Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda mai 20, 2019 5:59 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Tachos e panelas em ferro
MensagemEnviado: domingo abr 14, 2019 7:00 pm 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Desde panelas de ferro fundido, discos de arado a frigideiras de ferro. Quem os usa? e o que usam para "temperar" o ferro e impedir a oxidação ?

Frigideira do Aldi depois de temperada com óleo de linhaça alimentar.

Assunto da Mensagem: Re: Tachos e panelas em ferro
MensagemEnviado: domingo abr 14, 2019 7:22 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Faca do fórum Nr: 0
Caro Farrobeira.
√Č sempre revigorante ter a tua colabora√ß√£o no forum e √© oportuna este teu post, eu n√£o tenho experi√™ncia de campo nestes utensilios, nem mesmo em casa utilizo muito o ferro, mas lembro-me do fasc√≠nio que me provocava as hist√≥rias da comida nas panelas de tr√™s p√©s. ..
A consulta sobre o bushcraft mais classico, mostra a utilização de utensilios de ferro na confecção de alimentos, por isso é muito bem vindo este debate.
Agradecido e sauda√ß√Ķes.

MensagemEnviado: domingo abr 14, 2019 10:04 pm 

Registado: quinta dez 24, 2015 2:30 am
Faca preferida:: Joker CO01
Na minha terra, para os potes, conhecidos pelo resto do pais como panelas de ferro, punham-se a ferver com √°gua e unto.

Para as panelas de alumínio fervia-se leite.

MensagemEnviado: segunda abr 15, 2019 8:04 am 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
Azeite, √≥leo de c√īco, √≥leo vegetal.

Prefiro fazer o dito seasoning com estes óleos, por esta ordem.
Por outro lado, também é por esta ordem que podem rançar mais facilmente se ficarem sem uso algum tempo, por isso se já estiver a prever isso, vou directo para o vegetal.

MensagemEnviado: segunda abr 22, 2019 2:30 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Nem de propósito este post, vem mesmo a calhar!
Eu considero-me um felizardo :) ... num espaço de 2 mês tive a oportunidade de ver em 2 acampamentos que participei a estreia de 2 panelas de ferro fundido, que foram devidamente avinhadas à moda antiga!

1 Panela de 20 Lt onde foram cozidas 3 cabeças de javali.
2 Panela de 5 Lt onde foram cozidos feij√Ķes para +/-8 pessoas.

O processo utilizado foi idêntico em ambos os casos, quando se desmancha o porco aproveita-se a gordura ou banha, para ser cozida na panela lentamente e por algumas horas, depois de bem besuntada está pronta a ser utilizada, a recomendação para depois ser arrumada, é passar com óleo de girassol porque se for com azeite de oliveira, após alguns dias em contacto com o ar ganha ranço.

Eu não tenho nenhuma panela dessas pelo preço que custam e pelo peso que pesam, porque de resto, é dos melhores utensílios de cozinha que se podem ter em campo para cozinhar na fogueira!

Vou fazer um vídeo onde aparecem 3 panelas juntas na mesma fogueia, depois partilho aqui neste tópico.

Abraço :D

MensagemEnviado: quarta abr 24, 2019 2:17 am 

Aqui est√£o as 3 panelas juntas... estas n√£o chegam a ganhar ferrugem, todos os meses v√£o ao lume!

Imagem

MensagemEnviado: quarta abr 24, 2019 4:48 pm 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
Estas panelas formam um trio maravilha, qual delas a mais bonita?
A de três pés é a minha preferida mas as outras são igualmente fantasticas...
Para um acampamento fixo elas desenvolvem todas as suas potencialidades.
Quero também relevar a qualidade da fotografia, muito nítida e que nos dá o ambiente deste fogo, com uma fogueira feita mesmo a preceito, quem a montou entende mesmo do assunto!
Agradecido pela postagem e parabéns pela fotografia e pelas panelas que nos dão um apetite...
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: quarta abr 24, 2019 11:44 pm 

milhafre Escreveu:
Caro amigo Jo√£o Carmo.
Estas panelas formam um trio maravilha, qual delas a mais bonita?
A de três pés é a minha preferida mas as outras são igualmente fantasticas...
Para um acampamento fixo elas desenvolvem todas as suas potencialidades.
Quero também relevar a qualidade da fotografia, muito nítida e que nos dá o ambiente deste fogo, com uma fogueira feita mesmo a preceito, quem a montou entende mesmo do assunto!
Agradecido pela postagem e parabéns pela fotografia e pelas panelas que nos dão um apetite...
Sauda√ß√Ķes

A panela redonda de 3 pés, com capacidade para 5 LT tem mais de 1 Kg de feijão lá dentro a cozer, para mim também é a minha preferida porque permite coloca-la em qualquer posição na fogueira e a altura das pernas permite ter as brasas acesas, desvantagem é só mesmo na arrumação pois ocupa mais espaço!

A Panela maior j√° cozei 3 cabe√ßas de javali, penso que leva entre 15 a 20 LT. este tipo de panela j√° necessita de um suporte porque tem uma base larga, esta panela √© muito pesada, para lavar faz doer os bra√ßos, o meu amigo pagou perto de 80‚ā¨ por ela.

A Panela mais pequena, com capacidade para 2 LT √© o ideal para uma pessoa ou duas, mas este modelo foi muito caro custou 50‚ā¨ atendendo ao fabricante "Petromax", diga-mos que √© um Mercedes comparando com as marcas dos carros eh.. eh.. eh..

Eu uso mais panelas de ferro esmaltado, alum√≠nio ou inox, sempre s√£o mais leves para transportar, lavar e n√£o enferrujam, mas que a comida fica muito melhor nas brutas de ferro fundido isso n√£o h√° d√ļvidas!

MensagemEnviado: quinta mai 02, 2019 5:05 pm 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
Nós em Portugal não usamos nos nossos dias muito essas panelas ao contrário de outrora que não havia casa que não tivesse uma, desde logo porque a comida era quase toda feita com lenha o tempo do gaz ainda não tinha chegado e os fogareiros a petróleo eram utilizados quando havia petróleo e para quantidades mais pequenas, depois de facto as panelas de três pés permetiam usar as brasas por baixo sem grandes cuidados com o fogo, nos Açores e em outros lados existiam umas bases em ferro as trempes que eram essencialmente uma argola em ferro com pés que serviam para usar as brasas por baixo e assim usar as outras panelas como se fossem de três pés.
A utilização das panelas em ferro desde logo se deve ao ferro ser de utilização ancestral muito mais antigo que o aparecimento de outras ligas metálicas, depois era relativamente barato resistente e um bom condutor de calor o que se adequa à confecção dos alimentos, é ideal para comidas de tacho mas que requerem cuidados porque aquecem muito e exigem precaução para não queimarem se os alimentos estiverem directamente em contacto com o ferro, normalmente usar gordura e dosear o lume para não pegar.
Hoje no campo sobretudo nas vindimas ainda se cozinha nas panelas de três pés precisamente pela facilidade de fazer lume e pelas quantidades que permitem cozinhar tal e qual como fizeste no acampamento mas ainda em maior quantidade eu sei que pelo menos nas vindimas no Douro os lavradores cozinham para quem vai fazer a vindima, normalmente misturadas de feijão carne e massas.
Os acampamentos de bushcraft mais classico e fixos por este mundo fora, utiliza-se muito estas panelas o que no fundo é o mesmo dos que mostras-té na fotografia.
Em miudo cheguei a comer e assistir a confecção de comidas feitas desta maneira, não só davam uma alegria à cozinha como inundavam a casa de aromas que eram comprovados pela qualidade quando os comia-mos, normalmente em convivio de muitas pessoas.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: ter√ßa mai 07, 2019 5:23 am 

Est√° confirmada a presen√ßa destas panelas no meeting Malhada do Rei, e para isso vou levar feij√£o e batata l√° da quinta para cozer, mais uns garraf√Ķes de vinho para acompanhar!
Tragam a chouriça, azeite e farinha que o pão pode ser cozido no forno que os escuteiros construíram!
Se querem ver ao vivo e a cores panelas de ferro em cima de uma fogueira, apareçam :D

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 10 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal