Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sexta ago 14, 2020 9:00 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Visita ao meu terreno!
MensagemEnviado: s√°bado jul 11, 2020 3:08 pm 

Registado: segunda mar 30, 2020 2:05 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Mora Heavy Duty
Boa tarde a todos,
O meu pai à algum tem adquiriu um terreno de modo a ter um local onde pudesse ir cortar madeira para o inverno.
No entanto, ardeu à uns anos e hoje está cheio de mimosas.
Sei que são uma praga, mas confesso gostar bastante por criar um certo ambiente de floresta para além que posso as deitar abaixo sem remorsos.
Hoje decidi l√° ir para ver que ferramentas poderia precisar tanto para limpar o local como para futuro projetos que penso l√° fazer.
No entanto, não poderia lá ir sem testar alguma coisa, e fiz um suporte para meter coisas ao lume (não sei se tem um nome específico).
Imagem
O pau que est√° na vertical est√° efetivamente pendurado, embora possa n√£o parecer.
Imagem Imagem
Como disse, foi só para fazer, então não testei com nada preso nem numa fogueira.
No escutismo trabalhei j√° bastante com amarra√ß√Ķes, mas estes trabalhos com madeira, sempre vi, mas nunca tinha feito, por isso agrade√ßo desde j√° alguma dica que tenham.

Quero tornar o local mais habitavel, mas sem perder a ess√™ncia que tem. Para isso pensei em fazer constru√ß√Ķes apenas com paus e corda (como habitualmente se faz nos escuteiros), mas geralmente √© feito com sisal, que √© um material pouco dur√°vel. Pensei em paracord, mas acaba por ser muito dinheiro em corda, pelo que gostaria de saber se tamb√©m t√™m alguma dica quanto a isso. Pensei talvez na tecnica "froissartage".

Deixo aqui mais algumas imagens do local.
Imagem Imagem Imagem

Assunto da Mensagem: Re: Visita ao meu terreno!
MensagemEnviado: s√°bado jul 11, 2020 4:17 pm 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: a que estiver comigo
Belo sítio, dá para muitas aventuras tuas.
Normalmente usa-se o cisal mesmo por durar pouco tempo para eventualmente se desfazer.
Se vais fazer um campo base a longo termo, podes usar as cordas imitação de paracord, que é relativamente barato e já dá para vários trabalhos, a menos que vás por o teu peso na corda...

Fernando Pessoa

MensagemEnviado: s√°bado jul 11, 2020 7:11 pm 

Bruno MCS Escreveu:
Belo sítio, dá para muitas aventuras tuas.
Normalmente usa-se o cisal mesmo por durar pouco tempo para eventualmente se desfazer.
Se vais fazer um campo base a longo termo, podes usar as cordas imitação de paracord, que é relativamente barato e já dá para vários trabalhos, a menos que vás por o teu peso na corda...

A ideia é mesmo fazer algo mais duradouro.

MensagemEnviado: s√°bado jul 11, 2020 11:47 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Jo√£o Ricardo.
Excelente lugar, para as tuas aventuras e para outras coisas como por exemplo um encontro, tens é que ter todos os cuidados com o fogo com o calor que aí vem, o inverno ou mesmo o Outono é o ideal para cortar queimar ou trabalhar com ferramentas.
Penso que cordas de material sintético como diz o Bruno será o ideal, muitas vezes encontramos em saldo.
Agradecido pela partilha e parabéns pelo espaço e idéia.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: domingo jul 12, 2020 1:23 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
joao_ricardo Escreveu:
Quero tornar o local mais habitavel, mas sem perder a ess√™ncia que tem. Para isso pensei em fazer constru√ß√Ķes, (...). Pensei talvez na tecnica "froissartage".

