Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quarta dez 19, 2018 12:01 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: s√°bado dez 01, 2018 9:13 pm 

Registado: s√°bado dez 01, 2018 8:33 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: a que tiver em maos
ola, sou novo aqui, e gostaria de saber se vale a pena comprar um kit de machado e pá, que é apenas necessário trocar o cabo,pois é mais barato do que comprar uma pá e um machado separadamente, mais parece que isso compromete a qualidade, pois parece mais frágil. se alguém que já passou por essa experiencia puder responder.

Assunto da Mensagem: Re: tenho uma d√ļvida
MensagemEnviado: s√°bado dez 01, 2018 9:48 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Boareto.
Tens razão quando dizes que a qualidade não é a mesma, como não é comprar um machado inferior em relação a um superior, mas a verdade é que tudo depende do que se pretende fazer e do dinheiro que se tem para gastar.
Os kits também não são iguais, sem ver não é facil dar uma opinião, seja como for, pode não ser descabido comprar um kit destes.
Sauda√ß√Ķes de boas vindas.

MensagemEnviado: s√°bado dez 01, 2018 10:15 pm 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: a que estiver comigo
Boa noite, em primeiro lugar, precisas de uma p√° em campo para ......?
Vais para a neve e tencionas fazer um abrigo? vais fazer uma trincheira?
senão necessitas realmente de uma pá, se calhar a pá fica fora da equação.
ou seja só usarias o machado, e em usar um machado com esses cabos de alumínio desmontáveis e usar um machado típico de cabo de madeira, ficas melhor servido com o machado típico.
e em certas lojas e supermercados j√° compras um machado para te desenrascares por cerca de 10‚ā¨.
Mas tudo depende do teu gosto, dos ‚ā¨‚ā¨ que queres gastar e para que uso vais dar ao tal kit machado/p√°.

Isto é só a minha opinião e todos tem uma...

Fernando Pessoa

MensagemEnviado: s√°bado dez 01, 2018 10:49 pm 

Registado: quinta jul 26, 2018 10:24 pm
Faca preferida:: Mora Robust
Na minha opini√£o n√£o compensa e quase sempre acabamos por carregar o peso extra da p√° que raramente utilizamos...

MensagemEnviado: s√°bado dez 01, 2018 11:11 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Eu s√≥ uso a p√° em acampamentos fixos, por exemplo para abrir buracos para fazer necessidades ou fazer um buraco para fazer fogueira mais protegida, combater fogo descontrolado, abrir regos em tempo de chuva, cavar buraco em busca de √°gua, ajeitar as brasas da fogueira, tirar a panela ou um alimento que esteja na fogueira, defender-se de um ataque animal e por √ļltimo, enterrar algum agressor que se cruze no nosso caminho.... risos!!!! eh.. eh.. eh..

Já em aventuras onde temos de andar com o material às costas, eu dispenso essa ferramenta, só transporto pá quando vou para a Serra da Estrela em tempo de neve, é muito desagradável ter que limpar o terreno com as botas, molhando e arrefecendo os pés em contacto com a neve!

Estou de acordo com aquilo que já aqui foi dito, é melhor transportar um bom machado do que carregar duas meias ferramentas até porque, em aventuras de caminhada, o machado torna-se pesado, normalmente uma faca maior ou um podão será o suficiente para abrir caminho ou arranjar lenha!

MensagemEnviado: domingo dez 02, 2018 2:33 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caros camaradas.
Em termos gerais sem d√ļvida que um machado n√£o √© a esp√©cie de ferramenta saida de um kit, mas como diz o Jo√£o Carmo (...at√© porque em aventuras de caminhada o machado torna-se pesado...) portanto poucos levam machados numa caminhada, mas por exemplo se levarem um kit que pesa metade dum machado que d√° gozo porque √© um tipo de alicate multiusus, que serve para a maioria das necessidades duma caminhada e que anima quem esta a come√ßar, pode ser uma alternativa, sem esquecer que n√£o tem a firmeza dum verdeiro machado nem o corte e o peso de penetra√ß√£o deste.
Por isso, concordando que uma opção racional seja o machado (de qualidade)a opção do kit também tem alguma utilidade.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: domingo dez 02, 2018 3:15 pm 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Não te metas nisso. Tanto a pá como o machado são ferramentas que necessitam de uma boa encabadura. Um sistema de troca de cabo é sempre frágil.

MensagemEnviado: ter√ßa dez 04, 2018 3:07 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
Boaretto Escreveu:
(...) um kit de machado e pá, que é apenas necessário trocar o cabo,(...).

- Concordo com as opini√Ķes acima manifestadas, quanto √†s circunst√Ęncias da utiliza√ß√£o, porque se fores acampar e transportas a "tralha" no teu ve√≠culo, leva ent√£o duas (boas) ferramentas;

- Se estás a pensar em poupar o peso dum cabo, isso é irrelevante, com o senão referido pelo Farrobeira;

- Se estás a pensar na solução tipo "canivete suíço" ...

Imagem

... tens muita ferramenta, mas nenhuma é a adequada. ;)

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 8 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal