de tempo que decorre, para um observador na Terra, para a Lua passar pela mesma fase. Tal aparentemente depende apenas da posição da Lua em relação à Terra, mas de facto depende também de ambos girarem ao redor do Sol. A translação da terra faz com que, a Lua só atinge a mesma configuração (fase da lua), um pouco mais adiante da sua órbita. Na variação também influi o facto de a órbita ser elíptica, fazendo variar a sua velocidade. O mês sinódico tem uma duração média de 29,5 dias.

O mês lunar sideral é o período exato de tempo que a Lua completa uma órbita ao redor da Terra, que é de 27 dias, 7 horas e 43 minutos, (27,32166 dias).

Fui por aqui, ;) vamos às contas:

A Lua faz a transla√ß√£o √† volta da Terra, (360¬ļ) em 27, 32166 dias, pelo que num dia faz cerca de 13¬ļ, (360¬į / 27,32166= 13,176359¬ļ / dia).
Assim, a Lua √≥rbita atrasada para Este, os ditos 13¬į por dia.