Imagem

O meu abrigo permanente na fase de construção. Técnica: "froissartage"

MensagemEnviado: domingo jul 12, 2020 3:00 am 

Caro Jan
Excelente fotografia do teu projecto em bom andamento dum abrigo permanente, podemos dizer que é executado à melhor maneira bushcrafiana, mesmo que transporta - ses e usa -ses mesa e cadeira moderna, fora de brincadeira é uma excelente ideia para o João Ricardo (assim ele queira arriscar estas técnicas difíceis mas interessantes)aqui bem apresentadas pela fotografia, parabéns e força para completares esta resistente, artesanal e fantástica construção.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: domingo jul 12, 2020 3:08 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Também penso fazer algo do género e já tenho a base criada!
Respondendo a uma quest√£o que o meu amigo colocou, relativamente ao abrigo permanente, escolha madeiras verdes de prefer√™ncia mais grossas e nas amarra√ß√Ķes use arame em vez de corda! S√≥ precisa de fazer um ajuste depois da madeira secar, isso vai garantir maior durabilidade e pense em arranjar uma cobertura imperme√°vel como um pl√°stico preto, que √© mais resistente aos raios UV, e protege o abrigo da chuva, porque a √°gua √© que vai degradar a madeira. Retire sempre a casca dos troncos que vai usar, para n√£o ganhar fungos!
Mantenha as madeiras o mais elevadas do ch√£o, as que ficarem enterradas ou apoiadas podem ser revestidas com sacos de pl√°stico para a humidade da terra n√£o as degrade t√£o depressa.
Nota importante, ter noção que um abrigo permanente, sempre precisará de manutenção e quando desistir do local, deve retirar todos os materiais não biodegradáveis, porque podem ser uma armadilha para os animais selvagens ou mesmo pessoas!

Espero ter ajudado, abraço!

MensagemEnviado: domingo jul 12, 2020 7:24 pm 

milhafre Escreveu:
Caro Jo√£o Ricardo.
Excelente lugar, para as tuas aventuras e para outras coisas como por exemplo um encontro, tens é que ter todos os cuidados com o fogo com o calor que aí vem, o inverno ou mesmo o Outono é o ideal para cortar queimar ou trabalhar com ferramentas.
Penso que cordas de material sintético como diz o Bruno será o ideal, muitas vezes encontramos em saldo.
Agradecido pela partilha e parabéns pelo espaço e idéia.
Sauda√ß√Ķes

Pelo menos nesta altura não tenciono fazer fogo. Tenciono inclusive ver/fazer várias rotas de fuga que possa ter para caso lá esteja e algum incendio começar por lá perto.

Jan Escreveu:

Muito bom! Caso tenha algum livro/site que recomende com as tecnicas bem explicadas, ficaria extrememente grato.

joao carmo Escreveu:
Também penso fazer algo do género e já tenho a base criada!
Respondendo a uma quest√£o que o meu amigo colocou, relativamente ao abrigo permanente, escolha madeiras verdes de prefer√™ncia mais grossas e nas amarra√ß√Ķes use arame em vez de corda! S√≥ precisa de fazer um ajuste depois da madeira secar, isso vai garantir maior durabilidade e pense em arranjar uma cobertura imperme√°vel como um pl√°stico preto, que √© mais resistente aos raios UV, e protege o abrigo da chuva, porque a √°gua √© que vai degradar a madeira. Retire sempre a casca dos troncos que vai usar, para n√£o ganhar fungos!
Mantenha as madeiras o mais elevadas do ch√£o, as que ficarem enterradas ou apoiadas podem ser revestidas com sacos de pl√°stico para a humidade da terra n√£o as degrade t√£o depressa.
Nota importante, ter noção que um abrigo permanente, sempre precisará de manutenção e quando desistir do local, deve retirar todos os materiais não biodegradáveis, porque podem ser uma armadilha para os animais selvagens ou mesmo pessoas!

Espero ter ajudado, abraço!

As suas dicas s√£o extrememente boas, vou-as ter bastante em conta garantidamente!
Só os sacos é que confesso que estou reticente pois tenho medo da poluição visual que cause.

MensagemEnviado: domingo jul 12, 2020 10:28 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
joao_ricardo Escreveu:
Jan Escreveu:

Muito bom! Caso tenha algum livro/site que recomende com as técnicas bem explicadas, ficaria extremamente grato.

Podes fazer o download aqui https://escutismo.pt/dirigentes/recurso ... a89e8c6e81

joao_ricardo Escreveu:
Só os sacos é que confesso que estou reticente pois tenho medo da poluição visual que cause.

Na construção do meu abrigo, decidi usar apenas os materiais naturais que encontrei nas redondezas: Fica camuflado e é ecológico.

como se vê no início deste vídeo, não fiz o telhado. Para o efeito uso uma lona, que apenas coloco quando ali permaneço.

MensagemEnviado: domingo jul 12, 2020 11:39 pm 

Obrigado Jan pela partilha do meu vídeo :)

Quando aos plásticos que eu mencionei, podem ficar escondidos, se a ideia é manter as madeiras desencostada à terra, é fácil entalar os plásticos para não ficarem à vista!
Eu dou exemplos... se tiver que colocar uma poste ao alto enterrado, se enrolar um pl√°stico em volta da madeira e enterrar a parte subterr√Ęnea ficar√° protegido, porque a madeira enterrada n√£o dura um ano, isso tenho eu, experi√™ncia pr√≥pria!
Outra maneira é tratar a madeira com óleo natural, para resistir à humidade.

MensagemEnviado: segunda jul 13, 2020 3:04 am 

Caro. Jan.
Excelente partilha de textos fant√°sticos sobre o tema ir√£o servir ao Jo√£o Ricardo e a todos n√≥s, quem sabe como t√ļ e tem a personalidade solid√°ria que t√©ns, s√≥ pode ser uma hiper mais valia para todos n√≥s, por isso a minha calorosa manifesta√ß√£o de apre√ßo que estou certo ser sentida por todos.
As minhas sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: segunda jul 13, 2020 10:45 pm 

Registado: quarta nov 25, 2009 9:16 pm
Faca do fórum Nr: 16
Faca preferida:: Mora
As mimosas são divertidas até te quereres ver livres delas e repares que crescem mais rápido do que as consegues cortar ou arrancar. Aí é que se tornam mesmo praga.

O facto de poder cortar a meu belo prazer confesso que é uma vantagem.

Por acaso os meus pais também têm um terreno com mimosas. Na Beira-baixa e tudo!

A madeira das mimosas/ac√°cias at√© √© bonita, tem utilidade para constru√ß√Ķes de campo estilo pioneirismo e at√© marcenaria. Depende da esp√©cie, de como cresceu e como foi o processo de secagem.

Tem em aten√ß√£o que normalmente √© uma madeira que tem muita agua e quando seca encolhe bastante. Para realizares as t√©cnicas de froissartage recomendo que uses madeira j√° cortada e seca. Para fazeres liga√ß√Ķes tempor√°rias podes usar verde na boa.

N√£o vale muito a pena cortares ramos para deixar secar pois a maioria das vezes v√£o empenar e torcer. Escolhe uma zona onde tenhas v√°rias √°rvores a crescerem todas direitas e ao mesmo tempo(tipo eucaliptal), corta as que precisas, tira a casca e p√Ķe a secar direitas e apoiadas.

Para liga√ß√Ķes duradouras podes usar arame se for para ficar para sempre ou cordas sint√©ticas. O nylon(poliamida) normalmente n√£o tem muita resist√™ncia aos UVs o polipropileno e o poliestireno normalmente resistem mais.

MensagemEnviado: ter√ßa jul 14, 2020 3:21 am 

Caro jan e Jo√£o Carmo.
Jan este teu abrigo √© fantastico, minimalista com a condensa√ß√£o certa, nem falta o forno e com a resist√™ncia e a beleza que faz j√ļs ao local, perdido no Nab√£o √© um exemplo de bem utilizar as t√©cnicas de froissartage, os meus parab√©ns e agradecido pela partilha do video do Jo√£o que √© de facto um v√≠deo fabuloso talvez o v√≠deo onde se manifesta mais ac√ß√£o num trajecto perdido de belo onde os elementos naturais foram estrategicamente colocados por um Deus Maior.
Se houver necessidade de apontar um evento onde as técnicas de bushcraft são usadas este será certamente um, depois de tão belo o percurso esconde a sua dificuldade na sinuosidade dos seus caminhos tão técnicos que para os transpor é necessário usar às tecnicas de ascensão proprias do montanhismo ou espeleologia e mesmo usando pontes suspensas onde mais uma vez se manifesta as técnicas artesanais aparentadas com o bushcraft em resumo este vídeo é quase a versão portuguesa do Indiana jonh , são as cores, a água e as rochas que usam todo o seu mimetismo numa paleta de cores completa onde o João as capta realçando toda a sua beleza.
Agradecido pela postagem desta perola que nos trouxe em imagens este memorável evento com o selo da organização sublime do jan.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: ter√ßa jul 14, 2020 8:56 pm 

milhafre Escreveu:
Caro jan e Jo√£o Carmo.
Jan este teu abrigo √© fantastico, minimalista com a condensa√ß√£o certa, nem falta o forno e com a resist√™ncia e a beleza que faz j√ļs ao local, perdido no Nab√£o √© um exemplo de bem utilizar as t√©cnicas de froissartage, os meus parab√©ns e agradecido pela partilha do video do Jo√£o que √© de facto um v√≠deo fabuloso talvez o v√≠deo onde se manifesta mais ac√ß√£o num trajecto perdido de belo onde os elementos naturais foram estrategicamente colocados por um Deus Maior.
Se houver necessidade de apontar um evento onde as técnicas de bushcraft são usadas este será certamente um, depois de tão belo o percurso esconde a sua dificuldade na sinuosidade dos seus caminhos tão técnicos que para os transpor é necessário usar às tecnicas de ascensão proprias do montanhismo ou espeleologia e mesmo usando pontes suspensas onde mais uma vez se manifesta as técnicas artesanais aparentadas com o bushcraft em resumo este vídeo é quase a versão portuguesa do Indiana jonh , são as cores, a água e as rochas que usam todo o seu mimetismo numa paleta de cores completa onde o João as capta realçando toda a sua beleza.
Agradecido pela postagem desta perola que nos trouxe em imagens este memorável evento com o selo da organização sublime do jan.
Sauda√ß√Ķes

Muito obrigado pela parte que me toca, isso dá-ma mais motivação para futuros vídeos, abraço!

MensagemEnviado: quarta jul 15, 2020 7:07 pm 

roaz Escreveu:
As mimosas são divertidas até te quereres ver livres delas e repares que crescem mais rápido do que as consegues cortar ou arrancar. Aí é que se tornam mesmo praga.

O facto de poder cortar a meu belo prazer confesso que é uma vantagem.

Por acaso os meus pais também têm um terreno com mimosas. Na Beira-baixa e tudo!

A madeira das mimosas/ac√°cias at√© √© bonita, tem utilidade para constru√ß√Ķes de campo estilo pioneirismo e at√© marcenaria. Depende da esp√©cie, de como cresceu e como foi o processo de secagem.

Tem em aten√ß√£o que normalmente √© uma madeira que tem muita agua e quando seca encolhe bastante. Para realizares as t√©cnicas de froissartage recomendo que uses madeira j√° cortada e seca. Para fazeres liga√ß√Ķes tempor√°rias podes usar verde na boa.

N√£o vale muito a pena cortares ramos para deixar secar pois a maioria das vezes v√£o empenar e torcer. Escolhe uma zona onde tenhas v√°rias √°rvores a crescerem todas direitas e ao mesmo tempo(tipo eucaliptal), corta as que precisas, tira a casca e p√Ķe a secar direitas e apoiadas.

Para liga√ß√Ķes duradouras podes usar arame se for para ficar para sempre ou cordas sint√©ticas. O nylon(poliamida) normalmente n√£o tem muita resist√™ncia aos UVs o polipropileno e o poliestireno normalmente resistem mais.

Agradeço as dicas. Vou as ter certamente em conta.
Em rela√ß√£o √†s liga√ß√Ķes, o arame parece-me realmente a melhor op√ß√£o.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 15 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal