Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quinta out 24, 2019 12:03 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Regra dos 3
MensagemEnviado: quinta ago 08, 2019 11:41 pm 

Registado: domingo jun 16, 2019 6:05 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: uma que corte
3 segundos sem Vigil√Ęncia
3 minutos sem Oxigénio
3 horas sem Regulação Térmica
3 dias sem √Āgua
3 semanas sem Alimentos
3 meses sem Contacto Social

Boas pessoal o que é que poderíamos acrescentar para os 3 anos? :D

Assunto da Mensagem: Re: Regra dos 3
MensagemEnviado: sexta ago 09, 2019 3:10 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro amigo José Salvador, estou meio perdido com o teu post, certamente haverá uma razão para o mesmo, mas vou necessitar da tua ajuda...
Em rela√ß√£o aos tr√™s, diria a brincar que o mais dificil √© perder os anat√īmicos...
Fora de brincadeiras, tr√™s minutos sem vigil√Ęncia nesta sociedade √© obra, tr√™s minutos sem oxig√™nio √© uma quest√£o de treino, tr√™s horas sem regula√ß√£o t√©rmica √© uma poss√≠vel hipotermia, tr√™s dias sem √°gua √© um risco, tr√™s semanas sem comida √© um risco menor do que sem √°gua, tr√™s meses sem contacto social, sem ser fisicamente grave √© psicologicamente demolidor...
Eu acrescentava 3 anos sem amor.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: sexta ago 09, 2019 5:37 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Eu conseguiria passar 3 meses sem contacto social.... e para acrescentar com o meu contributo aqui no tópico, 3 anos privado da exposição solar, seria bastante penoso para o nosso organismo! ;)

MensagemEnviado: sexta ago 09, 2019 11:15 pm 

Boas Jo√£o, acredito plenamente que conseguirias passar 3 meses sem contacto social mas isto s√£o apenas linhas de orienta√ß√£o gerais pois podem variar e muito dependendo das condi√ß√Ķes e do individuo, quanto a tua sugest√£o dos 3 anos sem luz solar penso que faz sentido! mas vamos ver se mais algu√©m se pronuncia! :D
Quanto ao Milhafre, sei que a regra dos 3 de sobrevivência já foi aqui abordada mas achei que deveria ser um pouco mais aprofundada! Agora 3 anos sem amor? é pá.... isso é demasiado! o amor é a nossa razão de existir e deve de estar presente todos os dias! Existem tantas formas de amor! :D

MensagemEnviado: s√°bado ago 10, 2019 3:35 pm 
Man of Titanium

Registado: segunda set 28, 2009 12:23 pm
Faca preferida:: ESEE3
3 inspira√ß√Ķes sem oxig√©nio s√£o mais perigosas do que 3 minutos sem respirar.

MensagemEnviado: s√°bado ago 10, 2019 10:50 pm 

Obrigado pelo teu contributo Tonijedi, mas é possível desenvolveres um pouco mais a tua resposta e talvez sugerires também algo para os 3 anos? :D

MensagemEnviado: domingo ago 11, 2019 4:37 am 

Caro José Salvador e João Carmo.
Sendo a regra da sobreviv√™ncia j√° entendo um pouco a raz√£o dos tr√™s itens, mas mesmo assim a minha ignor√Ęncia necessita de saber se os tr√™s itens s√£o o limite para a sobreviv√™ncia ou se ela continua para al√©m disso?
√Č interessante que o programa televisivo alone realizado no Canad√°, ilha de Vancouver, aponta para a solid√£o ser mais devastador do que as condi√ß√Ķes climat√©ricas a falta de alimentos ou mesmo os ursos lobos e pumas e muitos dos bem preparados como um √≠ndio acabaram por desistir por este motivo...
Seja como for foi interessante teres levantado o post só penso que necessitava duma explicação sobre o tema...
Parabens e agradecido pelo tema com o senão de exigir maior explicação.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: domingo ago 11, 2019 4:43 pm 

milhafre Escreveu:
Caro José Salvador e João Carmo.
Sendo a regra da sobreviv√™ncia j√° entendo um pouco a raz√£o dos tr√™s itens, mas mesmo assim a minha ignor√Ęncia necessita de saber se os tr√™s itens s√£o o limite para a sobreviv√™ncia ou se ela continua para al√©m disso?
√Č interessante que o programa televisivo alone realizado no Canad√°, ilha de Vancouver, aponta para a solid√£o ser mais devastador do que as condi√ß√Ķes climat√©ricas a falta de alimentos ou mesmo os ursos lobos e pumas e muitos dos bem preparados como um √≠ndio acabaram por desistir por este motivo...
Seja como for foi interessante teres levantado o post só penso que necessitava duma explicação sobre o tema...
Parabens e agradecido pelo tema com o senão de exigir maior explicação.
Sauda√ß√Ķes

Respondendo à questão social, eu entendo que nós sendo ser "sociável" temos muito pouco na relação em ajudar o próximo, mas na dependência já somos o contrário!
Ora seguindo este meu raciocínio, os povos antigos enquanto nómadas viviam sem essa condição, e a humanidade tornou-se sociável para sua própria sobrevivência!
√Č aqui que est√° a grande quest√£o, o homem transformou-se e foi um processo muito longo, por isso n√£o √© agora em quest√Ķes de dias, meses, anos ou at√© gera√ß√Ķes, que o homem possa viver isolado sem qualquer contacto com outro ser da sua esp√©cie!
Acredito que haja pessoas que tenham maior controlo na dependência social, isso tem muito a haver com o seu modo de vida, a sua experiência, o seu estado social ou até mesmo o seu estado psíquico.
Resumindo... os loucos "saud√°veis" talvez sejam aqueles com melhores condi√ß√Ķes para enfrentar esse desafio!

MensagemEnviado: segunda ago 12, 2019 1:41 am 

Caro Jo√£o Carmo.
O teu contribuito n√£o s√≥ √© fant√°stico em elencar raz√Ķes e circunstancias hist√≥ricas da evolu√ß√£o do homem do nomadismo ao sedentarismo, como coloca quest√Ķes que s√£o pontos de partida para um debate profundo sobre o tema, n√£o sei se seria este o caminho do Jos√© Salvador mas seja como for de certa maneira existe agora uma rede para mais facilmente debatermos o tema.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: segunda ago 12, 2019 2:36 am 

Vou mencionar aqui um aspecto que eu próprio decidi implementar na minha quinta!
Eu não coloquei nenhum espelho de parede na casa de campo e sabem porquê?

1¬ļ Enquanto procuro retiro espiritual n√£o quero ver qualquer rosto √† minha frente, nem mesmo a minha cara reflectida num espelho, j√° para n√£o ter aquela ideia de que estou em contacto com o meio social, por isso j√° podem ver que n√£o me afecta nada ficar isolado!
2¬ļ N√£o quero olhar para o meu rosto envelhecido ou com a barba grande, enquanto estou v√°rios dias isolado, isso tamb√©m me entristece, por isso espelho fica fora parte!
3¬ļ Espelhos est√£o ligados a certas energias e mesmo eu n√£o tendo nenhuma cren√ßa ou supersti√ß√£o, prefiro nem sequer ter esse acess√≥rio por perto!
4¬ļ √Ā noite √© desagrad√°vel andar com lanternas ou candeias acesas e ver a luz reflectida num espelho, que nos encandeia sempre que apontamos para ele, mesmo sem querer!
5¬ļ Espelho quebrado pode ferir, pode provocar inc√™ndio quando exposto a raios solares, pode-nos dar a ilus√£o de algo al√©m de n√≥s pr√≥prios, enfim n√£o gosto de espelhos!

Mas sei que o espelho nos pode ajudar em algumas situa√ß√Ķes, quando queremos tirar um objeto estranho da nossa vista ou tratar uma ferida numa parte do corpo que n√£o √© acess√≠vel, conseguir ver algo atrav√©s de √Ęngulo de dif√≠cil acesso, vigiar algu√©m ou algum animal numa certa posi√ß√£o, verificar a respira√ß√£o de companheiro que tenha perdido os sentidos, por isso no meu estojo de higiene pessoal transporto um pequeno espelho, mas s√≥ para raras excep√ß√Ķes, das quais a quest√£o de sinaliza√ß√£o numa situa√ß√£o de resgate, acaba por ser a mais importante!

Não fugindo ao tema ainda em curso, pois esta minha observação veio no seguimento do contacto social!

MensagemEnviado: segunda ago 12, 2019 6:16 pm 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
A grande realidade na sociedade √© a contradi√ß√£o, contradi√ß√£o na nossa analise das coisas, mas sobretudo nas pr√≥prias coisas, n√≥s ao mesmo tempo que somos seres greg√°rios aspiramos ao isolamento (e vice versa) e talvez esta seja uma valvula de escape para conseguirmos fintar as press√Ķes que a vida social provoca, no fundo a complexidade das coisas est√° na contradi√ß√£o, no choque que o oposto provoca em n√≥s.
No fundo os opostos coexistem mas normalmente n√£o de forma pacifica, quando estamos na cidade queremos o campo e muitas vezes voltamos a desejar a cidade destes movimentos interiores e exteriores a n√≥s se faz o dia a dia, mas este movimento muitas vezes cria conflitos, precisamente como forma de normalizar a realidade no fundo existem os opostos mas estes tendem de forma moment√Ęnea a se normalizarem para de seguida voltarem a provocar tens√Ķes. √© esta a dinamica da sociedade e da pr√≥pria natureza.
As tuas considera√ß√Ķes na minha maneira de ver s√£o precisamente uma forma de caracterizar estas contradi√ß√Ķes que todos temos, mas uma coisa √© querermos certas formas de solid√£o por um tempo determinado, outra coisa √© nos conformarmos com a eterna solid√£o, sobretudo se nos for imposta.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: ter√ßa ago 13, 2019 1:22 am 

Ol√° amigo milhafre concordo com o teu ponto de vista. Tudo na vida ou na natureza, tem os seus ciclos, as coisas movimentam-se e transformam-se, mas o homem acho que tem o poder de modificar isso, pelo menos os mais arrojados e aventureiros!
Acho muito penoso quando alguém é submetido à solidão forçada, mas em contra partida, aqueles que procuram a solidão, deveriam ter o seu próprio espaço, porque senão deixa de haver liberdade.

MensagemEnviado: ter√ßa ago 13, 2019 11:01 pm 

milhafre Escreveu:
Caro Jo√£o Carmo.
O teu contribuito n√£o s√≥ √© fant√°stico em elencar raz√Ķes e circunstancias hist√≥ricas da evolu√ß√£o do homem do nomadismo ao sedentarismo, como coloca quest√Ķes que s√£o pontos de partida para um debate profundo sobre o tema, n√£o sei se seria este o caminho do Jos√© Salvador mas seja como for de certa maneira existe agora uma rede para mais facilmente debatermos o tema.
Sauda√ß√Ķes

Caro milhafre está tudo bem em abordar este tema aqui neste tópico pois tem tudo a ver! agora quanto ao João temo que devido a estes comentários acaba por deixar passar uma imagem de alguém pouco sociável o que na realidade é precisamente o contrário, acho que embora possa gostar de ter o seu espaço e apreciar fazer os seus retiros também tem muito gosto em partilhar os seus conhecimentos e as suas aventuras tanto pessoalmente como através das redes "sociais" :D

MensagemEnviado: quarta ago 14, 2019 2:01 am 

Interessante o teu ponto de vista amigo José Salvador, realmente por vezes o meu entusiasmo e gosto pelos vídeos acabam por expor a minha privacidade, isso é um facto, mas diria mais... ás vezes uma máquina de filmar acaba por ser uma boa companhia, parece irónico mas isso funciona!
Já comentei uma vez que grandes acampamentos que fiz não registei, foram até maravilhosos, mas ao não partilhar esses momentos, ninguém sabe na realidade o bom que foi, por isso dou valor à celebre frase do Christopher McCandless que faleceu no Alasca dentro do Magic Bus, onde escreveu: "A felicidade só é verdadeira quando é partilhada!"

MensagemEnviado: quarta ago 14, 2019 2:55 am 

Caro amigo José Salvador.
Este meio informático é o que é, nem sempre a noite é escura nem o dia é solarengo, compete a quem o visita e vem de boa vontade tentar pintar o seu quadro de forma o mais clara possivel para que o outro advinhe o verdadeiro eu de cada um...
A verdade porém é que nem sempre dizemos o que pensamos nem pensamos o que escrevemos, é um risco que corremos, dito isto para situar, posso acrescentar que concordo plenamente contigo, mesmo não conhecendo pessoalmente o João não corro o risco de me enganar se dizer que não escrevi contradição a pensar só no João mas é uma observação que se enquadra nas palavras escritas pelo João que são um grito de alerta contra o isolamento igoista e uma capa protectora contra as más companhias...
Seria possivel outra conclus√£o para quem abre a sua casa de par em par para quem vier por bem?
Certamente que n√£o e por isso n√£o podia estar mais de acordo contigo!
Sauda√ß√Ķes

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 15 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008