Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quinta jun 20, 2019 2:05 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 29 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Bussolas, que tipo preferem?
MensagemEnviado: quarta set 21, 2016 10:04 am 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
.... mas o tópico é sobre BÚSSOLAS

Qual o tipo de b√ļssola que preferem e porqu√™?

Normalmente os mais usados s√£o:

tipo Silva
Imagem

tipo militar
Imagem

MensagemEnviado: quarta set 21, 2016 4:01 pm 

Registado: domingo set 04, 2016 12:02 pm
Localiza√ß√£o: Montijo (Set√ļbal)
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Mora Companion
Tenho uma parecida/igual √† da foto estilo militar. Foi-me dada pelo meu pai depois de uma miss√£o que fez em √Āfrica.

Por esta justificação, é que a uso, e não por ser melhor ou pior que a outra.

Já dura à bons anos ^^

MensagemEnviado: quarta set 21, 2016 5:41 pm 

Registado: quarta mar 30, 2016 2:23 pm
Imagem
Tipo recta

MensagemEnviado: quarta set 21, 2016 6:53 pm 
Man of Titanium

Registado: segunda set 28, 2009 12:23 pm
Faca preferida:: ESEE3
Tenho uma da Silva, transparente.
Normalmente não uso, uma vez que as caminhadas que faço são por trilhos marcados ou supostamente marcados.

Acho que a qualidade duma b√ļssola s√≥ √© verdadeiramente importante quando se tem bons mapas. Ou seja, para mapas foleiros como normalmente uso o(u coisas que nem se podem chamar mapas...) s√≥ preciso de saber onde est√° o Norte.

MensagemEnviado: quarta set 21, 2016 9:59 pm 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
a que uso mais é esta
http://www.brunton.com/collections/navigation-exploration/products/truarc-20

MensagemEnviado: quarta set 21, 2016 10:53 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
Imagem

As b√ļssolas, como muitos outros instrumentos, t√™m diferen√ßas, no sentido de responder √† sua utiliza√ß√£o t√≠pica.

Como vêm na foto tenho um pouco de tudo.

Quando me pus a pensar sobre aquela que dei mais utiliza√ß√£o, (a b√ļssola transparente Silva), obviamente conclui que tal tem rela√ß√£o com a minha atividade mais usual em que √© necess√°rio a b√ļssola, no caso, as caminhadas com percurso escolhido na carta topogr√°fica.

Para este tipo de utilização, mesmo quando se traça uma rota, tal como já foi dito por alguns, não é importante o rigor do azimute e muito menos o tipo de graduado do limbo.

MensagemEnviado: quarta set 21, 2016 10:56 pm 

Registado: quarta mar 30, 2016 2:23 pm
@ Jan Grande colecção!

MensagemEnviado: segunda set 26, 2016 10:03 am 
Provador de Serviço

Registado: quarta ago 12, 2009 10:17 am
Faca do fórum Nr: 2
Faca preferida:: FDF
Tenho duas transparentes sem espelho, uma silva e uma suunto. Subscrevo o que o Jan referiu, quando lidero uma caminhada/trekking levo sempre a melhor carta topogr√°fica que consigo do local(1), ainda n√£o aderi ao GPS, e a b√ļssola acaba apenas para ser usada basicamente para orientar a carta a norte, e a√≠ at√© a declina√ß√£o magn√©tica eu n√£o considero. Com azimutes na b√ļssola ou na carta apenas trabalho na forma√ß√£o militar que tenho frequentado, mas sinceramente depois n√£o h√° uma liga√ß√£o ao trabalho do dia-a-dia. O pessoal √© martelado nos cursos para saber coisas na ponta l√≠ngua, mas depois n√£o h√° aplica√ß√£o de muitos desses conhecimentos, que acabam por ficar esquecidos. E a B√ļssola que usamos √© o modelo Silva com espelho em graus.

(1) que muitas s√£o as edi√ß√Ķes mais antigas da mesma carta, porque nas edi√ß√Ķes mais recentes j√° temos as estradas rec√©m constru√≠das, mas h√° a tend√™ncia em perder os caminhos de p√© posto, aqueles marcados apenas a tracejado, que s√£o os realmente nos interessam. O IGEOE est√° cada vez a fazer os levantamentos mais depressa e praticamente n√£o h√° confirma√ß√£o no terreno com havia antigamente. Falta de meios, humanos e materiais.

MensagemEnviado: quarta set 28, 2016 11:52 am 

Registado: s√°bado set 17, 2016 2:27 pm
Farrobeira Escreveu:
.... mas o tópico é sobre BÚSSOLAS

Qual o tipo de b√ļssola que preferem e porqu√™?

Normalmente os mais usados s√£o:

tipo Silva
Imagem

tipo militar
Imagem

Eu acho que estas duas s√£o semelhantes no sentido em que t√™m mira. Eu tenho prefer√™ncia pela militar pois √© mais robusta e mais pr√°tica para transportar e usar. Em rela√ß√£o aos mil√©simos e aos graus, √© verdade que em mil√©simos √© mais preciso da√≠ ser usado pela artilharia, a margem de erro √© muito menor a longas dist√Ęncias e permite fazer correc√ß√Ķes mais pequenas. Os graus s√£o √≥tpimos para curtas dist√Ęncias. Na floresta ou selva(mato) os graus s√£o muito mais f√°ceis, quando fazemos um azimute no meio de um arvoredo tentamos ir ao mais longe poss√≠vel, e isso vai depender da densidade de √°rvores ou vegeta√ß√£o. Numa floresta densa tipo tropical com homens treinados percorre-se cerca de 5km por dia, como v√™em a efic√°cia dos mil√©simos n√£o seria importante, j√° se estiverem num deserto a coisa muda de figura. Todas as b√ļssolas s√£o precisas, mas em termos de mira para mim o melhor seria o sistema tipo b√ļssola Suunto KB-20 sem espinhas :D

MensagemEnviado: quarta set 28, 2016 12:52 pm 
L√°pis Azul

Prefiro as tipo Silva. Tenho uma Silva e uma Suunto. A Suunto tenho-a √† 15 anos com uso continuo no trabalho e no recreio. √Č a minha preferida. Funciona na perfei√ß√£o, apesar da agulha estar compensada para uma inclina√ß√£o magn√©tica correspondente a uma latitude superior .

Porque prefiro:

- Constru√ß√£o mais leve, em pl√°stico resistente (estou a falar das europeias Suunto, Silva ou Recta - imita√ß√Ķes chinesas j√° √© outra hist√≥ria).
- Permitem o ajuste da declinação magnética.
- Para transferir direc√ß√Ķes do mapa para azimutes, e vice versa, s√£o muito mais pr√°ticas que as militares.
- Têm clinómetro, permite calcular rapidamente altura de objectos, nivelar, entre outras coisas.
- Algumas têm lupa.
- T√™m o limbo e agulha fosforescente, contrariamente a algumas imita√ß√Ķes chinesas das militares que regularmente se usam.
- Têm espelho.

A √ļnica vantagem vejo das militares s√£o a maior precis√£o nos azimutes.
As militares que usualmente se usam por c√° s√£o imita√ß√Ķes chinesas das Cammenga https://cammenga.com/products/, que s√£o as oficiais do ex√©rcito americano.

MensagemEnviado: quarta set 28, 2016 5:09 pm 

Farrobeira Escreveu:
Prefiro as tipo Silva. Tenho uma Silva e uma Suunto. A Suunto tenho-a √† 15 anos com uso continuo no trabalho e no recreio. √Č a minha preferida. Funciona na perfei√ß√£o, apesar da agulha estar compensada para uma inclina√ß√£o magn√©tica correspondente a uma latitude superior .

Porque prefiro:

- Constru√ß√£o mais leve, em pl√°stico resistente (estou a falar das europeias Suunto, Silva ou Recta - imita√ß√Ķes chinesas j√° √© outra hist√≥ria).
- Permitem o ajuste da declinação magnética.
- Para transferir direc√ß√Ķes do mapa para azimutes, e vice versa, s√£o muito mais pr√°ticas que as militares.
- Têm clinómetro, permite calcular rapidamente altura de objectos, nivelar, entre outras coisas.
- Algumas têm lupa.
- T√™m o limbo e agulha fosforescente, contrariamente a algumas imita√ß√Ķes chinesas das militares que regularmente se usam.
- Têm espelho.

Tens toda a raz√£o. S√£o muito mais pr√°ticas. Eu estou a precisar √© de fazer uma reciclagem sobre o clin√≥metro. Algum link apropriado? √Č no que d√° trabalhar com tel√™metro laser e bin√≥culos.

MensagemEnviado: quarta set 28, 2016 5:44 pm 
L√°pis Azul

Jingo2016 Escreveu:
...

Tens toda a raz√£o. S√£o muito mais pr√°ticas. Eu estou a precisar √© de fazer uma reciclagem sobre o clin√≥metro. Algum link apropriado? √Č no que d√° trabalhar com tel√™metro laser e bin√≥culos.

Não conheço nenhum link com resumo do que se pode fazer.

Eu uso no trabalho para tirar inclina√ß√Ķes de taludes e de acidentes geol√≥gicos (camadas, falhas, fil√Ķes).

Assim de repente:
- pode servir para nivelar algum objecto que queiras perfeitamente vertical/horizontal/ou qualquer inclinação específica.
- tirar a latitude de um local, medindo o √Ęngulo entre a estrela polar e o horizonte.
- tirar altura de uma √°rvore, medindo o √Ęngulo entre a horizontal e o topo da √°rvore.

Com umas bases de trigonometria dá pra fazer uma carrada de coisas, é só puxar pela cabeça.

MensagemEnviado: quinta set 29, 2016 12:32 pm 

Citar:

Com umas bases de trigonometria dá pra fazer uma carrada de coisas, é só puxar pela cabeça.

J√° fiz as revis√Ķes. estava aqui a dar um n√≥ ao c√©rebro e afinal s√≥ muda o instrumento de medida :idea: ... obrigado pela estimula√ß√£o :D

MensagemEnviado: domingo out 02, 2016 7:57 pm 

Registado: domingo dez 12, 2010 3:19 pm
Depois de vários anos nos escuteiros e ultimamente a usar todos os dias a nível profissional, prefiro as tipo silva.
Neste momento uso uma da marca Recta mas ando interessado nas Brunton.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 29 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal