Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda mai 20, 2019 5:45 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: ter√ßa abr 02, 2019 10:25 am 

Registado: domingo mar 22, 2015 1:24 am
Faca do fórum Nr: 0
Ol√° Malta!

Estava a pensar em comprar no Leroy Merlin ou assim um conjunto de madeiras para o meu friction fire kit.

Sempre que tenho saído tem sido dificil encontrar madeiras boas para fogo por fricção.

J√° procurei combina√ß√Ķes boas: https://www.backcountrysurvival.co.uk/2 ... fire-copy/ mas n√£o estou a ver onde haja estas madeiras.

Já vi também que há kits na amazon etç mas não queria esperar um mês.

Já alguém experimentou?

MensagemEnviado: ter√ßa abr 02, 2019 10:44 am 

Registado: terça nov 25, 2014 11:11 am
Faca preferida:: A que est√° no bolso
Boas...
D√° uma vista de olhos neste T√≥pico (http://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=73&t=6224)... pois est√£o listadas todas as combina√ß√Ķes testadas com sucesso, por regi√£o.
Abraço...

"Um Homem prevenido... vale por dois (ou três)..." Provérbio Popular (Adaptado)

MensagemEnviado: quarta abr 03, 2019 2:31 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro descascarmo.
Antes de mais desejar - te as boas vindas pois n√£o me lembro de o ter feito.
Depois agradecer-te a indica√ß√£o de lingues sobre a mat√©ria, nunca √© de mais informa√ß√Ķes sobre os temas.
Agora na minha opini√£o e estando de acordo com o Fernandes, penso ser prefer√≠vel recorrer √†s combina√ß√Ķes de madeiras do local onde vamos realizar as saidas de campo, n√£o s√≥ serve para conhecer os locais como evita o com√©rcio desnecess√°rio, depois penso que √† um conjunto de op√ß√Ķes e combina√ß√Ķes de madeiras j√° experimentadas nomeadamente pelo Farrobeira (entre outros)que est√£o referenciadas no f√≥rum como muito bem nos lembrou o fernandes.
Quero agradecer-te pela participação e pela partilha dos lingues.
Sauda√ß√Ķes

Editado pela √ļltima vez por milhafre em segunda mai 06, 2019 2:07 am, num total de 1 vez.

MensagemEnviado: quinta abr 04, 2019 6:04 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
decascarmo Escreveu:
Estava a pensar em comprar no Leroy Merlin ou assim um conjunto de madeiras para o meu friction fire kit.
Sempre que tenho saído tem sido difícil encontrar madeiras boas para fogo por fricção.

milhafre Escreveu:
(...), penso ser prefer√≠vel recorrer √†s combina√ß√Ķes de madeiras do local onde vamos realizar as sa√≠das de campo (...)

Se a tua ideia é praticar bushcraft, não faz muito sentido adquirir um "friction fire kit".
O bushcraft pressup√Ķe usar os recursos da natureza do local onde te encontras, ou seja encontrar no local de sa√≠da as madeiras adequadas e ali usar a t√©cnica, porque sen√£o √© um "craft" sem "bush".

MensagemEnviado: segunda abr 08, 2019 9:10 pm 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Quando dou instru√ß√£o de como fazer fogo por fric√ß√£o com arco uso pau de vassoura (abeto), e base de palete ( abeto ou pinho) ou criptomeria . √Č o modo mais r√°pido de os instruendos ficarem com as bases de como montar o sistema e com a motiva√ß√£o de ver a coisa a funcionar.

Reproduzir no mato √© mais dif√≠cil e por vezes n√£o funciona. O que recomendo √© aprender em casa mas depois reproduzir no mato com madeiras naturais e em diferentes condi√ß√Ķes climat√©ricas. S√≥ assim interiorizamos as nossas limita√ß√Ķes.

MensagemEnviado: ter√ßa abr 09, 2019 10:41 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
Pois, na obtenção deste objetivo há várias premissas e há que ter em conta que umas condicionam as outras.
Podemos ter as madeiras corretas mas, se est√£o h√ļmidas, se est√£o mal talhadas, (a broca, os entalhes na t√°bua, a ten√ß√£o da corda do arco, ‚Ķ), se nos posicionarmos de forma incorreta, etecetera, tudo isso afetar√° o resultado.

Quando nos estamos a iniciar, temos de apreender todas estas premissas.
No meu entender, o processo de aprendizagem deve começar pela aquisição da chamada "memória muscular" do movimento de execução. Durante essa fase, como disse o Farrobeira, é importante a motivação e ver a coisa a resultar, pelo que é bom que a tarefa nos seja facilitada. Se a broca, a tábua, o arco, …, tudo nos for entregue já preparado, se usarmos um rolamento no apoio da broca, se nos corrigirem a posição e o movimento, voilà.
Após, se queremos ter "craft", teremos então que adquirir o conhecimento para a execução das nuances que nos foram facilitadas.

Contudo, (na minha opinião), esta habilidade só é enquadrável no Bushcraft, quando a executamos rudimentarmente no ambiente "bush", no mínimo com madeiras que recolhemos no local onde nos encontramos.

MensagemEnviado: ter√ßa abr 09, 2019 11:10 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Falando sobre o t√≥pico em si, tamb√©m n√£o acho piada levar madeiras de casa para o mato para fazer fogo, pois o engra√ßado √© mesmo tentar fazer fogo por fric√ß√£o com materiais recolhidos no local! Se as condi√ß√Ķes ambientais ou os materiais dispon√≠veis n√£o s√£o os melhores, deve existir um kit de emerg√™ncia para cobrir essa necessidade!

Na questão de praticar em casa, concordo com aquilo que já foi dito, pois se o iniciante começar com as madeiras que resultam, ele irá ter maior confiança e motivação, desta forma a operação torna-se até mais fácil, e isso ajuda a apurar a técnica do braço e do equilíbrio corporal.

A poucos meses atrás, tentei usar uma broca de pinheiro com uma mesa de giesta, no qual consegui fazer uma boa brasa. Escrevi isso no tópico das madeiras e não foi adicionada à lista geral, mas no fundo o que conta é a participação aqui no fórum.

Depois disso tive a visita de dois amigos e peguei nessas mesmas madeiras, para mostrar que elas combinavam, meti mãos à obra e rebentei a corda duas vezes, tentei com um atacador que tinha de reserva e rebentou também, estava tão exausto que desisti. Pois além de querer mostrar o resultado ao meus amigos, queria registar esse momento em vídeo. O meu amigo deve ter feito umas 10 filmagens e acabamos por desistir, pois tinha acabado de chover e mesmo a humidade do próprio ar, influência o resultado final.

Quem já tentou fazer fogo por fricção sabe muito bem daquilo que estou a falar, mas mesmo assim, considero esta técnica a melhor de todas para obtenção de fogo por métodos primitivos.
Realidade seja dita... quando se consegue bom resultado a sensação é muito agradável, por isso nunca desistam!! Abraço.

MensagemEnviado: quarta abr 10, 2019 7:37 am 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
joao carmo Escreveu:

...
A poucos meses atrás, tentei usar uma broca de pinheiro com uma mesa de giesta, no qual consegui fazer uma boa brasa. Escrevi isso no tópico das madeiras e não foi adicionada à lista geral, mas no fundo o que conta é a participação aqui no fórum.
....

Já actualizei. Abraço

MensagemEnviado: quinta abr 11, 2019 4:05 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Farrobeira Escreveu:
joao carmo Escreveu:

...
....

Já actualizei. Abraço

Obrigado.... no meeting Malhada do Rei já vamos testar mais uma vez, pinho com giesta, abraço!

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 9 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal