Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: domingo abr 21, 2019 1:12 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta jan 03, 2019 10:15 pm 

Registado: quarta fev 19, 2014 11:29 am
Faca do fórum Nr: 0
Boas!

Ap√≥s n√£o termos conseguido sair para o mato no m√™s anterior como planeado, conseguimos finalmente l√° combinar um fim-de-semana no final de Dezembro 2018. Era a segunda noite que ir√≠amos passar nos √ļltimos abrigos que vimos a construir e, apesar da parte estrutural estar praticamente finalizada, era evidente que havia ainda muito trabalho para fazer para permitir que um abrigo quase todo constru√≠do com materiais naturais se revelasse totalmente eficaz para as noites de Inverno do interior do pa√≠s. Ao entrarmos na madrugada isso ficou claro.

Imagem

A gest√£o do fogo numa dia como foi este 29 de Dezembro torna-se uma prioridade inicial. Fazer um bom fogo logo de inicio que permita estar a queimar controladamente durante todo o dia √© fundamental para se conseguir produzir calor na zona da pernoita durante o maior tempo poss√≠vel. Para isso recolhemos um bom madeiro de oliveira velha e dois outros troncos secos desta lenha, n√£o foi muita tendo em considera√ß√£o que depois de jantar o term√≥metro j√° marcava -1¬ļC e que a partir do cair do sol come√ßaram a ser tr√™s os fogos a alimentar. Al√©m do da zona comum, cada abrigo tem a sua lareira interior.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O objectivo nesta fase passa por cobrir, apetrechar e desenvolver os abrigos da melhor maneira poss√≠vel com os recursos que encontramos nesta zona, recorrendo frequentemente √†s t√©cnicas anteriormente utilizadas aquando da constru√ß√£o do nosso antigo abrigo permanente. N√£o faria sentido n√£o voltar a us√°-las uma vez que a maior parte delas se mostraram boas solu√ß√Ķes no m√©dio prazo. Al√©m disso, a repeti√ß√£o permite o aperfei√ßoamento das mesmas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para a janta uma canjinha de perdiz caçadas no dia anterior, um consolo numa noite fria como aquela.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bem haja, esperamos que gostem.

Boas aventuras.

FoicesAlbicastrenses

MensagemEnviado: sexta jan 04, 2019 12:37 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caros FoicesAlbicastrenses.
J√° faltava as vossas noticias e eventos para dar mais vida e brilho ao nosso f√≥rum, o inverno est√° a√≠ e nada melhor do que as condi√ß√Ķes invernais para testar os materiais e as pessoas principalmente em abrigos com os materiais dos locais e nas condicionantes de n√£o serem definitos e n√£o chamarem a aten√ß√£o das autoridades.
Nota-se o entusiasmo que colocam nas vossas actividades e por isso √© com alegria que vemos as vossas fotografias e videos (excelentes) bem como as vossas descri√ß√Ķes escritas que t√£o bem nos fazem chegar √†s vossas viv√™ncias.
As temperaturas abaixo de zero são doutra dimensão e são uma experiência que nos ensina muito sobre a forma de resistir aos elementos naturais e como podemos combater, no caso com o fogo de campo e a recolha da lenha necessária para resistir, sobretudo à noite.
Não sei como vocês apanham caça como as perdizes, gostava que falassem sobre isso, pela dificuldade e qualidade da caça.
Agradecido por toda a postagem e os meus agradecimentos por toda a generosidade da vossa partilha.
Um bom Ano de 2019, onde exista, sa√ļde, eventos como este e muita amizade como revelam as vossas partilhas.

MensagemEnviado: sexta jan 04, 2019 3:26 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Muito gostaria de um dia acompanhar estes amigos, estando eu aqui t√£o perto!
Não me levem a mal pela minha ousadia, mas começa a ser difícil encontrar grupos assim como o vosso!
Aproveito para aqui deixar um convite e quando quiserem conhecer a minha zona de intervenção é só entrar em contacto.

Gostei das fotos aqui partilhadas, s√≥ √© pena o abate das Perdizes! Nem quero saber qual foi o m√©todo utilizado na captura das aves por raz√Ķes √≥bvias, mas aceitaria melhor essa a√ß√£o, num cen√°rio de necessidade extrema, que julgo n√£o ser esse o caso!

De qualquer forma, isso demonstra um grande espírito de aventura e conhecimento, por isso dou os meus Parabéns.

MensagemEnviado: sexta jan 04, 2019 1:32 pm 

Boas!

Caros Milhafre e Jo√£o Carmo,

Antes de mais agradecer as vossas simpáticas palavras e desejar a toda esta comunidade um excelente ano de 2019 e, se possível, cheio de aventuras.

Depois, queríamos apenas esclarecer que as perdizes foram "apanhadas" no dia anterior mas numa caçada normal às perdizes e não no decorrer desta actividade em específico. Não foi de todo nossa intenção dar a entender que as teríamos capturado de alguma forma no decorrer desta saída.

Quanto √† quest√£o da ca√ßa em si, e n√£o querendo entrar em qualquer tipo de debate ideol√≥gico, apenas podemos exprimir a nossa opini√£o dizendo que a ca√ßa para alimenta√ß√£o (e n√£o por desporto) √© dos actos mais antigos verificados desde a exist√™ncia da vida na Terra. Em nossa opini√£o √© um acto bem mais natural e humano do que criar esp√©cies em cativeiro para serem abatidas industrialmente em matadouros afim de nos servirem de alimento. Acreditamos que mais recurso √† ca√ßa para satisfa√ß√£o de uma necessidade prim√°ria como a alimenta√ß√£o (em simult√Ęneo com a agricultura biol√≥gica e √† semelhan√ßa de quase todas as outras esp√©cies no planeta) e menos produ√ß√Ķes industriais e de cativeiro de alimento vivo, seria sem d√ļvida uma das maneiras de evitar a escassez de alimento que se perspectiva para as pr√≥ximas d√©cadas, menor sobrecarga dos solos e como natural consequ√™ncia menor emiss√£o de gases poluentes para a nossa atmosfera (a merda de vaca √© a maior fonte emissora de gases com efeitos de estufa do mundo). Pensamos da mesma forma quanto √† pesca (que apenas √© mais uma t√©cnica de ca√ßar). Naturalmente respeitamos as opini√Ķes em contr√°rio.

Cumprimentos e boas aventuras.

FoicesAlbicastrenses

MensagemEnviado: sexta jan 04, 2019 3:18 pm 

FoicesAlbicastrenses Escreveu:
Boas!

Caros Milhafre e Jo√£o Carmo,

Antes de mais agradecer as vossas simpáticas palavras e desejar a toda esta comunidade um excelente ano de 2019 e, se possível, cheio de aventuras.

Depois, queríamos apenas esclarecer que as perdizes foram "apanhadas" no dia anterior mas numa caçada normal às perdizes e não no decorrer desta actividade em específico. Não foi de todo nossa intenção dar a entender que as teríamos capturado de alguma forma no decorrer desta saída.

Quanto √† quest√£o da ca√ßa em si, e n√£o querendo entrar em qualquer tipo de debate ideol√≥gico, apenas podemos exprimir a nossa opini√£o dizendo que a ca√ßa para alimenta√ß√£o (e n√£o por desporto) √© dos actos mais antigos verificados desde a exist√™ncia da vida na Terra. Em nossa opini√£o √© um acto bem mais natural e humano do que criar esp√©cies em cativeiro para serem abatidas industrialmente em matadouros afim de nos servirem de alimento. Acreditamos que mais recurso √† ca√ßa para satisfa√ß√£o de uma necessidade prim√°ria como a alimenta√ß√£o (em simult√Ęneo com a agricultura biol√≥gica e √† semelhan√ßa de quase todas as outras esp√©cies no planeta) e menos produ√ß√Ķes industriais e de cativeiro de alimento vivo, seria sem d√ļvida uma das maneiras de evitar a escassez de alimento que se perspectiva para as pr√≥ximas d√©cadas, menor sobrecarga dos solos e como natural consequ√™ncia menor emiss√£o de gases poluentes para a nossa atmosfera (a merda de vaca √© a maior fonte emissora de gases com efeitos de estufa do mundo). Pensamos da mesma forma quanto √† pesca (que apenas √© mais uma t√©cnica de ca√ßar). Naturalmente respeitamos as opini√Ķes em contr√°rio.

Cumprimentos e boas aventuras.

FoicesAlbicastrenses

Não seria necessário um esclarecimento tão pormenorizado e agradeço a atenção dada à cerca desse assunto e o que tenho ouvido dizer por amigos caçadores é que cada vez há menos caça disponível!
Também não quero entrar em polémica, pois cada um tem a liberdade de expressar a sua opinião! "Uma ave abatida é menos uma a voar e um peixe capturado sempre pode ser devolvido à água!"
Por isso quanto √† pesca j√° penso de forma diferente, porque a abund√Ęncia de certas esp√©cies tamb√©m acabam por alterar o ecossistema das albufeiras!
Quanto a mim, devia haver um regulamento para cada albufeira pois eu noto que certas espécies conseguem-se reproduzir melhor numa certa região do que noutra e o regulamento atual é igual para todo o território Nacional!

MensagemEnviado: sexta jan 04, 2019 3:33 pm 

Jo√£o,

Respeitamos a tua opinião, contudo não conseguimos entender qual o intuito de pescar um peixe para não o comer e lança-lo à agua novamente. Isso é desporto às custas do sofrimento de um animal.

Contudo achamos este tema susceptível de bastante discussão, da qual nos abstemos daqui em diante.

Cpts,

FoicesAlbicastrenses

MensagemEnviado: sexta jan 04, 2019 3:56 pm 

Caros FoicesAlbicastrenses.
Em primeiro lugar dar os parabéns pela explanação exemplar das vossas ideias.
Em segundo, e na parte que me toca, nada tenho ou tinha com a caça seja ela antes ou depois, eu inclusivamente sendo defensor da natureza em geral, concordo plenamente com o apanhar de animais para a alimentação (com excepção das especies em vias de extinção)e penso que esta apanha no ambito do bushcraft se ajusta desde que feita com peso e medida.
No fundo, em geito de elogio, só queria saber das vossas qualidades de caçadores por julgar que as perdizes são dificeis de apanhar.
Outra coisa que já não concordo é que de alguma maneira sejam inibidos de exporem as vossas ideias até porque elas são um contribuito util para um esclarecimento dos temas.
J√° agora (e na minha opini√£o)nem sempre o instituido e legal √© que est√° certo (mesmo que o sejamos obrigados a cumprir) e na hist√≥ria dos Povos e das Na√ß√Ķes, esta cheia de roturas positivas com o instituido.
Sejam felizes a cozinharem a caça, seja ela perdiz, lebre ou coelho.
Feliz 2019.

MensagemEnviado: s√°bado jan 05, 2019 1:34 am 

O c√Ęntico de uma Perdiz,
√Č bonito soa-me bem.
Mas algo me diz,
Ficar calado também.

Para mim é um fascínio,
Os campos verdes Serranos.
Mas a Perdiz sofreu declínio,
Nos √ļltimos 30 anos.

Com Perdiz ou sem Perdiz
Tenham todos um ano Feliz!

https://www.youtube.com/watch?v=cXKvymb4FVs

MensagemEnviado: s√°bado jan 05, 2019 6:23 pm 

Caro Jo√£o Carmo.
O Poema rima e exprime um sentimento
Que os passaros voem e cantem livres
Como todos os seres do universo.
Mas sobre todo o ideal h√° uma desdita.
Que n√£o h√° bem que sempre dure
E mal que n√£o se esconda na tarde
Talvez pudéssemos alterar a sorte
Onde a morte n√£o existisse no fim
Mas nada seria como dantes e a noite
desapareceria no sufoco do sol da tarde.
Pior muito pior que a sorte da morte e da vida
Seria abavarmos a nossa alma com o medo
Do que é diferente e tão proximo, mas tão legítimo
E à espera do contraditório amigo fraterno e esclarecedor.
√Č na exposi√ß√£o das ideias que eu posso ver o erro e indicar caminhos,
sejam felizes na imperfeição dos nossos dias.

MensagemEnviado: domingo jan 06, 2019 1:16 am 

Afinal temos aqui
Uma veia poética por sinal
Gostei muito do que li
N√£o ficou nada mal.

N√£o adianta continuar a rima
Pois o tempo faz-me falta
Vou subir serra acima
Um abraço para a malta.

MensagemEnviado: domingo jan 06, 2019 3:42 am 

Caro Jo√£o Carmo
A rima e a deixa veio l√° de cima
Onde a montanha s√°bia espreita
Eu humano n√£o fiquei indiferente
E emitei as tuas certas palavras
E que longas e seguras léguas
Te levem á contemplação da serra
Na beleza que nos conforta e ilumina
Que daqui te desejo todo o conforto
Onde os sons s√£o mais que as palavras
E o tempo t√£o pouco para sorvermos tudo.
Parabéns pela veia poética e agradecido pela amizade.

MensagemEnviado: domingo jan 06, 2019 2:58 pm 

Ui que coisa linda escrita
Domingo é dia de reflexão
J√° peguei na marmita
E também no meu podão.

Na minha terra as foices s√£o
Utensílios das mulheres
Que nas searas ceifavam o p√£o
Acredita se quiseres.