Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: terça set 29, 2020 9:50 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda set 02, 2019 2:18 pm 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Mora 2000
https://www.theguardian.com/science/201 ... qguQxaYsVI
https://news.sky.com/story/your-compass ... s-11797693
https://www.independent.co.uk/news/scie ... 85876.html

Cruzei-me hoje com esta noticia

Mas tenho uma serie de duvidas:
Existem muitos sites de noticias no UK mas não encontro outras referencias ao tema noutros locais. alguém tem alguma informação adicional ou confirma esta noticia?
A ser verdade, isto também se aplicara a portugal?
Caso se aplique, que impacto real tem para nós a nível de cartografia e orientação? Já não precisamos de fazer a compensação da declinação?

Imagem
:Declinação Magnética para 2005

https://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/geo ... index.html

MensagemEnviado: segunda set 02, 2019 3:48 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Ol√° Jo√£o o que sei sobre este assunto, realmente o norte magn√©tico da Terra est√° a sofrer altera√ß√Ķes mas s√£o pouco significativas para a navega√ß√£o, porque hoje em dia temos a geolocaliza√ß√£o que √© fornecida pelos sat√©lites.
Outro aspecto interessante o eixo da terra não aponta diretamente para a estrela polar, ou seja, se traçarmos uma linha reta do eixo da terra em direção à estrela polar, essa linha descrevia uma circunferência, no plano onde a estrela polar se encontra, ou seja o norte terrestre aponta pouco tempo para a estrela polar, mas isto não tem nada a haver com o norte magnético, é só uma curiosidade.

Relativamente ao norte magn√©tico, acredito que as desloca√ß√Ķes do magma no interior da terra, mais as mudan√ßas climat√©ricas, que deslocam grandes quantidades de √°gua, mais tarde ou mais cedo vai provocar altera√ß√Ķes no campo magn√©tico da terra.
Outro pormenor que talvez n√£o seja t√£o relevante mas ainda assim poder√° interferir a longo prazo, acredito que a explora√ß√£o mineira, mais o crescimento das grandes cidades, se formos a pesar tudo isso, j√° repararam na quantidade de mat√©ria que o homem extraiu do subsolo e colocou acima da crosta terrestre? J√° para n√£o falar nos vulc√Ķes!

Vocês vão pensar, este "gajo" é louco, o planeta é tão grande como é que isso vai influenciar o campo magnético da terra?
Acredito mesmo sem haver nada que prove o contrário, que tudo o que fizermos no planeta estamos a contribuir para que haja uma alteração, a nossa sorte é que a nossa existência enquanto seres vivos é tão curta que nem vamos reparar!

Vou ler o teu artigo a ver se algum destes meus pensamentos têm enquadramento com o tema :D

MensagemEnviado: segunda set 02, 2019 4:26 pm 

Voltando aqui ao t√≥pico depois de ler o artigo, confirma-se que as altera√ß√Ķes do campo magn√©tico da terra n√£o s√£o significativas para a navega√ß√£o, mas os tipos tiveram que mudar as instala√ß√Ķes do observat√≥rio, porque constru√≠ram uma linha ferrovi√°ria l√° perto e o campo magn√©tico das linhas el√©tricas, estavam a interferir com o trabalho dos pesquisadores... isso deu-me uma vontade de rir! Os tipos j√° deviam saber a que horas passava o comboio, era s√≥ olhar para a b√ļssola! eh... eh.. eh..

Mas de resto é interessante ter conhecimento destes fenómenos, engraçado que esta questão do campo magnético, não estará relacionada com aquela ideia que eu falei no início? O pólo norte não aponta sempre para a estrela polar, mas aqui estamos a falar na posição relativa do planeta com as estrelas, o que acaba por ser coincidência, pois o magnetismo da terra é medido no seu interior dentro o próprio campo magnético, onde a linha central segue para o infinito, que também acaba por descrever essa tal circunferência em volta da estrela polar! Já estou a divagar muito neste tema, vou terminar e obrigado pela partilha, abraço!

MensagemEnviado: segunda set 02, 2019 10:30 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
jpgrilo Escreveu:
(...) A ser verdade, isto também se aplicara a portugal?
Caso se aplique, que impacto real tem para nós a nível de cartografia e orientação? Já não precisamos de fazer a compensação da declinação?

Imagem
:Declinação Magnética para 2005

As agulhas das b√ļssolas indicam a dire√ß√£o Norte com um erro, que varia conforme o campo magn√©tico da Terra do local onde nos encontramos. No mapa acima, (relativo a 2005), est√£o registadas as varia√ß√Ķes desta dire√ß√£o, a chamada a declina√ß√£o magn√©tica do local, (√Ęngulo relativo √† diferen√ßa entre o norte geogr√°fico e o norte magn√©tico, nos diferentes pontos do planeta).
Esta declina√ß√£o sofre tamb√©m varia√ß√Ķes ao longo do tempo.

O que est√° a acontecer √© que a declina√ß√£o magn√©tica na nossa zona do globo, est√° actualmente a ficar no 0¬ļ, ou seja durante alguns anos vamos ter uma coincid√™ncia entre o norte geogr√°fico e o norte magn√©tico, o que facilita a orienta√ß√£o quando se usa um mapa, (com uma orienta√ß√£o geogr√°fica) e uma b√ļssola, (com uma orienta√ß√£o magn√©tica).

MensagemEnviado: ter√ßa set 03, 2019 2:32 pm 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca preferida:: Mora 2000
Colocando a quest√£o de outra forma.

Imagina que tens à frente uma carta 1:25000 de 2000 que tem uma variação anual de X graus que fazia com que tivesses que compensar X graus a multiplicar pelo numero de anos.
A minha duvida é, já não é necessário fazer esta compensação correcto?

MensagemEnviado: ter√ßa set 03, 2019 2:52 pm 

Ol√° Jo√£o nesse aspeto sim, essa corre√ß√£o deixa de fazer sentido porque o Norte Terrestre acaba por coincidir com o Norte Magn√©tico, √© s√≥ fazer a leitura da b√ļssola alinhada com o mapa.
Mas essa variação pelo que entendi no texto que publicas-te, tem ciclos que não são lineares ou seja, variam conforme o decorrer do tempo, com diferença de graus, por isso se pretender fazer um calculo à milésima é necessário saber quantos graus de deslocou o Norte Magnético para o ano que queres verificar e não fazer a conversão de x graus/ano conforme vem na carta que partilhas-te!

Não sou muito entendido nessa matéria mas é o que penso sobre isso, talvez o Jan te possa esclarecer melhor, abraço.

MensagemEnviado: ter√ßa set 03, 2019 3:46 pm 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
jpgrilo Escreveu:

Imagina que tens à frente uma carta 1:25000 de 2000 que tem uma variação anual de X graus que fazia com que tivesses que compensar X graus a multiplicar pelo numero de anos.

Estava a pouco a discutir isso noutro forum. Penso que o que dizes √© exactamente correcto. Neste momento, a ser assim, a declina√ß√£o √© zero e n√£o h√° necessidade de fazer correc√ß√Ķes.
Contudo, e aqui √© que est√° o problema, parece que a varia√ß√£o al√©m de irregular, est√° a acelerar ao ponto de haver correc√ß√Ķes a meio do ano (quando tradicionalmente a declina√ß√£o era 1 valor para o ano). Posto isto, a conclus√£o ser√° algo do g√©nero: N√£o √© preciso fazer correc√ß√Ķes agora, mas vai ser sol de pouca dura.

MensagemEnviado: ter√ßa set 03, 2019 4:06 pm 

jpgrilo Escreveu:

Para orientar de forma precisa a carta topogr√°fica com recurso a uma b√ļssola, tens que ter em conta a declina√ß√£o magn√©tica atual do local onde te encontras.

Actualmente em Lisboa é:

Modelo usado: WMM2015V2 Latitude: 38¬į43'35"N Longitude: 9¬į8'58"W
Declina√ß√£o em 2019-09-03 2¬į1' W - mudando 0¬į10'E por ano

Se a sabes, √© s√≥ aplic√°-la no limbo girat√≥rio da b√ļssola, colocando a√≠ a agulha e alinhado o norte pela quadr√≠cula. Se n√£o usas a informa√ß√£o que est√° mencionada na margem da carta topogr√°fica.

Se a edi√ß√£o desta √© relativamente recente, a varia√ß√£o entretanto ocorrida √© desprez√≠vel, pelo que para a orientar basta fazer coincidir a dire√ß√£o a agulha da b√ļssola com a linha relativa ao norte magn√©tico, (a da bandeirinha).

Respondendo √† pergunta, como durante os pr√≥ximos anos as duas dire√ß√Ķes s√£o praticamente coincidentes, n√£o nos teremos que preocupar em introduzir a declina√ß√£o magn√©tica, podendo alinhar a agulha pela quadr√≠cula da carta.

MensagemEnviado: ter√ßa set 03, 2019 4:38 pm 

!ndigo Escreveu:
(...) a varia√ß√£o al√©m de irregular, est√° a acelerar ao ponto de haver correc√ß√Ķes a meio do ano (quando tradicionalmente a declina√ß√£o era 1 valor para o ano).

Est√° a verificarem-se um aceleramento da deriva magn√©tica que desatualizou as previs√Ķes, (registadas nas cartas topogr√°ficas). A previs√£o atual para Portugal √© duma mudan√ßa de 0¬į10' por ano para Este.

MensagemEnviado: quarta set 04, 2019 5:07 pm 
Photographus Africanus

Registado: terça ago 11, 2009 6:33 pm
Faca do fórum Nr: 4
Canal/Tom PMR 446: C7/T13
Faca preferida:: La Petite Bête
Jan Escreveu:
!ndigo Escreveu:
(...) a varia√ß√£o al√©m de irregular, est√° a acelerar ao ponto de haver correc√ß√Ķes a meio do ano (quando tradicionalmente a declina√ß√£o era 1 valor para o ano).

Est√° a verificarem-se um aceleramento da deriva magn√©tica que desatualizou as previs√Ķes, (registadas nas cartas topogr√°ficas). A previs√£o atual para Portugal √© duma mudan√ßa de 0¬į10' por ano para Este.

N√£o tenho a certeza disto, mas acho que quando era pioneiro, a declina√ß√£o rondava os 8¬ļ.

MensagemEnviado: quarta set 04, 2019 10:20 pm 

!ndigo Escreveu:
Jan Escreveu:
!ndigo Escreveu:

N√£o tenho a certeza disto, mas acho que quando era pioneiro, a declina√ß√£o rondava os 8¬ļ.

N√£o sei em que ano fostes Pioneiro, mas deves estar certo.

Tenho uma carta topogr√°fica da minha zona de 1947, onde a declina√ß√£o para Oeste √© de 11¬ļ30' e onde se diz que vai decrescer 8' por ano. Como disse acima, atualmente em Portugal a declina√ß√£o √© de 2¬į1' para Oeste, decrescendo 10' por ano.

ATENÇÃO: Não confundir o valor (normalmente apresentada em graus) da declinação atual, com a previsão da deriva anual deste valor (normalmente apresentada só em minutos).

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 11 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal