Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sexta mai 24, 2019 4:52 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 31 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2, 3  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Locais para pr√°tica
MensagemEnviado: quinta set 24, 2015 8:00 pm 

Registado: quinta ago 27, 2015 7:56 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Fällkniven/Mora
Viva!

Obrigado pelo feedback e pelo link. O processo est√° mais complexo do que seria de esperar.

Isto é assunto que tenho que estudar com calma e, aparentemente, terá que partir genericamente de mim... ;)

Mais uma vez obrigado e um abraço

FoicesAlbicastrenses Escreveu:
Boas.

Caro jotakryptos,

No nosso blog: foicesalbicastrenses.blogspot.com , quando descrevemos as nossas saídas, normalmente também descrevemos os sítios para onde vamos e por vezes disponibilizamos um mapa.

Boas saídas

FoicesAlbicastrenses
foicesalbicastrenses.blogspot.com

MensagemEnviado: quinta set 24, 2015 8:02 pm 

Registado: quinta ago 27, 2015 7:56 pm
Faca preferida:: Fällkniven/Mora
Aqui partilhamos a mesma opini√£o Jan.

Pena que o meu objetivo tenha sido interpretado com uma cor e uma escala que eu n√£o dei...

Jan Escreveu:
Tal como as FoicesAlbicastrenses tenho partilhado aqui no fórum e diversos locais, inclusive disponibilizado fotos ou percurso por GPS para lá chegar.
Mas também já declinei informação a pessoas que ma pediram por MP, porque percebi que apenas se registaram no fórum com essa intenção, deduzindo da troca de MP que o seu interesse era comercial.
A minha opinião é coincidente com a do fsaraiva:

fsaraiva Escreveu:
Na minha opini√£o, divulgar espa√ßos com interesse ao publico em geral pode de facto ser complicado e criar problemas ao local e mesmo reac√ß√Ķes negativas das popula√ß√Ķes locais. Por outro lado partilho do interesse em partilhar e poder conhecer outros locais atrav√©s aqui do forum. Mas √© preciso ter em conta que quem l√™ este forum n√£o s√≥ "membros do forum", pode ser qualquer um que fa√ßa uma pesquisa no google.
Não quer dizer que essas pessoas são irresponsáveis, simplesmente podem estar menos preparadas para algum tipo de actividade no exterior. Essa impreparação vai obviamente fazer surtir efeitos nos locais por onde passam.
(...)
Entendo que tal "ficheiro", a existir, deveria ser partilhado apenas entre membros por pedido por MP e depois das devidas advert√™ncias. Por outro lado acho que as instru√ß√Ķes relativas √† localiza√ß√£o deveriam ser relativamente vagas para permitir que cada um tenha o trabalho de planeamento e de escolher o seu caminho. Isso ir√° logo afastar aqueles que s√≥ querem instru√ß√Ķes f√°ceis para encontrar um local para fazer um churrasco ao domingo.
(...)
com estes cuidados acho que eventualmente poderia ser √ļtil a exist√™ncia de tal documento.

MensagemEnviado: ter√ßa out 06, 2015 10:46 pm 
Provador de Serviço

Registado: quarta ago 12, 2009 10:17 am
Faca do fórum Nr: 2
Faca preferida:: FDF
Eu até agora sempre tive uma política de abertura total quanto a partilhar locais que considero fixes para lá estarmos a fazer o nosso bushcraft. Mas considero agora passado vários anos de aqui andar que há pessoal que realmente não merece usufruir dessa partilha, porque só aqui andam no fórum usufruir e não dar nada em troca.

MensagemEnviado: ter√ßa out 06, 2015 10:58 pm 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
Se calhar é de correr com eles e deixar isto só para a malta fixe.

MensagemEnviado: ter√ßa out 06, 2015 11:46 pm 
Provador de Serviço

Para a malta fixe √© relativo... Mas sim, para quem contribui, nem que seja com d√ļvidas, porque estimula as respostas de quem sabe mais.

MensagemEnviado: quarta out 07, 2015 4:11 pm 

Registado: terça fev 02, 2010 8:36 pm
Canal/Tom PMR 446: 2996
Faca preferida:: Cold Steel Bushman
Malta fixe!? Isso deve ser as pessoas, com direitos de exclusividade de parques de campismo, que s√£o p√ļblicos. :lol: :lol: :lol:

MensagemEnviado: quarta out 07, 2015 5:06 pm 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
Fox Escreveu:
Malta fixe!? Isso deve ser as pessoas, com direitos de exclusividade de parques de campismo, que s√£o p√ļblicos. :lol: :lol: :lol:

desconheço do que falas.
eu n√£o costumo ir para parques de campismo p√ļblicos, pelo que n√£o tenho opini√£o sobre o assunto.

MensagemEnviado: quarta out 07, 2015 6:41 pm 

Registado: terça set 02, 2014 9:09 am
Faca preferida:: Schrade F46
Sem querer entrar em conflitos, IMHO, a melhor maneira de partilhar locais é o pessoal interessado combinar/ir a encontros. Ficam logo a conhecer os sítios.

Having a sense of total freedom is having the freedom to die if you screw up.
George Michaud - trapper

MensagemEnviado: quarta out 07, 2015 11:05 pm 

Registado: quinta jan 29, 2015 8:20 pm
Canal/Tom PMR 446: 5
Teo Escreveu:
Sem querer entrar em conflitos, IMHO, a melhor maneira de partilhar locais é o pessoal interessado combinar/ir a encontros. Ficam logo a conhecer os sítios, e as pessoas

Subscrevo por inteiro e, se o Teo me permite, adicionei mais uma coisa.

MensagemEnviado: sexta out 09, 2015 9:45 pm 
Provador de Serviço

Komodo muito bem acrescentado ;)

MensagemEnviado: quarta mar 20, 2019 11:46 am 

Registado: sexta mar 01, 2019 12:10 pm
Bom dia a todos,

Antes de mais, muitos parab√©ns pelo forum. J√° o sigo a algumas semanas e para alem do valor das informa√ß√Ķes trocadas, devo elogiar a cordialidade e respeito que encontro em todas as conversas.

Durante as minhas pesquisas de locais para a pratica de Bushcraft, encontrei este tópico que li atentamente.

Apesar de ser de uma família de lavradores e a casa dos meus pais ter bastante terreno, gostava de encontrar locais que me permitissem a pratica das varias técnicas necessárias a vivência na natureza num ambiente mais real.

Embora entenda as preocupa√ß√Ķes expressas no decorrer das varias respostas, dada a nossa geografia, e para quem n√£o conhece muito bem Portugal, uma indica√ß√£o de de alguns locais apropriados a pratica de Bushcraft √© de grande valor.

Entendo e respeito se não for possível partilhar-los, mas fica a certeza que respeitarei todas as regras, quer para com a natureza, quer para com as outras pessoas.

Como ultima informação, como vivo em Aveiro, se for possível partilhar locais nas redondezas, seria óptimo.

Muito obrigado.

MensagemEnviado: quarta mar 20, 2019 5:17 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Jarsa 2019.
Eu compreendo esta ideia genérica de ansiar por locais ideais para praticar bushcraft, mas por um lado estes lugares são subjectivamente considerados (para uns serão os melhores para outros não) por outro lado considero que a forma mais acertada e prática é como os camaradas dizeram ir a um encontro e conversar e logo após, certamente ideias vão surgir, seja como for até já existem dicas no fórum sobre lugares (de forma genérica )a onde ir.
Mas na realidade o nosso País tem lugares espalhados por todo o lado, a questão será mais encontrar aqueles mais reconditos onde se passe despercebido em relação às autoridades e claro respeitando a natureza.
Seria mais importante (digo eu) fazer um convite generico a pessoas da tua região para fazerem saidas contigo, é claro que aí terias que os conhecer e logo surgiriam ideias, o problema maior é realmente ir sozinho para o mato, acompanhado os lugares vão surgir.
Sauda√ß√Ķes e boas aventuras.

MensagemEnviado: quarta mar 20, 2019 7:20 pm 

Registado: sexta mar 01, 2019 12:10 pm
Muito obrigado pela resposta Milhafre.

De facto, a resposta vai ao encontro de algumas das minhas preocupa√ß√Ķes.
Uma e a autoridade que n√£o sei como lidam com estas situa√ß√Ķes. Sei que existe legisla√ß√£o e serve para nos proteger a todos, mas quando o objectivo das actividades incluem cuidados, respeitar quer a propriedade privada quer a natureza, n√£o sei como √© que estas actividades s√£o interpretadas.

Outra é encontrar locais apropriados para a pratica, com agua, material colectável (sem causar prejuízo) e uma envolvente natural.

Relativamente a troca de informação entre as pessoas, fiz um curso de sobrevivência em Lisboa, porque em Aveiro, ou na zona, desconheço por completo que grupos possam existir. Não sei se alguém aqui no grupo pode dar essa informação. Poder sair com pessoas experientes é uma grande mais valia.

Vou continuar a pesquisar.

Muito obrigado mais vez.
JARSA.

MensagemEnviado: quarta mar 20, 2019 9:10 pm 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: a que estiver comigo
Jarsa2019 Escreveu:
sei se alguém aqui no grupo pode dar essa informação. Poder sair com pessoas experientes é uma grande mais valia.
JARSA.

No Facebook, na p√°gina do f√≥rum ocasionalmente tens l√° as publica√ß√Ķes do grupo SED do Meko Santos que fazem cursos de bushcraft e sobreviv√™ncia a√≠ para o norte...

Também tens o grupo tuga-wolf de bushcraft e outdoor do Hugo.

Ambos muito boas pessoas.
Provavelmente podem ajudar te muito mais nas tuas d√ļvidas...

Fernando Pessoa

MensagemEnviado: quinta mar 21, 2019 3:42 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Jarsa 2019
N√£o discordando das informa√ß√Ķes preciosas do Bruno, e por n√£o ter acesso √°s mesmas por n√£o consultar o Facebook, direi que as mesmas ou semelhantes podem e devem (na minha opini√£o) ser dadas no nosso forum.
Nos não fazemos cursos nem outra actividade remunerada (o que na minha opinião é possitivo) mas podemos e temos divulgado muita informação(é só percorrer o indice do forum)sobre a temática que tu sugeres..
Por exemplo quando se sai, temos logo uma preocupação ou levamos o material todo ou o vamos recolhendo pelo caminho, no caso da água julgo ser avisado para as primeiras saidas (salvo melhor opinião ) levar água e comida, suficiente para os dias previstos, mais uma margem de segurança e devemos começar por saidas de um dia em certos casos até sem dormida e ir alargando conforme a segurança e confiança conseguida.
A recolha pelo caminho ou é em estabelecimentos comerciais, ou nos locais, já que para uma actividade recolectora é necessário ter conhecimentos mais concretos sobretudo em relação aos alimentos, no caso da água há bicas publicas identificadas como seguros se não é necessario ter conhecimentos de purificação da agua pela filtragem, fervura, ou de forma quimica entre outros o yodo e várias pastilhas(aparentados julgo eu) derivadas da lixívia.
No caso da recolha de alimentos é mais complicado e não se deve aventurar se não se conhece bem.
No contacto com as popula√ß√Ķes tamb√©m se deve ter todo o cuidado e respeito mas pode-se ter bons apoios.
No caso legal temos muita literatura no forum que nos diz, cuidados a ter com a autoridade e de forma genérica a razão legal esta quase toda do lado deles, por isso é tentar ser o mais cordato possivel e usar alguns argumentos já debatidos aqui.
Quanto aos cursos e sem querer ser injusto há um pouco a tendência de fazer os cursos e abandonar as pessoas à sua sorte (esta conclusão advém de outros cursos e não do de bushcraft que desconheço ).
Seria bom fazer um apelo a pessoas da tua regi√£o Aveiro para te enviarem mensagem privada ou mesmo p√ļblica para se encontrarem.
Sauda√ß√Ķes

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 31 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2, 3  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal